HomeEmpreendedorismoVocê sabe o que é Nicho de Mercado?

Você sabe o que é Nicho de Mercado?

nicho-de-mercado

É normal encontrar empresas, comércios e empreendedores que iniciam suas atividades e em poucos meses acabam fechando as portas e desistindo do segmento que estavam trabalhando.

Isso acontece geralmente devido a falta de pesquisa intensa antes de começar suas atividades.

Por isso, é tão importante para o empreendedor encontrar seu nicho de mercado antes de iniciar com seus trabalhos.

O primeiro passo é descobrir qual seu desejo profissional e em cima disso, unir com a sua experiência profissional usando o que você faz de melhor.

A partir do momento em que você identificou o que deseja fazer e em qual área deseja atuar, o segundo passo é fazer uma Pesquisa de Mercado. Você pode e deve fazer isso entre colegas, amigos e conhecidos. Todos somos consumidores.

Identifique dentro deste segmento quais as maiores necessidades desse publico e o que eles esperam de uma nova empresa neste segmento.

Observe seus futuros concorrentes e veja como poderia trabalhar com um foco mais específico oferecendo algo diferenciado.

Tenho uma amiga nutricionista que sempre trabalhou em restaurante e um dia decidiu que gostaria de ter seu próprio negócio.. Em busca deste sonho, uniu sua experiência de anos de atendimentos e alimentação, buscou referencias no mercado de festas e viu que na região da sua cidade não existiam buffets especializados em casamentos. Após meses de pesquisas e levantamentos, ela encontrou seu nicho de mercado: Um buffet Especializado em Casamentos.

Direcionando seus trabalhos, ela conseguiu ser especialista na área de alimentação matrimonial. Com isto, hoje, líder em cerimônias, se tornou um sucesso absoluto em sua cidade.

É importante ressaltar que estreitando o foco você pode criar um Grande Diferencial para o Seu Negócio.

Uma loja que fornece moda para grávidas evangélicas consegue oferecer para suas clientes produtos únicos, focando no perfil de seus clientes e com isso, oferecer qualidade de atendimento.

Quando você trabalha com um Nicho de Mercado Específico, se torna especialista no que faz e atende melhor o público que busca por esse produto.

De repente você tem em mente abrir uma loja de Materiais Esportivos. Que tal pensar em abrir uma loja de materiais esportivos para ciclista?

Entende a diferença? Encontrar seu Nicho é descobrir uma porção especifica de um mercado com necessidade e explorar esta fatia, oferecendo o melhor para consumidores exigentes.

Com base nesta descoberta e após pesquisas intensas é preciso avaliar as possibilidades de colocar esta ideia em prática.

Esta análise envolve descobrir o quanto será necessário investir, se existe a necessidade de funcionários e sócios, se será importante para seu negocio ter uma loja virtual ou um site, o custo x lucro deste determinado produto ou serviço, entre outras questões que devem ser levantadas para sua tomada de decisão.

Se depois desta pesquisa você encontrar possibilidades concretas de começar, Você encontrou seu Nicho de Mercado. Agora é só arregaçar as mangas e mãos a obra para fazer acontecer!

Não se esqueça que, para chegar ao topo da escada, é necessário subir degraus. Comece pelo primeiro.

Sucesso e até a próxima!

Assinatura_Fabi_3

 

Últimos comentários
  • Olá, podem me ajudar?

    Alguém sabe o TAM, SAM e SOM do mercado de sublimação de canecas?

    Obrigado!

  • Excelente artigo..sem dúvidas a escolha do nicho de mercado e fundamental…

    • Olá Miro.
      Empreender requer uma série de cuidados e a escolha do nicho é fundamental, principalmente, para os pequenos negócios. Sucesso e até mais!

  • Muito interessante e elucidativo Me vejo exatamente nesta situação de fazer várias coisas e não focando em uma única atividade ou produto. Comecei com silk em camisas , aí conheci sublimação e me apaixonei, Hoje faço canecas, camisas e chinelos personalizados. Mas sinto que me falta foco!! Esta e muitas outras publicações do portal tê, ,e ajudando muito. Parabéns e continuem conosco!!

  • OI MUITO BOA A COLOCAÇÃO ESTOU NESTA FASE FOCANDO FOTO PRODUTO TENHO RECEBIDO A PROCURA EM OUTROS SEGMENTOS TIPO PRODUÇÃO MAS PREFIRO PERSONALIZADOS PELA MARGEM E O RETORNO QUE ME DÁ. IDÉIA QUE ME VEIO ATRÁVES DESSE BELO TRABALHO QUE VCS FAZEM NO DICAS E POSSIBILIDADES PARABÉNS A TODOS ESTAREI SEMPRE POR AQUI.

  • Olá! A pouco tempo comecei trabalhar com sublimação, principalmente com canecas, e as dicas do portal sumblimatico tem 100% de aproveitamento, Parabéns e muito obrigado.

  • Excelente artigo pessoal!
    Extremamente importante para qualquer negócio e principalmente para os pequenos que as vezes ficam perdidos e não conseguem o retorno necessário e por isso fecham as portas logo cedo.
    Parabéns a Fabiana Lopes e o Portal Sublimático!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: