O Empreendedor e A Crise

Um dos assuntos mais comentados entre o final do segundo semestre de 2014 e começo de 2015 é sobre a crise em que o Brasil se encontra.

Entre conversas com empresários, tenho ouvido sobre a grande queda de vendas e falta de verbas para investimentos. E quando me perguntam a minha opinião sobre o assunto, não hesito em dizer que adoro crises. Parece loucura mas defendo a tese de que a crise é a melhor maneira de fazer com que as pessoas saiam do comodismo.

Para um empreendedor, o comodismo é o maior veneno que existe para afetar seus negócios pois leva o empresário a deixar de ter compromissos com a Criatividade e a Inovação.

E aquele velho ditado “Se tudo está bem porque mudar?”  Entretanto, a crise vem para sacudir a empresa.

Diante desta situação, muitos pensam em desistir de seus negócios e acreditam que este pode ser o seu fim. Desanimados logo pulam do barco pensando que o mesmo vai afundar, mas não pensam que existe uma chance de sobreviver estando no barco.

Quando um empreendedor ama o que faz, ele deve lutar com todas as forças para salvar seu negócio, usando a escassez e criatividade para executar mudanças.

No meu ponto de vista, devemos usar a crise como oportunidade de superar nosso limites. É como estar em uma ilha deserta sem ter o que comer, sem abrigo e ter que usar de todas as ferramentas disponíveis para sobreviver. Inclusive a criatividade.

Assim acontece com a empresa. Redução de custos, potencializar a criatividade, gerar ações promocionais para atrair clientes, investir em treinamentos para preparar seus funcionários.

Talvez, você empreendedor, descubra que existem gastos a serem cortados dentro da sua empresa, porém, com o comodismo ou por não precisar olhar tanto para este fato, em momentos de bons faturamentos, pode passar despercebido.

O mesmo acontece com ações promocionais e o marketing da sua empresa. Em tempos de crise, se faz necessário aumentar o estímulo dos seus clientes.

A capacitação de funcionários também é um ponto importantíssimo. Talvez você seja único em seu negocio, não tenha funcionários, então sugiro que você procure se capacitar , preparar-se para enfrentar esse momento e ter melhores argumentos para vender seus produtos ou serviços.

Toda empresa bem sucedidas já teve que se adaptar algum dia a mudanças por forte pressão econômica. E muitas delas se sobressaíram devido a garra e união em prol a sobrevivência da organização.

Um dos conselhos que uso muito em minha conversas com empreendedores é sobre mudanças que são importantes que se façam sempre. Antes mesmo de chegar a um ponto tão critico como uma crise financeira no país. É preciso estar atento principalmente ás mudanças ao redor da sua empresa.

Mas muitos, só percebem essa necessidade quando “a coisa aperta”.

Então em meio a pressão e medo, acabam se vendo sem alternativas para se levantar.

Por isso, você empreendedor, que assim como muitos, tem passado por momentos de desespero profissional, indico que você se estimule a mudar e fazer lucro do que você tem no momento.

É hora de usar o que existe disponível e se reinventar para trazer inovação e cuidar da saúde da sua empresa.

Não desista tão fácil. Pense e aja. Talvez a crise possa servir de grande aliada para seus negócios neste momento.

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