HomePortal RespondeEpson L800 NÃO é indicada para Sublimação!

Epson L800 NÃO é indicada para Sublimação!

Olá meu nome  é Nilton e este é o Portal Responde, uma série de vídeos que busca responder as mais diversas questões levantadas pelos visitantes e amigos da sublimação que nos visitam todos os dias

Portal Responde impressora sublimação

Certamente a dúvida deste vídeo é também a sua dúvida, por este motivo o Portal Responde foi criado, para trazer informação e alcançar o maior número de pessoas possíveis, esclarecendo questões que fazem parte do dia a dia de quem trabalhar com sublimação. Clique aqui e assista aos demais videos do Portal Responde

Não utilize a Epson L800! Atualmente as impressoras recomendadas para se trabalhar com tinta sublimatica no formato A4 são as Epson L210 e a L355 e no formato A3 a Epson L1300 tem se mostrado um ótimo equipamento que pode ser um substituto a Epson T1110.

A Epson L800 não é recomendada para sublimação, é um equipamento complicado em relação a cabeça de impressão e por ter 6 cores torna o processo de abastecimento ainda mais delicado por conta do ciano light e magenta ligh, tons difíceis de se encontrar e que muitas vezes são misturadas para criar o meio tom, o que torna a tinta adulterada danosa para a cabeça de impressão. A Epson L800 não é indicada para trabalhar com tinta sublimatica.

Muita gente confunde o processo de sublimação com o transfer mas eles são 2 processos completamente diferentes. A tinta utilizada para a sublimação é a tinta sublimática, uma tinta especial que se transforma em gás e tinge o tecido 100% poiliester, a cerâmica, o alumínio, o vidro, o plástico e tantos outros produtos próprios para sublimação. Esta tinta não pode ser utilizada para outras finalidades como impressão de fotografias em papel fotográfico, impressão de documentos em papel comum, ela será utilizada apenas em papel transfer sublimático para aplicação em prensa térmica.

O transfer é um processo mais conhecido e utiliza tinta comum em um base termo colante, desta forma você faz a impressão em uma folha e quando é aplicado tempo, temperatura e pressão em uma prensa térmica o papel solta uma película que gruda na camiseta, levando consigo a tinta impressa. Como a tinta é comum, é a película que gruda na camiseta e não a tinta.

A sublimação tinge o tecido e fica com o toque do tecido. O transfer fica com o acabamento da película termo colante, portanto, pode ter um toque emborrachado ou plastificado.

Últimos comentários
  • Ola Nilton ! Comprei uma impressora Epson L1800 (que faz impressão A3+) ela também não é recomendada para sublimação ?
    Já utilizo ela a cerca de 2 anos, tenho alguns problemas com ela, não vou negar mais fico satisfeito com a qualidade da impressão.

  • Olá. Estou iniciando agora, e tenho somente a L800, ainda estou sem grana para comprar uma nova impressora. No caso, seu eu comprar a prensa, papeis e tinta sublimática e iniciar na L800 o meu resultado será muito ruim? Quando vc diz que pode danificar a impressora, isto ocorre devido a tinta sublimática ou pode ocorrer com tintas comuns? Devido as duas cores citadas não serem vendidas?? Obrigada

    • Oi Nayara, tudo bem?

      Acredito que pensando em capitalizar o seu negócio você pode sim iniciar com uma impressora L800 mas tendo como planejamento evoluir para uma outro impressora o quanto antes.

      Além de outras questões você terá que investir em mais duas cores adicionais para que consiga fazer as impressões.

      Pesquise na Paint Color a disponibilidade das tintas light e também do perfil de cores.

      Grande Abraço!

  • Boa noite, estou iniciando agora, estou querendo saber se posso comprar a impressora epson L120 e colocar tinta sublimática?

    • Olá Danilo, tudo bem?

      Pelas informações que temos, esse é um modelo que acaba apresentando alguns problemas em pouco tempo.

      Por esse motivo, os modelos recomendados são Epson L380 e L395.

      Grande Abraço!

  • ola,
    Comecei tem pouco tempo e tenho uma impressora TX 200 posso usá-la com tinta sublimatica?

    • Oi Valdirene, tudo bem?

      Esse é um modelo que possui apenas 4 cores, correto?

      Ela pode ser utilizada com Sublimação mas possui um tecnologia de impressão um pouco ultrapassada.

      Por isso recomendamos os modelos mais atuais como você pode ver Clicando Aqui.

      Grande Abraço!

  • boa tarde, gostaria de saber se o modelo epson L575 é qualificada para a sublimação visto que apresenta 4 tanques de tintas e 3 picolitros segundo as especificações

    att

    • Olá Junior, tudo bem?

      Ela pode ser utilizada sim para impressões com tinta sublimática. Avalie apenas se é possível contar com um suporte para o perfil de cores.

      Grande Abraço!

  • Boa Tarde,
    Vi no post que a impressora L800 nao é indicada para Sublimação, entretanto, como eu ja tenho, gostaria de saber qual é a configuração para imprimir no papel sublimatico, visto que hoje eu imprimo e a tinta fica clara na caneca ao estampar. Comprei o curso de voces mas apenas explica como fazer na l355 porem fiz igual e nao ficou bom.

    • Oi Letícia, tudo bem?

      Acredito que a melhor opção seja encontrar uma empresa que possa te fornecer o perfil de cores adequado para sua impressora. O perfil é o que vai garantir a fidelidade e intensidade nas cores.

      Faça uma pesquisa na Paint Color, acredito que eles poderão te atender.

      Peço também a gentileza de priorizar o envio das dúvidas através da Central do Aluno do Portal. Por lá conseguimos te prestar um atendimento diferenciado e mais completo.

      Grande Abraço!

  • Qual é melhor a L805 ou a L375?

  • Boa tarde, adquiri uma epson l220 e estou querendo colocar tinta sublimática , mas estou apreensiva pois me informaram que eu perco a garantia de fábrica caso ocorra algum tipo de entupimento, já faço hot stamp e pretendo trabalhar com sublimação também, preciso saber a respeito da tinta sensient elvajet UV, vcs conhecem, a Fv ink é um fornecedor confiável, não gostaria de comprar tinta falsificada e quanto ao papel me informei a respeito do de fundo azul, mas todo papel de fundo azul é confiável, pretendo comprar da diferencial print. Agradeço desde já a atenção.

    • Oi Sheyla, tudo bem?

      Realmente se você colocar tintas sublimáticas em sua impressora Epson ela perder a garantia de fabrica pois ela não é um equipamento original para essa tinta.

      Por esse motivo sempre recomendamos que procure comprar a impressora, tintas sublimática e papel em empresa especializadas em Sublimação. As empresas especializadas em Sublimação dão uma garantia própria para os equipamentos.

      Em relação a essa marca de tinta, não temos conhecimento da qualidade dela.

      Como disse que vai comprar o papel na Diferencial Print, avalie também comprar as tintas pois estamos utilizando em nosso Curso Presencial e os resultados estão sendo muito positivos.

      Grande Abraço!

  • Ola Pessoal, tenho uma epson L1800 e infelismente ela tbm utiliza 6 cores como a L800, e estou tendo grandes problemas com cores na impressão sublimatica, gostaria de saber se tem alguma maneira de solucionar isso, pois não tenho como adquirir outro equipamento neste momento, já pensei em possiblidades como desativar fisicamente estas cores que vem a mais, ou preencher com cores normais não especiais…. o que vcs me aconselham para resolver isso. Grato

    • Olá André, tudo bem?

      Entre em contato com a Paint Color pois eles podem te fornecer o perfil para L1800. Lembrando que você terá que adquirir também as tintas dele pois somente assim o perfil terá resultados.

      Grande Abraço!

  • Oi muito bom o video gostaria de saber se eu posso comprar uma epson l1110 pois achei uma semi nova sublimatica aguardo resposta muito obrigado

    • Olá Ronaldo, tudo bem?

      A T1110 é um equipamento que foi largamente utilizado e ainda é sim uma boa alternativa desde que esteja em bom estado de conservação.

      Grande Abraço!

  • Gostaria de saber se a Impressora Epson L375 é boa para sublimação

  • Olá, por favor , seria possível indicar um lugar para comprar canecas resinadas com baixo custo e qualidade ??

  • Olá Nilton, primeiramente espero que você seja infinitamente abençoado pelo trabalho que faz aqui, tenho acompanhado a pouco tempo e ja percebi a riqueza de informação contida nele.
    Bom minha duvida é a seguinte, estou iniciando nessa área e queria saber se a impressora L110 ainda é uma boa escolha para a sublimação mesmo sendo mais antiga? Tenho uma em vista em ótimo estado e foi pouco usada e esta na assistência justamente pelo não uso, e também uma prensa da marca rimaq de 35×35 também pouco usada e praticamente nova. Muito obrigado pela atenção!

      • Obrigado pela atenção Nilton!
        No caso vou atrás de uma L375 logo que as demais serão difíceis de encontrar, ou se eu encontrar é melhor?
        Gostaria de saber também por qual treinamento do Portal Sublimático você me indica começar?
        Grato!

  • Olá nilton, acompanho o portal sublimático e tenho uma dúvida a impressora epson l375 serve para sublimação? Porque a l355 e a l365 saíram de linha. E se é possivel gostaria de saber se preciso realmente fazer alguma alteração na máquina?

  • Bom dia, tudo bem?
    Irei começar no ramo de sublimação em Caneças estou perdida quanto a escolha de uma impressora ideal, pode me indicar alguns modelos? Tenho que fazer alguma alteração na impressora para usa-la para sublimação?
    Grata!

  • Olá, minha impressora L1300 foi comprada em agosto de 2015, só uso tintas Sawgrass e papel Havir e agora em janeiro entupiu o azul e perdi a cabeça de impressão. Ela estava com menos de 6 meses, como uso tinta sublimatica, perdi a garantia. Por que será que isso aconteceu? Teria outra opção de impressora própria para sublimação? Ainda nao sei se troco a cabeça de impressão ou compro uma impressora nova. Obrigada

  • Ótimo video, obrigado pelas dicas e continue assim, abraço!!

    • Olá Reyzer.
      Muito obrigado por sua participação e fique a vontade para trazer suas dúvidas, sugestões ou reclamações. Sucesso e até mais!

  • É… eu tenho uma T50. Acabei de descobrir a resposta para muitos dos meus problemas…

    • Olá Cleonice.
      Estamos atualizando as respostas dos comentários do Portal Sublimático e segue nosso parecer com relação a sua colocação:
      Muito obrigado por fazer parte e consumir nosso conteúdo pois, através dos comentários e participação é que sabemos o quanto é importante e estamos colaborando com os profissionais de Sublimação Brasileiro como você. Sucesso e até mais!

  • eu tenho uma epson estilo tx105 , antiiiiiga, hehehehehe , uso ela pra sublimação, até agora tá dando certo, mas fora isso, gostaria de saber se posso imprimir as estampas e deixar guardada??? sefor possível armazenar, por quanto tempo ?? e condições de armazenamento??? teria alguma possibilidade ?? obrigado Nilton, adoro seus vídeos…já me tiraram de muitas dúvidas..heheheh

    • Olá Suzana Ferraz.
      Muito bom que esta conseguindo aproveitar sua impressora antiga e esperamos que dure bastante para se pagar e dar lucro! Sobre guardar as impressões sublimáticas, aconselho que guarde no máximo por 3 dias em local adequando, em local seco e limpo para não prejudicar no processo de sublimação futuro. Lembrando que vai precisar retirar a umidade novamente do papel impresso antes da sublimação. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton, parabéns pelo belo trabalho vocês são nota 1.000.000…tenho uma dúvida e espero que vocês possam me ajudar, enfim, tenho uma prensa 38×38 (boca de jacaré) + impressora L355 de tinta sublimática.
    1 – já fiz várias estampas com transfer sublimático fundo azul em camisetas poliéster ocorreu todo ok
    2 – utilizei o obm pra personalizar camisetas em algodão com a sublimação também deu tudo ok.
    3 – OBS: o meu problema é o seguinte, quando a estampa é na frente da camisa, ou no verso da camiseta do meio pra baixo, fica perfeito, porque ela fica totalmente plana na minha prensa (boca de jacaré)
    4 – Mais quando é na parte de trás em cima (Ex: onde normalmente colocamos nomes) tenho tido muitas dificuldades de sairem perfeitas as estampas porque da gola, pois nao fica plana a parte da gola atrapalha quanto eu vou estampar atras, eu coloco papel dentro da camiseta pra tentar ficar plano mais mesmo assim tenho dificuldades,perco muitas camisetas pq os nomes na maioria das vezes saí com um aspecto falhado eX: como se não tivesse tido pressão suficiente , mais o problema é que a gola que fica bem embaixo atrapalha… O QUE POSSO FAZER?

    desculpe pelo tanto de coisas que escrevi, espero que tire minha dúvida, como já tiraram muitas outras o portal sublimatico é SHOW.

    • Olá Leandro Guimarães.
      Estamos atualizando as respostas aos comentários trazidos aqui no Portal Sublimático por vocês, profissionais do mercado Brasileiro de Sublimação, assim como você:
      Muito obrigado pelo feedback pois, ficamos muito felizes em saber que estamos colaborando com os pequenos empresários que na maioria das vezes não tem uma informação de qualidade e livre de influências de marcas e empresas.
      Este problema é devido a parte da gola impedir que a prensa feche totalmente, proporcionando a prensagem correta e sem falhas. Duas possibilidades neste caso podem ajudar a evitar estas falhas: 1º Aumentar um pouco mais a pressão para que a prensa se feche o suficiente para a prensagem sem falhas ou 2º prensar esta parte da camiseta com a gola para fora a prensa se possível. Espero que uma dessas dicas lhe ajude. Sucesso e até mais!

  • Olá,
    Meu nome é Rensi tenho uma epson cx4700 gostaria de transfoema-la em uma impressora sublimatica… é possivel?

    • Olá Rensi.
      Estamos atualizando as questões dos artigos do Portal Sublimático então, segue nossa consideração a sua dúvida:
      Este modelo é mais antigo, bem diferente das atuais L365 ou L1300 que já possuem tecnologia compatível com as tintas sublimáticas. Seria necessário uma analise mais aprofundada de como este modelo da epson, falando especificamente da cabeça de impressão, trabalha pois, a impressão com tinta sublimática tem que ser realizada em baixa temperatura para que a tinta não perca suas características. Confirmando isso, basta instalar um bulkink ou procurar uma assistência técnica especializada para lhe dar este suporte. Lembre-se de utilizar sempre tintas de ótima qualidade com referências ex: Sawgrass, J-Teck, Manoukian e etc. Sucesso e até mais!

  • Boa Tarde… Estou começando no ramo de chinelos agora, e gostaria que se possivel o portal sublimático me tirasse uma dúvida que creio eu, seja uma dúvida de muita, mas muita gente.
    No caso dos chinelos, é necessário na hora da sublimação, fazer em chinelos com tecido? ou eu posso usar os chinelos sem o tecido por cima!!! Isso é mt importante para mim comprar minha proxima leva do estoque!!!
    Aguardo ansioso pela resposta!!!
    Obrigado… Melhor Portal sobre o assunto da internet!!!
    Att.RenatoNery
    (Representante comercial Andarilho LTDA

    • Olá Renato Nery.
      Estamos atualizando as respostas dos comentários trazidos aqui no Portal Sublimático pelos profissionais do mercado de Sublimação Brasileiro assim como você.
      No mercado vai encontrar chinelos com tecido de poliéster e resinados (sem o tecido) com base de poliéster para sublimação.
      Entretanto é necessário se atentar a qualidade de ambos pois, alguns fabricantes de chinelos com tecido ou resinados não produzem com a qualidade que necessitamos para ter durabilidade na estampa do produto final.
      A dica é comprar de empresas que lhe ofereçam suporte e garantia no caso de problema com os produtos. Sucesso e até mais!

  • CARO AMIGO…IMPRESSORA COM A SIGLA,,(DURABRINTE) PORQUE É A INDICADO…OU É BOBEIRA..DURABRINTE OU NÃO TANTO FAZ.

    • Olá Ferreira Moreno.
      Estamos atualizando as respostas aos comentários do Portal Sublimático e aqui vai a resposta a sua questão:
      As tintas epson com a indicação “DURABrite” são tintas pigmentadas com proteção UV que proporcionam maior durabilidade e resistência a luz solar e manchas ao ter contato com água. Estas são as grandes diferenças em relação as tintas corantes comuns. Sucesso e até mais!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: