HomePortal RespondeSublimação Digital e Sublimação em Tela Offset

Sublimação Digital e Sublimação em Tela Offset

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Responde eu vou falar sobre Sublimação Digital e Sublimação em Tela Offset

Portal Responde sublimaçao em tecido

O Iosmar Barbosa levantou algumas questões em um vídeo/artigo bem antigo, publicado bem no comecinho do Portal Sublimático, mas com  informações bem atuais, o artigo é uma breve conversa sobre tecidos, e você pode acessar através deste link

Eu (Nilton Tscherne)  trabalho com sublimação desde 2003 e minha primeira impressora sublimática foi uma Epson C82, famosa na época por conta dos primeiros sistemas de recarga continua (Bulk Ink), foi até tema de  grandes revistas de informática da época. Mas a sublimação é ainda mais antiga e está presente até hoje em estúdios de serigrafia, onde a tinta sublimática é colocada sobre uma tela e com um rodinho aplicada em papel, criando manualmente o que fazemos através da impressora.

Com esta folha com tinta sublimática aplicada através de uma tela a folha vai para prensa, sendo aplicada da forma que já conhecemos, 200 graus Celsius de 20 a 30 segundos em tecido 100% poliéster. Este processo de sublimação em tela produzir boa parte dos uniformes esportivos nos últimos anos.

Neste vídeo você poderá compreender mais sobre a sublimação digital de grande formato ou sublimação total, onde o tecido branco é totalmente estampado. Não é uma regra, mas considerando os uniformes esportivos, os tecidos são todos branco e a partir dele são criadas qualquer estampa, cor ou textura desejada. Desta forma a confecção/estamparia estoca um único tipo de tecido, o branco, por conta da quantidade e por ser branco (sem tingimento) consegue preços mais interessantes, viabilizando ainda mais este processo.

Montamos um Glossário com termos que certamente vão ajudar o Iosmar e tantos outros na busca por tecidos, processos de estampagem, confecção e tantos outros termos que facilitam o acesso a informações na área têxtil. Clique aqui para acessar

Como Estampar Camisetas

Lycra na verdade é uma marca e não o tecido em si, na sublimação é importante compreender a composição do tecido, já que o nome vai variar de acordo com cada região. Portanto um tecido como a helanca que é 100% poliéster terá uma estampa perfeita, já um tecido como o PV (67%poliester e 33% de viscose) a sublimação vai acontecer apenas em 67% desde tecido e vai ficar mais estonada em relação ao tecido 100% poliéster. O PA (50% poliéster e 50% algodão) terá menos transferência do que o PV, portanto uma estampa ainda mais clara e apagada

 

Últimos comentários
  • Olá! Meu nome é marcela e gostaria de saber sobre os tecidos 100% poliéster mas impermeável?

  • Prezados,

    Estou fazendo um trabalho com a faculdade de uma roupa ‘pintada” com estruturas anatômicas, até agora estou usando tinta para tecido, mas estou tendo alguns empecilhos.
    O tipo de produto que utilizo para a confecção da roupa é a lycra ( que tenha elasticidade nos dois sentidos – horizontal e vertical), mas por conta da tinta acaba-se perdendo essa propriedade da elasticidade que é o mais interessante no projeto.
    Então estou procurando algum meio de realizar os desenhos anatômicos desejáveis sem perder a elasticidade do tecido mas ser algo durável e mais resistente. Outro problema também é o tamanho dessa peça (desenho a ser subliminado) tem quase 2mt de comprimento por 1,50 mt de largura.

    A sublimação poderia resolver o meu problema? para o tamanho do desenho consigo fazer ” emendas” para formar o desenho?
    e a sublimação pega em lycra preta?

    Grata
    Mariana Sattin

    • Olá Mariana, tudo bem?

      Acredito que você consiga sim realizar esse trabalho utilizando sublimação.

      Sugiro ir até uma confecção e pesquisar por tecidos que tenham em sua composição poliéster e elastano. Talvez um tecido com 97% poliéster e 3% elastano consiga te atender.

      O maior empecilho será a impressão. Recomendo que procure por alguma confecção que trabalhe com plotter sublimáticas e prensa de grande forma pois assim elas conseguirão te atender.

      Grande Abraço!

  • Gostaria de saber se tem fornecedores de tintas para sublimação para off set aqui no Brasil? E se imprime normalmente

  • Olá pessoal do Portal Sublimático, sou de Alagoas e tenho pretensões de abrir uma empresa só que por aqui ainda não consegui achar cursos de sublimação, com isso estou com muitas dúvidas. Meu foco na sublimação são as camisetas personalizadas, mas não queria que fosse aquelas que só são sublimadas na parte central, gostaria de poder estampar ao menos a parte da frente inteira, eu poderei fazer isso usando a impressora Epson L210 e folha sublimática A4?
    Desde já agradeço, cada vídeo visto são mais informações prestadas a nós, muito obrigada!

    • Olá Bruna.
      Dependendo do tipo de estampa você pode fazer por partes sendo necessário prensar cada parte da frente da camiseta até completar toda a transferência. Mas, caso queira fazer a transferência de uma imagem com fundo, chapado por exemplo então, você precisa de uma prensa maior que a área que se deseja estampar e impressão compatível com este tamanho. Sucesso e até mais!

  • oi bom dia curto sua post sempre….
    peço que a comunidade fale um pouco sobre a borracha e.v.a. é interesses de todos, tipo de materias,quais empresas idoneas no mercado,custo benfecio ,confeçao do chinelo,o uso de resina ou filme termocolante, tecido tudo que envolve a confeçao de chinelo….ESTOU NESSE RAMO A MESES VEJO POUCO FALAR SOBRE OS INSUMOS QUE SE DIZ RESPEITO A CONFEÇAO DE CHINELOS E STAMPA SUBLIMATICA….OBRIGADO!!!!!!!!1

    • Olá Bruno Vilela Alves.
      Muito obrigado pelo comentário e dúvida/sugestão trazida até nós pois, isto que nos motiva e ajuda na orientação para gerarmos mais conteúdos relevantes aos profissionais de sublimação como você.
      Aproveitando o assunto, veja este artigo relacionado a Chinelo para Sublimação #3 – A Estampa Perfeita! Sucesso e até mais!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: