Aprenda Agora a Estampar Produtos Sem Sair de Casa

Primeiros Passos com a Plotter de Recorte Silhouette Cameo

Olá meu nome é Nilton e neste vídeo eu gostaria de apresentar minha amiga Lú, ela vem desenvolvendo lindos trabalhos com a Silhouette Cameo nos últimos anos e aceitou nosso convite para gravar este primeiro de uma série de vídeos sobre esta incrível plotter de recorte.

Neste Artigo vamos começar literalmente do zero, abrindo a caixa, vendo cada um dos itens que acompanham a Silhouette Cameo, ver alguns detalhes sobre a faca e a sua regulagem, a base de corte, cuidados, algumas dicas iniciais, erros frequentes e compreender como ela trabalha e o que ela contribuir par ao seu dia a dia de trabalho, vamos inclusive recortar uma etiqueta e apresentar uma série de embalagens, mas saiba desde já que esta plotter de recorte é capaz de criar peças incríveis e você vai conhecer o potencial da Silhouette Cameo nos próximos vídeos.

A Silhouette Cameo do Portal foi uma cortesia da Serilon, no ano passado recebemos este equipamento juntamente com uma prensa e uma impressora. Clique Aqui para Conhecer o Kit que recebemos da Serilon Brasil.

Neste vídeo básico vamos apenas apresentar a Silhouette Cameo, em breve pensaremos em tutoriais, um vídeo passo a passo ensinando a recortar embalagens e etiquetas, vamos ensinar a trabalhar com o software e chegar aos filmes de recorte termo colantes, no futuro um curso sobre esta plotter de recorte será inevitável já que a Silhouette Cameo vem se popularizando a cada dia e já faz parte das principais ferramentas de quem trabalha com personalização.

A Silhouette Cameo é uma plotter de recorte muito simples de operar, um equipamento intuitivo mais como qualquer outro equipamento, exige do usuário conhecimento para que possa extrair o máximo do seu potencial, como disse antes, ela vai muito além de etiquetas adesivas e embalagens, ela é um mundo de possibilidades e será um grande prazer apresenta-la neste e nos próximos vídeos.

Atualmente você encontra duas versões de Silhouette: a Cameo e a Portrait. Elas fazem a basicamente a mesma coisa, usam o mesmo software, mas o que as diferenciam é a área de corte. Na Silhouette Cameo você pode cortar uma folha de Scrap e na Portrait uma folha tamanho A4.

A Silhouette Cameo é uma maquina de corte eletrônica, uma plotter de recorte portátil, caseira e de extrema utilidade para quem trabalha com artesanato. Com uma pequena lamina de corte acoplada ela corta uma ampla variedade de materiais, como: Papel até a gramatura 285g, cardstock, vinil, tecido, papel especial de transferência de calor, folha magnética, tecido cru, chipboard, cartolina, papel fotográfico, material modelo de strass. Sua instalação é bem simples, pois a conectamos ao nosso computador PC ou MAC usando um cabo USB.

Primeiros Passos com a Silhouette Cameo silhouette-cameo-003 silhouette-cameo-004

As dimensões da Silhouette Cameo são 53,1 cm x 16,5 cm x 12,7 cm e seu peso é de aproximadamente: 2,95 kg e a área de corte é de acordo com o tamanho da base que estamos usando: 12 “x 12″ ou 29,5 cm x 29,5 cm ou usarmos a base 12 “x 24″ ou aproximadamente 29,5 cm x 59,5 cm.

As dimensões da Portrait são: 41,3 cm x 14,2 cm x 11,4 cm e seu peso é de aproximadamente: 1,6 kg e a área de corte é de do tamanho da base Tabloide que estamos usando: 8″x 12″ou 21,5 cm x 27,9 cm, podemos também usar área de corte no tamanho da folha A4, 21cm x 29,7cm.

Além de recortar esta plotter de recorte também desenha e para isso basta substituir a lâmina por uma caneta da própria Silhouette e com ela você pode além de desenhar os arquivos de corte, os arquivos que são categorizados como arquivos de desenho.

Algo que veremos no próximo vídeo é o Print and Cut, ou seja a possibilidade de imprimir uma arte em uma impressora e levar para a Silhouette recortar. Então se você quer personalizar sua festa, uma caixa, embalagem, uma pagina de scrapbook, um cartão ou uma etiqueta, você pode usar uma imagem e cortar sua borda.

O Estúdio Silhouette é um software de desenho que acompanha a plotter de recorte e com ela você pode criar e cortar seus próprios arquivos e projetos. Você também encontra milhares de projetos, com preços bem interessantes na Loja On Line da Silhouette, você pode editar e personalizar do seu jeito.

O software é simples e em pouco tempo ensinaremos como trabalhar com ele. Há também uma versão paga que nos traz algumas ferramentas a mais que na versão free, no próximo vídeo vamos conversar mais sobre ela.

O Silhouette Studio é um software de desenho fácil de usar que foi desenvolvido para ser usado exclusivamente com a máquina Silhouette onde é possível fazer aplicações como cartazes, banners, decalques de imprimir e recortar, decoração de vestuário, decoração de vidro, aplicação de strass e projetos 3D.

Abaixo listei os itens que acompanham a Silhouette Cameo

  • Silhouette Cameo
  • Studio software para Windows XP/Vista/7 Silhueta e Mac OS X 10.5.8 e superior
  • 51 projetos exclusivos para cortar
  • Cabo USB para alimentação
  • uma Base de Corte no tamanho 12”x12
  • Lâmina
  • Um cartão de download de $ 10 para uso na loja online de arquivos
  • Guia de instrução básico

Silhouette Cameo - Itens da Caixa

Para ligar a máquina basta tirá-la da caixa e todos os lacres que vem com ela, conectar o cabo de energia na plotter de recorte e na tomada e o cabo USB na Silhouette Cameo e no computador.

Silhouette Cameo Primeiros Passos

Agora para começar a cortar será necessário instalar o software no computador. O CD que acompanha a plotter de recorte geralmente já esta com a versão desatualizada, mas quando você insere o CD ele já informa a versão e encaminha o usuário para a instalação da última versão.

As atualizações de versão são gratuitas e você faz diretamente no site da Silhouette America. Para abrir o software em um PC, localize o ícone do desktop ou CD e clique duas vezes sobre ele e depois clique no Silhouette Studio, para a instalação basta seguir as telas em seu monitor.

Acompanhe a publicação dos demais vídeos e aprenda mais sobre esta incrível plotter de recorte. Sucesso, um grande abraço e até mais!