HomeSublimaçãoChinelo para Sublimação #4 – Materiais e Considerações Finais

Chinelo para Sublimação #4 – Materiais e Considerações Finais

Chinelo para Sublimaçã #4 - Materiais e Considerações Finais

Chinelo para Sublimaçã #4 - Materiais e Considerações Finais

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimatico! Este é o Quarto e Último vídeo de uma série de vídeos com um passo a passo ensinando a como personalizar os Chinelo para Sublimação

No primeiro vídeo você aprendeu Como Criar o Gabarito para o Chinelo para Sublimação, no segundo vídeo você aprendeu a Criar a Arte do Chinelo em 5 Passos, no terceiro vídeo você aprendeu Como Estampar o Chinelo e neste vídeo aqui eu vou chamar a atenção para alguns detalhes sobre a personalização em chinelos. Vou falar sobre a borracha, sobre resinas, sobre películas e outras informações importantes para quem deseja compreender como funciona a sublimação em chinelos. É claro que tem muito mais coisa envolvida, mas com estas informações você já pode começar a trilhar um caminho com mais profissionalismo.

Então… se você não assistiu os outros vídeos da Série Chinelo para Sublimação, acesse os Links Abaixo.:

Chinelo para Sublimação #1 – Como Montar seu Gabarito

Chinelo para Sublimação #2 – 5 Passos para Criar sua Arte

Chinelo para Sublimação #3 – A Estampa Perfeita!

Antes de mais nada, obrigado por me acompanhar nestes 4 vídeos sobre chinelo para sublimação. Espero contribuir cada dia mais com o seu dia a dia de trabalho através dos vídeos publicados no Youtube e também na Central do Aluno do Portal Sublimático.

No mercado você encontra uma série de opções quando se fala em chinelo, desde resinas até transfer, mas existe pouca informação de como se estampa corretamente e qual é de fato a melhor forma de se trabalhar com este produto.

Você sabe qual o melhor chinelo para quem está começando a trabalhar com sublimação? Você sabe qual o melhor chinelo para brinde? Você sabe qual o melhor chinelo para a praia? O melhor chinelo para casamento? O melhor chinelo para festa infantil? O melhor chinelo para presente? Você sabe qual o melhor chinelo pro seu pé?

Como você já deve saber (porque testou sem saber antes e viu que não deu certo…) a borracha não é um material sublimável, ou seja, como não é possível estampar diretamente por sublimação a borracha do chinelo, é necessário aplicar algo sobre a superfície do chinelo para que a sublimação aconteça, ou seja, para que o chinelo seja estampado/personalizado. No mercado existem basicamente 2 processos: Um deles é resinar o chinelo e o outro processo é a aplicar um filme de tecido poliéster termo colante, igual ao que usei para fazer os vídeos desta serie.

Bom, mas qual a diferença?  O que são estes 2 processos? Vamos lá…

A resina é um produto químico que você mistura e aplica com uma pistola por exemplo, para que você tenha um acabamento mais interessantes/satisfatório, lembre-se que a pistola precisa de um compressor de ar e um espaço dedicado para aplicar este tratamento no chinelo para sublimação. Pouca quantidade pode ser inviável quando se coloca tudo isso na ponta do lápis.

Vale lembrar que em pouco tempo de uso o chinelo para sublimação resinado apresenta problemas de rachaduras e desbotamento, por isso algumas reclamações na internet. Há, tem também a questão tóxica, vou falar sobre ela daqui a pouco!

Outro fator é a dificuldade na aplicação da resina, se não bastasse existem vários tipos de borracha, cada uma aceita um tipo diferente de resina! No final das contas, resinar o chinelo deixa de ser viável para muita gente.

Vamos falar sobre o tecido, o tecido acaba sendo mais durável que a resina, as cores pelo menos vão ficar mais vivas por mais tempo, porém o tecido do chinelo pode sujar, isto é, se você não conhece uma película protetora, o tecido certamente vai sujar!!! É exatamente isso que vimos nos vídeos anteriores, por isso é importante que assista todos os vídeos na sequência…

Como eu disse antes, existem diversos tipos de borracha, na verdade a composição do chinelo pode variar muito por isso a importância de compreender suas diferenças, e neste vídeo vou falar sobre alguns desses materiais como o EVA! O Eva suporta relativamente bem a temperatura embora possa ser considerado um material de baixa qualidade e com baixa durabilidade quando se fala em chinelo para sublimação.

Ebook Portal Sublimatico

Outro material é a Borracha Microporosa, um material parecido com o que é usado nas Havaianas, um material com maior qualidade e que suporta temperaturas maiores sem grandes problemas.

Outro material é o SBR Composto que é utilizado na fabricação das famosas Havaianas, com grande resistência ao calor.

Por ultimo o PVC expandido, este material, para que fique mais claro, é utilizado em sandálias da marca Ipanema por exemplo, o PVC infelizmente acaba derretendo com a alta temperatura da prensa.

Para cada tipo de material existe uma resina diferente, algumas resinas são flexíveis e a estampa deixa muito a desejar, outras resinas onde a qualidade da estampa fica mais interessante, a resina não é flexível e racha…enfim, existem algumas complicações quando se fala de resina, além dessas existe a toxidade que comentei no começo do vídeos!

Chinelo para Sublimação #4 - Materiais e Considerações Finais

Imagine um tratamento no chinelo para sublimação que provoca alergia em crianças, imagine o que aconteceria se um cachorro comesse este chinelo, o que não é nada incomum, eles comem mesmo… Enfim resinas se mostram cada dia mais complicadas de se trabalhar, por isso muitos tem optado pelo chinelo com tecido, que aparentemente já possui uma complicação que é o próprio tecido.

Imagine a sujeira que vai ficar nas partes brancas do chinelo, este tecido seria algo complicado se não existisse uma película para impermeabilizar e dar uma cara bem mais profissional ao chinelo, com um boa película você deixa o tecido muito parecido com borracha.

Este tipo de chinelo para sublimação em tecido pode ser personalizado com transfer sublimatico, com transfer laser e até mesmo com o tranfer comum de camiseta, como os populares transfer da Brith, que se vende em papelarias.

Chinelo para Sublimação #4 - Materiais e Considerações Finais

Como você pode ver nos vídeos desta serie, colocar a tira no chinelo não é uma tarefa muito fácil, portanto, se pretende trabalhar com chinelos tenha uma ferramenta para colocar estas tiras. Lembre-se que aquecendo a sola antes da prensagem você evita que o chinelo deforme após a estampagem e que as prensas conhecidas como boca de jacaré podem dificultar um pouco a personalização de chinelos.

Eu gostaria de chamar a atenção sobre o Spray Adesivo. Ele é uma importante ferramenta de trabalho utilizada pelos profissionais da sublimação! Na verdade fica difícil de colocar o transfer em qualquer produto sem o spray. Tem gente inventando mil e umas com fita por exemplo, mas é só usar spray e pronto.

Eu tenho falado muito sobre este spray nos últimos anos tanto nos vídeos no Youtube, como nas aulas do Curso Online de Sublimação em Canecas e Curso Presencial de Sublimação. Se você ainda não conhece este spray, é só assistir os vídeos anteriores. Invista cada dia mais em informação e conhecimento e seja um profissional da sublimação.

Bom, para um profissional fica mais fácil compreender o uso da película no chinelo, esta película na verdade é um filme protetor para o chinelo estampado por sublimação, uma proteção extra que garante durabilidade, evita sujeira e dá um acabamento bem mais profissional. Talvez este seja um dos motivos que você não encontra outros vídeos neste Canal sobre Chinelo para Sublimaçao. Particularmente não gostava das soluções que eu encontrava no mercado, então eu esperei até encontrar algo para apresentar como solução.

É claro que tem muito mais pra se falar e se aprender sobre chinelos personalizados, eu acredito que estas informações vão colaborar e muito com o seu dia a dia de trabalho, por isso eu brigo pela profissionalização da Sublimação no Brasil, com informação e conhecimento alcançamos nosso objetivo!

Sucesso, um Grande Abraço e Até Mais!

Últimos comentários
  • Olá! Como é feita a aplicação do tecido? Ou já tem materia prima exclusiva só pra sublimação.?

    • Olá Rafael, tudo bem?

      O tecido aplicado no chinelo é termo colante e você pode aplicar utilizando a prensa térmica.

      Grande Abraço!

  • Qualquer borracha pra chinelo que comprar posso fazer sublimação ?

    • Oi Luciana, tudo bem?

      Existem alguns tipos de chinelos que podem ser mais interessantes como por exemplo placas que tenham uma porcentagem de EVA.

      Pesquise na Slipper Brasil para ter mais informações sobre os tipos de chinelos e proporções.

      Grande Abraço!

  • Boa noite, qual seria a melhor borracha para colar o OBM, seria o 70% ou 80% borracha?

    • Olá Crisbel, tudo bem?

      Acredito que essa porcentagem vai influenciar mais diretamente no conforto e durabilidade dos chinelos do que na colagem.

      Ao menos temos visto que os chinelos com tecidos termo colantes não tem apresentado problemas de descolamento de acordo com a porcentagem da borracha.

      Grande Abraço!

  • ola bom dia poderia me informar se tenho que passar algum produto antes de aplicar o tecido termocolante desde ja agradeco se poder mandar no meu email funabob20152016@gmail.com

  • Olá boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda… Os meus chinelos eu faço com o tecido termocolante, mas gostaria de saber o que passar na lateral para o tecido não sair, nesse caso eu quero usar somente o tecido sem a película.
    Obrigada!

  • Bom dia, Nilton
    Preciso de uma ajuda sua
    tem como sublimar pvc?
    se tem onde posso encontrar?
    desde já agradeço
    abraço e fica com Deus

  • Boa noite!
    Tomei a decisão de entrar no ramo dos chinelos personalizados através do processo de sublimação somente depois que assisti aos vídeos do portal sublimático pelo youtube. Parabéns pela didática aplicada, pela linguagem de fácil compreensão até para quem ainda não conhece os materiais e técnicas.
    Venho fazendo alguns trabalhos com um ótimo resultado desde o corte da borracha até na aplicação da imagem no tecido sublimado, contudo percebo uma falha após a aplicação da película protetora, parece que ficam espaços vazios entre os grãos do chinelo deixando a imagem fosca, esbranquiçada.
    Já testei várias combinações de tempo, temperatura e pressão e o problema persiste. Até comprei um teflon para corrigir o problema e não obtive sucesso. Vocês têm alguma sugestão de como solucionar essa questão
    Estou com mais de 3 mil Reais investidos em materiais e percebo a rejeição quando apresento meu material.
    Desde já agradeço a atenção!!!

    • Olá Everton, tudo bem?

      Recomendamos que avalie junto com o fornecedor da película as configurações de aplicação. Eles precisam de enviar as informações corretas para que tenha o resultado esperado.

      Envie também algumas imagens para o e-mail nilton@portalsublimatico.com.br para que possamos analisar juntos o que pode estar ocorrendo.

      Grande Abraço!

  • Olá, É possível fazer a sublimação diretamente na borracha 100% ? a borracha aceita a sublimação sem essa resina?

  • Olá, estou tendo dificuldades com meus chinelos, utilizo a borracha micro-porosa 90/10, estampa com termocolante e tecido poliester com temperatura de 210ºc e timer 20 seg, e a estampa, a uma temperatura de 200ºc, e timer de 30 segundos, o que tem ocorrido é que tem virado em uma semana, uma “canoa” os chinelos, o que estou fazendo de errado, existe algum problema em meu material, ou é a forma como estou trabalhando que está errada? Se for o material existe alguma certificação para estes materiais, ou algum fornecedor com material melhor?

  • Boa noite!
    Existe tempo diferenciado para realizar o processo de colocar o tecido termocolante, sublimação e película nas borrachas 100%?

    • Olá Mariana, tudo bem?

      Sim, os tempos e temperaturas são diferentes pois cada processo possui sua particularidade.

      Por exemplo, a sublimação pode ser realizada com 200C e 45 Seg. Já as películas geralmente são aplicadas com 200C e 10 Segundos.

      Em relação ao tecido termocolante é preciso analisar as especificações de cada fornecedor.

      Grande Abraço!

  • Olá! Estou buscando fornecedores que personalizem Havaianas para meu casamento, mas já me deparei com alguns que dizem que não tem como estampá-las. Qual o melhor método para fazê-lo, para que eu possa comprar corretamente?

    Obrigada!

    • Oi Carolina, tudo bem?

      O melhor método vai de encontro ao tipo de produto que pretende ter em mãos.

      Avalie qual a durabilidade e o tipo de imagem (arte) que você gostaria que ele tivesse pois assim você consegue definir se a melhor opção será o Silk ou a Sublimação.

      Podemos passar seu contato para alguns de nossos Alunos para que possa avaliar a produção.

      Grande Abraço!

  • Olá Nilton , entrei no ramo de sublimação a alguns meses , e reparei que uma franquia de chinelos utiliza impressoras a laser para estampas em chinelos , seria o mesmo processo das marcas de renome ? e nesse método o chinelo necessita de algum tratamento ou apenas com a impressora a laser e o papel tranfer laser já posso aplicar no solado , e qual a durabilidade saberia dizer?

    • Olá Rogério, tudo bem?

      As grandes marcas trabalham com algumas aplicações de um tipo de filme e também com Serigrafia.

      Em relação a durabilidade dos transfers laser, infelizmente não temos muitas informações.

      Envie o link sobre a franquia que encontrou para que possamos conhecer.

      Grande Abraço!

  • ola adorei essa arte de chinelo você pode deixar baixar ela? onde consigo?
    obrigado parabéns pelo trabalho

  • Nilton, eu gostaria de saber qual película você usa para o acabamento, testei alguns aqui e não gostei do resultado.

    • Olá Welder, tudo bem?

      Nessa série de vídeos utilizamos as películas que compramos na Inkmixx. Pesquise também na HR Termocolantes e na Santiago Transfers.

      Grande Abraço!

      • Obrigado, Marcelo!

      • Marcelo só mais um dúvida, os chinelos com essas películas não sujam e ficam encardidas?

  • Boa tarde!

    Onde posso comprar o spray, para sublimação?

    Obrigado

    • Olá Placido, tudo bem?

      Se você procura pelo Spray de Cola temporária você pode encontrar em algumas empresas de produtos para sublimação e também em lojas de materiais para bordados.

      Grande Abraço!

  • Tenho uma grande dúvida em relação a diferença entre o transfer e a sublimação. Algumas pessoas dizem que o transfer é melhor gostaria de saber a diferença e qual é o processo do transfer.

    • Olá Rodrigo, tudo bem? Vamos lá!

      Transfer é um papel especial que é aplicado nas camisetas, por exemplo, utilizando uma prensa térmica. É muito comum os transfers para tintas pigmentadas conhecidos como transfer dark e light.

      Sublimação a tinta é especial e quando você aplica tempo, temperatura e pressão ela “evapora” tingindo o produto.

      Grande Abraço!

  • ola meu nome e mario, e estou tentando entrar na area de sublimacao em chinelos , entao vc falou do resinado e com tecido, o que vc mais indica, obrigado

    • Olá Mario, tudo bem?

      Hoje as opções que temos no mercado são esses dois tipos com uma destaque para o chinelo com o tecido que apresenta os melhores resultados.

      Grande Abraço!

  • Boa Noite Nilton, gostaria de saber qual é a melhor borracha para sublimação 80/20 ou 70/30, Microporosa ou não e se é indicado as placas para fabricação dos chinelos que já vem com o tecido?

    Obrigado pela atenção!

  • Bom dia, agradeço pelas suas ótimas dicas, porém tenho uma dúvida: Como personalizar a lateral da sandália, dando um efeito 3d? Procurei por informações na internet e não tenho encontrado.

  • boa tarde! gostaria de saber se é possivel estamapar uma haviana, qual melhor processo ou se eu consigo comprar o chinelo haivanas pronta pra sublimar?

  • Olá estou começando agora nesse ramo de sublimação gostaria de mais infomações sobre essa pelicula protetora que nao deixa o chinelo sujar, outra duvida comprei borracha microporosa 80/70 e no kit veio tecido e termocolante, é o processo mais indicado

  • Olá pessoal,
    Estou procurando fornecedor de chinelos com tecido para sublimação, porém está difícil encontrar chinelos de boa qualidade. Qual a melhor composição da borracha para um chinelo de boa qualidade? E qual fornecedor?
    Obrigado

  • Boa tarde nilto a pelicula de proteção que voçe aplica no chinelo só pode ser encontrada em lojas especializadas em sublimação ou outros tipos, de loja!

  • boa tarde preciso saber porque a borracha 100% antiderrapante não pode fazer sublimação esta borracha nao tem eva se poso colar o tecido nela estou aguardando sua resposta obrigada .

  • Prezado Nilton,
    Boa tarde.

    Caro amigo a muito eu venho fazendo algumas estampas em chinelos, mas não tem dado certo. A arte fica razoável, porém na hora de estampar que está o problema. A tinta vaza um pouco para a lateral do chinelo, não encontro a fita térmica e a película. Já assisti muitas vezes os seus vídeos, mas mesmo assim ainda continuo com esses pequenos problemas.
    Você poderia me dar umas dicas com relação a esse vazamento de tinta da lateral e indicar alguns fornecedores da película e fita.

    Desde já agradeço a sua atenção.

  • Bom dia NIlton, eu apliquei uma película para proteger a estampa, mas não gostei do acabamento, perdeu um pouco o brilho e em poucos dias começou a romper e estragou a estampa. Seria possível aplicar spray de impermeabilizar SOFÁ?
    E quando a borracha 95% – eva 5%, suporta altas temperaturas?

  • Oi parabéns pelo suporte técnico que tem oferecido queria muito uma dica sobre a tinta para sublimação em Chinelos ..obrigado

  • Boa tarde, tenho uma duvida referente ao material escolhido para trabalhar, você informou que o SBR Composto (material das havaianas) suporta altas temperaturas, existe alguém no mercado hoje vendendo o sbr pronto para ser estampado ou é necessário comprar e fazer o tratamento ainda? e onde compro chinelos em sbr de forma confiavel?

  • ola boa noite Nilton ,queria uma dica pra comprar borracha pois comecei a alguns meses no negocio mais to com esse problema amigo,outra duvida era sobre uma película premium de um fornecedor de qualidade pois gostei do video em q vc usa ela, se puder me ajudar desde ja agradeço.

  • estou iniciando no ramo, mas nao tive sorte, os chinelos que comprei ficaram com defeitos com peso dos cliente, creio eu.gostaria de ter informação para obter um chinelo de melhor resistencia, ajude-me por favor.

  • Boa tarde Nilton.
    Achei seu blog muito interessante.
    Estou querendo iniciar no ramo da sublimação para uma renda extra.
    Gostaria de saber se você tem algum site pra indicar para comprar os equipamentos e suprimentos necessários.
    Desde já agradeço.

  • Olha joia que tipo de resina posso passar na borracha 100 por cento borracha e sendo da planilha branca quero muito fazer com resina me ajude pelo amor de deus

  • quero fazer seu curso porém nao sei como chegar ate vc ,qual o trajeto mais rapido do rj capital ?

  • Tenho uma Epson l365 que uso com tinta corante…posso usar tinta sublimatica ….como devo proceder…ouvi dizer que ela não aceita …tenho que fazer algum procedimento?

    • Olá Sonia.

      Você pode utilizar a tinta sublimática sim, desde que não misture os tipos e fabricantes das tintas. Mesmo que seja tinta sublimática, o ideal é manter sempre o mesmo fabricante. Ao comprar a impressora nova, basta não colocar a tinta original e sim a sublimática. Caso a impressora já esteja com a tinta corante é necessário levar a impressora em uma assistência especializada para fazer a limpeza necessária e posteriormente o abastecimento com as tintas sublimaticas. Sucesso e até mais!

  • Valeu

  • Olá… são ótimas as dicas e ver todo essa dedicação para trazer para o mercado informações sobre a sublimação e ainda mais nos chinelos, nosso mercado é escasso dessas informações e vc está no caminho certo. Ótimos negócios para vc Nilton.

    • Olá Gláucea Marinelli Rodrigues.
      Muito obrigado pelas considerações. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton, adorei o vídeo! Vai me ajudar muito! Gostaria de tirar uma dúvida, um problema que enfrento aqui é que as vezes a lateral do chinelo sai estampada, para isso tenho colocado fita crepe em toda a lateral do chinelo, mas depois tenho que limpar a cola. Nunca tinha recortado o excesso da folha será que é por isso? O que poderia ser?

    Obrigada adoro seu site 🙂

    • Olá Isadora.
      Muito obrigado por acompanhar o Blog Portal Sublimático. Exatamente, quando a sobras de papel com tinta a mesma evapora no processo de sublimação. Ao recortar você evita este problema. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton! Parabéns pelo profissionalismo e competência do seu trabalho. Tenho muito interesse no negócio de chinelos personalizados, porém estou com dificuldade em encontrar bom fornecedor para placas de borracha já com o tecido aplicado em nível industrial, pois quero garantir a qualidade final do meu produto. Outra questão, nos videos que vc apresentou referente aos chinelos, observei que ficaram que o tecido deixava algumas “rebarbas”. Isto é normal? Caso eu compre a placa com tecido para cortar os chinelos isto acontecerá também? Obrigado e sucesso nos trabalhos.

    • Opa, a pergunta fundamental acabei esquecendo: temos no Brasil indústrias que fornecem placas para chinelos já com o tecido de poliester aplicado? Obrigado novamente.

      • Olá Adriano Saciloto.
        Você pode pesquisar em nossa Lista de Fornecedores alguma empresa que lhe forneça este material ou que faça este serviço mas, adianto que caso seu foco não seja revenda de produtos para sublimação o melhor seria comprar as peças prontas para sublimação pois, hoje se consegue bons chinelos prontos para sublimação e você pode focar nas vendas e produção. Sucesso e até mais!

    • Olá Adriano Saciloto.
      Muito obrigado pelas considerações. A principio tudo vai depender da estrutura que você tem para fabricar os chinelos pois, existem equipamentos de vários níveis de qualidade e por consequência preço.
      Existem fabricantes que conseguem um bom resultado devido a estrutura industrial que possuem então, se sua ideia é trabalhar com a material prima lisa precisa estudar o custo x beneficio para se iniciar com um padrão de qualidade mínimo mas, se a ideia é personalizar então, o ideal é comprar os chinelos prontos para este fim, economizando tempo e mão de obra que pode ser desprendido na produção e venda. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton tudo bem?
    Aonde compro a película protetora e o spray para a sublimação?

    Agradeço a atenção

  • boa noite , tenho muita vontade em investir na sublimação em especial em chinelos , vc não tem nenhum curso voltado pra este tipo de sublimação, ou vc não me indica fornecedores de materia prima pra fazer chinelos com qualidade iguais ao do video !!! grato

  • oi gosto muito de seus videos e são muitos bem explicado , mas gostaria de ti pedir se for possível me enviar esta imagem que vc mostra no chinelo eu a acho muito linda se vc manda-la para mim eu ja te agradeço , grande abraço

  • Boa tarde

    Estou começando a trabalhar com chinelos. tenho visto seus vídeos e gostado muito.
    Gostaria de saber se existe algum produto para limpar os chinelos, tirando a personalização , em caso de erro de configuração ou outro.
    Vi no youtube alguém tirando a personalização de um chinelo que ganhou como lembrança de casamento mas não consegui ver o material empregado. Pareceu-me ser acetona. Será?
    Como estou começando, tenho cometido uns erros e quero evitar desperdício de material.
    Parabéns pelo seu trabalho. Tem ajudado a muitos, inclusive a mim.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: