Aprenda Agora a Estampar Produtos Sem Sair de Casa

Chinelo para Sublimação #4 – Materiais e Considerações Finais

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimatico! Este é o Quarto e Último vídeo de uma série de vídeos com um passo a passo ensinando a como personalizar os Chinelo para Sublimação

No primeiro vídeo você aprendeu Como Criar o Gabarito para o Chinelo para Sublimação, no segundo vídeo você aprendeu a Criar a Arte do Chinelo em 5 Passos, no terceiro vídeo você aprendeu Como Estampar o Chinelo e neste vídeo aqui eu vou chamar a atenção para alguns detalhes sobre a personalização em chinelos. Vou falar sobre a borracha, sobre resinas, sobre películas e outras informações importantes para quem deseja compreender como funciona a sublimação em chinelos. É claro que tem muito mais coisa envolvida, mas com estas informações você já pode começar a trilhar um caminho com mais profissionalismo.

Então… se você não assistiu os outros vídeos da Série Chinelo para Sublimação, acesse os Links Abaixo.:

Chinelo para Sublimação #1 – Como Montar seu Gabarito

Chinelo para Sublimação #2 – 5 Passos para Criar sua Arte

Chinelo para Sublimação #3 – A Estampa Perfeita!

Antes de mais nada, obrigado por me acompanhar nestes 4 vídeos sobre chinelo para sublimação. Espero contribuir cada dia mais com o seu dia a dia de trabalho através dos vídeos publicados no Youtube e também na Central do Aluno do Portal Sublimático.

No mercado você encontra uma série de opções quando se fala em chinelo, desde resinas até transfer, mas existe pouca informação de como se estampa corretamente e qual é de fato a melhor forma de se trabalhar com este produto.

Você sabe qual o melhor chinelo para quem está começando a trabalhar com sublimação? Você sabe qual o melhor chinelo para brinde? Você sabe qual o melhor chinelo para a praia? O melhor chinelo para casamento? O melhor chinelo para festa infantil? O melhor chinelo para presente? Você sabe qual o melhor chinelo pro seu pé?

Como você já deve saber (porque testou sem saber antes e viu que não deu certo…) a borracha não é um material sublimável, ou seja, como não é possível estampar diretamente por sublimação a borracha do chinelo, é necessário aplicar algo sobre a superfície do chinelo para que a sublimação aconteça, ou seja, para que o chinelo seja estampado/personalizado. No mercado existem basicamente 2 processos: Um deles é resinar o chinelo e o outro processo é a aplicar um filme de tecido poliéster termo colante, igual ao que usei para fazer os vídeos desta serie.

Bom, mas qual a diferença?  O que são estes 2 processos? Vamos lá…

A resina é um produto químico que você mistura e aplica com uma pistola por exemplo, para que você tenha um acabamento mais interessantes/satisfatório, lembre-se que a pistola precisa de um compressor de ar e um espaço dedicado para aplicar este tratamento no chinelo para sublimação. Pouca quantidade pode ser inviável quando se coloca tudo isso na ponta do lápis.

Vale lembrar que em pouco tempo de uso o chinelo para sublimação resinado apresenta problemas de rachaduras e desbotamento, por isso algumas reclamações na internet. Há, tem também a questão tóxica, vou falar sobre ela daqui a pouco!

Outro fator é a dificuldade na aplicação da resina, se não bastasse existem vários tipos de borracha, cada uma aceita um tipo diferente de resina! No final das contas, resinar o chinelo deixa de ser viável para muita gente.

Vamos falar sobre o tecido, o tecido acaba sendo mais durável que a resina, as cores pelo menos vão ficar mais vivas por mais tempo, porém o tecido do chinelo pode sujar, isto é, se você não conhece uma película protetora, o tecido certamente vai sujar!!! É exatamente isso que vimos nos vídeos anteriores, por isso é importante que assista todos os vídeos na sequência…

Como eu disse antes, existem diversos tipos de borracha, na verdade a composição do chinelo pode variar muito por isso a importância de compreender suas diferenças, e neste vídeo vou falar sobre alguns desses materiais como o EVA! O Eva suporta relativamente bem a temperatura embora possa ser considerado um material de baixa qualidade e com baixa durabilidade quando se fala em chinelo para sublimação.

Ebook Portal Sublimatico

Outro material é a Borracha Microporosa, um material parecido com o que é usado nas Havaianas, um material com maior qualidade e que suporta temperaturas maiores sem grandes problemas.

Outro material é o SBR Composto que é utilizado na fabricação das famosas Havaianas, com grande resistência ao calor.

Por ultimo o PVC expandido, este material, para que fique mais claro, é utilizado em sandálias da marca Ipanema por exemplo, o PVC infelizmente acaba derretendo com a alta temperatura da prensa.

Para cada tipo de material existe uma resina diferente, algumas resinas são flexíveis e a estampa deixa muito a desejar, outras resinas onde a qualidade da estampa fica mais interessante, a resina não é flexível e racha…enfim, existem algumas complicações quando se fala de resina, além dessas existe a toxidade que comentei no começo do vídeos!

Chinelo para Sublimação #4 - Materiais e Considerações Finais

Imagine um tratamento no chinelo para sublimação que provoca alergia em crianças, imagine o que aconteceria se um cachorro comesse este chinelo, o que não é nada incomum, eles comem mesmo… Enfim resinas se mostram cada dia mais complicadas de se trabalhar, por isso muitos tem optado pelo chinelo com tecido, que aparentemente já possui uma complicação que é o próprio tecido.

Imagine a sujeira que vai ficar nas partes brancas do chinelo, este tecido seria algo complicado se não existisse uma película para impermeabilizar e dar uma cara bem mais profissional ao chinelo, com um boa película você deixa o tecido muito parecido com borracha.

Este tipo de chinelo para sublimação em tecido pode ser personalizado com transfer sublimatico, com transfer laser e até mesmo com o tranfer comum de camiseta, como os populares transfer da Brith, que se vende em papelarias.

Chinelo para Sublimação #4 - Materiais e Considerações Finais

Como você pode ver nos vídeos desta serie, colocar a tira no chinelo não é uma tarefa muito fácil, portanto, se pretende trabalhar com chinelos tenha uma ferramenta para colocar estas tiras. Lembre-se que aquecendo a sola antes da prensagem você evita que o chinelo deforme após a estampagem e que as prensas conhecidas como boca de jacaré podem dificultar um pouco a personalização de chinelos.

Eu gostaria de chamar a atenção sobre o Spray Adesivo. Ele é uma importante ferramenta de trabalho utilizada pelos profissionais da sublimação! Na verdade fica difícil de colocar o transfer em qualquer produto sem o spray. Tem gente inventando mil e umas com fita por exemplo, mas é só usar spray e pronto.

Eu tenho falado muito sobre este spray nos últimos anos tanto nos vídeos no Youtube, como nas aulas do Curso Online de Sublimação em Canecas e Curso Presencial de Sublimação. Se você ainda não conhece este spray, é só assistir os vídeos anteriores. Invista cada dia mais em informação e conhecimento e seja um profissional da sublimação.

Bom, para um profissional fica mais fácil compreender o uso da película no chinelo, esta película na verdade é um filme protetor para o chinelo estampado por sublimação, uma proteção extra que garante durabilidade, evita sujeira e dá um acabamento bem mais profissional. Talvez este seja um dos motivos que você não encontra outros vídeos neste Canal sobre Chinelo para Sublimaçao. Particularmente não gostava das soluções que eu encontrava no mercado, então eu esperei até encontrar algo para apresentar como solução.

É claro que tem muito mais pra se falar e se aprender sobre chinelos personalizados, eu acredito que estas informações vão colaborar e muito com o seu dia a dia de trabalho, por isso eu brigo pela profissionalização da Sublimação no Brasil, com informação e conhecimento alcançamos nosso objetivo!

Sucesso, um Grande Abraço e Até Mais!