Aprenda Agora a Estampar Produtos Sem Sair de Casa

Chinelo para Sublimação #3 – A Estampa Perfeita!

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimático. Neste terceiro vídeo da serie Chinelo para Sublimação você vai aprender como estampar o chinelo utilizando o processo de sublimação em chinelos com tecido sem resina e que você pode comprar pronto para estampagem.

No primeiro vídeo você aprendeu como criar o gabarito para chinelo, no segundo vídeo como criar a arte em 5 passos e agora você vai aprender passo a passo Como Estampar o Chinelo para Sublimação. Se você não assistiu os vídeos anteriores Clique nos Links abaixo para ver a série completa.

Chinelo para Sublimação #1 – Como montar o Seu Gabarito

 

Chinelo para Sublimação #2 – 5 Passos para Criar sua Arte

 

Me acompanhe ao longo desta série e aprenda tudo sobre chinelo para sublimação, desde o gabarito, criação de arte até a estampagem…

Agora que você já criou um gabarito perfeito, com a forma exata do chinelo que você trabalha e já aprendeu a criar uma arte em 5 passos, ou seja, BACKGROUND, que é o fundo da sua arte, a MOLDURA, a IMAGEM, o TEXTO e os DETALHES FINAIS DA ARTE. Vamos passar para a etapa seguinte que é a prensagem do chinelo, ou seja, a aplicação da estampa e para isso vou começar pela impressão.

Esta é a arte que vou estampar no  chinelo para sublimação e para enviar para impressão é interessante exportar em JPEG e imprimir diretamente pelo sistema operacional, neste caso a impressão será feita através do Windows. Estas são recomendações que passo em todos os Cursos do Portal Sublimático, seja ele presencial ou online. Exportando o arquivo você evita uma série de problemas comuns durante a configuração e evita também que estas configurações afetem negativamente todo o processo. Vamos conversar mais sobre impressão em outros vídeos, acompanhe.

Vou exportar a arte do chinelo para sublimação e na sequência abrir o arquivo. Agora vamos as configurações padrão. Sabendo da realidade de cada visitante do Portal, neste vídeo não vou falar sobre Perfil de Cores ICC e também não vou utilizar nesta série de vídeos sobre chinelo para sublimação o perfil ICC. Desta forma a configuração básica é apenas foto de alta qualidade e em tipo de papel, você deve escolher papel comum. Nada mais é alterado no drive da impressora e em um outro vídeo podemos conversar mais sobre configurações.

Se você gostou deste assunto e tem interesse em se profissionalizar e gostaria de saber um pouco mais sobre esta tal perfil de cores ICC, no e-book que eu criei você encontra estas e outras informações não apenas da impressora, mas também da prensa plana, sobre a prensa cilíndrica e muitas outras informações, dicas e macetes para quem deseja dar os primeiros passos rumo a profissionalização…

Ebook Portal Sublimatico

Com a arte impressa eu vou recortar para tirar o excesso de papel e gerenciar melhor a aplicação. É importante lembrar que em uma prensa jacaré o processo de personalização de chinelos é um pouco mais difícil do que em outros modelos, portanto uma atenção especial ao colocar o chinelo na prensa.

A prensa com abertura como boca de jacaré é uma prensa que trabalha desta forma por isso o nome popular boca de jacaré. Neste modelo não recomendo que prense 2 chinelos ao mesmo tempo. Ela também exige um cuidado na hora de posicionar o chinelo para sublimação na base.

Vamos regular a pressão, para isso vamos remover a base desta prensa e ajustar a pressão com a sola do chinelo voltada para cima. Eu vou centralizar o chinelo na prensa e vou colocar o chinelo na horizontal, para que a pressão possa ser regulada corretamente, evitando problemas na transferência da minha imagem e no resultado final do produto.

Uma dica legal é prensar a sola do chinelo primeiro, sem arte, apenas para aquecer a sola e evitar que o chinelo saia da prensa ondulado ou envergado…

Neste vídeo nós não vamos utilizar nenhum tipo de fita para prender o transfer no chinelo, eu vou ensinar a forma profissional de se trabalhar com sublimação, esta é a proposta do Portal Sublimático, portanto chega de amadorismo, utilize daqui pra frente um spray adesivo e evite a ressublimação, conhecida como fantasma, e aumente a qualidade do seu produto final e claro, dê mais produtividade, segurança e possibilidades ao seu dia a dia de trabalho. O Spray é apenas uma das diversas ferramentas que indicadas para os alunos do Portal e agora você também poderá utilizar em seu chinelo para sublimação e compreender a importância de se profissionalizar.

Vou aplicar o spray no papel transfer sublimático, uma 2 ou 3 borrifadas é o suficiente. Agora é só posicionar o chinelo para sublimação sobre o transfer e pronto, o adesivo temporário entra em ação, viu como é fácil e como isso pode mudar o seu dia a dia de trabalho. Graça a estas pequenas dicas e demais informações deste vídeo você poderá dar os primeiros passos como profissional, mas o que isso significa, simples, significa produzir mais e cada dia melhor, evitando problemas e criando novas possibilidades para gerar receita, ou se preferir, retorno financeiro.

Chinelo para Sublimação

Bom, agora que o par está pronto para ser prensado, ou colocar um de cada vez na prensa, para evitar qualquer problema na prensagem. Eu configurei a prensa para 200 graus e 30 segundos.

Pronto, agora que o par foi estampado, a dica final deste vídeo dá o acabamento perfeito ao chinelo para sublimação. Vamos aplicar uma película protetora, ela vai dar além de um acabamento incrível ao produto também uma proteção contra sujeira.

Eu vou aplicar esta película a 200 graus por 10 segundos e retirar a frio. No mercado existem outros tipos de películas, esta aqui é a que achei mais interessante no momento, pela facilidade, acabamento e durabilidade, sendo assim siga todas as orientações do seu fornecedor para a aplicação da película.

Chinelo para Sublimação

O chinelo ficou pronto! Agora é só colocar as tiras e apresentar o produto com sua etiqueta e embalagem, compreendendo que a apresentação do produto é tão importante quanto ele, e se pensa em se profissionalizar precisa entender muito bem o que isso significa, portanto, invista na apresentação deste e demais produtos da sua marca.

Acompanhe os demais vídeos publicados toda quarta-feira aqui no Portal Sublimático. Sucesso e até mais!