HomePortal RespondeEfeito Fantasma na Sublimação – Portal Responde

Efeito Fantasma na Sublimação – Portal Responde

Olá, meu nome é Nilton e este é o Portal Responde especialmente gravado para o Vlademir Vieira e vamos falar sobre o Efeito Fantasma na Sublimação

Portal Responde 25 como evitar resublimação ressublimação fantasma mancha

O Vlademir levantou uma questão extremamente importante neste artigo aqui do Portal Sublimático Transfer Sublimático: Ser ou não ser, eis a questão! Neste outro link você pode visualizar todos os outros vídeos do Portal Responde, clique aqui para acessar.

Ótima matéria, talvez você possa me ajudar.
Estou estampando camisetas com sublimação, assim q a prensa sobe para eu retirar a peça, o papel escorrega e mancha a peça, andei pesquisando e achei sobre uma fita adesiva, além essa fita, existe outra maneira de evitar esse “efeito fantasma”? Estou errando na temperatura e tempo?

A ressublimação ou efeito fantasma acontece quando o papel impresso por sublimação se movimenta na prensa, como o ambiente está todo quente, ao se mover ele cria este efeito fantasma, que é quando o tecido é estampado novamente com o resíduo do papel que se movimentou. Este efeito é reduzido ao se utilizar papéis para tecidos como os comercializados pela Havir, popularmente conhecidos como “papel de fundo azul” um nome perigoso visto que algumas empresas tingiram o fundo de seus papeis de azul, confundindo o consumidor. A Havir é uma empresa que atua na área desde 1949.

Como Estampar Camisetas

Além do papel correto para sublimação existe outra forma que deveria ser conhecida por todos que trabalham com sublimação, inclusive esta alternativa deveria ser vendida pela empresas que trabalham com sublimação, já que este é um dos maiores problemas hoje em dia. As empresas deveriam colaborar com seus clientes apresentando alternativas que sejam mais que inteligentes, as empresas brasileiras devem apresentar medidas profissionais diante de um problema tão frequente como este!

Esta é a proposta do Portal Sublimático, cutucar as empresas e aumentando a qualidade do processo no Brasil, facilitar o acesso a informação e profissionalizar o mercado, por isso o #orangeattack . As empresas que se preparem, 2015 será o ano da sublimação. No dia 22 de novembro completamos 100 alunos formados pelo Portal Sublimático através do Curso Básico de Sublimação para Iniciantes, estas 100 pessoas sabem muito bem como lidar com este mercado e representam perigo para empresas despreparadas! Conheça mas sobre este curso através deste link.

Eliminando o Efeito Fantasma com a Cola Spray Temporaria

spray sublimação ressublimação sprayway spray wayVocê pode utilizar um spray adesivo “não permanente” como os que a SprayWay e a 3M comercializam, basta aplicar no transfer sublimático seco antes da prensagem! Agora a pergunta: Por que as empresas não estão oferecendo esta simples  solução aos seus clientes que estão fazendo de tudo para evitar os fantasmas do dia a dia?  Mais uma vez a nítida falta de informação e a importância de canais como este para a troca de informações.

 

Hoje é possível notar uma considerável mundana positiva no mercado, ao longo de 2014 lutamos para estas mudanças e hoje o consumidor de sublimação já contempla um mercado muito mais interessante que em 2013. Esperamos que em 2015 estas mudanças aconteçam ainda mais rapidamente, sejam mais constantes e significativas! Participe nos comentários abaixo! Sucesso e até mais!

 

 

Últimos comentários
  • Olá Nilton do Portal,! Gostei muito do vídeo publicado.Falando de sombras na impressão. já aconteceu com migo também, e fiquei muito aborrecida. Então dei uma regulada na prensa e resolvi o problema. A prensa estava muito apertada. Agora vou usar essa dica do Portal do splay 3M ou splay Way pra não passar mais por essa situação. Muito obrigada

  • OLA BOM DIA VI O VIDEO E GOSTARIA DE DAR UMA DICA NÃO SEI SE ELA E CERTA MAIS AQUI GRAÇAS A DEUS TA DANDO CERTO COLOQUEI NA MINHA PRENSA UM ADESIVO DE TEFLON PARA PRENSA TÉRMICA MUITO BOM MESMO

    • Jackson,
      gostaria de saber onde encontrar esse adesivo de teflon e como você utiliza. Estou com problemas de sombreamento.

  • Olá Nilton,Boa Tarde..
    Dica muito boa, fio muito útil essa informação…

    Tirando este Spray. Tem outra forma de evitar a ressublimação?
    derrepente uma outra forma mais econômica kkkkkk

  • Nilton Parabéns!!!
    Mais um super vídeo pra ajudar a comunidade.
    Uma dúvida, os papeis da havir possuem esta “cola” que ajuda na fixação?
    Um muito obrigado, sucesso e até mais…

  • Dica Preciosa Nilton! Obrigado por nos ajudar a melhorar a qualidade do produto final.

  • meu nome é Saul e sou de Porto Alegre/RS tenho uma Epson F6070 e uma prensa Metalnox 1,50×1,00, gostaria de dar algumas dicas, a Epson tem um papel que dependendo do tipo de tecido como o dry fit, cetim, sedalina e outros o papel fica preso no tecido evitando esse tipo de problema, já na malha 100%poliéster chamada malha pp o papel não tem aderência neste tecido outro problema esta malha tem um encolhimento maior para solucionar este tipo de problema eu prenso o tecido antes e deixo a prensa decer mais lento para evitar o vacuo, já passei muito trabalho com outra impressora como a Epson 9700 que só me deu dor de cabeça, apesar do custo mais alto a F6070 solucionou todos os problemas que tive com a outra impressora

  • para chegar em dr sublimatico falta muito – nem aluno de pos-graduacao é – agora corrigiu né rsrsrs

  • vc realmente é um mané , eu nao vou dar mais consultoria gratis – nem paga rsrsrs e tem mais vi seu video agora , ridiculo, alias vc fala o milagre e nao fala o santo – sabe quantos tipos de adesivos tem no mercado da 3m em spray – e onde oncontra-los – entao informacao pela metade – mané mané mané rsrsrsr

  • Que maravilha, é ter alguém esclarecendo duvidas, de forma didática como você faz, estou tendo problemas na hora da sublimação, depois que retiro o papel transfer, fica alguns ricos, na imagem, ou texto, não é ressublimação e sim um risco como pontilhados que cruza o texto

  • Nossa que maravilha de vídeo!!!
    Eu já procurei por opções que me ajudassem quanto a isso, e as únicas opções que me deram foi uma fita meio alaranjada que dizem segurar a folha no produto para ele não andar, uma dessas fitas simplesmente fez eu perder toda uma peça porque a cola dela saiu no produto, deixando meu tecido cheio de marcas laranjas, e a outra fita não tem boa cola, ou seja, ela não prende o produto.
    Olhaaaa eu vivo comentando que tenho que aprender errando porque não existe nenhum lugar que ensina, com exceção de vocês.
    ADOREI

    • Olá Monica.
      Muito obrigado pelas considerações e por participar do nosso Portal Sublimático. Fique a vontade para trazer dúvidas, sugestões, criticas ou elogios que só agregam valor a todos nós profissionais do mercado de Sublimação Brasileiro.
      Sucesso e até mais!

  • Ola Galera!!! achei um spray muito bom na Inkmixx, não deixa resíduo ou cheio, muito bom mesmo.

    • Olá Silmara Aparecida.
      Muito obrigado pelas considerações. Fique a vontade para trazer dicas, sugestões, dúvidas ou criticas. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde. Muito boa dica, mas minha dificuldade é que não acho este produto em minha cidade nem mesmo o papel sublimático específico para tecidos, que nem na internet eu achei. Gostaria de saber onde posso conseguir comprar este tipo de spray, algum tipo de loja que trabalhe com ele ou lojas na internet que o vendem.

  • Gostei do vídeo, mas tenho uma dúvida, no meu caso por exemplo, eu imprimo uma imagem1 na camisa1, sai perfeito, depois vou fazer outra impressão de imagem2 na camisa2 e sai um efeito fantasma da imagem1 na camisa2, de vez em quando ocorre isso, principalmente quando a primeira imagem é chapada e a segunda só texto por exemplo, será que usando um teflon na chapa de cima resolveria? eu uso papel ofício comum, isso não ocorria quando tinha uma prensa tamanho A4 e quando comprei essa de tamanho A3 começou a ocorrer isso.

    • Olá Francisco.
      O papel ofício não é indicado para se trabalhar com sublimação por diversos motivos e um deles é a questão de não possuir o tratamento necessário para que o papel fique imóvel na prensagem. Não existe um padrão para explicar os problemas que ocorrem variando algum detalhe mas, o que indicamos são procedimentos testados em laboratório com produtos cujo os resultados foram satisfatórios e comprovados. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde Nilton,devo espirra o spray por todas a folha, mesmo em cima da imagem a ser sublimada? Ou só nas partes sem impressão? Parabéns pelo trabalho que desenvolve em seu Blog.

    • Olá Roberto Marangon.
      Pode borrifar por toda a folha mas, não muito. Apenas 3 borrifadas já é o suficiente mas, após a folha impressa ter curado a tinta e já estar bem sequinha. Sucesso e até mais!

  • Qual a melhor cola spray para usar com o papel sublimático?

    Parabéns pelo canal!!!!

  • Nilton, comprei o spray way, porém percebi que ao aplica-lo, a tinta que já estava seca no papel, fica um pouco molhada ao aplicar o spray e isto está interferindo na qualidade da imagem prensada. Quando deixo secar o spray, o mesmo vai perdendo sua aderência. O que fazer? como aplica-lo de forma eficiente sem prejudicar o resultado final?
    Obrigado.

    • Olá Altair.
      Apenas 3 borrifadas de leve sobre o papel já é suficiente para eliminar o efeito fantasma da estampa. Sucesso e até mais!

  • Olá, bom dia.
    Sofro desde sempre com esse problema e isso me pareceu a luz no fim do túnel. Mas gostaria de saber se esse adesivo spray reposicionável deixa algum resíduo de cola na camiseta pois quando uso fita crepe pra essa finalidade acaba deixando.

    • Olá Geraldo Gomes.
      O spray não deixa resíduo e quando for utilizar algum tipo de fita utilize a fita térmica especifica para este tipo de trabalho. Sucesso e até mais!

  • Outra dica é usar etiqueta de preço (aquela com a borda vermelha). Ela não adere no material e sai facilmente, não deixando o papel escorregar. Utilizo o papel da Metalnox, que dificilmente acontece esse tipo de problema.
    Mas gostei muito da dica do spray, pois mesmo colando com a etiqueta, o papel na fita cetim (estampa sendo preta), o papel escorrega, ocasionando o efeito “fantasma”.

  • Nilton parabéns!!!!
    O papel havir é mto bom pena que a empresa não dá atenção aos seus futuros clientes. tentei diversas vezes comprar o papel, através do site deles. pedi informações se eles tinham transportadora, se tinham algum representante na região onde moro (nordeste), se precisava fazer algum cadastro pra poder comprar, mas eles simplesmente ignoram. quem sabe na hora q aparecer um concorrente forte eles deem mais atenção, mas ai pode ser tarde.
    Abraços !!!!

  • Olá parabéns pelos vídeos e postagens tem ajudado muito,queria saber se vc tem alguma sugestão para o papel que forra a prensa,pois uso o kraft e o mesmo se eruga fácil fazendo aparecer frisos no tecido principalmente brancos.obrigado abraço.

      • Olá Nilton, Me ajuda!!
        Me indicaram limpar a folha de teflon com parafina, porém ainda fica sombra da imagem anterior e passa para a camisa seguinte. O que vc me indicaria para limpa-la.
        Obrigada!

  • olá nilton,primeiramente quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho que vc está fazendo. que vc continue crescendo cada vez mais cara. agora nilton, gostaria que vc me tirasse uma dúvida sobre a cola spray adesivo temporario 305 se eu posso usar ela na minha sublimaçao ?

  • tenho uma prensa e revesti a parte superior com uma folha de teflon minha sublimação não estava saindo com as cores 100% achei que era o teflon só que depois que retirei toda vez que prenso tenho que limpar a prensa prensando em um pedaço de malha pois ela fica resíduos da impressão e passa pra camiseta fazendo uma sombra. Pergunta … é bom recolocar a folha de TEFLON na parte superior?
    O Teflon altera na cor da sublimação ?
    Aguardo sua ajuda e desde já obrigada

  • Ola. Tenho uma duvida, sempre que estampo em camiseta branca, a imagem acaba saindo no verso da camiseta. Gasto muita folha de sulfite para coloca-la por dentro da camiseta. O que posso fazer nessa situação?

  • Olá! Parabéns pelo Portal! Pra mim não funcionou o adesivo spray da 3M. Na caneca ficou com muitos resíduos e não consegui tirar. Nas camisetas, a impressão ficou manchada.

  • Gostei do vídeo, mas tenho uma dúvida, no meu caso por exemplo, eu imprimo uma imagem1 na camisa1, sai perfeito, depois vou fazer outra impressão de imagem2 na camisa2 e sai um efeito fantasma da imagem1 na camisa2, de vez em quando ocorre isso, principalmente quando a primeira imagem é chapada e a segunda só texto por exemplo, estou usando um teflon em cima em baixo no meio uso papel sublimatico

    • Oi Jessica, tudo bem?

      Seu problema certamente é o papel que está usando que não possui um bom bloqueador para a tinta e durante a prensagem acaba passando do papel para a parte superior da sua prensa.

      Essa tinta acaba sujando a parte superior da prensa e passa para a segunda camiseta.

      Aconselho a trocar o papel sublimático que está utilizando. Grande Abraço!

  • Amigo estou começando a trabalhar com a sublimação, está acontecendo que quando faço uma impressão na camisa e quando vou fazer a seguinte está ficando sobra na segunda o que faço pra resolver?

    • Olá Isaias, tudo bem?

      Normalmente isso acontece quando não é utilizado papel sublimático ou um papel de baixa qualidade que permite que a tinta passe para o verso do papel.

      A tinta acaba sujando a parte superior da prensa que manchas as camisetas seguintes.

      A solução é utilizar um papel sublimático de maior qualidade e também proteger sua prensa com uma folha de teflon ou papel kraft.

      Grande Abraço!

  • Boa noite, estou com um problema na prensagem de camisetas e já tentei alterar pressão e temperatura e não resolve. Em algumas situações que não identifiquei porque não observei que tenha um padrão, aparece sublimação bem na direção de alguma das quatro bordas do papel sintomático e tenho observado antes da estampagem e não existe tinta nestes locais. Como é possível a tinta passar para as bordas do papel e não manchar entre estas e a imagem em si ?

    • Oi Mario, tudo bem?

      Se as marcas que está encontrando são riscos, elas são causadas pela tinta que algumas vezes acumula na lateral do papel.

      Por isso é importante refilar o papel após a impressão antes de estampa-lo.

      Você pode cortar entorno de 1mm nos quatro lados do papel.

      Grande Abraço!

      • Boa noite Marcelo, muito obrigado por reponder. Realmente observei que poderia ser isso e refilei algumas vezes, porém o que me intrigou foi essa tinta depositar-se nas bordas laterais e na frontal ( a primeira que sai da impressora) , pois elas teoricamente não encostam em local que possua resíduo de tinta, principalmente o lado oposto a almofada que retém o excesso da mesma; coisa que já acho mais provável na borda final onde normalmente ficam resíduos. Sua resposta foi esclarecedora pois a partir de agora refilarei as quatro laterais em todas as vezes que for estampar. Minha impressora é uma Epson l375.

  • Boa tarde Nilton,comprei o sprey da 3M, porem esta ficando “cola”nas camisetas e as de cor nem lavando não sai.Sabe me dizer o porque isso acontece?

  • Olá boa tarde! Estou com esse problema de efeito fantasma , no azulejo, principalmente nas cores escuras?
    O que pode ser e como fazer para acabar com isso.
    Já prendo com fita adesiva a mágica, mesmo assim está causando isso.
    Pode me ajudar? Aguardo retorno

    • Oi Raquel, tudo bem?

      Analise se as sombras são todas no mesmo sentido e uma outra questão é se você está utilizando uma manta de silicone ou não sobre o azulejo.

      Temos um artigo sobre Sublimação em Azulejos que pode te ajudar:

      Grande Abraço!

  • Boa noite!
    Depois de ver esse vídeo eu comprei um espray para evitar o efeito fantasma, mas não adiantou.
    Junto fixei com adesivo da 3m e um papel por cima, mas só piorou a situação. Agora minhas blusas estão quimando quando prenso. O que pode ser? Estou sem saber o que fazer! Preciso de ajuda!!

  • Spray*

    • queimando* Perdão pelos erros ortográficos, é o desespero! Rs

  • O que deu certo agora: usei somente o spray (com papel comum em cima) e em vez de 30 segundos deixei por 20. Funcionou!

  • Boa noite, pessoal.

    Entrei no mundo da sublimação a pouco tempo e estou com problemas de sombras, porém acredito ser resquícios da tinta que fica impregnada no teflon. Alguma sugestão para o problema?

    • Oi Elisa, tudo bem?

      É preciso analisar para que encontre a origem das manchas.

      Se o problema for o teflon é recomendado que troque o teflon para eliminar o problema.

      Grande Abraço!

deixe um comentário