Aprenda Agora a Estampar Produtos Sem Sair de Casa

Como criar uma loja virtual – Básico

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre comercio eletrônico, muitos de vocês já realizam venda pela internet sejam elas por alguma loja virtual ou até mesmo pelo Facebook, porém vejo muitas pessoas perguntando sobre qual a melhor loja virtual, se realmente é um sistema seguro, formas de pagamento, gerenciamento de pedidos entre muitas outras dúvidas.

Antes de entrarmos na parte prática da coisa vamos falar um pouco sobre o mercado brasileiro de e-commerce e algumas dicas.

E-commerce ou loja virtual é um termo que até alguns anos atrás causava espanto e simbolizava um investimento grandioso, hoje isso já pode ser considerado um grande mito, as empresas vem se especializando e implantando recursos cada dia mais profissionais e de baixo custo, é possível nos dias de hoje ter uma loja virtual com preços a partir de 19,90 ou até mesmo gratuitas, tudo vai depender do quanto quer gastar, que recursos operacionais pretende oferecer aos seus cliente, níveis de segurança entre outros inúmeros recursos presentes em diversas plataformas disponíveis no mercado.

iconeDevemos sempre levar em consideração que sua loja virtual será tão visitada quanto sua loja física, por isso precisamos ficar atentos a plataforma escolhida, pois assim como um loja física depende de instalações, segurança e equipamentos para poder oferecer um ambiente agradável e seguro. A sua loja virtual deve oferecer o mesmo,  porém com maior facilidade de compra e comodidade. Por isso, não restrinja recursos financeiros e nem operacionais quando o assunto for loja virtual, ela será seu ponto de venda 24horas por dia 7 dias por semana.

Hoje em dia com o crescimento do e-commerce o mercado passou a ser muito mais competitivo e os consumidores muito mais exigentes e com isso pequenos detalhes podem fazer toda diferença para melhorar as vendas e aumentar a lucratividade.

Dessa forma abuse nos detalhes, utilizem fotos de boa resolução e com um sistema de zoom ou ampliação dessas imagens (clique aqui e veja o artigo: 8 Dicas para ter fotos incríveis em sua loja virtual) e tudo para que o cliente possa ver os mínimos detalhes do produto.  Não economizem palavras quando o assunto é conteúdo, por isso gastem um tempo elaborando conteúdos, descrições e especificações o mais detalhado possível, assim seu cliente se sentira muito mais seguro na escolha do produto.

Saliento que é de extrema importância ter em sua loja o Google Analytics, com isso você poderá planejar todos os passos de sua empresa, podendo calcular e mensurar toda e qualquer atividade corresponde ao seu negocio.

GA_Home_Hero_01_dashboard

Um exemplo simples e muito importante é que com o Google Analytics é possível analisar também a sua taxa de rejeição, podendo apurar a fundo paginas com alto índice de rejeição por parte do consumidor, dessa forma você poderá analisar o que pode estar havendo de errado com aquela pagina e se for o caso melhorar a usabilidade, recursos, conteúdo ou imagens do produto.

Portanto é essencial que possuam acima de tudo uma ferramenta para analise detalhada da saúde do seu e-commerce. Hoje em dia é muito simples ter a sua online 24 horas por dia, 7 dias por semana, o comércio eletrônico ao longo dos anos conquistou uma fatia generosa do mercado, onde antigamente somente as grandes empresas tinha capital e profissionais para gerir e criar plataformas profissionais. Conseqüentemente com essa grande procura as empresas se especializaram, e hoje é possível encontrar boas empresas que oferecem lojas com um custo mensal atrativo e com recursos profissionais, entre elas estão: UOL HOST, LOCAWEB, ISET, LOJA2, Loja integrada (Que é modelo que vamos utilizar na pratica para esse vídeo) entre tantas outras excelentes empresas.

lojavirtual

Lógico cada sistema possui sua particularidade, seu preço e conseqüentemente limitações de recursos por plano contratado, por isso verifique bem os recursos oferecidos por cada uma e se for possível faça um cadastro e realize um teste em cada uma delas.

Pessoal, lembre-se que não basta ter um bom produto ou uma loja virtual, é preciso trabalhar o marketing, para isso utilizem o mídias sócias, Youtube, criem um sistema de afiliados e acima de tudo reserve uma parcela do seu investimento para anunciar no Google através do Adwords, só assim as pessoas poderão chegar até vocês, divulguem e trabalhem duro.

Bem essa foi uma explicação bem curta e rápida sobre o mercado e alguns recursos, vou tentando explicar mais ao longo da matéria prática no próximo vídeo.

Obrigado para quem gostou da uma curtida no video e se inscrevam no canal para ficar por dentro das próximas novidades.

Quem tiver alguma duvida ou quiser complementar alguma coisa do vídeo fique a vontade para deixar nos comentários.

itor Gustavo Faustino