HomeEmpreendedorismoVai Fundo em 2014! Seja Feliz!

Vai Fundo em 2014! Seja Feliz!

Este livro não vai mudar sua vida, não é mágico nem possui receitas mágicas para o seu negócio. Mais foi importante para o surgimento do Portal Sublimático.

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Pode ser que o conteúdo nem lhe interesse, nem é propriamente uma indicação de leitura que faço, caso leia, não espere nada que outros livros não tenham!

“Então porque você vive falando que este livro foi tão importante na sua vida Nilton?”

Ele mudou minha vida porque apareceu sobre a minha mesa no dia, hora e minuto exato para umas das decisões mais importantes da minha vida, na verdade, ele simplesmente me disse VAI FUNDO! O título já me fez levantar a cabeça (e a bunda da cadeira) e ir fundo! 

 

Junto com este livro um bilhete datado de 2010, mesmo ano do livro:

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Espero esta conversa até hoje! Mais li o livro em menos de 4 dias e na semana seguinte já estava a todo vapor (talvez por isso a tal “conversa” nunca tenha acontecido?…rs…) Nunca saberei, mais o fato é que MUDOU minha vida, e possui um papel importante no surgimento deste blog. Hoje estamos aqui conversando abertamente sobre este assunto: Sublimação e suas diretrizes paralelas e reunindo pessoas do Brasil inteiro com o mesmo propósito.

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Gary Vaynerchuk começou vendendo figurinhas quando criança. Adolescente foi trabalhar na loja de bebidas da família. Ingressou na universidade e nas horas e dias vagos ajudava na loja. Formado, convenceu a família a investir em marketing (tradicional) e aumentou as vendas. Até ai, nada de novo, muita gente faz isso no universo das pequenas empresas, sobretudo familiares. Mas o que fez ele de diferente? 

No livro, Gary Vaynerchuk conta sua história, “como chegou lá” e propõe seus conceitos. Gostaria que desde já fizesse uma retrospectiva e se prepara-se para 2014. Pense em seu negócio, pense em você ao ler o restante deste texto. Em um momento do livro ele diz:

“Se você está esperando o final do dia, o final de semana, o final do mês, pare de fazer o que está fazendo e faça o que você realmente gosta. Vai produzir mais, ser completo e feliz e produzir AINDA mais, e claro, vai ganhar mais!

De forma alguma estou propondo que seja irresponsável, pelo contrário, estou incitando que tome um postura responsável, que se posicione diante dos fatos e da sua vida e VÁ FUNDO! 

Percebendo que já possuía algum conhecimento em vinhos, Gary resolveu publicar um Vlog (videoblog) falando sobre o assunto que dominava. Fazendo comentários de novos rótulos, sugerindo presentes, combinações com pratos e tira-gostos, mas nunca fazendo propaganda. Hoje o site ‘Wine Library Tv’ é uma das mais visitadas referências sobre vinhos no mundo e Vaynerchuk é conhecido como o “Sommelier da Mídia Digital” ou o “Guru dos Vinhos do YouTube”.

Nas palavras do próprio Gary no livro:

“Eu fico online 5 dias por semana experimentando vinhos e fazendo resenhas sobre eles. Alguns são fantásticos, outros tem gosto de bosta de cavalo. Os fabricantes daqueles em que meto o malho gostam de mim? Provavelmente não. Eu ligo para isso? Nem um pouco. vendo alguns vinhos de que não gosto? Claro que sim, porque você pode discordar completamente de mim…”, “…tudo que faço no meu blog é ser eu mesmo e anunciar em alto e bom som minhas opiniões.”

  1. Paixão é Tudo – se VOCÊ é apaixonado por algo, provavelmente sabe muito do assunto e provavelmente tem algo relevante a compartilhar.
  2. Construa sua ‘Marca Pessoal’ sobre sua paixão. Dê um nome à sua marca.
  3. Conte Histórias – é uma das habilidades mais subestimadas nos negócios. As pessoas gostam de “comprar” histórias. Não venda produtos ou serviços, venda “histórias” com as quais as pessoas se identifiquem e… comprem.
  4. Seja você mesmo. Não tente ser um Ator. Não imite os outros. “Acredite no seu paladar” (se é para falar de vinhos). Se você for bom mesmo, as pessoas vão ouvi-lo, segui-lo, replicá-lo.
  5. Conheça seu Assunto. Esteja pronto para interagir. As pessoas gostam de debater e questionar.
  6. Busque seu assunto nas Redes Sociais. Veja o que as pessoas estão falando. Interaja se tiver algo relevante a adicionar.
  7. Meça e compare seu conteúdo. Mas ouça mais “seu coração” que as estatísticas.

Se você chegou até aqui, e leu o texto todo, acredito que queira de fato algo mais para sua vida. Desculpe decepcioná-lo, mais tudo que escrevo aqui é extremamente simples e não é novidade para você, nem para ninguém! Quem trará a novidade será você, quando retornar um dia para este texto e compartilhar sua experiência com os demais!

O simples é a evolução do que um dia foi complicado!

Uma passagem que vale relatar que exemplifica todo o conceito:

Certa vez um cliente que comprou vinhos online da loja de Gary ligou reclamando que vieram garrafas erradas, não as que tinha comprado. Apurado o fato, ao invés de punir o funcionário que por engano remeteu o produto errado, ou mesmo buscar desculpas, sabendo que o cliente precisava das garrafas (poucas!) para um evento especial, Gary pegou as garrafas certas de seu estoque e, sabendo que por entrega regular não chegariam a tempo ao cliente insatisfeito, dirigiu pessoalmente 3 horas debaixo de forte neve para estar na porta do cliente o mais rápido possível. Entregou a mercadoria, não recolheu as garrafas “erradas” e mesmo identificando-se como proprietário do negócio, ouviu atentamente a longa queixa do cliente. Dirigiu outras tantas horas para retornar ao seu trabalho “normal”. Ele não tem certeza se o cliente voltou a comprar a despeito do especial tratamento, mas afirmou: “Não fiz isso pelo cliente em especial. Fiz pela minha Equipe. Foi a melhor forma que encontrei para explicar-lhes o que entendo por ‘atenção ao cliente’ “. Certamente a Equipe passou a prestar mais atenção, no mínimo na conferência da mercadoria antes de remetê-la.

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