HomeReviewsTinta Sublimatica Cromajet – Review Tintas Fremplast

Tinta Sublimatica Cromajet – Review Tintas Fremplast

tinta sublimatica

tinta sublimatica

Tinta Sublimática Cromajet da Fremplast

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimático, em 2014 eu recebi diversas amostras de produtos e suprimentos e neste ano é possível gravar vídeos apresentando cada um desses itens em forma de review e agora vamos falar sobre tinta sublimatica.

A ideia do review e a proposta do Portal é testar tinta sublimatica, papel sublimatico, prensas termicas e compartilhar os resultados para a comunidade, vou tentar ser o mais imparcial possível para que vocês possam tirar suas próprias conclusões, estarei a disposição nos comentários deste artigo para dar continuidade a esta conversa…

 Neste vídeo review eu vou compartilhar os resultados dos testes que fiz com a tinta sublimática Cromajet da Fremplast.

Eu recebi frascos de 1 litro da tinta sublimatica da Fremplast, no ano passado tive o prazer de conversar diretamente com o Ivan Teles, coordenador de marketing da Fremplast, neste contato embora tenha comentado que não precisa enviar mais do que 100ml ele insistiu e me enviou 1 litro de cada cor da tinta sublimatica Cromajet. Aproveito para agradecer a empresa que gentilmente nos enviou esta tinta para o review.

Adianto que os resultados finais em relação à colorização foram positivos, e decidi utilizar a tinta sublimatica durante os Cursos e Treinamentos do Portal para continuar os testes em relação a fluidez, desta forma, posso ter uma experiência mais próxima de um consumidor no dia a dia e portanto obter ainda mais informações sobre a tinta sublimatica ao longo do tempo. Por isso fique a vontade através dos comentários logo abaixo e me cobre informações no futuro, terei um laudo mais completo do que o atual!

Eu achei a embalagem muito interessante, diferente de outras ela não é transparente, o que é muito benéfico para a tinta sublimatica. Seria ainda melhor se a embalagens fosse totalmente branca, abrigando a tinta totalmente da luz.

O rótulo traz informações importantes para o consumidor e não deixa passar nada, desde o lote até a data de validade da tinta sublimatica. Um rótulo pode dizer muito sobre uma empresa.

Eu utilizo cartuchos recarregáveis no laboratório para facilitar este tipo de trabalho, que é testar a tinta sublimatica. A diferença entre ele e um bulk ink é que o bulk ink é um sistemas de recarga contínua e os cartuchos acabam gerando muitas sujeira e trabalho para serem utilizados no dia a dia, tem algumas vantagens mas com os modelos da Epson com tanque de tinta original de fábrica como a impressora L210 ou Epson L355, este tipo de cartucho torna-se obsoleto. Como vou trabalhar com um modelo antigo, a Epson T33, vou utilizar estes cartuchos para testar esta tinta sublimatica e outras ao longo do ano, acompanhe as novidades.

Lembre-se que neste vídeo o foco é o teste da tinta sublimatica e não a utilização de cartuchos recarregáveis, por isso alguns passos como a limpeza da cabeça de impressão com tinta original e outros procedimentos não fazem parte deste vídeo, estas cenas ilustram apenas parte do processo para mostrar um pouco sobre ele e um pouco do meu dia a dia de trabalho.

O foco da empresa é o usuário de grandes formatos, ou seja, tinta sublimatica para plotter, aquelas impressoras grandes a partir de 60, 1,10 metros de boca e não o pequeno formato, desta forma dificilmente encontrará embalagens com menos de 1 litro e perfil de cores para impressoras A4 ou A3

Sendo assim, neste teste não foi utilizado nenhum perfil de cores, o arquivo foi impresso diretamente do software e a impressora foi configurada apenas para foto de alta qualidade e em tipo de papel, foi utilizado papel comum.

Ebook Portal Sublimatico

Clique Aqui e Faça o Donwload do Teste de Impressão do Portal Sublimático

Eu disponibilizei o arquivo com o teste de cores deste vídeo no final do artigo e você pode fazer o download deste arquivo e imprimir na sua impressora sublimatica desta forma podemos compartilhar alguns destes resultados já que teremos algum padrão para falar sobre cores, é claro que mesmo assim é muito complicado, já que pode variar de software para software, de impressora para impressora e por ai vai, porém já é um passo para conversarmos com alguma referencia.

Podemos conversar mais sobre alguns procedimentos antes da impressão e após a impressão, tenho lutado nos últimos 2 anos pela profissionalização do mercado e não tem como fugir de algumas ferramentas de trabalho e um método para que possamos ter algum padrão. O desumidificador é um exemplo de ferramenta importante para retirar a umidade do papel antes da impressão.

Eu utilizei um tecido 100% poliéster conhecido como Oxford, é um tecido com uma gramatura interessante e que vai me ajudar neste e em outros testes, sempre utilizarei o mesmo tecido. A minha prensa termica foi configurada para 200 graus e 40 segundos.

Bom, agora vamos ver com mais detalhes os materiais estampados, em um segundo momento conversarmos sobre papeis, como eu disse o foco do vídeo é apenas a tinta sublimatica, não vamos avaliar o papel em si, bloqueador, gramatura, tipos e tratamentos, taxa de transferência e por ai vai…

Eu também compartilhei abaixo, além de mais detalhes sobre a empresa, algumas fotos destas estampas para que você possa avaliar melhor as cores e com a luz que tenho aqui, poderá no vídeo ter apenas uma breve ideia de como as estampas estão.

Aqui eu tenho vetores tanto em RGB quanto em CMYK, tenho cores intensas bem interessantes, como o preto e o vermelho, cores bem complicadas na sublimação no pequeno formato, principalmente sem perfil de cores, o que atrapalha a reprodução de tons/meio tons como o cinza que ficou levemente puxado para azul, bem levemente puxado o que ainda é bem menos do que tenho visto constantemente no mercado. Lembre-se que não foi utilizado nenhum perfil de cores nestas impressões, portanto posso dizer que o resultado é satisfatório. As demais cores estão bem interessantes, mas espero que compartilhe e deixe observações nos comentários, fique totalmente a vontade.

Esta outra estampa, diferente da anterior com vetores eu tenho uma imagem, uma nuance bem legal nos cabelos e tons de pele, na verdade tenho praticamente 4 tons de pele aqui, a menina de cabelo azul é a mais branquinha, o menino de camiseta verde é meio amarelado e o pai de camiseta laranja tem a pele avermelhada. O contraste está bem bacana e as transições das cores também.

Este teste conforme eu comentei antes, não poderia ser encerrado aqui, eu vou continuar utilizando esta tinta sublimatica no dia a dia para que possa avaliar melhor o seu desempenho e assim compartilhar ainda mais informações sobre ela com meus amigos e profissionais da sublimação. Fique a vontade para comentar logo abaixo e se inscrever no canal se estiver vendo este vídeo pelo Youtube e curtir a Fanpage do Portal caso esteja acessando via Facebook. Caso esteja acessando através do próprio Portal, se inscreva na newsletter para receber informações do seu interesse. Sucesso, um grande abraço e até mais!

Teste Tinta Sublimatica 01.:

tinta-sublimatica-01

Teste Tinta Sublimatica 02.:

tinta-sublimatica-02

Teste Tinta Sublimatica 03.:

tinta-sublimatica-03

Saiba mais sobre a Fremplast – Tintas Serigráficas e Digitais

Fundada em 1976 com capital 100% nacional e estrutura familiar, a Fremplast orgulha-se de ser uma empresa de grande porte especializada na fabricação e distribuição de Tintas, Vernizes, Equipamentos e Insumos para Linha Gráfica, Serigráfica e Digital.

Instalada em Guarulhos – SP com sede própria de aproximadamente 8.000 m² de area construída a Fremplast é considerada um referencial em Inovações e Tecnologia para o mercadoTêxtil. Seus produtos estão presentes em dezenas de segmentos abrangendo todo o mercado Brasileiro e America Latina.

Os produtos Fremplast são fabricados com a mais alta tecnologia industrial passando por um rigoroso controle interno em laboratórios com equipamentos de última geração, temos um sistema de qualidade auditado pela SGS do qual fomos certificados na Norma ISO 9001:2008 garantindo assim maior segurança e credibilidade aos nossos clientes.

Nosso parque industrial é marca registrada de uma empresa preocupada com a sustentabilidade e meio ambiente, possuímos uma estação de tratamento de efluentes e um moderno processo de separação e descarte dos resíduos industriais provenientes das embalagens a base de papel recebidos com os insumos e materiais utilizados na fabricação de nossos produtos.

A Fremplast é uma marca do Grupo FS Guarú Industria de Tintas Serigráficas Ltda.

POLÍTICA DA QUALIDADE (certificado em anexo)

A FREMPLAST, buscando a total excelência tem como politica fornecer tintas serigráficas de alta Qualidade, visando atender as necessidades do mercado e a satisfação dos clientes por meio das seguintes ações:

  • Manter relacionamento com fornecedores qualificados e que apresentem desempenho satisfatório, quanto ao fornecimento de produtos e serviços.
  • Capacitar nossa equipe de profissionais, a fim de obter resultados de desempenho satisfatórios.
  • Manter um clima organizacional que gere satisfação e motivação dos nossos colaboradores.
  • Melhorar continuamente nossos processos e produtos, a fim de prevenir a ocorrência de produtos não conforme.
  • Manter compromisso com a sustentabilidade.

Através das ações acima sendo realizadas diariamente, temos como resultado a conquista do Certificado NBR ISO 9001:2008.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Para a Fremplast ser responsável é promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental, pensando sempre no bem estar de todos à sua volta e nas gerações futuras.

Desenvolvimento econômico:
A otimização dos recursos é o ponto de partida para a sustentabilidade da Fremplast. A partir daí geramos benefícios econômicos para empresa que são convertidos em desenvolvimento social e ambiental.

Desenvolvimento social:
O desenvolvimento social inicia-se dentro da empresa, aonde damos atenção especial à prática desportiva estimulando a participação de todos nos eventos e campeonatos de esporte, além de patrocinar o time formado apenas por colaboradores.
Para redução de estresse e promoção do bem estar durante o trabalho, todos os anos realizamos palestras com profissionais da área da saúde e segurança, além da contratação de massoterapeutas exclusivos para atender a todos da empresa.
Os filhos dos colaboradores também são beneficiados em diversos momentos durante ano, como no recebimento de brinquedos no Dia das Crianças.
Para o desenvolvimento social fora da empresa, promovemos um trabalho em prol da comunidade através de doações para instituições especializadas nos cuidados de crianças e idosos.

Desenvolvimento Ambiental:
Com comprometimento ao Meio Ambiente, a Fremplast tem no seu dia a dia como base o conceito de sustentabilidade.
Assim como os produtos, os resíduos gerados no processo produtivo recebem atenção especial e são destinados seguindo os padrões estabelecidos pela legislação ambiental.
A Fremplast possui uma eficiente estação que realiza o tratamento de todo o efluente doméstico e industrial gerado na empresa, garantindo à qualidade da água que é devolvida a natureza. Além disso, investimos na modernização da planta industrial da nossa empresa trazendo inúmeros ganhos para o meio-ambiente, como a reutilização da água após o seu tratamento, evitando assim o desperdício desde recurso valioso.

MISSÃO, VISÃO E VALORES


MISSÃO:
Viabilizar os sonhos de nossos clientes internos e externos, com responsabilidade, criatividade e comprometimento de forma ética, garantindo a satisfação das necessidades com excelência, através da Qualidade diferenciada de nossos produtos e serviços.


VISÃO:
Ser uma empresa geradora de tendências, cuja marca seja líder no mercado serigráfico mundial em inovação e qualidade, visando à total satisfação dos seus clientes. Levando em consideração os princípios éticos e respeito ao meio ambiente.


VALORES:

  • INOVAÇÃO
  • CRIATIVIDADE
  • HONESTIDADE
  • TRANSPARÊNCIA
  • SUSTENTABILIDADE

tinta-sublimatica-04

Teste de Impressão para Tinta Sublimatica (Clique no link para fazer o download da Imagem)

teste de impressão do portal sublimatico

 

Últimos comentários
  • Estava meio receioso. Comprar essa tinta! Mas estou vendo que o pessoal que usa esta tudo bem!! O maior medo é o entupimento de cabeca! O resto se resolve numa boa!! Tenho acesso facil a essa tinta!! Aqui na regiao CARUARU-PE vou usar na minha L210

  • Alguém, já testou as tintas sublimatica da Aupicor?

  • Olá nilton,
    Uso CromaJet há 3 anos, sempre usei na T1110, porém a impressora já esta bem no fim, comprei uma L1300 e estou tendo muita dor de cabeça com as cores. Em contato com a Fremplast eles me disseram não ter nenhum perfil de cor para essa impressora. Fiquei um pouco frustado, pois tenho 4 litros de tinta praticamente novos e não consigo utiliza-los. Se tiver uma luz para mim… rsrsrs

  • boa noite tenho uma plotter sublimatica e uso a tinta fremplast porem estou tendo dificuldades de conseguir o perfil para usa no wasatch alguma posição de como conseguir?

    • Olá Rusilmar.
      Neste caso o fornecedor Fremplast é o responsável por fornecer o perfil correto pois, eles são os responsáveis pela homologação tinta x equipamento x papel. Entre em contato com eles e solicite este suporte especializado para otimizar suas impressões. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde,
    Gostaria de saber se essa tinta cromajet serve para a impressora Epson l355 e se a consigo estampar sandálias havaianas.

    • Olá Leonardo.
      O melhor a fazer é consultar o fornecedor Fremplast para saber qual a “versão” da tinta Cromajet é compatível com o seu equipamento. Para estampar sandálias havainas originais é necessário um tratamento com resina a base de poliéster para que tenha aderência a tinta sublimática. O ideal é procurar sandálias no mercado já preparadas para esta finalidade, evitando assim riscos com aplicação de resinas não apropriadas. Segue o link da nossa Lista de Fornecedores para que lhe ajude na pesquisa de um fornecedor que melhor lhe atenda na sua região ou o mais próximo possível. Sucesso e até mais!

  • acabou a minha tinta onde comprar

  • Boa noite,
    tenho uma epson L355, e estou tendo alguns problemas com ela..
    quando vou subliminar a imagem para o tecido, ela fica em amarelo e nao passa as cores extas, voce sabe o que ta acontecendo?

    • Olá Roger.
      Para se obter cores vibrantes e fieis é necessário checar a procedência e suporte que o fabricante pode lhe oferecer, bem como as demais configurações e ajustes para que o resultado seja satisfatório.
      Em alguns casos apenas uma configuração correta já resolve boa parte dos problemas. Veja com o seu fornecedor da tinta sobre isto. Sucesso e até mais!

  • Posso sublimar garrafas de vidro? Preciso passar algo nelas antes ou não?

    • Olá Dulcirlei Acioli.
      Todos os produtos para sublimação são tratados com uma resina a base poliéster por industrias chinesas. A unica exceção a esta “regra” são os tecidos. Sucesso e até mais!

  • sua informações nilton é muito relevantes
    agora sobre o produto, tem toda uma estrutura desse produto da freemplast, agora infelismente agente não encontra com facilidade
    nem em sites nem em lojas fisica, acho que voce tem que divulgar produtos que esteja ao alcançe do cliente, que infelismente fica inviavel fazer uma divulgação dessa, e agente não encotra com facilidade, cade os sites de vendas, cade as lojas que não tem?
    não se encontra, parece que é para minoria esses produto da freemplast, outros produtos para sublimação encotramos com grande facilidade em lojas fisicas e online

  • gostei muito

  • Olá Nilton, sou de Roraima e estou entrando nesse mundo de sublimação. Tenho uma impressora Oki 331, e gostaria de uma ajuda sua arrespeito dela. Por exemplo recarregar tinta, quem tenha.
    Desde já agradeço
    participei do seu curso online de sublimação de canecas.
    Boa Vista Roraima.

    • Olá Anselmo Torres.
      Muito obrigado pela sua participação e questionamento aqui no Portal Sublimático pois, sua dúvida pode ser a mesma de milhares de outros profissionais iniciantes no ramo de sublimação no Brasil.
      Sobre a impressora OKI331 trata-se de uma impressora a laser e não para sublimação. Sua recarga é feita através da troca dos tornes de tinta e estes devem ser originais para garantir a qualidade da impressão laser e suas finalidades. Sucesso e até mais!

  • Amigo gostei do resultado das imagens, bom trabalho apenas com papel a4 não sei se compensa trabalhar com esse tinta como você bem explicou, sim também gostaria de saber o valor. Obrigado e parabéns pelo o trabalha do blog sempre muito prestativo.

    • Olá Walison.
      Muito obrigado pelas considerações. Sobre preços, detalhes de compra e venda é necessário falar diretamente com a Fremplast. Sucesso e até mais!

  • Utilizo as tintas cromajet há 3 anos e realmente é fantástica! Recomento a todos!

    • Olá Ricardo Nunes.
      Fique a vontade para compartilhar seus resultados com nossos amigos leitores do Portal Sublimático. Sucesso e até mais!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: