HomeSublimaçãoTecido PET para Sublimação uma idéia ecologicamente correta e economicamente interessante

Tecido PET para Sublimação uma idéia ecologicamente correta e economicamente interessante

tecido pet para sublimação

tecido pet para sublimação

O tecido

Poucos sabem, mas duas garrafas de dois litros de PET reciclado são suficientes para produzir uma camiseta – quatro dão para uma calça comprida. Atenta ao nicho de mercado dos consumidores ecologicamente corretos e também às propriedades do fio de poliéster produzido a partir dessas embalagens, a Hering tem um grupo de produtos de malhas composto por PET reciclado. Outras marcas como Osklen, Brookfield e a Mizuno também se renderam ao toque incrível dessa fibra.

abipet_ganha_nova_identidade_visualEssas empresas são apenas alguns exemplos do farto uso do PET reciclado pela indústria têxtil, que absorve 50% do total desse material produzido no Brasil. Ocorre que o fio de poliéster, que geralmente é associado ao algodão, confere algumas valiosas propriedades ao tecido. Por exemplo, estabilidade dimensional, que impede que o tecido encolha ou entorte, solidez na cor, resistência e durabilidade com mais qualidade durante muito tempo. “Essa mistura é sempre benéfica”, resume o presidente da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), Auri Marçon.

De acordo com Marçon, o uso desse tipo de poliéster diminui a gramatura do tecido, porque o fio fica mais fino, tornando-o mais desencorpado. O resultado é um tecido mais suave, mais leve. É só comparar um terno de microfibra atual e um de linho, usado no passado, que deixava o usuário totalmente amassado, quase mastigado, compara.

processo

Ideal para pijamas, pois evita que o tecido amasse, e na moda íntima, o PET reciclado está chegando ao universo masculino. A D’Uomo, uma das maiores fabricantes de cuecas brasileira, está lançando um modelo feito com poliéster originário de garrafas PET recicladas.
Mas, embora o mercado têxtil esteja quase maduro, o uso do PET reciclado começou no corporativo – os uniformes profissionais já usam o PET reciclado há anos –depois no institucional, com as camisetas promocionais, até chegar ao consumidor final.

“Algumas grandes marcas lançam coleções periódicas com o produto. No entanto, embora desde 2001 o PET reciclado venha sendo utilizado por grifes, só em 2007 isso começou a ser anunciado oficialmente em desfiles”, relata Marçon.

As aplicações do PET reciclado no mundo fashion não se resumem ao vestuário. A indústria de calçados também é sua grande consumidora. A maioria dos tênis e sapatos traz em sua estrutura uma espécie de tela, um não-tecido, no qual se espalma o produto. Integrando a maioria dos lançamentos sustentáveis da última Francal, realizada em julho, o PET reciclado foi o destaque de um tênis totalmente 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) da Via Uno, que tinha 35% de sua composição total formada por esse poliéster.

A história

A resina PET – Poli (Tereftalato de Etileno) – é um poliéster e foi desenvolvida por químicos ingleses no final da Segunda Guerra Mundial, para a produção de fibras têxteis, que tiveram grande expansão na década de 60. A partir dos anos 70 posiciona-se como matéria-prima alternativa para ser usada em mistura com algodão. Nesse período, passa por modificações em sua estrutura química, que permitiram sua transformação em garrafa. A partir do final da década de 90, a garrafa de PET, que é descartada, transforma-se novamente em fibra, essa fibra, quando misturada com algodão torna-se um tecido, destino inicial da resina, quando descoberta.

{FCC73613-3BEE-431A-A2F7-62380C3A11F1}_lonatex_logo1

A empresa

Lonatex Têxtil é uma empresa têxtil ecológica, que fabrica e comercializa Tecidos de Pet Reciclado de alta qualidade, com laudo de certificação de composição, para utilização na fabricação de Sacolas Ecológicas, Ecobags, Bolsas, Banners, Aventais, Acessórios dentre outros. O Tecido Pet Reciclado é largamente utilizado nas impressões por sublimação, podendo também receber impressões por serigrafia, prensa térmica e impressora digital.

A Lonatex Têxtil é a divisão ecológica de uma tradicional indústria têxtil mineira, fundada em 1913. Temos como missão atender de forma objetiva a necessidade de nossos clientes por produtos ecologicamente corretos, garantindo qualidade e principalmente confiabilidade. É considerada uma das maiores empresas nacionais de tecidos ecologicamente corretos, sendo o Tecido Pet Reciclado reconhecido como o melhor do mercado na avaliação de seus clientes.

Nossa divisão comercial e logística está localizada na cidade de Itajubá – MG, com entregas programadas em menos de 24 horas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte e cobertura de atendimento em todo o território nacional e Mercosul.

 

O produto

tecido-pet-recicladoTecido PET Reciclado – Ref.: 850

Costurado 22 fios/pol. – Alta Resistência – Alto Brilho
Largura: 1,45m
Composição: 100% Garrafa PET Reciclada
Gramatura: 130 g/m2

Esse Tecido é 100% SUBLIMÁVEL, Podendo receber impressão por Sublimação, serigrafia, prensa térmica ou Impressão Digital. Rolos com 100 metros

 

 

tecido-pet-reciclado-sTecido PET Reciclado – Ref.: 880

Costurado 22 fios/pol. – Alta Resistência
Largura: 1,42m
Composição: 100% Garrafa PET Reciclada
Gramatura: 190 g/m2

Esse Tecido é 100% SUBLIMÁVEL – Poderá receber impressão por Sublimação, serigrafia, silk ou Impressão Digital.

 

 

nilton-01

Últimos comentários
  • Busco fornecedor para camisetas em tecido ecologico e sublimação.

    Att,

    Vitor Barbosa
    (19) 9 83552018

  • Boa Tarde essas duas empresas citadas acima não deve mais existir pois tanto por email quanto por telefone não respondem ou não existe

  • bom dia, estou adorando seus artigos, tem me ajudado muito, estou querendo fazer algumas roupas com malha pet, mas estou com dificuldade de achar para comprar esse tecido misturado com algodao, voce pode me indicar algum lugar?

  • Olá, bom dia!!!
    Meu nome é Carolina e estou pesquisando propostas para voltar ao mercado de empreendedorismo e vejo este caminho de camisetas reciclaveís super viável para meu negocio. Poderiam me mandar mais informações referente aos tecidos ? Formas de vendas, tamanhos, cores, etc.

  • ENVIE FAVOR tudo sobre tecido e produtos pet ongmdc@bol.com.br

  • bom dia presiso de tesidos pet, podem se comunicar comigo?

  • ola tudo bem ,tem como me passar alguns fornecedores de tecido peti

  • Olá, procuro fornecedores que façam sublimação por metro corrido em tecido pet. Alguma indicação?

  • Bom dia estou trabalhando com sublimação, as sacolas de pet, são resistentes: qual o tamanho ideal seria para por exemplo para colocar ração, tipo meio kilo

  • Bom dia Vocês ai tem o a folha do material Pet como tem o Pvc ou uma bobina com o mesmo diâmetro das garrafas Pet

  • bom dia,gostaria de saber se existe algum material impermeável para sublimação

    • Oi Larissa, tudo bem?

      Não conheço nenhum material que seja impermeável e que possa ser sublimado mas acredito que seja importante fazer alguns testes com tecidos com poliéster em sua composição.

      Lembrando sempre que para fazer testes é recomendado proteger com uma folha de teflon tanto a parte superior da prensa quando a inferior.

      Grande Abraço!

  • Onde consigo comprar tecido pet em mg, de preferencia

  • Boa tarde.
    Gostaria de fazer o meu enxoval em tecido ecológico.
    Onde consigo contato fabricantes de tecido para cama mesa e banho.?
    Muito obrigada

  • Olá! Primeiramente gostaria de agradecer por compartilharem informações úteis e de qualidade. Gostaria de saber se resinar a área a ser sublimada em camisetas pet poderia melhorar a qualidade da imagem, caso esta seja uma foto, por exemplo. Ou se existe algum processo com a mesma função. Agradeço desde já.

    • Oi Fernanda, tudo bem?

      Todo o produto que é aplicado sobre o tecido vai diminuir a durabilidade da estampa.

      Quando a sublimação é direta no tecido ela tinge as fibras do tecido e por isso a estampa dura o tempo que durar o tecido.

      Pesquise sobre outros tipos de tecidos PET pois certamente você vai encontrar um tipo que te trará os resultados que espera.

      Grande Abraço!

      • Obrigada Marcelo! A dúvida surgiu quando vi anúncios de substâncias em spray que tem a função de resinar camisetas em algodão no intuito de prepara-la para o processo de sublimação. Abraço.

  • Boa noite Nilton! Gostaria de saber como faço para comprar os tecidos e onde posso ver os valores ? Trabalho com moda, e preciso de tecido plano e malha com bom caimento para sublimação. Obrigada

  • Bom dia Nilton. Gostaria de saber se o tecido 100% PET seria impermeável e respirável?

  • Ola, meu nome é Mariana e estou querendo lançar uma marca de camisetas com tecido PET de qualidade. Qual tecido indicaria e como consigo saber o preço do rolo?

  • Boa tarde eu quero comrar a malha pet onde eu consigo? nos lugares citados aqui na reportagem, só tem tecido para bolsas eu quero para camisetas.

    Obrigada

  • Olá, sou estudante da escola Técnica de Ribeirão Pires (ETEC) e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso, e ” minha empresa” sera uma confecção e estamparia de camisetas feitas a partir do tecido reciclado pet, porém estou com uma duvida. Gostaria de saber se para confeccionar uma camiseta o tecido 100% pet é bom, ou seria melhor o misturado (50% pet, 50% algodão), se for possível me esclareça essa duvida por favor, desde já obrigada!

    • Olá Natália Pezzo Terra.
      Realmente, a mistura neste caso daria um toque mais suave a camiseta pois, o fio pet é mais rígido e não funcional. Espero ter lhe ajudado. Sucesso e até mais!

  • Existe uma outra empresa que também fornece tecido ecológico pet para trabalhar com sublimação http://www.fibrapet.com.br abs a tds.

  • Gostaria de saber onde posso encontrar fornecedores da malha pet para fazer roupas?

  • Fornecedor aqui em belo horizonte ! conhece algum para metro linear?

  • Estou buscando um fornecedor de tecido com fios pet e sublimático para camisas, você conhece algum, estou buscando só acho com composição de algodão! obrigado – Rafael

  • Boa tarde! Personalizo chinelos, e gostaria de saber a gramatura do Tecido Pet que devo comprar para fazer a sublimação no chinelo.

    desde já Obrigado!

      • BOA NOITE MEU NOME É ELIANE EU COMECEI A TRABALHAR COM SUBLIMAÇÃO, TEMOS MUITAS DÚVIDAS A RESPEITO, NÃO ME DEDICO 100% ESTOU APENAS ESTAMPANDO CHINELOS, MAS ESTE ANO CONHECI UM RAPAZ QUE TRABALHA COM CAMISETAS ECOLÓGICAS, ENFIM PROPUS UMA PARCERIA, GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL FAZER SUBLIMAÇÃO COM 50% PET E 50% ALGODÃO?

  • Essa malha aceita bem estampas por sublimação?? gostaria de adquirir algumas peças para fazer testes, porem, é dificil encontrar empresas que vendem no varejo, pode me indicar alguma?
    att!

      • Boa tarde
        Estou a 1 semana tentando entrar em contato com a empresa de São Pailo e Minas Gerais o telefone nao atende.

      • Boa tarde
        Estou a 1 semana tentando entrar em contato com a empresa de São Paulo e Minas Gerais o telefone nao atende.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: