HomePortal RespondePortal Responde #11 – De tudo um pouco: desde tinta e papel sublimático até prensas e impressoras

Portal Responde #11 – De tudo um pouco: desde tinta e papel sublimático até prensas e impressoras

Olá, meu nome é Nilton e este é o Portal Responde! Através dele posso responder e levantar questões e trazer mais informações não apenas para as pessoas que encaminharam um e-mail, mensagem, sms, carta, telegrama, pombo correio e sim compartilhar estas informações com todos os visitantes, amigos e profissionais que acessam esta canal diariamente.

O Portal Responde a partir de hoje, vai ao ar toda quarta-feira. Serão diversos videos na sequencia na tentativa de responder as mais diversas questões levantadas ao longo da semana.

Desculpe caso sua mensagem não esteja neste vídeo! Eu brinco que hoje temos “pouco Nilton para muita gente”, mas saiba que certamente eu já li o que me enviou, mas infelizmente diante do volume diário nem sempre é possível responder diretamente para você. Este é o objetivo do Portal Responde, alcançar o maior número de pessoas possível com a sua questão.

novo portal responde vinheta

Infelizmente eu não estava tão bem quando gostaria para o retorno do Portal Responde. Estou com uma baita gripe, e por isso os vários cortes ao longo do video. Eles foram neessário para remover as pausas, copos de água e tosses. Desculpe também se falei mais “ahhhs…” do que de costume…rs…Não queria esperar a gripe passar para gravar estes videos. Puxa vida…é ruim dar desculpas! Imagine receber…rs…

Este Portal Responde ficou com um pouco mais que 45 minutos, mas não me preocupei muito com o tempo, tentei organizar o máximo de informação possível (entre vários “ahhhs…”) esclarecendo e evitando ainda mais confusão. Acredite é um trabalho árduo para uma cabeça que se julga bem confusa, e claro, cheia de “ahhs…”…rs…

Uma psicologa corporativa certa vez mencionou que o meu “ahhh…” é “seletivo”. Acho que estava certa! Ela me cutucou em relação a ser exigente ou perfeccionista demais. Nunca pensei que um “ahhh…” pudesse dizer tanto sobre uma pessoa…rs…E nunca pensei que estaria escrevendo sobre isso em um canal sobre sublimação…

Enfim, tudo isso é apenas para chamar sua  atenção para o seu negócio: planejamento. Sem foco, e portanto, sem direção você NÃO terá sucesso. Não adianta ter uma prensa 8 em 1 e achar que vai dominar o mundo! Você deve ser conhecido em seu bairro, cidade, região, estado como a pessoa mais CRIATIVA e a MELHOR em canecas por exemplo, e não o que diz que faz e não faz prato, camiseta, mouse pad, chinelo, almofada, avental, etc e tal.

Eu não posso fazer um treinamento presencial para 100 pessoas por esta razão. 10 pessoas é um número que consigo ADMINISTRAR durante e após o treinamento. E você, em seu negócio “quais são os números que consegue administrar?” É melhor surpreender o cliente ao dizer que entrega uma caneca personalizada em 24 horas e entregar em apenas 12 horas, do que falar que entrega em 2 horas e entregar em 3 horas!

Você criou uma expectativa e decepcionou por conta da ansiedade natural do ser humano. Você é responsável por isto! Não é tão difícil lidar com pessoas, você é uma delas lembre-se sempre disso, portanto,  coloque-se no lugar do cliente, você também é consumidor! A regra é simples e universal “trate os outros como você quer ser tratado”

Obrigado por fazer parte desta comunidade, ao clicar e ler este artigo você contribui para que este canal continue em plena atividade, gerando mais conteúdo a cada dia. Obrigado pela visita, você é extremamente importante! Fique a vontade para comentar logo abaixo e contribuir com esta comunidade, deixe suas sugestões, experiências pessoas, dicas para os demais visitantes, questionamentos ou o que desejar! Sucesso e um grande abraço!

Últimos comentários
  • Olá Nilton, tudo bem?

    Gostei muito dos artigos e vídeos e gostaria de saber algumas dicas:
    > Qual melhor marca e modelo de prensa de canecas hoje no mercado ou quais você indica?
    > Qual melhor impressora e tinta sublimática e quais você indica também?
    Claro, minhas perguntas são para ter referência e entrar neste mercado com mais informações.
    Desde já meu muito obrigado!
    Abs

      • Muito Obrigado. Vou verificar o curso.
        Abraços

  • Boa noite Nilton , comprei a tinta swagrass, e não consigo deixar a tinta nitida, sendo que no papel fica otimo…
    o que teria que fazer em uma camiseta 100% poliester essa tinta não sair fosca (apagada), Obrigado e parabéns pela explicação.

  • Qual é a melhor impressora laiser ou jato de tinta porque não quero ficar comprando tinta para sublimar quero algo mas pratico mim ajude.

    • Olá Elias.
      As impressoras laser e jato de tinta são utilizadas para fins diferentes de aplicações onde somente as jato de tinta, com cabeça de impressão que trabalham a baixa temperatura, podem ser compatíveis com as tintas sublimáticas. Verifique, antes de investir em uma equipamento, qual a real necessidade e compatibilidade em relação ao seu objetivo e com isso conseguir verificar a relação custo x beneficio. Sucesso e até mais!

  • Olá.
    Estou pretendendo comprar uma T1110 para trabalhar com sublimação.
    Eu trabalho atualmente com Silk-Screen/Serigrafia em camisas.
    Trabalho com arte finalista também, transfiro o desenho do meu cliente para o papel vegetal ou papel foto litro para então poder transferir para a tela por meu do produto.
    Gostaria de saber se posso fazer continuar imprimindo as logomarcas dos meus clientes em papel vegetal ou foto litro para poder continuar trabalhando com minhas artes finais, e meus trabalho serigráficos ??

    • Olá Ale.
      Estamos atualizando as questões trazidas pelos profissionais de sublimação brasileiros e segue nossa resposta a sua questão:
      Com relação ao seu trabalhado atual com Serigrafia pode sim, ser continuado se esta é a sua vontade pois, o trabalho de sublimação vai agregar valor ao seu negócio na produção de outros produtos a partir de 1 peça sem a necessidade de gravação de telas. Sucesso e até mais!

  • Oi Nilton, eu desenvolvo um trabalho de um artista plastico em produtos utilitarios e de decoracao e tenho muita dificuldade em encontrar empresas que desenvolvem este serviço. Vc sabe de alguma empresa que trabalha com sublimacao em Campo Grande MS e/ou em Ribeirao Preto SP

    • Olá Selma Rodrigues.
      Estamos atualizando as respostas os comentários dos artigos do Portal Sublimático então, segue a nossa resposta sobre a sua questão:
      De bate pronto não me lembro de nenhuma empresa em especifico mas, temos uma Lista de Fornecedores que poderá lhe ajudar a encontrar a melhor opção de atendimento na sua região. Sucesso e até mais!

  • Olá! Comprei uma epson l210, o que tenho que fazer pra ela imprimir imagens pra sublimar? a tinta que vem nela é sublimavel? me falaram que eu tenho que levar em um tecnico pra ele desbloquear e assim colocar tinta sublimática! Procede ?

    • Olá Luíza Costa.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      As impressoras Epson L210, L355, L1300, L1800 vem com tinta corante original de fábrica. Para trabalhar com tinta sublimática basta seguir o passo a passo do manual de instalação exatamente como orienta e apenas trocar a questão da tinta, ao invés de carregar com tinta corante, basta carregar com tinta sublimática de qualidade. Sucesso e um grande abraço!

  • Olá!
    Estou com uma dúvida..
    Quando eu manusear minha impressora T1110 com tinta sublimatica em papel vegetal e papel cartão, se a tinta ira soltar do papel??

    • Olá Ale.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      O papel indicado para o trabalho de sublimação com tinta sublimática é o papel tratado para este fim. Qualquer outro tipo de papel pode não funcionar proporcionando cores vivas e vibrantes em seus produtos.
      Sugiro a leitura do seguinte artigo: Papel Sublimatico: Ser ou não ser, eis a questão! Sucesso e um grande abraço!

  • Olá Nilton,gostaria de tirar uma dúvidas sobre a epson L355. Encontrei a venda com tinta pigmentada e ouvi comentorios que apos usar com tinta assim n tem como botar a sublimática depois..tbm ouvi que como a epson n tem tinta sublimatica se vc abastecer com qualquer outra marca estara violando o produto,problemas futuros n teram assistencia tecnica.E agora oque faço,devo comprar uma sem tinta no tanque e colocar a sublimatica ja de inicio? ou posso comprar assim,esperar acabar e repor com a sublimatica? e a garantia vou perder mesmo? ufaaa..me ajuda…grata!

    • Olá Daiane, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Bom dia Nilton, eu trabalho com sublimação a algum tempo, mas as vezes me deparo com problemas iguais aos tempos de iniciante, um deles é quando estou imprimindo a arte, e a impressora ou papel sublimatico, “ainda não descobri qual” acaba borrando a imagem, antes até pensava que era pelo alto uso, mas acabei de comprar uma impressora nova a Epson L355 e na 1ª imagem ja me deparei com este problema. Você saberia uma forma de não ter mais este problema? Obrigado sou de Ribeirão Preto- SP e muitas vezes ajudo os iniciantes com dicas, e também com experiencias que tive. Seu portal é um exemplo para todos nós deste ramo tão gostoso de se trabalhar. Abraços Nilson Canecas Brasil.

    • Olá Nilson, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Boa noite Nilton

    Seus videos são de grande ajuda. Mas dei uma procurada aqui e não achei nenhum video com a minha dúvida, espero que consiga respondê-la.
    Comprei uma Epson L355 que já veio com tinta sublimática, porém agora ela está acabando e preciso repor a tinta. Até aí tudo bem, minha dúvida é se só posso usar a tinta original da epson, ou posso usar qualquer outra tinta? Se for usar outra tinta, posso misturar com a que já está na impressora? Se não como posso fazer essa troca?
    Sei que foram muitos questionamentos (rs*), mas tenho certeza de que não sou a única com esse tipo de dúvida!
    Aguardo ansiosamente por uma resposta, pois minha tinta está quase no fim e não sei oque fazer!
    Muito obrigada e sucesso na caminhada!
    #juntossomosmaisfortes

  • Ola Nilton, primeiramente preciso elogiar o portal, muito bom. Estou começando agora e pude tirar muitas duvidas sobre sublimação de canecas, meus equipamento chegaram essa semana, nem comecei a produzir ainda e já tenho vários pedidos, espero que dê tudo certo. Estou acompanhando o portal e espero que poste mais coisas sobre canecas. Quando estivermos no máximo de eficiência irei mandar uns brindes para você nos avaliar.

    abraços.!!!

    • Olá Jhonatan, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Ola preciso saber se você da curso a distancia. Online pois moro em outro estado mais tenho muito interesse, já trabalho no ramo porém quero aumentar o leque de produtos.

  • Ola Nilton, seus videos realmente são bastante explicativos. Aprendo muito com ele, parabéns e sucesso sempre.

    Ate mais.

  • Boa noite!

    Tu disse no vídeo, que não é possível fazer a sublimação em tecido 100% algodão colorida, certo?!

    Pelo que pesquisei, seria possível sim fazer, usando o OBM fundo branco junto ao papel transfer sublimatico!

    Essa informação procede?

    Muito obrigado e parabéns pelo teu ótimo trabalho!

  • Boa tarde

    Tenho uma prensa 38×38, quando estou fazendo a sublimação das camisetas a primeira peça fica perfeita, porém a partir da segunda saem manchadas com a imagem da primeira camisa. Estou utilizando tinta sublimática com papel transfer a temperatura de 200º e tempo de 20 a 25 segundo.
    o que fazer agora?

    Paula.

  • boa tarde

    Tenho uma prensa 38×38 estou utilizando a tinta sublimatica e papel adequado para efetuar a sublimação, mas ao fazer a primeira sublimação sai perfeita mas a partir da segunda sai manchado com a imagem da primeira. nao sei o que estou fazendo de errado . Poderia mim ajudar?

    Paula

  • Qual loja no brasil vende verdadeiras impressoras DTG ? Já procurei e aqui no país só tem as ditas gambiarras que você citou no vídeo. Abs.

  • Boa tarde, primeiro quero parabenizar pelo trabalho de vocês. Estou tendo problema com minha impressora, uma Epson L210, esta com tinta sublimatica, algumas cores saem diferentes, por exemplo: azul sai lilas, azul sai verde e outros. O que pode ser? Me ajudem por favor.

  • Olá Nilton,

    Estou com ideia para começar neste ramo de sublimação, quero dar um foco em camisetas, porém para o tipo de produto que estou interessado em fabricar, preciso que as camisetas sejam 100% decoradas.
    Ai vem as minhas dúvidas, quero uma prensa que eu consiga fazer isso, não precisar ser automática, pneumática, quero uma que seja simples porém eficaz e que eu consiga fazer a sublimação no tamanho de uma camiseta até GG.
    Tenho a outra duvida com relação a impressão, qual impressora devo usar, preciso uma com um bom custo beneficio sei que é complicado mais só vejo plotters acima de 10 mil e usados, será que não tem outra opção ou é isso mesmo?
    Gostaria de uma orientação, quero entrar neste segmento, mais não tenho uma fortuna pra gastar.

  • Olá Nilton,

    Obrigada por tirar minhas dúvidas!!

    Mas agora tenho mais uma dúvida… 🙂
    É melhor comprar uma impressora sublimática A4 ou A3?
    Porque tudo que é A3 é mais caro, mas segundo meus calculos, com uma folha A4 você pode estampar só 2 canecas e com uma folha A3, apertadinho, você consegue estampar até 5 canecas, e ainda fazer estampas grandes em almofadas e camisetas. Sou totalmente inexperiente, então me corrija se eu estiver errada. Pesquisei as impressoras Epson L355(A4) e Epson T1110(A3), mas essa última, pelo que eu entendi, é adaptada e não sei se é muito boa. Qual sua opinião?

    Obrigada!!

  • Olá. Parabéns pelo trabalho!
    Estou com um problema na hora de sublimar as canecas. A borda inferior, a que fica perto da base da caneca, o lado fechado, na maioria das vezes fica manchado. Já troquei de lado na hora de colocar na prensa, mas não funcionou. Sabe o que pode estar acontecendo?
    Obrigada!
    =)

  • OLA, MUITO BOAS SUAS DICAS, MAS FICOU UMA DUVIDA QUANDO VOCE MENCIONOU O TECIDO POLIESTER COMO SENDO O IDEAL PARA SUBLIMAÇÃO, MINHA DUVIDA É EM TODAS AS CORES OU SE REFERE AO BRANCO? DESDE JA MUITO OBRIGADO E UM GRANDE ABRAÇO!

  • Boa noite Nilton,

    Estou entrando no ramo da sublimação, sou design gráfico, porém estou com algumas dúvidas em relação o papel tranfer sublimático que dará melhor resultado, pretendo trabalhar com canecas, camisetas, mouse pad, capas de celulares, almofadas e chinelos. Em pesquisas na internet encontrei varios post porém alguns nos deixam com muitas dúvidas, tais como, tipo adequando de papel, marca, gramatura e assim vai, se você puder me dar uma orientação a respeito ficarei muito grato.

    Att,

    Paulo Garcia

  • Ola Nilton, estou com alguns problemas tenho uma impressora Epson T1110 com tinta pigmentada, fiz algumas estampas em blusas 100% algodão, mas apos algumas horas de uso elas começam a rachar, pesquisei na internet e vi alguns videos onde uma cara usa papel vegetal para fixar melhor as imagens tentei fazer mas perdi boa parte da imagem no papel vegetal e a que sobrou na blusa ficou como se fizesse parte do tecido. Por que as imagens estão rachando e como faço para ter uma melhor qualidade nas estampas? Meu publico tem preferencia por algodão, Tinta pigmentada é uma boa? Desde já muito obrigado por tudo.

  • Ola Nilton, estou com alguns problemas tenho uma impressora Epson T1110 com tinta pigmentada, fiz algumas estampas em blusas 100% algodão, mas apos algumas horas de uso elas começam a rachar, pesquisei na internet e vi alguns videos onde uma cara usa papel vegetal para fixar melhor as imagens tentei fazer mas perdi boa parte da imagem no papel vegetal e a que sobrou na blusa ficou como se fizesse parte do tecido. Por que as imagens estão rachando? Como faço para ter uma melhor qualidade nas estampas? Meu publico tem preferencia por algodão, Tinta pigmentada é uma boa? Por favor me ajude. Desde já muito obrigado por tudo.

  • Olá Nilton parabéns mais uma vez por o lindo trabalho.
    Eu gostaria de saber sobre tecidos finos para sublimação para fazer bandeiras,vc poderia nos indica alguns?
    muito obrigado boa sorte.

  • Parabéns! Ótimo Vídeo! Muito esclarecedor!

  • Olá Nilton! Obrigada pelo portal, acompanho pouco, por falta de tempo mais vc é objetivo e claro! Grata.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: