HomeSublimaçãoDicas e Possibilidades – Como estampar Azulejos Perfeitamente

Dicas e Possibilidades – Como estampar Azulejos Perfeitamente

dicas e possibilidades #1 como estampar azueljo

Olá, meu nome é Nilton e este é o Dicas e Possibilidades! Toda segunda-feira vamos  disponibilizar videos como este, lembrando que na quarta teremos o Portal Responde e na Sexta-feira notícias de interesse da comunidade. Inscreva-se em nosso site e recebe estas e outras informações importantes por e-mail.

Conseguimos sintetizar bem algumas informações importantes  sobre o processo de estampagem de azulejos, colaborando com muita gente que pensa em trabalhar com este produto e muita gente que deixou de trabalhar por não conseguir estampar como gostaria !

Porém este foi mais um vídeo que acabei me alongando bastante, não chegou perto dos 48 minutos do Portal Responde #11 …rs… (se bem que foram 10 videos em 1) mas acabei transformando a proposta inicial do Marcelo em um vídeo que mistura dicas e possibilidades com um passo a passo, o que me agradou bastante, já que constantemente surge a pergunta “Como eu faço isso ou aquilo…” e espero que agrade também nossos visitantes, amigos e profissionais!

dicas e possibilidades #1 azulejo personalizado

Na semana passada o Marcelo comentou: “Nilton, tem muita gente acessando aqueles artigos antigos onde você falava sobre Dicas e Possibilidades, não seria legal você continuar com videos como aqueles? O que acha de montarmos uma agenda semanal, onde publicamos material na segunda, quarta e sexta”, respondi empolgado, e preparado para dar o “REC”: “Sensacional!”

Graças a cada visita e inscrição neste blog, comentário neste e demais canais e a sua participação direta ou indireta no Portal Sublimático, podemos viabilizar cada dia mais projetos como este. Obrigado por colaborar conosco todos os dias e por fazer parte da história da sublimação no Brasil. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! Sucesso e ótima semana!

Últimos comentários
  • Olá Boa tarde,
    Tentei estampar azulejo porém a imagem saiu manchada o que fazer ?

    É necessário usar manta de Silicone ?

    • Tudo bem?

      Sim, com a manta de silicone você consegue uma melhor distribuição da pressão na peça e por isso consegue uma estampa com mais qualidade.

      Grande Abraço!

  • Estou uma dificuldade muito grande…Meu azulejos estão saindo tipo queimados como se a sublimação derrete-se ..
    EStou usando 200graus e 150seg…
    Alguem consegue me ajudar?

    Já vi pessoas sublimando com o azulejo para baixo, mas sei que é possivel e normal sublimar com a arte para cima…
    Já diminui o tempo pra 120seg mas deu na mesma coisa… Estou esperando secar direitinho o papel… mas ainda não achei uma solução!

    • Olá Alisson, tudo bem?

      Envie uma imagem do seu problema no e-mail nilton@portalsublimatico.com.br para que possamos avaliar juntos o que pode estar ocorrendo.

      Grande Abraço!

    • os meus acontecem a mesma coisa , aparece manchas no preto tipo douradas marrom ate mesmo ferrugem

  • Ola Portal! Tudo bom?

    Minhas estampas estão saindo sempre com uma mancha parecida com queimado, ou com a cor do teflon, poderia ser sujeira mesmo do teflon, ou alta temperatura da prensa?
    Desde ja obrigado!!!

    • os meus azulejos estao acontecendo isso tambem, depois de um tempo eles ficam todos manchados, ja regulei a tinta preta, ja mudei pra RGB, ja troquei de tinta e nada.

  • Olá, boa noite!
    Uma dúvida: O meu papel está grudando no azulejo no momento da sublimação. O que está acontecendo de errado no procedimento?

    Desde já obrigado!

    • Olá Paulo, tudo bem?

      Geralmente quando isso ocorre é por excesso de tempo e temperatura. Avalie essas configurações em sua prensa.

      Outra questão a ser avaliada é a qualidade do azulejo. Verifique com seu fornecedor essas informações.

      Grande Abraço!

  • Olá Portal Sublimático.

    Gostaria de saber se é possivel estampar em azulejo comum (comprado em casa de material de construção)?
    Se existe alguma tecnica para estampar no mesmo?

    • Olá Roberto, tudo bem?

      Não é possível. Os azulejos precisam ser tratados para Sublimação.

      Grande Abraço!

    • Ele, inclusive, não fica 100% brilhoso! (Aparece umas manchas foscas) Algo está errado e eu não sei o que é. Comprei a máquina Compacta print. Faço o procedimento depois de esquentar a máquina 15 minutos a 200•. Em continuidade – coloco três minutos para sublimar a 200• graus também!

      To no caminho certo ou errado?

  • Oi, meu azulejo depois de sublimado arranha com muita facilidade. Tem produto pra passar depois da sublimação para protejê-lo?
    Obrigada

    • Olá Beth, tudo bem?

      Não conhecemos nenhum produto que possa proteger a resina depois de estampada mas verifique se o problema não ocorre quando a resina ainda está quente.

      Grande Abraço!

  • Olá Nilton,

    Antes de mais parabéns por ajudar tantas pessoas!
    Vou comprar uma prensa térmica para estampar azulejo e estou na duvida entre três modelos…será que pode dar uma dica?
    Um modelo é boca de jacaré e é a Microtec UHP 40×50 abertura automática e tampo deslizante…
    A outra é uma Microtec Swing away manual de abertura lateral 40×50..
    A outra é uma Microtec duplo tampo pneumática (2 tampos 40×50)…
    Qual o tipo de modelo mais apropriado para produção em quantidades e boa qualidade?
    Muito obrigado!

    • Olá, tudo bem?

      Pensando em um melhor ajuste da pressão e também em produtividade, as prensas de abertura lateral poderão ser uma melhore ferramenta de trabalho do que as prensa de abertura boca de jacaré.

      Grande Abraço!

      • Muito obrigado, Marcelo!
        Um abraço a partir de Portugal!

  • Boa tarde,

    Comprei azulejos 15 x 15 e a estampa fica ótima, porém nas laterais onde o azulejo não é plano a estampa fica manchada, onde pega em alguns lugares e outros não. Já utilizei a técnica de estampá-lo com o papel em baixo virado ao contrário por 6 minutos conforme orientação de um fornecedor, já fechei as laterais e nada funciona, utilizo a manta mas não estou conseguindo resultados satisfatórios. Poderiam me dar uma dica de como estampar 100% sem que ocorra essas falhas?

    • Oi Erica, tudo bem?

      É importante que a arte seja maior que azulejo ao menos em 3 mm para que tenha esse acabamento nas bordas.

      Também recomendamos o uso de uma manta que seja maleável o suficiente para que “deforme” com a pressão aplicada e conseguindo finalizar as bordas.

      Avalie também a pressão. Com a manta você pode deixa-la mais forte.

      Grande abraço!

  • boa tarde, poderia me ajudar, porque minha caneca está soltando os desenhos, seria o tempo, de secagem qdo resino elas,?
    me ajude por favor, brigada

  • Como vai? Quero imprimir desenhos meus em azulejos. Uma amiga comprou um prensa mas nao tem experiéncia. Voce poderia me indicar um fornecedor de azulejos?

  • EU TENHO UMA PRENSA TÉRMICA DE 40X60 BOCA DE JACARE , QUANDO EU ESTAMPO UM AZULEJO AS IMAGEM ELA FICA ESCURA OU AVERMELHA , COM EU POSSO FAZER PARA MELHORA ESTA SITUAÇÃO.
    GOSTARIA SE FOR Possível VOCÊS PODE MIM AJUDAR.
    obrigado pela sua atenção um grande abraço para esta Equipe Portal Sublimático

  • Qual a impressora com um bom desempenho para estapar fotos em canecas e azulejos?
    Recomendaram-me a Epson, mas qual delas?
    Quanto às máquinas? Quais as que recomendas?
    Estamos iniciando agora e sabemos da exigência dos clientes quanto à qualidade final das fotos estampadas.
    Te agradeço muito estás dicas.
    Obrigado

  • Olá, gostaria de informações sobre o melhor equipamento portátil para estampar azulejos, sei que aqueles que tem resistencia embutida ou lacrada não tem como nós mesmos consertarmos, gostaria de orientação e indicação do aparelho.

    Muito obrigado,

    EDUARDO VAL ROCHA

    • Olá Eduardo, tudo bem?

      Precisamos entender qual a sua ideia de negócios quando diz que precisa de algo “portátil” pois para estampar azulejos não conhecemos outros equipamentos além das prensas térmicas.

      Grande Abraço!

  • Para as prenças que utilizam o vácuo é necessário a manta de silicone??

  • Gostaria de saber, azulejos com tinta sublimada, pode colocar na parede do banheiro? a tinta pode sair com o tempo?

    • Olá Gustavo, tudo bem?

      Temos verifica que produtos de boa qualidade podem ser colocados em banheiros e cozinhas desde que observados os cuidados na limpeza.

      Grande Abraço!

  • Olá Nilton, compramos uma prensa plana e uma impressora HP Laserjet CP1025 color e estamos começando nesse ramo, por isso passando por algumas dificuldades. Gostaria de sua ajuda para esclarecer algumas dúvidas:

    Qual o melhor papel para transfer em tecido e para substratos rígidos? Estamos trabalhando com o Moveflex para superfícies rígidas, porém não conseguimos estampar em azulejo. Impressoras a laser podem estampar em qualquer tipo de insumo? Mesmo os resinados?

    Desde já, obrigada.

    Alessandra

    • Olá Alessandra, tudo bem? Obrigado por seu contato.

      No Portal focamos no processo de sublimação e por isso temos poucas informações sobre os processos de personalização utilizando impressoras laser.

      Minha recomendação é entrar em contato com empresas como a Arthot ou a Sertha Brindes para ter mais informações.

      Grande Abraço!

      • Ok, obrigada!

  • ola eu iria compra uma fresadora cnc mas vi seu vídeo e mi tecerei vou compra uma prensa 100×80 pra fazer impresao maio qual a impressora que devo usa sendo que minha prensa e de 100×80

    • Olá Justino, tudo bem? Para esse tamanho de prensa você pode optar por uma plotter tipo Epson F7070 ou similar. Sugiro entrar em contato com a T&C e procure falar com o João Batista, ele é um técnico que poderá te passar mais informações.

      Grande Abraço!

  • Boa noite, gostaria de saber se a impressora cp 1025 e boa para trabalhar com aclílico. e tambem qual equipamento comprar para personalizar canetas..

    • Olá, tudo bem? Recomendo que entre em contato com a Arthot, TMT Brasil e Sertha Brindes para mais informações sobre transfers laser. Essas empresas certamente poderão te atender. Grande Abraço!

  • Olá, Nilton! Tudo bem?
    Sou fotógrafa profissional e gostaria de oferecer um novo produto em meu estúdio: foto impressa em azulejo.
    Na verdade penso em tornar o estúdio uma referência local para a impressão/venda de azulejos decorativos, utilizando minhas próprias fotos.
    Procuro há algumas semanas conhecer sobre o processo de sublimação em azulejos. Já pesquisei fornecedores de suprimentos e equipamentos para montar meu negócio com segurança, mas ainda não fiz as compras, pois ainda tenho dúvidas.
    Minha principal dúvida é: para trabalhar EXCLUSIVAMENTE com azulejos (10×10 / 15×15 e 20×20), que tipo de prensa você me recomenda? Boca de jacará ou abertura lateral? Indica uma marca ou modelo específico? Obrigada pela atenção!

    • Oi Ana, tudo bem? Para a produção de azulejos acredito que o mais indicado seja uma prensa de abertura lateral pois nesse modelo você consegue uma distribuição melhor da pressão e consegue estampar mais peças ao mesmo tempo aproveitando melhor a produtividade do seu equipamento.

      Equipamentos que podemos recomendar são as prensas nacionais da Yguaçu Maquinas. Temos duas prensas aqui no Portal, uma no Centro de Treinamentos e outra no Laboratório e gostamos muito dos resultados.

      Nesta semana (dia 22/07) iremos publicar um novo artigo com dicas essenciais para trabalhar com esse produto. Para que possamos te informar sobre as novidades, cadastre seu e-mail Clicando Aqui. Assim te avisamos das novidades sempre em primeira mão.

      Grande Abraço!

      • Oá, Marcelo. Obrigada pela resposta!
        Acessei o site da Yguaçu Maquinas. São muitas opções de prensas.
        Um modelo em especial me chamou a atenção: “Prensa Sublimação Manual 38x38cm” com giro superior/abertura lateral”.

        Duas dúvidas sobre esse modelo de tamanho 38×38:
        Com este tamanho (38×38) conseguirei trabalhar tranquilamente com o azulejos 10×10 / 15×15 / 20×20, certo?
        Daria pra trabalhar também com mais azulejos ao mesmo tempo, posicionados lado a lado na prensa?

        Muito obrigada pela atenção! Cadastrei agora meu e-mail para receber as novidades do portal.

  • Bom dia, excelente site com informações que nos auxiliam grandemente no nosso dia a dia. Obrigado por compartilhar conosco.
    Existe algum papel que seja próprio para fazer o Azulejo? Que obtém o melhor resultado, principalmente com fotos.
    E a durabilidade do teflon para fazer os azulejos é grande?
    Muito obrigado.
    Abraço.

  • Nilton, tenho tirado o diluente, pois tão logo faço a mistura aplico nos azulejos, o resultado foi mt melhor. Posso continuar…acho que ele nao faz falta no preocesso. Espero sua resposta. Um abraco. Maria célia

  • Boa Noite Nilton!

    Estou iniciando na sublimação de azulejos e estou passando o maior aperto. A grande maioria deles saem com manchas brancas com falhas, mas tbm consigo fazer alguns bons, não excelentes.Outros tão logo saem da prensa já começa descascar. Será da aplicação da resina?Tenho feito em casa. Sua opinião será mt válida. Um abraço

  • Boa noite Nilton, estou começando em uma área de fotocerâmica, minha duvida é o seguinte , para Lapides e túmulos a sublimação funciona? aguenta ao tempo? Isto comprando produtos de qualidades , tanto papeis, tinta e impressora.Usarei neste caso um forno para a queima da foto na cerâmica ou porcelana em ate 900 graus e tratarei a cerâmica ou a porcelana com verniz antes da queima, existe outra técnica? pode me ajudar?

  • Boa noite estou fazendo sublimação em azulejo é esta conseguindo fazer corretamente porém ao comprar em outra loja o azulejo mais fino o papel fica grudado no azulejo é ficam uns resíduos no azulejo qual pode ser o problema?

  • Boa noite. Essa técnica não serve para fazer pisos e azulejos antigos? Copiar a figura da peça antiga e fazer a mesma figura e estampar novas peças.

  • Olá,

    Consegui chegar na excelência da sublimação estampando azulejos…
    Guardei tudo nas prateleira dentro do quartinho aqui de casa, hoje 3 meses depois fui pegar alguns e vi que quase todos estão perdendo a cor mesmo sem ficar exposto ao tempo. Uso resina bipower da redelise, para sublimar meus azulejos.

  • Boa noite,
    gostaria de saber qual a melhor marca de máquina para estampar azulejos e qual o melhor fornecedor de azulejos
    Se possível enviar o contato pelo E-mail
    Grato

  • Ola. Fiz testes com azulejos para lápides e em apenas alguns meses perderam a cor. Existe alguma resina pos sublimação que ajude a proteger? Transfer com impressão laser dura mais nesta aplicação? Grato desde já.

  • Olá, gostaria de saber se existe algo que possa ser feito com os azulejos que deram problemas na transferência da imergem, seja por umidade do papel, linha pontilhada preta…

    Conhece alguma técnica para poder reaproveitar esses azulejos ou algum fornecedor que compra esses azulejos para resiná-los novamente?

  • Olá,gostaria de saber porque meus azulejos estão craquelando e descascando depois de sublimados.Estou usando a prensa a 200graus e 120 seg.Por favor,um help!!!!

    • Olá Édna Magagna.
      Se este “craquelado” é referente ao material do próprio azulejo ou ainda da resina então, o problema pode ser a qualidade do produto mesmo.
      Faça um teste com um azulejo de outro fornecedor, de preferencia um azulejo importado, especifico para sublimação e tente sublimar da mesma forma.
      Em tempo: Se o problema é aparentemente da tinta ou seja, apenas a imagem esta apresentando o problema então é necessário verificar se 120 segundos esta sendo suficiente para transferir a imagem e completar todo o processo de sublimação. Solicite ao seu fornecedor da sua prensa térmica a tabela de referencia de tempo x temperatura x pressão. Sucesso e até mais!

      • eu deixo 6 minutos.

  • Bom dia. Faço estampas sublimáticas também em canecas e azulejos. E essas dicas que voce dá me auxiliam bastante. Gostaria de saber, se voce fez algum vídeo sobre como resinas os materiais. Tenho a resina e a base, mas acredito estar fazendo algo errado, pois o produto não fica legal. Voce poderia dar alguma dica sobre como resinar? Moro no Centro do Rio de Janeiro, e por aqui é difícil encontrar em lojas de sublimáticos produtos já tratados. Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho e por ajudar tanta gente.

      • Olá Nilton.
        Obrigada pela resposta.
        Você teria como informar um bom fornecedor de produtos já resinados?
        Tenho a máquina 3D, e faço squeeze, pratos, azulejos e canecas, mas não consigo fornecedor. Todos os fornecedores do RJ dizem que os produtos estão em falta, e por conta disso não consigo fazer minhas peças.
        Mais uma vez obrigada, e parabéns pelo excelente trabalho e dicas.
        Um grande abraço.

  • Gostaria de saber se eu posso empregar os azulejos sublimados em decoração de cozinha? após sublimado ele tem resistência a gordura e outros produtos de limpeza?

  • Olá Nilton.
    Onde consigo a resina que é aplicada sobre o azulejo para fazer a sublimação?

    • Olá Carlos Marques.
      O ideal é comprar os azulejos já resinados por uma industria especifica para este fim. Isso evita uma serie de possíveis problemas e agiliza muito o trabalho de personalização. Sucesso e até mais!

  • Ola bom dia eu comprei uma maquina de estampa e nao consigo usa estampei uma camiseta na hora ela ficou boa depois ficou toda fosca e quando lavei sumiu o sera q aconteceu

    • Olá Adriana.
      O conjunto básico de materiais para estampar uma camiseta são: Impressora compativel com as tintas sublimaticas, tinta sublimatica de qualidade, papel tratado para sublimação e camiseta com composição de fibras sinteticas 100% poliéster. Veja se não esta usando outro tipo de material que não adere a tinta como as camisetas 100% algodão. Sucesso e até mais!

  • Obrigado por não responder mia pergunta, foi de muita ajuda, e como tampouco vai publicar esto… posso reclamar o que quiser, ne? rsrsrsrs

  • Boa noite , estou iniciando um trabalho com sublimação, tenho todo o material mas falta o conhecimento, e agradeço por existir gente como vocês que nos ensinam!!!
    Tenho uma montagem de fotos no celular que fiz pelo aplicativo Cymera.
    Gostei muito dela e queria sublimar e dar de presente , o arquivo está em jpg, eu posso imprimir direto no transfer e sublimar numa fronha de poliéster,ou tenho que puxar a montagem no corel ou outro programa e alterar para cmyk ou mesmo rgb???
    Obrigado

  • Olá quero saber se qualquer tipo de azuleijo eu consigo fazer o transfer com foto, eu tentei em ceramica e não deu certo, agora não sei se da diferença entre azuleijo e ceramica, e se posso comprar o azuleijo em qualquer loja obrigado fico no aguardo

  • Olá
    Gostaria saber o que fazer para que a tinta não sumir tao cedo das cerâmicas que ficam expostas ao sol.
    Obrigado.

  • Ola meu amigo Nilton.
    Tenho um problema na estampação de azulejos, o sol termina em poucos dias com os cores.
    Tenho clientes que quer azulejos para colocar nas tombas e outros como placas de endereço para suas casas, mais não estou achando nada para proteger o cor do sol.
    Vc me pode ajudar ?
    Obrigado.
    Alfred

  • Olá Nilton, estou começando uma startup para trabalhar com capas personalizadas, dei uma pesquisada e comprei a Prensa Sublimática 3D, comprei no AliExpress estou aguardando chegar, vi que ela é bem versátil quando se fala de sublimação, há quem diga que sublime até camisetas. Resumindo, ela é suficientemente boa para sublimar perfeitamente em azulejos?

  • Olá Nilton.

    Valeu por mais essa dica. Comprei alguns azulejos 15 x 15 e estava com dúvidas de como sublimar. Como sempre o Portal Sublimático me ajudou muito.

    Um amigo me perguntou se é possível sublimar o número da residência dele em um azulejo e colocar na frente da casa. O azulejo ficará em um local com sol e chuva. A dúvida é se a imagem sofrerá alterações com passar do tempo.

    Mais uma vez meu muito obrigado e abraços a todos.

      • Tentei passar verniz (spray) e escorreu toda a tinta do azulejo… teria algum produto para passar depois da sublimação?
        Obrigado

  • Boa noite

    Gostaria de saber se vcs tem algum macetes quanto a canecas de ceramicas na maquina 3D,pois essa semana tivemos uma emcomenda de 50 canecas e ao sublimalas perdemos ai umas 10 que acabou saindo borrada…Grato pela informação..

  • Gostaria de saber como consigo essa manta de silicone e se a mesma tem uma vida útil longa ou é descartável.
    Agradeço.

    Parabéns pelo vídeo. Bem didático e com muitas dicas interessantes.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: