HomeSublimaçãoPrensa 3D – Confira o Review da Mini Prensa 3D da Multivisi

Prensa 3D – Confira o Review da Mini Prensa 3D da Multivisi

Mini Prensa 3D - Review

Mini Prensa 3D - Review

Olá meu nome é Nilton e este é Portal Sublimático, recentemente eu recebi uma Mini Prensa 3D da Multivisi. Ela é uma Prensa 3D compacta e qualquer semelhança com um utensilio doméstico não é mera coincidência…

No Brasil a sublimação 3D ainda é novidade, mas lá fora ela é bem antiga e utilizada para os mais diversos fins, desde capinhas de celular até para-choque de carro. A Prensa 3D podem ser encontrada em diversos tamanhos e nos Brasil este modelo compacto tem se tornado cada dia mais popular, levantando muito interesse e dúvidas, por isso a importância deste Review que marca o inicio de uma longa conversa sobre Prensa 3D  no Portal Sublimático.

Gostaria de agradecer ao Maicon da Multivisi por enviar este equipamento e pelas considerações em relação a este canal que cresce a cada dia graças à participação de cada amigo e profissional da sublimação e empresas que compreendem o trabalho do Portal e colaboram para a distribuição de informação.

Gostaria de reforçar que o Portal Sublimático é um canal independente de informação e não comercializa equipamentos , produtos ou suprimentos para sublimação, por isso neste Review serei o mais imparcial possível, apresentando de maneira geral este equipamento.

Antes de falar do equipamento, eu gostaria de frisar que uma Prensa 3D utiliza os mesmos papéis e tintas utilizados na sublimação tradicional, o que muda é a forma de prensagem que permite a personalização de objetos não planos, ao invés de prensar uma capinha de celular apenas na frente como é possível nas prensas planas, em uma Prensa 3D é possível personalizar não apenas a frente como as laterais da capinha de celular.

Mini Prensa 3D - Review

Assim como na sublimação tradicional, não é possível estampar produtos do mercado comum, sendo assim, você não poderá comprar uma capinha qualquer e estampar, terá que comprar capinhas de celular para sublimação. Infelizmente isso acaba sendo um problema já que no Brasil são poucas as opções o que leva amigos e profissionais da sublimação a importarem suas próprias capinhas direto da China, mas isso é assunto para outro vídeo…

Com estas informações iniciais podemos retornar ao equipamento e falar mais sobre ele. A Prensa 3D compacta ou Mini Prensa 3D pesa cerca de 6 kilos e trabalha com potência de 1300 watts, embora disponível nas versões 230 volts, 120 volts e 100 volts, recomendo que invista apenas na versão 230 volts para evitar uma série de problemas no padrão brasileiro, esta diferença e instabilidade pode danificar a bomba de vácuo, por isso a recomendação deste equipamento 230 volts.

Chamo a atenção para o selo CE que encontramos nesta Prensa 3D e que como comentamos em outros vídeos, ele atende a uma série de parâmetros e ajuda o consumidor a evitar uma série de problemas. Evite equipamentos sem este selo, isto já ajuda na escolha de algo mais interessante para o seu dia a dia de trabalho.

Curso Online de Sublimação em Canecas

Embora óbvio você sempre deve ler o manual do equipamento, mas infelizmente poucos brasileiros fazem isso. Para evitar problemas, leia atentamente o manual do equipamento. Saiba que é uma obrigação da empresa enviar o manual em português, não precisa ser necessariamente impresso, pode ser em formato digital, mas ele deve ser em português. Em breve um vídeo falando sobre o Direito do Consumidor!

A embalagem da Prensa 3D chegou intacta, assim como o equipamento. Dentro da caixa recebi os manuais, um encarte da Multivisi me dando os parabéns e um desconto na próxima compra, além de informações sobre a empresa como telefone, e-mails de contato, redes sociais, endereço e tudo mais.

Review - Mini Prensa 3D

Junto com a Prensa 3D eu ainda recebi um par de luvas de proteção contra o calor, 1 reparo para a membrana de silicone e um jogo opcional para se trabalhar com filme para sublimação, ele substitui o papel e podemos conversar sobre ele nos comentários abaixo. Na caixa também veio uma ferramenta, importante para não deformar a capinha e deve ser utilizada logo após a estampagem, com a capinha ainda quente.

Nos testes eu utilizei uma capinha fosca para Iphone 5, elas também estão disponíveis com acabamento brilhante. Infelizmente até a data da publicação deste Review em maio de 2015 a Multivisi não possui capinhas de celular para sublimação 3D em seu site e também não possui os acessórios, necessários para personalização das capinhas. Em contato via e-mail a empresa disse que em breve estará disponibilizando mais acessórios e produtos para sublimação 3D.

O acessório foi comprado separadamente e sem ele não é possível personalizar a capinha para celular. Esta peça é de alumínio e para cada modelo de celular será necessário uma peça diferente e que não acompanha o equipamento. Este acessório é específico para a Mini Prensa 3D, ele possui 2 furos na base para fixar na gaveta do equipamento. Outros modelos podem não ser compatíveis ou atrapalhar o processo de personalização.

Além do case para celular, a Prensa 3D promete estampar até 4 canecas, alguns pratos, copinhos de dose, mouse, não mouse pad, o mouse mesmo aquele USB, é um produto bem legal que espero ver mais no mercado daqui por diante, com ela você também pode estampar azulejo e outros produtos, porém para a maioria deles é necessário ferramentas específicas e você deve comprar separadamente cada uma delas

Gostaria de salientar que para a personalização de canecas tanto este modelo compacto quanto o modelo popular deixam muito a desejar por conta das mantas de silicone utilizadas no processo.

Eu particularmente gostei do equipamento, é de fácil manipulação e acessível, cerca de 2 mil reais, mesmo que a ideia seja produzir apenas capinhas de celular vale o investimento, mas não recomendo para iniciantes, na verdade não recomendo sublimação 3D para quem está começando.

A capinha de celular se transformou em um tipo de acessório, assim como uma pulseira, um brinco, um boné ou colar, não se tem apenas uma capinha e em muitos casos as pessoas trocam de celular por não encontrarem a capinha para o modelo que possuem…rs…

Para a personalização destas capinhas, eu utilizei 190 graus e 180 segundos, mas antes de estampar eu pré-aqueci o equipamento junto com o acessório ou ferramenta, por 600 segundos, para estabilizar a máquina.

Nas pesquisas eu encontrei outras configurações, embora semelhantes depende muito de como você vai trabalhar, com esta configuração eu ganhei bastante tempo sem exigir muito do equipamento, mas fique a vontade para compartilhar seus resultados nos comentários deste artigo.

Eu fiz um gabarito simples e disponibilizei no final deste artigo.

Com este Review eu espero ter apresentado de maneira geral este equipamento, na verdade é o começo de um longo bate-papo sobre o assunto que será tratado em outros vídeos através do Portal Sublimático.

Obrigado por acompanhar este canal, graças a você e esta parceria entre o Portal e seus amigos e profissionais da sublimação, podemos conquistar juntos um mercado cada dia mais profissional, com informação e conhecimento vamos muito mais longe.

Sucesso e grande abraço!

Gabarito + Imagens utilizadas.:

case iphone 5

P10NC09330A_2P10NC09330A_4X100s-1-retro-digital-camera

Últimos comentários
  • Bom dia MIlton, gostaria de saber sobre as prensas 3D a vacuo, qual é a melhor, sub 3d mini ou Prensa 3d Térmica Digital Sublimação Tridimensional A Vácuo…

    • Olá Magnos, tudo bem?

      No Portal não temos muitas informações sobre as prensas 3D mas recomendo que consulte os fornecedores para verificar questões de peças de reposição e assistência técnica.

      Acredito que com essas informações o direcionamento pode ser mais interessante.

      Grande Abraço!

  • Olá, Nilton! Tenho interesse em aprender sublimação. A princípio seria para fazer canecas, e futuramente capas de almofada e Case para celular. Gostaria de saber qual prensa seria mais indicada para começar a fazer canecas. Poderia iniciar com a 3D? Qual o curso você me indicaria para começar?

  • Boa tarde NIlton.
    Comprei uma prensa 3d mini para estampar capas de celular, pois ja tenho uma assistência técnica de celulares.
    Não consigo achar os gabaritos das capas de celular, poderia me dar alguma informação?
    Agradeço, bom trabalho.

  • bom dia!!!
    você comentou em uma resposta
    que com o produto em mãos você consegue
    fazer seus próprios gabaritos.
    quantos em media fica pra fazer o gabarito?
    e em qual material é feito?

  • Boa noite Nilton!
    Como faço para adquirir os moldes para imprimir as capinhas? E também como faço para comprar as capinhas. Comprei só a maquina e gostaria de começar a trabalhar nesse ramo. Obrigado
    Atenciosamente Andria

    • Boa tarde, procure BORÓ BRINDES.
      Ele tem os moldes 3d e as capas especiais.

  • MINHA MINI PRENSA 3D DEU PROBLEMA NA BOMBA DE VACUO. SOU DO RIO DE JANEIRO. VOCES INDICAM ALGUM LUGAR QUE FAÇA O REPARO?

  • Estou perdendo varias capinhas porque depois do processo na maquina elas encolhe, a configuração que uso e aquece a maquina até os 190 Graus com o molde é depois 480 segundos, será que seria o tempo que esta demais?

  • Bom dia Nilton.

    Cara eu possuo essa máquina e estou até que me saindo bem apesar de as vezes manchar a parte de trás mas acho que estou me achando rsrs. A minha dúvida é referente a impressão eu percebi que sua impressão sai bem forte ao contrário da minha que sai clara mas quando suplimo ela fica com a cor real. Isso eu normal ? Ou é alguma configuração que estou usando que está errada. Eu uso Epson l365 e uso perfil de cores da Paintcolor . Muito obrigado

    • Olá Rodrigo.
      A impressão sublimatica é fosca, sem brilho e um pouco turva mesmo. Só vai exibir a tonalidade correta após ser exposto a tempo x temperatura x pressão e dai sim com um produto a base de poliéster ou resina vai dar o brilho normal. Sucesso e até mais!

  • OLÁ, tenho uma prensa comum e estou pensando em comprar uma mini 3d, gostaria de saber se esta prensa faz chinelos também, pois encontrei em algumas descrições que ela faz chinelos,vc poderia me tirar esta duvida? obrigada.

    • Olá FRANCISCA MARIA DOS SANTOS CASTRO.
      A prensa mini não é ideal para este fim. O melhor seria uma prensa plana ou a 3D tamanho normal. Sucesso e até mais!

  • Nilton, como vai? Você disse que a sublimação em caneca nessa máquina deixa a desejar… Eu não entendi. Ela não é boa pra canecas então?

    • Olá Marcos Vinícios.
      Devido a pressão que a prensa comum faz no material o mesmo ganha mais brilho, cores mais vivas e vibrantes. Com tudo, se estiver utilizando o conjunto inteiro de equipamentos e matérias primas próprio para sublimação vai conseguir resultados satisfatórios. Sucesso e até mais!

  • Boa Tarde Nilton!

    Onde foi adquirido o dissipador de calor?

  • Olá Nilton tudo bem?
    Queria saber se posso usar sublimação para foto porcelana(foto de túmulos)?o sol e a chuva desbota a arte? se a resposta for sim, posso passar um verniz acrilico para proteger?
    Obrigado!

  • Bom dia, Nilton.
    Estou procurando a dias algum site que venda as tintas sublimáticas da epson, j-teck e a diamond brasil. mas não acho nenhum lugar que tenha o produto pra vender, até mesmo os sites oficiais das tintas não disponibilizam o produto… apenas o telefone de contato e o email que nunca respondem.
    Gostaria de saber se você pode me informar algum site ou loja em que eu possa comprar essas tintas.
    Desde já agradeço amigo
    Acompanho sempre o seu site e ele esta me ajudando muito.

  • Oiiii…
    Adorei o video.
    So me responde uma coisa, pq não recomenda sublimação 3D para iniciantes?

    Abraço
    Sibelli

    • Olá Sibelli.
      A sublimação é um mundo novo para quem nunca trabalhou no ramo, cheio de detalhes que necessitam de cuidado, atenção, estudos e testes.
      Estes detalhes são aperfeiçoados na prática de quem começa estampando canecas e camisetas que são itens mais simples de aprender e testar.
      A sublimação 3D é de um nível de complexidade maior, demanda mais detalhes e cuidados para atingir o mesmo resultado com as prensas comuns de canecas e camisetas.
      Por isso indicamos iniciar com uma prensa de canecas e depois partir para a sublimação 3D. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton eu tenho uma prensa dessa que você acabou de apresenta, porém não consigo fazer a sublimação de canecas, tenho uma impressora espson L355 o problema está na impressora ou na minha mini prensa? Me ajude dês de já agradeço. Boa tarde

    • Olá Rosaline Santos.
      No seu caso seria necessário verificar se esta seguindo todos os passos indicados pelo fornecedor da sua prensa para obter um resultado final satisfatório.
      A estrutura básica para se trabalhar com sublimação é impressora compatível x tinta sublimática x papel sublimático e no caso da prensa tempo x temperatura x pressão.
      Você não citou qual o tipo de problema esta enfrentando mas, o melhor neste caso é garantir estas questões que citei acima com o suporte do seu fornecedor. Sucesso e até mais!

    • Olá Nilton, temos visto seus videos para aprender mais. Acabamos por iniciar com uma prensa sublimática 3D (contrário ao seu conselho, que só vimos agora), mas estamos com alguns problemas com relação a prensagem, mais precisamente nas cores finais.. A impressão sai legal, a cor pálida e tudo mais, já esperávamos que a estampa ficasse legal, porém, aplicando 600 segundos com a manta de silicone na caneca e papel sublimático impresso em EPSON L335 com tinta sublimática (dita INKTEK) e impressão em RGB. As cores não saem como queremos, a maior dificuldade é sair o azul.. Tem alguma dica?

      • Olá Pablo, tudo bem? Normalmente os problemas com a fidelidade nas cores estão relacionados a falta de um perfil de cores adequado para suas. Para isso eu recomendo que entre em contato com o seu fornecedor de tintas e solicite a ele o perfil de cores.

        Utilizando o perfil de cores é onde estamos verificando os melhores resultados.

        Grande Abraço!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: