HomeSublimaçãoComo combinar cores

Aprenda a dinâmica e teoria das cores para a criação de looks com combinações originais e harmônicas.

Orientadas a combinar as roupas sempre por cores similares, poucas pessoas ousam sair da zona de conforto e segurança (ou dos padrões previamente selecionados e estabelecidos pelo universo fashionista) em busca não somente novidades, mas também de inspirações para a criação de produções repletas de originalidade.

sign

A utilização da tabela ou círculo cromático facilita a seleção para combinações envolvendo tonalidades fortes e expressivas, sendo de suma importância compreender que não existem combinações erradas, pois sempre haverá quem considere bonito ou simplesmente estranho a combinação de tons.

82755ndm2

 

Tabela ou círculo cromático

ndm2

Tradicionalmente organizadas em um círculo composto por seis cores fixas (sendo o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta) assim como por suas variações, a tabela cromática consiste em uma representação simplificada das cores visíveis pelos olhos humanos através da utilização de um disco de saturações, onde normalmente são empregados seleções de combinações entre cores harmônicas.

 

Cores análogas

Também conhecidas como cores próximas, as análogas são as tonalidades organizadas ou dispostas uma ao lado da outra no círculo cromático. Consideradas como combinações simples, devido às pigmentações em comum, não precisam estar necessariamente coladas, uma vez que apresentam mais vigor de contraste quando combinadas em dois tons de intervalos, ou seja, pulando duas casas. Exemplos: violeta com rosa, vermelho com laranja, verde com amarelo, turquesa com azul, entre outros.

Cores complementares

Também chamadas de complementares por oposição, essas tonalidades se encontram dispostas em lados opostos no círculo cromático. A harmonia das combinações acontece através do “desacordo” e contraste ousado, marcado principalmente pela diferença nítida existente entre as cores. Para os iniciantes inseguros nesse tipo de combinação é indicada a escolha de uma cor vibrante e a outra em versão mais neutra. Exemplos: amarelo com violeta, vermelho com verde, laranja com azul, entre outros.

Tom sobre tom

Considerada como a mais utilizada e de simplificada realização, a combinação de tom sobre tom demanda certo cuidado para evitar produções monótonas. O tom sobre tom consiste na combinação da mesma tonalidade em diferentes gradações, sendo necessário que as nuances sejam nitidamente notadas, pois quando pequenas ou apagadas parecerão um erro. Em resumo, esse tipo de combinação pode ser empregado em todas as tonalidades de cores.

Mariana Paiva Costa
Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.

Fonte: Portais da Moda

Nenhum comentário

deixe um comentário