HomeSublimaçãoPortal Responde ao vivo dia 27 de agosto às 20 horas

Portal Responde ao vivo dia 27 de agosto às 20 horas

portal responde deixe sua duvida

Obrigado a todos que participaram deste evento no dia 27 às 20 horas, foram mais de 100 pessoas presentes durante as 2 horas de evento e mais de 150 mensagens através do Youtube (Obrigado JB pelo apoio e suporte na plataforma) e mais 150 questões levantadas aqui neste artigo. No final deste artigo você confere a gravação deste evento e todos os temas abordados! (esta postagem foi atualizada com estas informações  no dia 27 de agosto às 23:30)

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimático, gostaria de convidar toda a comunidade para participar do Portal Responde ao vivo no dia 27 de agosto às 20 horas. Este evento marca o início desta nova fase do Portal.

Deixe sua dúvida abaixo e assista ao vivo o Portal Responde através deste link

Recentemente me dei conta da proporção que tudo isso tomou e tive que dar uma pausa para organizar as idéias, na verdade, para organizar a casa. Neste artigo comentei sobre isso. Foi necessário estruturar um novo Portal para continuar a atender e trabalhar com qualidade, sendo 10 ou 10 mil pessoas não importa, o que importa é que possamos trabalhar com qualidade e juntos com vocês construir o melhor Portal para todos nós! Mais um vez com a colaboração direta e indireta de todos foi possível montar  um Curso de Sublimação para Iniciantes.

Deixe sua dúvida abaixo e assista ao vivo o Portal Responde através deste link

portal responde ao vivo dia 27

Para Participar do Portal Responde ao vivo deixe sua pergunta logo abaixo nos comentários e acesse este link!

Crescemos muito rápido nos últimos meses, e até então estávamos em uma casa emprestada por uma tia, foi nesta casa que a porta laranja ficou famosa! Em agosto foi necessário uma nova mudança para receber o Marcelo, que a partir de agora dedica 100% do seu tempo ao Portal e o Wendell da Chaw Agência Web. Com um espaço maior e mais pessoas dedicadas diariamente a este projeto iniciamos uma nova fase com mais qualidade e muito mais conteúdo.

Participe desde evento deixando sua dúvida logo abaixo nos comentários. Inscreva-se em nosso lista aqui do blog e receba o link para assistir ao Portal Responde ao vivo diretamente em sua caixa de e-mail! Sucesso e até quarta-feira!

Últimos comentários
  • Olá, boa noite!
    Estou começando no ramo de estampa(camisetas) e escolhi trabalhar com transfer laser. Estou quebrando a cabeça com o papel transfer que comprei. Gostaria de saber, é normal a impressão sair borrada? O que pode estar dando de errado para sair assim? Será o papel ou a configuração da impressão. Também, fui destacar a parte de trás do transfer para então poder prensar e ele se rasgou.Por favor, me ajude!!! Desde já obrigada.

    • Olá Erika.
      Os transfers laser são sensíveis ao calor e só trabalham com impressoras compatíveis homologadas pelo fabricante do próprio transfer. Primeiramente precisa garantir que sua impressora seja compatível com esta impressão desejada, segundo é necessário uma configuração especifica de papel na impressora para que a impressão não estrague no transfer já na impressão. O processo de transferência tb é sensível a tempo x temperatura x pressão correta para o resultado final satisfatório. Sucessso e até mais!

  • Venho acompanhando seu trabalho, e queria dar meus parabéns pelo belo trabalho que vc vem desenvolvendo, estou querendo entrar no ramo de personalização, com foco no começo em canecas, capas de celulares, tablet, camisetas e porta retratos, minha pergunta seria, vc me indicaria qual prensa? Pensei na Prensa Termica 3D mas, tenho ouvido muita reclamação por parte da maquina, que quebra muito, é dificil achar peças de reposição, pois é uma maquina importada, Gostaria da sua ajuda, obrigado!!!

    • Olá Adriano.
      Para quem esta começando as dicas são voltadas para o trabalho com as prensas individuais, até para ganhar conhecimento e pratica com o assunto. Estas máquinas individuais, como a prensa de canecas e a prensa plana são mais baratas e mais “simples” de opera-las então, se puder começar por elas é o que indicamos. Além disso temos cursos para iniciantes que vai lhe dar autonomia e experiência que só com a prática de 10 anos de mercado poderiam lhe proporcionar: Curso ONLINE de Sublimação em Canecas e um infográfico para usar como referencia e aprendizado: Como Estampar Canecas Perfeitas! Sucesso e até mais!

  • Olá, estou decidida a entrar pra esse mundo de sublimação rsrs, mas quero que me ajude a sanar minha dúvida, seguinte:Tenho que decidir se compro a prensa 3d para grande para 12 canecas e junto dinheiro pra comprar moldes e outros, ou compro com o mesmo valor em dinheiro a mini 3d que já vem com vários moldes para celular e outros, mais a prensa plana 38×38? Me ajuda ai por favor….grata Rose

    • Olá Rose guimarães.
      Tudo vai depender do foco do seu negócio e os produtos que pretende trabalhar logo de inicio. As prensas 3D são legais para canecas e cases que estão em alta mas, com a prensa plana você também tem a possibilidade de trabalhar outros produtos como almofada, chinelo, quebra-cabeças, camisetas e etc. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde, estou com um probleminha no processo de sublimação, ficaria super feliz se vocês me ajudassem. Quando estou imprimindo as artes estão saindo borradas, manchadas, tipo borrões em volta das escritas, desenhos ou qualquer coisa que esteja imprimindo, o porque disso está acontecendo? Me ajudem por favor, pois já fiz de tudo que sei e nada resolve. Obrigada!

    • Olá Karla.
      Se já fez 2 a 5 limpezas da cabeça de impressão e não resolver, sugiro procurar uma assistência técnica especializada para corrigir este problema. Sucesso e até mais!

  • bom dia Sr. Nilton. Desculpe se aqui não é o canal de tirar duvidas….Só queria salientar a minha. Possuo uma impressora Epson L355 com tinta sublimatica, compro papel “transfer” para tinta sublimatica. Imprimo na qualidade alta. Sei a que as cores não correspondem exatamente ao que vejo no monitor….a tinta é outra. Transfiro o “transfer” na camisa de poliester à 200º C 30s e pressão media alta na minha prensa termica. Na hora sai legal a estampa…mas quando recebe a primeira lavagem sem alvejante ela começa a desbotar….Já troquei de tinta e papel “transfer” e não adianta. O que pode estar saindo errado Sr. Nilton….Novamente peço desculpa se aqui não é o canal de dúvidas…Marcelo Paiva.

    • Olá Marcelo Paiva.
      Este problema pode acontecer por diversas possibilidades então, seria importante validar todo o conjunto de produtos e suprimentos que esta utilizando e até no processo de lavagem se não esta utilizando alguma função de alta temperatura como maquinas secadoras. O básico seria papel tratado para sublimação, referência HAVIR fundo azul, Tintas sublimáticas de qualidade ex: Sawgrass, J-Teck e etc. e Camisetas 100% poliéster. Sucesso e até mais!

  • bom dia Sr. Nilton. Desculpe se aqui não é o canal de tirar duvidas….Só queria salientar a minha. Possuo uma impressora Epson L355 com tinta sublimatica, compro papel “transfer” para tinta sublimatica. Imprimo na qualidade alta. Sei a que as cores não correspondem exatamente ao que vejo no monitor….a tinta é outra. Transfiro o “transfer” na camisa 100% poliéster à 200º C 30s e pressão media alta na minha prensa termica. Na hora sai legal a estampa…mas quando recebe a primeira lavagem sem alvejante ela começa a desbotar….Já troquei de tinta e papel “transfer” e não adianta. O que pode estar saindo errado Sr. Nilton….Novamente peço desculpa se aqui não é o canal de dúvidas…Marcelo Paiva.

    • Olá Marcelo Paiva.
      Estamos atualizando as respostas aos comentários do Portal Sublimático e aqui vai a resposta a sua questão:
      Somente com tintas, papel e tecidos de excelente qualidade vamos conseguir chegar a um resultado “perfeito” e com uma boa durabilidade.
      Tenha certeza sobre a garantia e procedência da tinta e tecido pois, estes estão intimamente ligados a esta durabilidade ao lavar o mesmo, lembrando que indicamos aguardar até 72h para a primeira lavagem do tecido sublimado. Sucesso e até mais!

  • Oi Nilton, bom dia!

    Estou tendo problemas com a personalização da case em 2d em uma prensa plana. Faço a personalização direitinho, seguindo todos os passos, a arte fica ótima na chapa, porém com o tempo ela começa a desbotar. Gostaria de saber se isso é normal ou o pq que isso está acontecendo. Também estou tendo problemas com a personalização do caneco de chopp de vidro jateado, a arte quase sempre não sai boa na peça, tem alguma dica para esse produto também? Aguardo resposta!!

    • Olá Thaís Fernandes.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      Certifique-se de que esta trabalhando com todos os produtos de excelente qualidade como ex: papel, tinta, produtos e etc, e que esteja seguindo todas as orientações do fabricante.
      No caso da case você pode testar comprando em outro fornecedor e efetuando o teste, caso a suspeita seja do produto. Mas, este tipo de problema não é normal e com certeza é necessário uma analise para encontra a raiz do problema.
      No caso da caneca vou lhe encaminha um link que pode lhe ajudar neste caso Como Estampar Canecas Sucesso e um grande abraço!

  • Boa tarde Nilton,
    primeiro parabéns pelo site e pelo trabalho! Realmente é importantíssimo ter um ponto de confluência onde possamos encontrar respostas. Sou iniciante no mundo da sublimação. Tenho uma prensa térmica 38×38 e outra para canecas, minha impressora é uma Epson l355. Pois bem, fiz todos os passos direitinho, mas estou tendo problemas com a impressão. Está saindo aquele efeito “fantasma” e mesmo com boa pressão, temperatura adequada, tests de cor, etc, continuo tendo o mesmo efeito. Fiz tests primeiro em panos e peguei alguns mouse pad. Tanto a cor preta como a azul, dão um pouco desse efeito. E não sei mais o que debo fazer. Pode ser a tinta? Desde ja muito obrigada! e torcendo aqui para participar do teu curso!! Um forte abraço.

  • Nilton Boa noite gostaria de tirar uma dúvida estou usando o o b m em camisetas coloridas mas com o passar do tempo o mesmo está soltando é normal? Ou estou pecando no procedimento me der uma luz!
    Obrigado.

  • Olá Nilton, Parabéns pelo trabalho!
    Minha dúvida é sobre impressora textil para impressão direto na camiseta e gostaria da sua opinião sobre ela.
    Este tipo de impressora é fácil de usar e a qualidade da estampa tem uma durabilidade muito longa?
    Muito Obrigado, abraços a toda equipe do Portal.

  • ola gente,,,tenho uma imensa duvida,,,,quais produtos podem ser sublimados com o uso da um,a empressora laser,,,,,,,,seus limites e vantagens,,,,,,e me digam que se é verdade,,,tem produto que somente impressora a laser,,pode fazer

  • Bom dia
    Tenho uma prensa plana 38×38,caneca e uma prensa 3d,tem a necessidade de ter a prensa plana e de caneca?
    Muito obrigado.

  • eu tenho uma oki c 331, ela tem qualidade para fazer trasfer em canetas e qual a temperatura e tempo certos.ob vagner

  • Minha duvida sobre sublimar as capas 2d em prensa 3d seria a temperatura e o tempo, devo mudar alguma coisa ou usar o padrão? E usando uma plataforma como suporte tipo molde de um ipad daria pra fazer isso tranquilo, colocando a chapa da capa sobre o molde?

  • Oi.. tudo bem?
    Comprei recentemente uma epson f6070
    utilizo tinta original epson mas papel monolucido para impressão… vi em um video seu que falava sobre canecas sublimaticas que a impressao para sublimaçao teria de ser em RGB e eu sempre exporto em CMYK… para imprimir na plotter.. minha pergunta é a seguinte… quanto ao preto eu transformo ele sempre em preto composto 100 100 100 100 para que fique bem preto… mas se eu exportar em RGB.. O PRETO TERIA DE SER A COR RGB NA PALETA DE CORES?

  • Sawgrass
    Milton, Bom dia! Excelente o trabalho de vocês.
    Quando li sua resposta do e-mail enviado, já não dava mais tempo de participar do portal responde – mas já li os comentários em relação à minha dificuldade na impressão do papel, pois não está saindo igual no monitor. Vi o comentário que talvez possa ser a tinta. Gostaria de saber de você onde posso encontrar esta tinta com a marca “Sawgrass”, para fazer um teste.

  • Boa noite tudo bem estou tendo um problema na impressão a cor azul está saindo roxo ja fiz de tudo limpeza do bico de impressão e nada minha impressora é uma epson L210 nota ela não fazia isso antes comeceu esses dias uso CDR X6 imprimo em RGB as outras cores normal é somente a azul desde de já agradeço pelo canal que temos para as nossas duvidas você é show parabens te desejo tudo de bom abraço.

  • boa noite

    tenho uma impressora epson L355, to imprimindo e papel sair em branco.
    e aparece uma mensagem assim ”Ativar o gerenciador de cores da impressora na caixa de diálogo de configurações de impressão”
    como eu faço pra ativa?
    isso aconteceu depois q limpei o bulk

  • Olá, Nilton, recentemente tive um problema com umas canecas, fiz a impressão e ficou linda só que passado algum tempo ela desbotou, como se a tinta tivesse perdendo a cor e ficou pálida sem as cores vibrantes do inicio. Qual poderia ser o problema? A tinta ou papel, eu uso o papel Havir. Poderia indicar uma tinta de qualidade tem muita gente vendendo uma da marca INKTEC, ainda não usei. Tenho uma Epson T1110. Obrigada Fernanda.

  • Cara estou começando nesta área.

    meu interesse seria pra fazer camisetas para o pet da minha namorasa, onde imprimiremos a foto do cachorro, seria apenas uma para cada dono…o processo mais indicado seria a sublimação ou serigrafia ou outro….e gostaria de imprimir em algodão.

    E qual empresa vc confia mais para eu comprar prensa plana e também de caneca, Metalnox, Serilon, Rimaq ou Yguaçu??? sou de Londrina e estou mais propenso a comprar na Serilon pela empresa ser daqui!

  • Olá Nilton…acompanho seus vídeos e aprendi muito com eles…parabéns… Estou começando no ramo de sublimação, e estou enfrentando um problema com cores, as canecas com fotos de pessoas, ficam muito avermelhadas, poderia me dar uma dica de como evitar essa vermelhidão?
    Certo de sua pronta atenção, antecipo agradecimentos.
    SDS
    Lucas

  • Olá, Nilton. Boa Noite.
    Você sabe se dá pra sublimar tecido poliester DUBLADO/ACOPLADO com TNT?

  • Hoje houve uma discussão em um grupo que participo no face sobre usar papel sulfite para sublimação em camisas. Dá realmente certo? Eu só uso o papel de fundo azul a quase 1 ano e não tenho do que reclamar.

    Grande abraço e parabéns pelo sucesso!!!

  • Olá Nilton, tudo bem?

    Vi em alguns grupos do face sobre sublimação que algumas pessoas trabalham com tecidos que há uma porcentagem de poliester, sem ser 100%. Qual a porcentagem mínima para se conseguir sublimar a camiseta em boa qualidade? Obrigada

  • Boa noite faco camiseta com obm as vezes volta pq descola o q faço

  • Há dois anos comecei a trabalhar com sublimação e em Campo Grande RJ – consegui um grupo que vende uma tinta sublimática de qualidade razoável. Quando vou à São Paulo, vejo muitas outras tintas e quero às vezes comprar. Me digam o seguinte : misturar marcas diferentes de tintas sublimáticas – traz que tipo de problema para a immpressora ou impressão?
    Agradeço!!

  • a

  • Ola boa noite Nilton!
    Adoro seu canal, parabens!
    Duvidas: Tenho uma maquina de estampar camisas e trabalho com ela,porém, passamos por uma grande dificuldade e gostaria q vc nos orientasse, qdo estampamos com papel transfer o tecido nunca pode ser lavado com sabao em pó, pois a tinta desbota e mancha a peça e nao pode ser gomado encima do desenho, gostaria de saber se com essa impressora de sublimação esse problema tb acontece ou se a imagem fica impregnada igual silk screen.
    Sobre camisas de cores escuras, qual tipo de papel a ser usado onde nao aconteça esse mesmo problema, pois sei q a sublimação não é compatível com algodão.
    help…
    bjs obg

    • Olá!
      Pfv, gostaria de saber pq só o meu questionamento não foi respondido pelo portal sublimatico?
      minha pergunta foi feita dia 27/08 e eu estava assistindo ao vivo, o tempo acabou , porém vejo nas perguntas anteriores e posteriores à minha pergunta que o site respondeu, e só a minha não foi respondida.
      Falta alguma coisa que deixei de fazer no preenchimento dos dados??
      preciso mto dessa informação… 🙁
      Obg

      • Olá Flavia, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

        Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

        Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

        Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

        É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

        Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

        Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

        Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Olá Nilton, primeiramente parabéns pelo trabalho e pela injeção de informações e salvação de muitos iniciantes no mundo da sublimação. Minha dúvida é se é indicado comprar uma prensa que seja “X em 1” (a mesma máquina para múltiplos materiais) ou uma máquina para cada tipo de material que vai ser sublimado. Uma segunda dúvida é se pode ser usada a mesma tinta para qualquer material passivo de sublimação ou se as tintas algumas são boas para camisetas e nem tão boas assim para canecas, ou boas para mousepads e nem tão boas assim para camisetas e etc.

  • Oi td bem?
    Gostaria de saber qual é o melhor papel sublimação.
    Obrigada e parabéns, vc tem me ajudado muito.

  • Olá Nilton parabéns pelo seu trabalho, e de fato é o melhor conteúdo sobre sublimação que temos hoje na internet. Estou abrindo um negócio e tenho as seguintes dúvidas:
    • Qual tempo e temperatura devo configurar na prensa cilíndrica, a cada lugar que procuro, passam informações e tempo diferentes, existe um padrão?

    • Quando retirar a caneca da prensa, devo retirar o papel imediatamente ou devo aguardar?

    • Vocês já testaram as tintas Gammas Sublimaticas, tiveram um bom resultado?

    • Possuo uma impressora Epson L355, vou efetuar a troca de tinta para tinta sublimática, gostaria de saber se após a troca de tinta eu devo fazer a limpeza da cabeça de impressão manualmente com produtos específicos antes de fazer a limpeza pelo programa da Epson e se os resíduos da tinta antiga no tanque de tinta e tubos não podem afetar o resultado final?

    • Porque é tão difícil encontrar produtos para sublimações com marcas oficias no Brasil, encontro somente papéis e tintas em embalagens genéricas efetuadas pelas próprias lojas que vendem?

    • Vejo vários vendedores vendendo canecas de cerâmica brancas para sublimação e na descrição colocam classe AAA, ou AA+, gostaria de saber se essa classe representa a qualidade do produto e como posso notar as diferenças visualmente.

    Muito obrigado Nilton, desculpa pelo excesso de perguntas, mas é meio complicado encontrar informações confiáveis e seguras sobre sublimação.

  • Gostaria de saber se tem algumas empresas que fazem somente o serviço de impressão em ploter, pois minha plotter deu problema e estou perdendo serviço.

    estou em pirassununga e gostaria que fosse na região

    muito obrigado

    adoro o portal

    Fabio Guimarães

  • Nilton, porque você não pensa na montagem de um curso online via web?

  • Ola Nilton, gostaria de saber se é possivel sublimar capas 2d em prensa 3d e se for qual seria o tempo e temperatura ideal

  • Nilton a prensa que eu uso para prensar canecas de porcelana eu posso prensar a de plastico, obs: minha prensa é a básica mesmo. E o papel é a tinta é sublimatica?

  • Nilton, há no mercado diversas empresas oferecendo prensa 8×1. Essas maquinas são de boa qualidade ou razoavel? Ou é mais recomendado comprar as maquinas separadamente?

  • porque imagens ficam com uma mancha vermelha tanto em canecas e camsietas de poliester em geral em todos produtos??

    ja me falaram em tinta contaminada

  • Nilton, por favor esclarece melhor para mim. Proteger a prensa na base cima e baixo? Proteger como? Desculpe a tremenda minha inguinodinia , mas sou totalmente leiga em sublimação.

    Desde já agradeço….

    Sem mas…. Ops… Com muitas mas….DUVIDAS… rsrs…

  • Nilton entre a epson l210 e l355 qual seria a mais recomendada para transfer para algodão?

  • Boa noite,

    Estou querendo iniciar minhas atividades nesse ramo, e este site está me ajudando muito, as informações são muito boas.

    Queria começar a fazer camisetas com fotos de animais para o pet da minha namorada, o processo de sublimação é o mais indicado ou teria que ir para a serigrafia? queria estampar na camiseta de algodão!

    queria a sua opnião de qual empresa comprar as máquinas metalnox, Rimaq ou Serilon….estou mais propenso a comprar pela Serilon porq moro em Londrina e está loja é daqui.

    sei que não gosta de responder sobre isso, mas da essa força ai porq já pesquisei as empresas e não entendo nada, queria a informação de um cara confiável.

    Muito Obrigado….Rodrigo Rocha

  • Olá estou iniciando me proprio negocio na area de sublimação, como capas para celular e canecas, comprei a prensa 3d, e estou completamente confuso relacionado a qual impressora comprar , independente do valor. Após ter lido uma serie de forums, e videos do portal, a minha indecisão gira em torno da L355 e L210 pois ainda não sei qual compro para usar a tinta sublimática .

    • Boa noite Sidney!
      Vi seu comentário e gostaria de saber se ainda trabalha com a prensa 3d? Preciso esclarecer algumas duvidas… Pode me ajudar?

      Obrigado!

  • Olá Nilton! Novamente, parabéns pelo trabalho!

    MInha questão é sobre azulejo.
    Recentemente comprei alguns no Mercado Livre e não consegui sublimá-los
    de maneira satisfatória. Usei uma manta de silicone mas as imagens além de ter demorado muito, cerca de 10 minutos, sairam um pouco manchadas.
    Vc acha que o problema pode estar no azulejo? Tendo em vista que eu uso a mesma tinta e papel nas canecas e elas saem ótimas.
    Estou pensando em resinar meus próprios azulejos. Vc acha viável? O que vc acha dessas resinas que existem no mercado?

  • Parabéns pelo projeto. Espetacular.
    Gostaria da opinião do portal com relação às impressoras adaptadas para impressão direta em camiseta. Vale a pena ?
    Aguardo. Se a resposta não for ao vivo, pode ser por email.
    E eu agradeço desde já.
    Obrigado.

  • É possivel instalar bulk para sublimaçao numa plotter xerox IJ2230?

  • Boa Noite Nilton, estava trabalhando com a tinta gamma, e mudei para Nova Gamma, mas as cores não estão boas o preto por exemplo esta saindo com um tom esverdeado, gostaria de saber se o problema e no perfil de cores ou se é por causa da nova tinta.
    Abraços.

  • Boa noite, tenho uma epson workforce 4092, quando utilizo papel de sublimação anda aparecendo as marcas da serrinha do tira folha da impressora, o que faço para evitar isso, grato.

  • boa noite

    tenho uma impressora epson L355, to imprimindo e papel sair em branco.
    e aparece uma mensagem assim ”Ativar o gerenciador de cores da impressora na caixa de diálogo de configurações de impressão”
    como eu faço pra ativa?
    isso aconteceu depois q limpei o bulk

  • Boa noite! Gosto muito dos videos, parabéns pelo trabalho! Bom, estou começando com personalização com vinil de recorte termocolante. Tenho muita dificuldade em colocar, calcular, preço final do trabalho. Como proceder? Obrigado!

      • Obrigado! Aguardarei a planilha então.

  • Estou com muita dificuldade na impressão, minhas sublimações estão todas avermelhadas, uso mac para imprimir, tem alguma solução?

  • Olá Nilton, Boa noite!

    1- Como faço para sublimar o fundo da caneca (parte externa) ? tem como?

    2- como estampar mini canecas ? devido ao seu pequenino tamanho ?

    Depois de quase 1 ano (cedo) as portas estão se abrindo para meu profissionalismo, na sublimação cilíndrica. 😀

  • Olá Pessoal,

    Não sei se está ocorrendo com todos, mas apenas o audio está disponível, o video inicia mas trava, permanecendo apenas o audio.

  • Nilton,
    tenho problema direto com a impressora sublimática, apesar de imprimir todos os dias, sempre dá problema de entupimento e cabeçote. Já estou com 2 t1110, uma comprei há 2 meses e já tá dando pau. Já perdi 2 impressoras em menos de 1 ano. O que acontece com esta tinta já que são de ótima qualidade?

  • Boa Noite, Niltom.
    O que você acha da impressora DTG, indica alguma?

      • Nilton, muito obrigado, pela resposta, venho acompanhando o Portal e tentando me aperfeiçoar, quero ver se consigo participar de algum curso Presencial, você nos estimula muito.

  • Estou iniciando nesta area e vou comprar uma impressora pra a sublimação, qual a melhor EPSON L355 ou L210 ?

  • Boa noite Nilton, diante de tantas perguntas não me resta esperar o esclarecimento sobre as dúvidas de nossos amigos. Mas…Gostaria de saber se poderia indicar um lugar para comprar camisas de excelente qualidade para sublimação como as que usaram no curso de vocês.

  • ola amigos
    vejo sempre em alguns sites vendendo kits para resinagem em canecas para subliação
    como funciona isso?
    sera que fica mais em conta resinarmos nossas propias canecas?

    quanto a qualidade do papel interfere na qualidade da sublimação?

  • ola,

    Gostaria de saber se é possível fazer Hot Stamping de transferência usando a prensa termica plana. pelo que percebi o filme para Hot Stamping adere a toner da impressora a laser, e as maquinas que vi no mercado são bem caras, a prensa térmica seria a solução mais barata.
    Obrigado.

  • Oi Nilton tudo bem, então estou querendo trabalhar com canetas de brinde e canecas de plasticos. Me informaram que tenho que usar impressora a laser me indicaram duas, você poderia me ajudar a me informar a melhor segue o que me indicaram: oki-c331dn e HP 1025. Me ajude.

      • Oi Nilton vc tem o video gravado ontem estava num computador e estava sem som preciso muito de ajuda referente ao meu assunto.

      • Oi Nilton não tive a resposta que precisava no video tem como vc me ajudar. Já procurei no seu blog videos para estampar caneca de plastico e caneta e não acho. Me ajude.

        • Olá Karla, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

          Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

          Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

          Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

          É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

          Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

          Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

          Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Nilton,
    queria uma ajuda sua, por favor!!!
    Eu tenho uma confecção de roupa. e algumas pecas uso sublimação na frente. Nesse caso, eu terceirizo para uma empresa que sublima para mim.
    Acontece que cobram muito caro e eu pobre trabalhadora, tenho que aceitar pois não tenho outro contato para sublimar para mim.
    Até que eu, tomei coragem, e resolvi investir na compra de uma impressora de sublimação e uma prensa.
    O problema é que eu não tenho idéia que marca comprar, se já vem pronta para sublimar…
    Para inicio, uma que imprima tamanho A3 já é suficiente para começar pois daria a frente da camiseta. Pensei também em uma impressora que na largura A3, imprimisse em rolo.
    Me dá um help, uma luz, estou disposta a investir, me diz o que fazer.
    Peço também que me indique um site ou contato para que eu possa comprar esse maquinário, as tintas e o papel.
    A parte dos tecidos eu entendo pois já trabalho com eles, o meu problema é a parte “sublimar”.
    Muito obrigada
    Carla Fernandes

  • ola a estampa do transfer no poliester 100% sai uma cor viva ou fosca ..

  • Olá NIltão boa noite,são duas perguntas.
    1. to com minha prensa de caneca simples ja por um fio (ou seja resistência) vale mais a pena comprar uma resistência ou investir numa 4×1? apesar que os outros modelos eu ainda não tenho muita saída e nem procura. sobre a indicação para o fornecedor da resistência pergutarei no forum logo mais…

    2. além de que to trocando minha prensa plana 38×38 aff 5 anos nela ja deu, por uma 60×40 o que dinheiro da pra comprar no momento, porem boca de jacaré? ou de abertura lateral, porem essa de abertura swing é muito difícil de encontrar e alguns fornecedores a prensa é muito cara nesse modelo….

  • Olá tenho uma duvida quanto a adesivo, é possível sublimar adesivo e depois recortar na plotter silhouette cameo. gostaria de trabalhar com material acrílico vc teria alguma dica para sublimação.

  • Ola nilton

    eu estou tendo um grande problema e vejo que muitos amigos tambem.

    o impressao em canecas pretas com tarja branca.

    seria normal a imagem ficar preta porem quando se tira uma foto com flash o preto da sublimacao ficar marrom apesar de estar preto.

    Quais as dicas para este tipo de caneca.

    No meu caso eu uso prensa 3D porem imagino que a solução para meu problema seja a mesma para quem usa prensa de canecas e o problema esteja na tinta.

    obrigado!

  • Ola Nilton, boa tarde.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar com algumas dúvidas sobre impressora textil que imprimi direto na camiseta branca ou colorida.
    Será que vale a pena fazer um investimento nesse tipo de impressora?
    É boa a qualidade de impressão dela e dura muito tempo?
    Caso tenha alguma loja ou fabricante para me indicar ficarei grato.
    Obrigado, abraço.

  • ola primeiramente quero deixar meus parabéns pelo seu trabalho, você esta ajudando a muitas pessoas que como eu não entendem nada de sublimação, impressoras, papeis enfim tudo o que envolvem este trabalho.
    Se você poder me ajudar estou em duvidas entre duas impressoras para trabalhar com chinelos e talvez mas tarde com o restante (canecas, azulejos, etc)a impressora

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572558804-multifuncinal-epson-l355-bulk-ink-400ml-tinta-sublimatica-_JM

    e a impressora

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-579075410-impressora-xp-401-com-bulk-ink-400ml-de-tinta-corante-_JM

    minhas duvidas sao em torno do valor? pois nao estou com muita grana em caixa,
    quero trabalhar com chinelos, e se você pode me dizer sobre esta prensa

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578415716-prensa-termica-plana-para-transfer-e-sublimaco-_JM#D%5BS:VIP,L:RECOMMENDED_ITEMS,V:2%5D

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO E FICA COM DEUS

  • ola primeiramente quero deixar meus parabéns pelo seu trabalho, você esta ajudando a muitas pessoas que como eu não entendem nada de sublimação, impressoras, papeis enfim tudo o que envolvem este trabalho.
    Se voce poder me ajudar estou em duvidas entre duas impressoras a impressora

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572558804-multifuncinal-epson-l355-bulk-ink-400ml-tinta-sublimatica-_JM

    e a impressora

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-579075410-impressora-xp-401-com-bulk-ink-400ml-de-tinta-corante-_JM

    minhas duvidas sao em torno do valor? pois nao estou com muita grana em caixa,
    quero trabalhar com chinelos, e se você pode me dizer sobre esta prensa

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578415716-prensa-termica-plana-para-transfer-e-sublimaco-_JM#D%5BS:VIP,L:RECOMMENDED_ITEMS,V:2%5D

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO E FICA COM DEUS

    • Olá Rafael, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Olá boa tarde, meu nome é Susana sou de Tupã-sp !!
    Trabalho com sublimação a poucos meses, gostaria de saber qual o procedimento correto na hora de estampar? Pois quando estampo a 1ªpeça sai tudo ok, mas em seguida quando estampo a 2ª peça em diante elas ficam com uma leve marca da estampa que foi feita anteriormente, a empresa que me vendeu a prensa disse que eu teria que colocar um papel craft entre a prensa e a estampa, mas não resolveu pois o craft também absorve a tinta e quando aquecido novamente passa a imagem para a peça que esta sendo estampada no momento, estou usando a temperatura recomendada no papel tranfer que é 225° e 25 segundos.
    E é normal a peça diminuir muito seu tamanho depois que aquecido pela prensa ?

      • Sim é uma prensa térmica plana,e o produto é camisetas 100% poliester !!!

    • Sim é uma prensa térmica plana,e o produto é camisetas 100% poliester !!!

  • Olá Nilton, mais uma vez e sempre, parabéns por sua iniciativa de estar orientando as pessoas com seus conhecimentos.
    Trabalho com grande formato há pouco tempo e tenho recebido reclamações de meus funcionários em relação a fumaça que sai da prensa. Ela é tóxica? uso tintas epson.

  • Olá Nilton, tudo bem? Primeiramente, gostaria de parabenizar você e sua equipe pela iniciativa de executarem todo esse trabalho através do Portal Sublimático, e que por sinal, fazem muito bem.

    Sou iniciante neste ramo de sublimação, e abri uma empresa há quase 2 meses, que por enquanto, confecciona cases para celular. Estou tendo uma dificuldade em aproximar as cores da foto no produto final. Percebo que algumas imagens ficam bastante escuras, mesmo não estando escuras nas fotos.

    Já tentei procurar o que pode ser, através da internet, mas não encontro uma resposta concreta

    Utilizo uma impressora epson L355 com tinta e papel sublimatico.

    Tenho uma prensa 3d a vácuo.

  • Olá Nilton!!! Mais uma vez, e sempre, parabéns pelo seu trabalho e pelo portal que criou. Trabalho há pouco tempo com sublimação total e uso tintas da Epson. Vc poderia me informar se aquela fumaça que sai da prensa pode ser tóxica? Uso tintas Epson.

  • Olá Nilton, boa noite meu nome é Marcílio Rodrigues adoro o seu portal.

    Sou de São Lourenço da Mata – PE estou trabalhando com personalizados e estou adorando, com a copa fiz muitas camisas personalizada com o nome das pessoas nas costa camisa 100% poliéster amarela. Agora estou com um problema quando eu vou estampar uma camisa branca, sai o amarelo ao redor da estampa, como faço para limpa essa prensa pois já tentei de tudo álcool 100%, álcool Isopropílico, e não conseguir limpa minha prensa.
    Vou fica muito grato com sua ajuda.
    Saúde e Paz…

  • Boa Noite Nilton. Então venho expor minhas duvidas para obter mais conhecimento quanto a impressão,a marca do papel e da tinta diferencia muita coisa,quanto a qualidade?

  • Olá Nilton!
    Comecei á pouco tempo um negócio de personalização de chinelos, tenho uma Epson L355 com tinta sublimática, papel sublimático e prensa para transferência.
    Mas estou tendo problema na hora da transferência, por exemplo, fundos chapados como preto, pink, vermelho, quando transferidos para os chinelos, estão ficando com tonalidades (um mais forte que o outro)sendo que as estampas foram imprimidas no mesmo método. Terias como me ajudar?

    Obrigado pela atenção, e cada vez mais sucesso ai pra você.

  • Olá! Tenho uma lan house e estou iniciando em sublimação aqui em Fortaleza-CE. em primeiro lugar agradeço ao portal pois foi através dele que estou mais seguro em começar neste novo desafio. Quais os tipos de papel utilizado para cada produto destacando o custo X beneficio?

  • Olá! Nilton! Gostaria de saber qual a melhor opção para personalizar camisas se é através da sublimação ou Silk Screen? Já que ambas tem suas limitações. E a respeito da impressão direta na camisa com impressoras específicas, é uma boa opção comparara a Silk Screen e sublimação?

  • Bom dia, estou iniciando testes para sublimação em caixas MDF e gostaria de dicas sobre este tema.
    Fiz algumas pesquisas e acho que pode ser um bom nicho a ser explorado.
    Obrigado, e parabéns pelo excelente trabalho!

  • Olá
    gostaria de saber algumas informaçoes sobre papeis para sublimaçao e tintas
    1-pois tenho uma epson L355 mais não sei qual tinta e corante ou pigmentada como descubro?
    2-qual tipo de papel e pra cada tecido?
    Ex. tranfer para algodão
    Para poliester etc.

    • mais uma duvida tem alguma maneira de sublimar cases de tabletes e Smartphone 3D em uma prensa 2D

  • Bom dia a todos, tenho duvida na hora de comprar o papel para sublimar case de celular, vou nas lojas, pessoal tem papel branco e azul e alguns suspeitos, tem papel que mau da para ver a parte mais lisa para a impressão, perdi algumas capinhas por conta disso, gostaria de saber qual melhor papel, marca, que posso comprar? minha impressora é a EPSON L110, quando imprimo fotos, a imagem as vezes fica clara, as vezes escura, oque pode ser? Obrigado e sucesso seus vídeos são muitos esclarecedores.

  • Ola newton, Sou Andre Ribeiro, de Manaus. Tenho duas questões:

    1) um de nossos clientes solicitou camisas com tratamento ANTI-UV E ANTI-ODOR. Gostaria de saber se o processo de sublimação interfere nesses tratamentos destes tecidos fazendo-o perder tais características?

    2) vc disse que eu poderia estar te cobrando sobre o curso de Wasatch voltado para EPSON 6070 E 7070. Alguma previsão?

    Um abraço a todos e como escrevi no post do 5000 inscritos: nos que agradecemos pelo empenho de vós em nós tornar profissionais de excelência. Não pude ir nessas turmas do curso devido a produção aqui na fábrica mas espero participar em breve. Abraço.

      • Nilton obrigado por responder minha dúvida. Com certeza outras irão surgir. Na portal responde ao vivo vi comentou não poder sublimar tecidos com tecnologia dry fit. Como proceder então já que meus clientes procuram equipamentos que não retenham suor, ainda mais aqui em Manaus 34°a sombra Kkkkk.

        Abraço e obrigado pela resposta no ao vivo. Foi a penúltima mas valeu a pena.

        • Olá Andre, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

          Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

          Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

          Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

          É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

          Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

          Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

          Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Salve Nilton , tudo bem? Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho que você e sua equipe desenvolve.
    Sou novo no ramo e estou começando a trabalhar com canecas, porém estou tendo muita dificuldade em encontrar ou até mesmo comprar artes prontas como exemplo artes para casamentos, formaturas, dia dos pais , etc. Acho uma ou outra mas fico muito restrito à variedade. Onde posso estar comprando ou adquirindo uma certa variedade de artes ?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Abraços.

    Erike Vilela

  • Oi Nilton, tudo bem?
    Primeiro gostaria de agradecer pelas dicas e macetes que você posta, tem me ajudado bastante a ter mais certeza de que estou no caminho certo. Agora, gostaria de tirar uma dúvida com você, estou pensando, e quase concretizando começar meu próprio negócio, quero estampar canecas, vejo que o mercado para esse produto é muito extenso, mas estou na dúvida de qual prensa e impressora devo comprar, poderia me dar umas dicas? Grande abraço!!!

      • Obrigado!!Já estou ansioso. Abraço!!

  • Olá Nilton
    Sou Geneilto de Brasilia
    Quero tirar um duvida estampando camisetas com papel sublimático as cores ficaram claras, resolvi usar papel comum e pra minha surpresa cores mais vivas.
    Papel comum posso usar pra esse tipo de serviço?
    Ou não estou usando corretamente o papel sublimático?
    E quando vamos ter um curso aqui em Brasília?

  • Olá Nilton meu sou Geneilto de Brasilia sempre acompanhei o blog, quero tirar um dúvida estampando camisetas com papel sublimático as cores sai meia apagadas decide usar papel comum e pra minha surpresa tive um acabamento superior, esse papel comum e recomendado para fazer sublimação? ou não estou usando corretamente o papel sublimático? E quando vai ter um curso aqui em Brasília?

    Um abraço.

    • Olá Geneilto, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Olá Nilton, primeiro quero agradecer o seu empenho em oportunizar mais conhecimento aos que ingressam nesse ramo, digo que você foi meu maior incentivador para que eu iniciasse na sublimação de produtos. Ainda estou engatinhando nessa área, mas já fiz alguns produtos e tenho gostado do resultado, porém encontro ainda alguns problemas, sobretudo na sublimação de produtos cerâmicos. Ao sublimar canecas aparecem, principalmente na parte de baixo, algumas falhas como se não tivesse sublimado totalmente… e na sublimação de azulejos aparecem algumas manchas esbranquiçadas, no centro e em alguns pontos do azulejo. Estou errando em algo ou devo fazer “algo a mais” ?

    Agradeço, novamente, a sua importante contribuição.

  • ola tenho trabalhado com sublimação em camisetas a algum tempo, todas as camiseta saem com cores perfeitas e tudo porem quando comecei a estampar minhas camisetas vi q o desenho sempre vaza do outro lado da camiseta, resolvi colocar umas 3 folha chamex entre a camiseta para evitar o vasamento, só que tenho problemas com o tecido que sempre fica marcado no formato da folha no lado oposto o da sublimação, o tecido sempre fica amassado e dificilmente passando o ferro de passar consegue-se retirar essas marcas de enjiado, o que pode ser feito para isso.
    Percebi também que com o chamex por dentro das camisa proporciona uma especie de plataforma mais rente, pois quando tento sublimar sem o chamex a tinta pega falhada em alguns lugares.

  • Ola Nilton, meu nome é Hugo e quero começar urgentemente no ramo da sublimação, tenho pesquisado bastante porem tenho medo de tomar a decisão errada. Entaã espero que me ajude em algumas questões. Que equipamento compro para começar? Quero trabalhar com canecas, azulejos e camisas. Uma prensa 4 x 1 é melhor para começar ou seria melhor investir numa prensa 3d? E é preciso uma impressora a3? Que vantagens ela leva sobre uma impressora a4?

    Amanha n perco por nada
    Obrigado

  • Oi Nilton! Boa noite.

    Há algum processo para viabilisar sublimação em peças de mdf?

  • Olá Nilton, minha dúvida é em relação a sublimação em camisetas (100% poliéster), tenho dificuldades com a prensagem, a imagem fica “manchada” com áreas mais claras. Aumento pressão, temperatura, tenho medo de pegar encomendas e não dar conta. Normalmente uso temp 200 a 210° e tempo de 20 a 25 seg, uso papel sublimático fundo azul.O mesmo não acontece quando sublimo o tecido oxford para as almofadas e sacolinhas. O que estou fazendo de errado???

  • Boa Noite!
    Gostaria de parabenizar o Portal Sublimático pelas informações relevantes, as quais são de muia ajuda!
    Tenho uma prensa 4×1. Trabalho com sublimação -somente de canecas e squeezes. Gostaria de saber como proceder para trabalhar com canecas de plástico e também com as mágicas e, principalmente, com as CÔNICAS. Eu não consigo fazer a arte para esse tipo de caneca. Não encontrei nenhum tutorial que de certo. E essas canecas são bastante charmosas.
    Outra questão, se possível, como fazer as embalagens personalizadas para canecas? E quanto as caixinhas de acetato, você as indicaria, pois, particularmente, eu gosto dessa opção.
    Agradeço a atenção e a possibilidade de ser atendida.

  • Olá NIlton!

    Primeiramente parabéns estou aprendendo muito com o portal, minha dúvida é a seguinte:

    – Estou tentando sublimar camisetas dryfit, porém a a prensa térmica está deixando marcas permanente na malha, fica como se fosse um friso, estou utilizando 180° e 20s, já pesquisei em alguns fóruns e me orientaram a diminuir pressão e temperatura, já fiz isso mas não resolveu, a minha pressão já está no mínimo e ainda marca, também utilizei alguns papéis no meio para diminuir o contato com teflon ou Kraft, mas as marcas ainda aparecem, se utilizar algo muito grosso no meio acabo perdendo qualidade pois ocorre só a metade da sublimação, no geral a sublimação fica boa, mas é essa marca que me encomoda e não sai nem depois de lavar, será que pode ser a minha prensa? Ela é bem antiga, consegue salvar a pátria mais uma vez e me dar uma luz? heheheheh,

    Abraço!

  • Estou também tendo dificuldades em estampar camisetas coloridas seja de poliéster e algodão?

  • Olá tudo bem,estou com uma Epson t1110 e a cada 10 a 15 impressão tenho tenho que inserir a seringa nos cartuchos e remover a tinta para o reservatório denovo,é normal?

  • Olà Nilton,estou começando no ramo da sublimação e as vezes as camisas depois de sublimadas ficam com uma marca com a cor da folha de teflon, e outras vezes fica com uma marca como se fosse uma marca d’água da ultima impressão, e tenho perdido algumas. Onde estou errando?

    Desde já agradeço: Alcivan.

  • Olá Nilton,estou começando agora no ramo,comprei prensa térmica e impressora A4,já conseguir alguns serviços,mais o meu grande problema até agora tem sido o frete dos produtos.um ex:comprei papel sublimático de 14 reais com cem folhas,mais o valor do frete mesmo sendo PAC,ficou praticamente o dobro do papel.gostaria de saber de vc se tem algum fornecedor com fretes mais baratos?moro em Itaituba no estado do Pá,talvez seja por isso o valor do frete,de qualquer forma espero alguma informação sua obrigado!!Elton.

  • Olá Nilton boa noite. Sou de Minas e estou prestes a iniciar atividades no ramo de sublimação pretendo inicialmente começar com canecas, camisetas e um pouco mais timidadente azulejos mouse pads etc porém tenho muitas dúvidas inclusive estou me programando para que nas minhas férias eu consiga me inscrever no curso presencial, aí com vocês, entre as várias dúvidas que detenho irei mandar duas que considero muito importantes no momento:
    1. Na caneca mágica o processo de sublimação é diferente? E ou a impressão da caneca mágica é a mesma da sublimação comum de canecas?
    2. Com relação a sublimação de chinelos tenho um pouco de receio a qualidade da borracha, existe alguma borracha especial para a sublimação ou todas são iguais, ou existe algum tratamento para essas borrachas para ficarem mais confortáveis? Vemos muitas pessoas reclamarem de chinelos com borrachas duras. Desde já agradeço a atenção e queria parabenizá-lo pela iniciativa e que sou um grande fã do seu projeto. Muito obrigado!

      • Olá Nilton entre as impressoras que estou procurando para comprar gostei muito da Epson T1110 A3 o que me diz sobre esta impressora? Ou tem alguma na mesma faixa de preço que tenha uma performance melhor? E para completar é vantagem trabalhar com papel a3? digo isso devido ao preço do papel sublimático. Aguardo sua resposta desde já agradeço a atenção!

  • Boa tarde Nilton. Como já vi em alguns comentários, sou mais um dos aprendizes no ramo da sublimação. Gostaria da sua ajuda Nilton com relação a estampa nos chinelos. Moro em Arapiraca/AL. Quando fiz as primeiras sublimações, há mais ou menos um mês, não obtive sucesso. O clima estava frio e eu mesmo tive que resinar as sandálias, por isso não sei o que pode ter dado errado. Fiz sublimação em tecido para almofadas e deu certo. Em uma camisa também, mas em outra uma das letras que estavam em destaque saiu falha (a letra era vermelha e saiu pequenas partes esbranquecidas). Estou correndo contra o tempo, pois estou desempregado e gostaria muito da sua ajuda. Nos vemos amanhã. E desde de já, muito obrigado por sua disposição em transmitir seu conhecimento. Abraços e, felicidades e muito sucesso. Deus lhe abençoe.

  • Olá Nilton,
    Sou nova no ramo e agora comecei a ter pedidos para sublimar fotos em camiseta e outras peças… porém estou com muita dificuldade em acertar a qualidade da foto.
    Não sei se é minha tinta, papel… já tentei tudo que foi jeito, melhorei a qualidade da foto e nada…
    A foto não fica com a mesma cor e nem tão nítida.
    Uso tinta sublimática e papel fundo azul.
    O que posso estar fazendo errado?
    Muito obrigada e Parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Obs: Você podia organizar um curso em SP né?

  • Só concluindo, existem outros pequenos freelances também realizando algo mas a atividade principal é malharia.

  • Sou de Belém do Pará, gostaria de Criar o curso de sublimação aqui, (pois o pessoal solicita a impressão de locais (03) que imprimem em papel 80 x 60 cm 200 x 110 cm e prensam em locais 03 que tem as prensas neste tamanho.
    Nossa população é de + de 2.000.000 de habitantes, não existem lojas de material sublimado, todos trabalham por encomendas, pois acreditam que a personalização é ideal, isto faz com que o valor personalizado passe a ser o mesmo ou até mesmo inferior ao comum). Gostaria de saber se temos MATERIAL para realizar este curso?
    Qual é o custo do mesmo.
    E Se existe curso on-line.
    Obrigado
    Ataide A Ferreira

  • Ola Nilton, parabéns a equipe do Portal Sublimático pelo belo trabalho.
    Estou montando um negocio de caneca, vejo muitos anúncios de caneca para sublimação com a nomenclatura “Tipo A”, “Tipo AA”, “Tipo B” etc o que significa isso exatamente? ninguém me da uma resposta clara desde já agradeço pelo esclarecimento
    Abraço:
    Douglas

  • Ola, Todos Amigos do portal gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar estou começando no mercado e venho com um pouco d dificuldades para fazer minhas artes não tenho Corel só trabalho com Ps como faço para reverter minhas imagem em corel para Ps
    Desde já Agradeço a dica
    e estou louco para chegar meu dia de estar ai com vocês no curso grade abraço

  • Olá! Iniciei recentemente na área da sublimação e tenho encontrado dificuldades relacionadas a qualidade de impressão. Não sei escolher produtos, como canecas, com alta qualidade para sublimação…já fiz o trabalho em canecas que ficaram muito boa e outras que a impressão ficou falhada e com cores muito apagadas. Como devo proceder?

  • vcs vão mandar o link para eu para participar do portal responde ao vivo?

  • OI NILTON.
    EU COMECEI SUBLIMATIZANDO CHINELOS SO QUE EU QUERIA SABER DE VC POR QUE MEUS CHINELOS FICA BONITOS MAIS QUANDO VC USA O CHINELO, A SUBLIMATIZAÇAO COMEÇA A SOLTAR ,SERA QUE EU ESTOU FAZENDO ALGO ERRADO.ME DAR UMA LUZ POR FAVOR OBRIGADO.

  • Oi Nilton sou novo na área de personalizados e depois de pesquisar sobre impressoras para sublimação encontrei algo sobre RESINA para Sublimação em camisetas de algodão, quero saber se dá ou tem a possibilidade de dar certo, se é possível isso? Desde já Agradeço!

  • Parabens pelo canal Nilton, trabalho com sublimação de capas para celular, estava indo tudo bem, apos sublimar umas 20 capas, estou tendo um problema que a imagem esta saindo amarelada na capa, minha impressora é uma Epson L355, ainda não substitui nada, a tinta e o papel são os mesmos, você poderia me ajudar ?

      • Trabalho com sublimação 3D em plasticos

  • ola tudo bem !! ja estava com saudades das postagens.rsrsrs

    nao me lembro de ter lido algo ou passei batido nos videos,minha impressora T42WD deixa riscos na impressão no papel fundo azul,a impressão que tenho que uma gramutura maior ela marca, porem com o sulfinte a impresão sai normal, tem alguma forma de solucionar. obrigado.

    muitos parabéns pelo portal tem sido um ferramenta muito interessante e de muita utilidade nos assuntos abordados.

    abraços
    Carlos – guarujá – são paulo

  • Gostaria de saber se “já existe” alguma forma de sublimar Canecas de Porcelana em toda a circunferência, ou seja, também na área embaixo da asa…para que não fique aquela faixa branca, quando a arte possui um fundo escuro.
    Também gostaria de saber se há possibilidade de sublimar Squeeze de Aluminio PRETO – como as canecas de porcelana pretas que possui área sublimável branca, pois até hoje só vi prata e branco… Grato desde já e parabéns pelo portal!!

      • Muito obrigado Nilton!!
        Sempre acompanho os seus vídeos e aprendo MUITO com eles…parabéns pelo seu trabalho!
        Mais uma perguntinha para complementar… Existe a possibilidade de imprimir transfer para CANECAS DE PORCELANA em impressora a laser? Ou somente na inkjet com tinta sublimática?
        Abraço.

  • sempre que prenso camiseta de poliester, ela fica com uma marca da presa isso fica destacado e as pessoas não gostão disso, prenso a 200ºc 15 20s quero saber como fazer para isso não acontecer.

  • Boa tarde.
    Gostaria de saber,na submissão de azulejos além da manta de silicone que vai por cima o que colocar na base da prancha? Fica a própria manta que vem com ela? Não vai marcar? Feltro,borracha? Grande abraço.

  • 1º Gostaria de parabeniza por seu excelente trabalho junto ao portal, gostaria de saber como posso estar fazendo um banner adesivado com uma mini plotter cameo e que tipo de vinil usar. obrigado

  • Sou iniciante na arte de sublimação, e minha dúvida é:
    Como sublimar em canecas plasticas sem deforma-las?

    Obrigado

    • bom dia !

      vc precisa de um culote , ua peça de resina ou nylon que vai dentro das canecas

      acesse o site da sertha

  • Boa tarde!

    Comecei minha pesquisa sobre sublimação a um mês e devo dizer, o portal me ajudou muuuuuito!
    Eu queria montar um negócio de estampas de camisas, canecas, chinelos, e trabalhar com eventos e encomendas individuais, e ainda tenho algumas dúvidas sobre quais máquinas comprar.

    Eu pensei que deve ser melhor comprar direto um equipamento A3, então fiquei entre a Epson T1110 e a Oki c330. Uma jato de tinta a outra a laser.
    Pelo que entendi, a Oki trabalha só com transfer, e fica com aspecto de adesivo na camisa, né? Você pode me dizer qual é a melhor para o tipo de trabalho que quero fazer? (Claro, se houver outra melhor, sou toda ouvidos!)

    Outra dúvida é a marca de prensa plana e caneca. Estou realmente perdida nisso.

    Por favor, me ajuda?!
    Desde já agradeço!!!!

    Parabéns pelo trabalho incrível! Sou doida para fazer o curso!!!!

  • SERICRYL CLEAR PARA SUBLIMAÇÃO – REF. T5700
    como funciona? será que de alguma forma tenho como usar este produto para fazer sublimação em um tecido preto com uma base estampada?

  • Ola Nilton,
    Antes de mais nada parabéns pelo excelente trabalho.
    Comprei uma Prensa 3D para fazer capinhas de celular, canecas, squeezes, etc, porém após apenas a confecção de algumas capinhas (umas 15), a manta de silicone que faz o vácuo rasgou. Comprei uma outra e esta rasgou após poucas capinhas também. Alguma dica do que pode estar acontecendo ou de como evitar isso? Já tentei contato com o vendedor (ProBulk), mas ele não ajudou muito.
    Obrigado,
    Augusto Camacho

      • Olá, comigo acontece a mesma coisa! Aguardo novidades sobre o assunto.

  • Gostaria de saber se há no RJ algum curso de estamparia (sublimação)e qual a melhor marca para quem quer começar no ramo.

  • olá gostaria de parabenizar pelo seu trabalho, e gostaria de aprender mais sobre qual a diferença entre transfer, papel dark, colorfilm, e obm e qual caso se aplica cada um, também se possivel, gostaria de saber uma dica sobre qual é a melhor impressora A3 para compra. grato desde já.

  • Olá Nilton! Tudo bem? Acompanho sempre o portal , parabéns pelo trabalho . Estou tendo um sério problema na prensa de canecas, algumas ficam perfeitas e outras ( uma grande quantidade) ficam ruins parecendo um falta de pressão da prensa, minha pergunta é como solucionar isto?
    Posso colocar uma manta de silicone entre a resistência e a caneca? Ou devo usar algo entre a chapa de metal que envolve a resistência e a resistência.
    Aguardo sua resposta. Abraço Fabiano

  • Boa tarde Nilton, meu nome é Daniela, sou de Campinas/SP.

    Estou tendo uma enorme dificuldade em fazer sublimação frente e verso da camiseta. Pois quando ja fiz um lado e vou fazer o outro esta manchando a camiseta, fazendo a sublimação da sombra do desenho que foi na 1ª parte aparecer na 2ª parte.
    O que será que eu estou fazendo de errado?

    Abraços,

  • Meu nome é alexandre arcanjo sou de SP.CAPITAL.
    Nilton vc é um cara que esta abrindo um leque de possibilides nesse mundo chamado sublimação.
    VC é o culpado da minha paixão por sublimação
    mesmo sem nunca ter sublimado nada ainda.
    Com seus videos me sinto pronto para o primeiro passo que é adiquirir o equipamento certo.
    Obrigado e continue assim…

      • Seria uma grande honra ver meu comentario no caderninho laranja.Obrigado.

  • Quando vai ter um curso de sublimação no Rio de Janeiro?

  • Como faço para imprimir estampas em camisas coloridas de algodão? Uso o OBM? Como é feito esse processo?

  • Olá costumava trabalhar com uma impressora brother com kit sublimatico, e troquei pela epson L355, pas estou tendo grande dificuldade com as cores, pois não são o que se vÊ no monitor, principalmente as cores amarela, preto e vermelho, o programa que usa para meu trabalho é o corel X6.
    Se puder me ajudar ficarei muito grato

    • Que tinta para sublimação se usa para a Brother MFC6510?Esta impressora usa o sistema Piazito, igual a Epson.Obrigado pela atenção e sucesso para todos vcs!

  • Olá Nilton. Sou novo no ramo. Eu havia visto um vídeo publicado pelo portal sublimático da TMT Brasil mostrando o processo de estampa em camisa de cor, utilizando o OBM e a Silhouette.

    Recentemente comprei um Kit: uma prensa, uma Epson T1110 e uma Silhouette cameo. Pois bem, tentei repetir esses passos confiante que daria tudo certo. Equipei a minha impressora com a tinta sublimática, pois haviam me dito que o OBM poderia trabalhar com ela. Em um vendedor (que é até bem famoso no Mercado livre) aqui da minha cidade, comprei o OBM. Ele falou que havia dois tipos, um original e um “novo OMB”. Comprei dos dois modelos para testar.

    O primeiro problema que eu tive foi que a Silhouette não cortou o OBM corretamente, nenhum dos dois. Logo, percebi que não era o mesmo OBM do vídeo e depois vi um outro vídeo seu falando sobre os vários OBM do mercado..

    Testei o transfer Dark da bright com a tinta sublimática. Gostei da qualidade final, mas receio que tenha uma durabilidade menor que o OBM. E também parece que não há um modelo A3 deste produto, apenas do transfer para tecido claro. Estou trabalhando com algodão.

    Gostaria de saber algumas dicas suas sobre como eu posso trabalhar nesse caso, pois não gostaria de ficar restrito à estampas no tamanho A4.

    Há algum tipo de papel com fundo branco além destes? Há alguma marca específica de OBM para jato de tinta que corte na Silhouette?

    Obrigado desde já e desculpe se me estendi na pergunta..

    Abraços

    • Prensei a folha de transfer light da marca Bright para algodão conforme tempo e temperatura indicado na embalagem. Mesmo arredondando as pontas da folha, quando passo a unha de leve ele descola a beirada.
      Será que eu devo deixar por mais tempo ou aumentar a temperatura da prensa?

  • A linha Xp Epson são boas para a sublimação Xp 214, 401 , e 411 ou é melhor a L210 e L355 agradecendo desde já a oportunidade. Sucesso Nilton abraço e que bom q gostou do presente da caneca. =)

    • Olá Cleybson, os atuais modelos no formato A4 recomendados para sublimação é a Epson L210 e L355. Obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: