HomeEmpreendedorismoPS Negócios #1 – Histórias de Quem vive de Sublimação em Produtos

PS Negócios #1 – Histórias de Quem vive de Sublimação em Produtos

PS-Negocios-1

PS-Negocios-1

Olá, meu nome é Nilton e este é o Portal Responde Negócios, recentemente criei uma pesquisa para levantar informações para viabilizar Workshops pelo Brasil inicialmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Clique e Participe da Pesquisa

Pensando nesta proposta retornei com o Portal Responde voltado para negócios e queria neste primeiro vídeo de uma série de vídeos mostrar 3 contatos que eu recebi e que além de te ajudar a compreender o mercado, também ajuda a compreender o que pretendo com este Vídeos.

A primeira mensagem é do David que hoje tem uma Unidade Móvel referência em sua Cidade. Com aproximadamente 33 mil habitantes todo mundo por ali já ouviu falar da Mult&Cor Estamparia. Ele está a uns 200 km de Londrina uma pequena cidade do interior do Paraná chamada Cândido Mota.

David, desde já muito obrigado pela disponibilidade em me enviar algumas informações, espero conhecer um dia pessoalmente a sua Unidade Móvel.

O segundo contato foi do André que começou com sublimação como hobby e viu uma grande Oportunidade de Negócios, como ele mesmo comentou a coisa ficou séria.

O terceiro contato foi da Francye, que abandonou a profissão para ficar mais perto do filho e montou um ateliê de bordado computadorizado. A Sublimação surgiu para aumentar a gama de produtos e expandir os negócios, mas compreendendo o potencial do processo ela parece querer investir pesado na criação de novos produtos e se dedicar ao processo. A Francye fecha com Chave de Ouro levantando a bandeira da criatividade e inovação. Valeu mesmo Francye, muito obrigado pela disponibilidade em me enviar estas informações.

Cada um deles me enviou por e-mail informações sobre o seu negócio, para que eu possa conhecer mais sobre a realidade deles, eu recebo muitos contatos sobre como começar um negócio, mas sempre está ligado a prensa térmica e impressora sublimática, é importante compreender que um negócio de verdade não começa desta forma, não começa com uma impressora, uma prensa e vontade de trabalhar, um negócio de sucesso começa com uma boa ideia e a compreensão do potencial desta ideia em se tornar um negócio.

Então vamos lá, a primeira mensagem é cheia de energia em cada parágrafo e mostra que o David é um empreendedor bem ativo. Para abrir este nosso bate-papo quero compartilhar a mensagem do David da Rosa, o título do e-mail é Portal Responde…

“Aprendi com o Portal…hoje possuo uma empresa MEI, comprei uma van e transformei ela em uma Estamparia móvel com uma prensa 3d e a l355……..confesso que achei loucura no começo…mas hoje a Mult&Cor Estamparia é referência na minha cidade……obrigado e vamos que vamos.
Bom Meu amigo vc já me ajudou e nem sabe o quanto…esses são os meus contatos quando quiser e puder me liga e conversaremos sobre as milhões de coisas que já deixei de fazer por não ter onde expor…. Nossa é muita coisa que já criei: me liga estou à disposição sim estou a pouco mais de 200 km de londrina uma pequena cidade do interior de SP Chamada Candido Mota 33 mil habitantes…. Estou aguardando….   Abraço e desde já muito obrigado por tudo o que você já ajudou com o portal!!!! DAVID ROSA

David muito obrigado por abrir o Portal Responde Negócios, ao ler o seu e-mail fui imaginando o desenvolvimento da ideia e a trajetória do seu negócio. Recebi este contato em Dezembro de 2015 quando comecei a cutucar um pouco mais o pessoal do Youtube, eu não poderia deixar de apresentar este Brasileiro que montou uma unidade móvel e está fazendo acontecer.

David, eu também já tive uma experiência dessas, com uma Unidade Móvel, e foi realmente incrível. Ao longo de uns 2 anos mais ou menos eu rodei com uma Ducato, um furgão na época. Foi montado bem parecido com o seu com impressoras, prensas, geradores de energia e tudo mais, obrigado pela lembrança sensacional desta época. Participei de muitas feiras e eventos como de carros antigos em São Pedro por exemplo, aqui no interior de São Paulo, tirava a foto e estampava na hora camisetas, canecas e mouse pad. Embora a proposta não fosse a venda do produto em si e sim a difusão do processo de sublimação, estas vendas ajudaram a financiar as viagens. Para você ter ideia a caneca estampada na hora era vendida por uns 35, 40 reais, isto em 2005, mais de 10 anos atrás…

Participei do Centenário do Santos Drummond no Guarujá graça a uma parceria bem legal com o pessoal da ABAAC – Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas que abriu portas para diversos eventos de aeronaves. Falo isso porque, você comenta que no começo achou loucura, mas digo que quando viram Santos Drummond, uma carinha de 45 quilos em um cesto dentro de uma 14 bis ou indo tomar café de balão na França muita gente pensou o mesmo.

Cabe muito bem uma citação de Steve Jobs neste momento “Aqui estão os loucos, os desajustados, os rebeldes, os encrenqueiros, os círculos encaixados no espaço do quadrado… Os que vêem as coisas de um modo diferente – eles não gostam de regras e eles não tem respeito pelo status quo… Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los, mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los por que eles podem eles mudar as coisas… Eles empurram a raça humana para frente e enquanto alguns os enxergam como loucos, nós enxergamos gênios, porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são os que mudam. “- Steve Jobs

O exemplo do David e de tantos outros brasileiros, mostra que a criatividade está no nosso DNA, somos empreendedores desde muito cedo para lidar com o dia a dia e isso nos faz pessoas incríveis, embora infelizmente muitos não enxergam desta forma, é preciso enxergar que a sublimação é do brasileiro e que nós precisamos nos apropriar dela o mais rápido possível.

Multi&Cor041

Multi&Cor042

Multi&Cor043

Eu afirmo que a sublimação é do Brasileiro e repito que precisamos nos apropriar deste incrível processo, porque ele pode revolucionar uma economia e eu vou te mostrar isso a cada novo Portal Responde Negócios.
Eu digo que devemos nos apropriar da sublimação porque atualmente não se utiliza nem 20% do potencial deste processo, e isso acontece sabe porquê? Por falta de conhecimento sobre esta técnica. David vamos conversar mais sobre suas ideias, muito obrigado pelas lembranças e obrigado pela energia do e-mail, é isso é…

Muito bom mesmo, vai ser sensacional conhecer mais sobre o seu atual negócio e quem sabe tomar um cafezinho contigo e conhecer de perto a sua Unidade Móvel, vai ser um prazer conversar sobre sublimação mas também conversar sobre vivência, experiências do dia a dia.

Bom então vamos para a próxima mensagem, este outro contato foi com o André Vilgelinas ele me retornou dizendo…

“Olá Nilton, tudo bem? Muito obrigado pela resposta, já acompanho, e sou inscrito no seu canal. Comecei com o trabalho na sublimação por hobby, mas agora vejo que realmente, é muito sério.
E com certeza, eu ainda estou engatinhando nesse ramo, mas aprendi tudo que sei com vídeos e muita pesquisa na internet, e digo mais, seus vídeos tutoriais me abriu muito os olhos sobre os processos a sublimação.
Gostaria muito de fazer os cursos que o S.r. ministra. Mas este ano não consegui, ano que vem espero estar junto ao S.r. tanto para fazer o curso como para compartilhar ideias. Pois creio que o mundo da sublimação tem muito a oferecer à todos.
Como já escrevi, atualmente tudo que sei sobre sublimação aprendi na internet. Até para comprar equipamentos pesquisei. E claramente estou muito interessado em trocar ideias sobre tudo que envolve a sublimação.
Muito Obrigado Nilton pela resposta no Youtube.”

Perceba que em nenhum momento, até agora, foi levantado questões sobre qual o melhor equipamento. Estas pessoas estão em busca de conhecimento. Um bom profissional com um equipamento ruim ou um equipamento mediano tira de letra e cria produtos incríveis, agora de que adiantaria o melhor equipamento do mundo nas mãos de quem não tem conhecimento?

Um profissional diante de um problema apenas escolhe uma das 100 soluções que tem na manga, um amador não tem nada na manga e corre pra tudo que é canto em busca de qualquer informação que possa ajudar naquele momento, sabe quando você corre pra apagar o fogo ao invés de evitar que ele comece? Pois é, mas lembre-se que informação é bem diferente de conhecimento.

Eu não tenho dúvidas que o André Vilgelinas que me enviou esta mensagem vai ser um grande profissional, dei uma olhada no canal dele e vi que curte bastante tecnologia e até ensina muita coisa que já aprendeu. Ele claramente não tem preguiça de estudar e certamente vai fazer acontecer, ele não quer o peixe na mão, está procurando uma vara pra pescar e buscando conhecimento de como pescar, e utilizando a internet da melhor forma e não como muitos atrás de bobagens e perdendo um tempo que não tem volta.

Quando eu comecei a estudar sublimação em 2002 não se tinha este volume de informação que se tem hoje ainda mais em língua portuguesa e 14 anos depois você pode em um clique conversar diretamente com profissionais da área. Papo de velho claro, mas na minha época eu posso dizer que tive muita sorte de ter profissionais a minha volta. É fato que queimei muito material e testei muita coisa pra ver o que acontecia, sempre fui muito curioso e tive realmente sorte de ter por perto grandes profissionais da Sublimação dentro e fora do Brasil, na verdade até hoje e cada dia mais graças a internet eu quero reunir amigos e profissionais da área para a troca de conhecimento e a expansão do processo, técnicas e tudo mais.

André vai ser um prazer ter noticias em primeira mão do seu negócio e claro, vamos trocar mais ideias sobre sublimação sim, você acaba de ganhar mais um inscrito no seu canal.

Falando em negócio a próxima mensagem é da Francye e ela diz o seguinte.:

“Boa Noite Nilton. Estou enviando esse e-mail em resposta a um comentário que deixei num vídeo seu sobre a sublimação de azulejos.  Com relação ao vídeo, a forma como o assunto foi abordado, eu achei muito prático, fácil de entender, tudo ficou bem explicado, claro, achei ótimo. No final da sua resposta, você me deixou algumas perguntas. O meu contato com a sublimação é bastante recente, e tenho inúmeras dúvidas nos detalhes.
Claro que tudo começa com a necessidade né, eu precisei largar a minha profissão ( sou farmacêutica) para trabalhar mais perto de casa, em função da saúde de meu filho. Por isso montei um ateliê de bordado computadorizado, sem saber nada de bordado, aos poucos, fui aprendendo, tudo pela internet, e hoje tenho o ateliê bem completo, com 2máquinas bordadeiras, muitos clientes, mas ainda trabalho 6 horas fora de casa, como gerente comercial. A ideia da sublimação surgiu porque, como eu já trabalhava com o bordado, os clientes me pediam as vezes camisetas, bodys, com estampa, par ficar mais leve que o bordado e também mais em conta.
Assim, na tentativa de implementar os produtos do ateliê e trazer mais clientes, comprei a prensa plana…Isso tem uns 60 dias. Comecei a pesquisar na net, e logo achei o Portal Sublimático no Youtube, e comecei a ver seus vídeos, e tentar aprender. Ali eu vi que a sublimação tem muita opção, uma variedade imensa de produtos que podem ser feitos, e de formas de fazer, usando a criatividade da gente. Eu tentei adaptar a produtos que eu já fazia bordados, e deu certo. Logo fui procurar como fazer o azulejo, como fazer o chinelo, mas ainda não fiz, porque não encontrei todo o material para comprar. Então qual é o meu desejo com a sublimação?
Eu quero montar o meu negócio, pode ser um pequeno negócio mas que tenha variedade, que tenha personalidade, que a pessoa pense, queria algo especial vou na Mimo Fino… Algo assim. É isso que eu quero, ser dona do meu próprio negócio, fazendo coisas diferentes originais, criativas, presentes especiais peças de decoração, e ir sempre aprimorando… Eu não comprei ainda a prensa de canecas, porque ainda estou me adaptando com a plana, e com a imensa gama de produtos que podem ser feitos só com a plana, mas já imagino outros produtos, presentes e combinações de produtos. Bom falei demais né, mas enfim, esse é meu sonho, montar meu negócio, para min e meu filho trabalharmos em paz, sem depender de patrão, e sem precisar virar a noite bordando, rsrsrs.

Um abraço. Agradeço a oportunidade. – Francye”

Francye, como eu disse no começo, você fecha com Chave de Ouro este Portal Responde Negócios levantando a bandeira da criatividade e inovação. Valeu mesmo Francye, muito obrigado pela disponibilidade em me enviar estas informações, acaba de ganhar mais um curtidor da sua página, parabéns pelos belíssimos produtos.

Mimos-031

Mimos-032

Mimos-033

Eu queimei oficialmente o meu terno e a minha gravata em 2013 e hoje trabalho em casa, ou melhor, eu moro no escritório, mas faço o meu tempo de trabalho, agora por exemplo eu estou de bermuda e com os pés no chão. Junto com a gravata e o terno queimei o sapato também…rs…

A questão que a Francye levanta é facilmente compreendida por você que está assistindo este vídeo agora. Muitos brasileiros compreenderam que uma grande ideia pode ser rentável, é preciso sim um certo esforço para capitalizar uma boa ideia, mas é muito melhor se esforçar para o seu sucesso do que se esforçar para o sucesso de um negócio ou uma empresa que não é sua.

Não se engane com muitas propagandas de TV que vendem prensas e prometem 10 mil reais por mês. Você pode sim alcançar estes valores mas terá que trabalhar para isso e sem conhecimento, como você já sabe não adianta ter a melhor prensa do mundo que ela não vai criar por você e também não vai inovar por você.

Francye você está no caminho certo! Eu sei como se sente e quero que saiba como me sinto hoje, depois de investir apenas no meu negócio que é ensinar sublimação e poder participar da vida de tantas pessoas pelo Brasil a fora.

Muito prazer, meu nome é Nilton e este foi o primeiro Portal Responde Negócios, se escreva neste canal, eu espero você nos próximos vídeos.

Sucesso, bons negócios e até mais!

Últimos comentários
  • Quem trabalha com sublimação é chamado de ?

    • Tudo bem?

      Acredito que uma boa orientação é seguir as recomendações do Sebrae.

      Você pode ver algumas informações Clicando Aqui.

      Grande Abraço!

  • Ola nilton boa noite

    Tude bem ?

    Espero que sim , estou criando um negocio virtual com personalização de camisetas infantis com os temas que as crianças gostam e temas e de filmes e series e fã clubes e seu canal ajudou muito com a experiencia de outros empreendedores sempre é bom e ser dono e virar um empresario sempre quis e a personalização a cada vez mais que eu pesquiso mais tenho a certeza que vai da certo esse negocio

  • Nilton boa noite,
    Gostaria que vc me orientasse nesse mercado de trabalho de sublimação, quero comprar uma prensa térmica para poder trabalhar e casa, devido minha esposa que teve uma AVC e no momento eu e quem tô cuidando dela, a irmã da minha esposa quer comprar uma prensa térmica e uma impressora, para uqe eu poça trabalhar em casa, só que não tenho esperança somente olhando na net ,sendo assim peço sua ajuda.

    • Olá Alberto, tudo bem?

      Primeiramente é preciso definir os produtos que irá estampar e também qual nicho de mercado pretende atuar. Dessa forma conseguimos te passar orientações mais precisas.

      Temos alguns vídeos que poderão te ajudar a definir sua ideia de negócios e você pode vê-los no Link abaixo.:

      Grande Abraço!

  • Nilton boa tarde,
    Há muito tempo vendo vendo os seus vídeos e dicas de sublimação, achei tudo muito interessante, e gostaria de agradecer por você compartilhar os seus conhecimentos. Estou querendo iniciar um negócio de sublimação, gostaria de fazer quais os equipamentos básicos para dar inicio ao negócio.

    • Olá Francisco, tudo bem? Obrigado por seu feedback.

      Para que possamos te passar uma orientação mais completa precisamos de mais informações sobre sua ideia de negócios.

      É muito importante que neste momento, antes do investimento você tenha o foco em qual nicho de mercado vai atuar e com quais produtos vai atender esse nicho.

      Dessa forma é possível te passar mais orientações sobre equipamentos e assim potencializar o seu investimento.

      Grande Abraço!

  • Olá.Nilton acompanho diariamente seus vídeos no portal .estou para começar um pequeno negócio na área da sublimação .sai do meu antigo emprego para me dedicar apenas na sublimação .sei que isso é ariscado mas …com meu acerto estarei comprando a prensa térmica .gosto muito de acompanhar seus vídeos e suas dicas .parabéns pelo canal.
    Att Wilthiner Rodrigo -Cambé Pr

  • Muito bom este video.
    Assisto todos os seus videos.
    Se não foce você e o pessoal da bulk ink store e não seria nada neste ramo.
    Meus parabéns por usa grande iniciativa.

  • Boa tarde acabei de ver esse vídeo e estou com a ideia de começar a produzir estampas em caneca mas tenho muitas dúvidas sobre qual impressora usar e qual programa pra mim fazer as imagens e se compro a prensa cilíndrica ou compro com mais opções de impressão..

  • sempre são muito produtivas suas informações, e tem me ajudado muito na empresa parabéns niltom,só tenho a agradecer pelas dicas aqui informadas,sempre nos ajudando a crescer.

  • estou em ananindeua-pará, estou pesquisando muito sobre sublimação, seu portal e fantastico, parabéns.

  • Sou de Saboeiro – Ceará, Parabéns Nilton, cada dia que passa vejo que estou no caminho certo para trabalhar com sublimação, agradeço a você pela sua ajuda que nos proporciona nesses videos que você transmite para todos nós. Mas, estou so no começo e quero aprender muito e sei que tenho muito que aprender ainda. Parabéns…

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: