Um dos assuntos mais comentados entre o final do segundo semestre de 2014 e começo de 2015 é sobre a crise em que o Brasil se encontra.
Entre conversas com empresários, tenho ouvido sobre a grande queda de vendas e falta de verbas para investimentos. E quando me perguntam a minha opinião sobre o assunto, não hesito em dizer que adoro crises. Parece loucura mas defendo a tese de que a crise é a melhor maneira de fazer com que as pessoas saiam do comodismo.
Para um empreendedor, o comodismo é o maior veneno que existe para afetar seus negócios pois leva o empresário a deixar de ter compromissos com a Criatividade e a Inovação.
E aquele velho ditado “Se tudo está bem porque mudar?” Entretanto, a crise vem para sacudir a empresa.
Diante desta situação, muitos pensam em desistir de seus negócios e acreditam que este pode ser o seu fim. Desanimados logo pulam do barco pensando que o mesmo vai afundar, mas não pensam que existe uma chance de sobreviver estando no barco.
Quando um empreendedor ama o que faz, ele deve lutar com todas as forças para salvar seu negócio, usando a escassez e criatividade para executar mudanças.
No meu ponto de vista, devemos usar a crise como oportunidade de superar nosso limites. É como estar em uma ilha deserta sem ter o que comer, sem abrigo e ter que usar de todas as ferramentas disponíveis para sobreviver. Inclusive a criatividade.
Assim acontece com a empresa. Redução de custos, potencializar a criatividade, gerar ações promocionais para atrair clientes, investir em treinamentos para preparar seus funcionários.
Talvez, você empreendedor, descubra que existem gastos a serem cortados dentro da sua empresa, porém, com o comodismo ou por não precisar olhar tanto para este fato, em momentos de bons faturamentos, pode passar despercebido.
O mesmo acontece com ações promocionais e o marketing da sua empresa. Em tempos de crise, se faz necessário aumentar o estímulo dos seus clientes.
A capacitação de funcionários também é um ponto importantíssimo. Talvez você seja único em seu negocio, não tenha funcionários, então sugiro que você procure se capacitar , preparar-se para enfrentar esse momento e ter melhores argumentos para vender seus produtos ou serviços.
Toda empresa bem sucedidas já teve que se adaptar algum dia a mudanças por forte pressão econômica. E muitas delas se sobressaíram devido a garra e união em prol a sobrevivência da organização.
Um dos conselhos que uso muito em minha conversas com empreendedores é sobre mudanças que são importantes que se façam sempre. Antes mesmo de chegar a um ponto tão critico como uma crise financeira no país. É preciso estar atento principalmente ás mudanças ao redor da sua empresa.
Mas muitos, só percebem essa necessidade quando “a coisa aperta”.
Então em meio a pressão e medo, acabam se vendo sem alternativas para se levantar.
Por isso, você empreendedor, que assim como muitos, tem passado por momentos de desespero profissional, indico que você se estimule a mudar e fazer lucro do que você tem no momento.
É hora de usar o que existe disponível e se reinventar para trazer inovação e cuidar da saúde da sua empresa.
Não desista tão fácil. Pense e aja. Talvez a crise possa servir de grande aliada para seus negócios neste momento.
oi boa tarde a paz DEUS TE ABENÇOE TREMENDAMENTE SEMPRE NO PODER DO NOME DE JESUS AMÉM.
AMIGO TENHO EXPERIENCIA EM CAMISETAS MAS NA AREA DE SILK, HOJE ESTOU MIGRANDO NA SUBLIMAÇÃO, TENHO UMA PTM 38 DA F1 SUPRIMENTOS E TENHO UMA DUVIDA, TENHO QUE COLOCAR ALGUM PANO NA BASE DE BORRACHA? ATENCIOSAMENTE AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO FICA COM JESUS O TODO PODEROSO AMÉM.
Olá Thiago Jose Menezes dos Santos.
No caso da prensa plana ela já possui uma borracha na base mas, para diminuir o impacto diretamente no tecido você pode usar uma manta térmica por cima desta borracha e outra por cima da camiseta para efetuar a prensagem e diminuir o impacto da prensa sob o tecido. Caso tenha tecido de poliéster também pode ser usado na base. Sucesso e até mais!
Parabéns pelo post, acredito que estas palavras serão uma luz no fim do túnel para muito empreendedores que assim como eu amam o que fazem.
Obrigado pelo feedback Thiago Galvão. Sucesso e até mais!
Muito bom, realmente isso é a mais pura verdade,as vezes precisamos ver como a “coisa tá preta”, para assim termos um pouco de criatividade, só que às vezes não nos damos conta, de que isso será sempre importante para nos manter no mercado competitivo!
PS.: Adorei o post,parabéns!
Olá Carlos Almeida.
Muito obrigado pelas considerações e participação no nosso Portal Sublimático. Sucesso e até mais!