Se você ainda não conhece os Filmes de Recorte e suas Possibilidades, essa será uma Ótima Apresentação.
Existe uma forma inovadora de estampar tecidos de todas as cores, tipos e até outros materiais.
Esse material se chama Filme de Recorte.
Com ele, é possível fazer aplicações em diversas superfícies e criar efeitos diferenciados, inclusive fazendo sobreposições.
Você deve estar curioso e neste Artigo você terá uma pequena Introdução.
O filme de recorte é um material termocolante que você pode recortar em uma plotter de recorte como a Silhoette, criar desenhos e escritas para criar estampas para aplicação em camisetas de algodão e de fundo escuro.
Basicamente você encontra os filmes de recorte no mercado em dois tipos: PU (Poliuretano) e PVC.
Ambos são fornecidos normalmente em rolos e existe uma enorme variedade de cores e acabamentos diferentes, como por exemplo, filmes com efeito flocado.
Para trabalhar com essa técnica, além do material, é necessário ter uma plotter de recorte e uma prensa térmica.
Alguns fabricantes garantem a possibilidade da aplicação de outras formas, como ferro de passar, tendo inclusive em alguns casos, uma linha dedicada à essa forma de estampar.
Mas como com outras ferramentas é impossível mensurar o tempo, temperatura e pressão que são necessários nesse processo, aconselhamos utilizar a prensa térmica para garantir uma aplicação profissional.
Diferente da sublimação, com raras exceções, os filmes de recorte são aplicados em uma temperatura inferior, em média 165°C, tendo uma menor chance de queimar um tecido e danificar inclusive sua coloração.
Eles são bem versáteis e podem ser recortados em qualquer tipo de plotter de recorte, sendo que muitas já dispõe de mecanismos que facilitam o abastecimento do material no equipamento através da alimentação por rolo.
Hoje, a plotter doméstica Silhouette é a que melhor tem atendido para trabalhar com esse material.
Além dos filmes coloridos, com a Silhouette conseguimos trabalhar com filmes impressos ou sublimados, além do OBM.
A Silhouette do modelo Cameo acompanha uma base de corte de 30×30 cm, mas você pode adquirir uma base de 30×60 cm, estendendo assim sua área de corte.
Já o modelo Portrait, a área de corte é do tamanho A4, ou seja, 21×29,7 cm, porém em ambos modelos da máquina, alguns materiais que contém liner de proteção, como o próprio filme de recorte, não necessitam da base para realizar o corte, possibilitando assim recortes em até 2 metros de extensão.
Elas possuem um software próprio, não havendo necessidade de outros para que sejam feitos os trabalhos de corte.
Com a mesma máquina, é possível cortar diversos materiais além do filme.
Com as lâminas tradicionais, conseguimos cortar papel até 285g/m², vinil adesivo, manta magnética, tecido com termocolante, adesivos de papel, acetato e muitos outros.
Já com a lâmina de corte profundo, conseguimos cortar materiais até 2mm, lembrando claro, que os materiais precisam ser maleáveis e tenham bom resultado para recorte com lâmina tipo agulha.
Clique Aqui para fazer sua Pré-Inscrição Gratuita.
Ainda não temos no Brasil, mas o lançamento da Cameo 4 promete o uso de uma lâmina rotatória, possibilitando assim o recorte de vários outros materiais.
Sendo assim, com a Silhouette é possível trabalhar, não só com estamparia, mas também com comunicação visual, embalagens, decoração e tudo aquilo que sua imaginação permitir.
Sei que você deve ter se interessado por toda essa novidade, e o melhor é que isso é apenas o começo.
Estamos criando um Curso Online especialmente sobre isso.
Até então ele é o único curso de Silhouette dedicado à estamparia, mas com vários bônus para você aprender tudo sobre a máquina.
Também contará com outras técnicas como papelaria, agregando assim mais valor aos seus produtos, com detalhes criados por você mesmo.
Não fique de fora dessa novidade.
Clique Aqui e se Inscreva gratuitamente para receber as Novidades em Primeira mão sobre o Curso Online Silhouette para Estamparia.
1 Comentário