HomePortal RespondeA Epson L355 NÃO é uma Impressora Sublimatica!

A Epson L355 NÃO é uma Impressora Sublimatica!

Olá meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimático, ou melhor é o Portal Responde!

base preview portal responde blog 22

 

É muito importante você saber que Não temos em nosso Mercado uma Impressora Sublimatica original de Fábrica.

Vamos falar de impressora sublimatica? Mas é importante que você assista também o Portal Responde “O Retorno” parte 1 e o Portal Responde parte 2. Estamos a todo o vapor para 2015, diante do grande crescimento foi necessário uma reestruturação para começar o ano com a casa em ordem e o conteúdo informativo no gatilho,  teremos uma programação mais fixa no canal e postagens semanais do Portal Responde, vídeos mensais como o Dicas e PossibilidadesReviews e muitas novidades.

Será lançado em 2015 uma Nova Lista de Fornecedores, nesta lista teremos a classificação das empresas, informações que já estamos coletando com a todos os visitantes. É extremamente importante que você participe com sua experiência de compra, leva menos de 1 minuto, clique aqui para participar desta pesquisa e colaborar com esta poderosa ferramenta.

A proposta do Portal Responde é responder os comentários que chegam através do Portal compartilhando publicamente estas informações para que o maior número de pessoas possam acessar este conteúdo e compreender mais sobre este incrível processo que é a sublimação. Por este motivo, se a sua questão ainda não foi respondida, em breve ela certamente estará no Portal Responde.

Neste Portal RespondeJuliano de Oliveira levanta a questão sobre a L355 e a sua utilização para a sublimação, este comentário foi feito no artigo  EPSON participa da Febratex 2014 com as impressoras SureColor Série F. Recentemente em outro Portal Responde conversar mais sobre a Epson L355, e você pode acessar estas informações através deste artigo, clicando aqui.

É possível aplicar todo o conhecimento técnico do Curso de Manutenção da Epson T1110 em outros equipamentos de mesa Epson. O equipamento T1110 saiu de linha, mas as informações técnicas podem ser aplicadas em dezenas de outras impressoras Epson de mesa.

Gostaria de reforçar que a Epson L355 não é uma impressora sublimatica e sim uma impressora que está sendo utilizada para sublimação por conta da estrutura e cabeça de impressão que favorecem esta aplicação. Mas que fique claro que ela não foi criada e desenvolvida para este trabalho, o mercado está inserindo uma tinta paralela, ou seja, uma tinta que não é original do equipamento nos tanques de tinta e “transformando” o equipamento em uma impressora.

Neste caso a tinta sublimática é considerada uma tinta paralela, já que não é original do equipamento o que implica diretamente na garantia do produto/equipamento.

No final desde artigo mais informações sobre a garantia do produto, mas não deixe de procurar o Procon de sua cidade para informações sobre garantia legal, contratual e vício oculto, estas informações são importantes para você como consumidor e principalmente por ser consumidor de sublimação no Brasil!.

Neste artigo reunimos informações básicas sobre os tipos mais comuns de tinta para impressão jato de tinta. É importante que compreenda cada um deles, portanto clique aqui para acessar o artigo com estas informações.

Aproveito para falar sobre um outro assunto que é papel e tinta e a importância de saber calcular o custo de cada um deles. Compreenda como montar uma tabela e inserir nela não apenas os custos de papel e tinta, mas também de energia elétrica da sua prensa. Neste artigo você vai aprender a calcular o custo de papel e tinta e neste outro artigo você vai aprender a calcular o consumo de energia elétrica da sua prensa.

Na segunda parte deste Portal Responde vamos conversar mais um pouco sobre a L355, o comentário foi do Lori no artigo Portal Sublimático Informa – L210 ou L355 novas impressoras recomendadas para sublimação no formato A4 , neste artigo você pode visualizar um teste de impressão e algumas considerações sobre o equipamento.

A Epson deve lançar no ano que vem uma impressora sublimatica A3  com a tecnologia PrecisionCore, hoje ela possui apenas equipamento de grande formato com tinta sublimática de fábrica como a Epson F6070 e F7070 utilizadas em estamparias para a confecção de uniformes esportivos como neste vídeo, onde apresentamos e conversamos um pouco a respeito da sublimação total no mercado de uniformes e produtos para ciclistas 

As cabeças de impressão Epson

Em 1990, a Epson revolucionou o mercado de impressão ao lançar cabeças piezoelétricas. Em 2007, a fabricante introduziu a tecnologia MicroPiezo TFP (Thin Film Piezo), que aumentou a resolução e a velocidade das impressoras a jato de tinta.

PrecisionCore: nova geração de cabeças de impressão da Epson. Em 2013, a Epson apresentou uma nova geração de tecnologia de impressão, a PrecisionCore. Resultado de um investimento de 300 milhões de dólares e 10 anos de pesquisa, a novidade possui componentes com precisão micrométrica. Esses dispositivos dobram a potência de saída de tinta da peça.

 

Garantia e Informação para o consumidor

Para efetivar a proteção do consumidor, o CDC adotou a teoria do risco da atividade, pela qual o fornecedor responde independentemente de culpa (responsabilidade objetiva) pelas perdas e danos decorrentes de vícios e fatos do produto ou serviço.

Além da responsabilidade objetiva, da teoria do risco decorre a garantia legal a produtos e serviços em relação à vício do produto e do serviço de relações jurídicas de consumo.

Destaco que o CDC também prevê a existência da garantia contratual, a qual é contratada por escrito diretamente com o fornecedor (que não é obrigado a ofertar mas, em ofertando, tem o dever de cumprir), com preenchimento de termo escrito, podendo ser a mesma parcial (desde que clara e previamente especificado as limitações e restrições do direito de garantia).

Já a garantia legal,  existe independe de termo escrito, pois decorre do artigo de lei, consistindo numa garantia total, obrigatória, incondicional. Irrestringível, irrenunciável e inegociável.

O prazo para exercício de direito de garantia é de 30 (trinta) dias para produtos e serviços não-duráveis e 90 (noventa) dias para produtos e serviços duráveis a contar da efetiva entrega do produto ou término da execução do serviço, sendo que, em caso de vício oculto o prazo inicia do momento em que se evidenciar o mesmo.

Importante ressaltar que esses prazos são em relação ao vício, pois a indenização dos danos sofridos está sujeito ao prazo prescricional de 05 (cinco) anos.

O vício é inerente ao produto ou serviço ofertado e não um dano que ocorra em razão de ação ou omissão de culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, caso fortuito ou força maior, ou seja, o defeito apresentado surge do uso regular e razoável do produto ou serviço fornecido tal qual entregue pelo fornecedor.

Ainda, o vício do produto ou serviço não precisa ser oculto, sendo agasalhado pela garantia legal o vício de fácil constatação, cabendo para tal fim a análise casuística a luz da boa-fé objetiva e da razoabilidade.

Com o intuito de orientar fornecedores e consumidores quanto as linhas gerais do que consiste a garantia legal de produtos e serviços na relação de consumo, apresenta-se um quadro simplificado e algumas considerações importantes sobre cada espécie de garantia. Para mais informações entre em contato com o Procon de sua região!

Últimos comentários
  • Olá gostaria de sabe se posso usar a impressora epson sc t3200 com tinta sublimatica

  • bom dia, tenho uma impressora l355 e uma l365 com tinta corante instalada nelas e preciso colocar sublimática, isso é possível? quais os cuidados tenho e tomar ? vocês tem algum video que demonstre essa troca?

    • Olá Cristiano,tudo bem? Obrigado por seu contato.

      Recomendamos que envie a impressora que vai utilizar a tintas sublimática para uma assistência técnica pois será necessário realizar uma limpeza completa no sistema antes de colocar a tinta sublimática.

      Recomendamos também procurar por empresas que possam te fornecer o perfil de cores também.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde! Tenho uma Epson L355, e trabalho com impressão em papel fotógrafico para lembrancinhas que faço. Estou pensando em trabalhar com sublimação de canecas de porcelana, mas não posso deixar de trabalhar com minhas lembrancinhas. Minha dúvida é em relação a tinta. Uso a tinta original na Epson para os meus trabalhos, e no vídeo vi que preciso usar uma tinta específica para sublimação. Quero saber se com o uso da tinta sublimática não vou mais conseguir imprimir meus outros trabalhos? Será que vou precisar comprar outra impressora só pra essa finalidade? Aguardo ansiosa a resposta. Obrigada!

    • Oi Débora, tudo bem?

      Sim, para agregar a sublimação a seus trabalhos será necessário uma segunda impressora para usar exclusivamente a tinta sublimática.

      Com ela não é possível fazer impressões convencionais.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde!!

    Tenho uma EpsonL1300 , e tenho visto algumas tintas sublimaticás no mercado, onde as pessoas que revendem essas tinhas dizem que são compatíveis a toda linha da Epison L. Gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre isso, tipo se existe alguma possibilidade de funcionar, ou se pode estragar a minha impressora ou se até mesmo vocês conhecem alguma empresa que revenda essa tinta sublimatica compativel para nos indicar.

    • Oi Kamila, tudo bem? Você pode utilizar as tintas sublimáticas em sua impressora Epson sem problemas. Não existe uma tinta sublimática que não seja compatível com as impressoras Epson mas sim tintas com qualidade diferentes.

      Pesquise por empresas que possam te fornecer além das tintas o perfil de cores também pois é ele que vai garantir a fidelidade nas cores.

      Grande Abraço!

  • Booa noite comprei uma impressiora Epson xp 231, tem algum bulk link compativel com a mesma.

      • Boa Noite!

        Também gostaria de comprar o bulk ink desta Epson xp 231, e não consigo achar de jeito algum. Sabe se um outro modelo daria nela? ou uma loja que vende-se para este modelo?

        Obrigada

  • Gostaria de saber se apenas modelos da epson tem a capacidade de impressão para sublimaçao ou eu posso utilizar modelo da brother tem a mesma qualidade de impressao? Ou apenas a l8000 atinge a qualidade ? Busco modelos com capacidade para impressao de folhas A3.

  • Bom dia. Parabéns pelo trabalho. A epson l365 ( modelo novo ) com tanque de tinta original epson é a mais indicada?

  • Bom dia, estava atualizando o firmware da Epson Ecotank L355 e deu um problema e o computador desligou antes de finalizar. Agora a impressora está com problema e não é reconhecida no computador. Tentei instalar novamente os drivers e não adianta, tentei usar o software de atualização e não me mostra a atualização do firmware novamente. Você sabe como corrigir este problema? Obrigado.

    • Olá Rafael Martins de Paula.
      Nestes casos apenas a assistência técnica conseguira resolver se for possível. Sucesso e até mais!

  • posso carregar a L355 epson com tinta pigmentada sem fazer nenhuma alteração na máquina e sem risco de danificar o equipamento?
    por favor estou prestes a comprar uma aqui mesmo em manaus por ser mais barato que comprar nos sites específicos.

  • OI,
    BOA TARDE,
    GOSTARIA DE SABER SE A IMPRESSORA EPSON L210, ELA PODE SER USAA PARA A SUBLIMAÇÃO?
    OLHEI O TEU VIDEO FALANDO DA EPSON L355 E PELO QUE EU ENTENDI PODE. NÃO É ISSO? TANTO A EPSON L210 QUANTO A EPSON L355 PODE SER USADAS PARA SUBLIMAÇÃO, CONTANTO QUE TROQUE PELAS TINTAS ESPECIFICAS. NÃO É ISSO? O PROBLEMA É QUE PERDE A GARANTIA.

    SÓ ME CONFIRMA DIREITINHO NILTON.

    OBRIGADA!

    • Olá Fernanda.
      Ambos as impressoras são compatíveis, basta utilizar as tintas sublimaticas na recarga mas, lembrando que não pode nunca misturar, mesmo as tintas sublimaticas de outros fabricantes. O fato de perder a garantia é que vai utilizar uma tinta não homologada pelo fabricante o que pode causar ou não algum resultado inesperado. Sucesso e até mais!

  • bom dia, comprei uma Epson l355, para uso de sublimação, preciso instalar um dispense?

    • Olá Marco Aurelio.
      Ao comprar a Epson L355 ela vem de fábrica com o dispenser embutido onde é necessário trocar os feltros de tempos em tempos ou quando o programa da impressora avisa que esta na hora de trocar. Caso não tenha experiência com manutenção deste tipo de equipamento a melhor tratativa para o seu caso é procurar uma assistência técnica especializada para adaptar este dispenser de tal forma que você consiga eliminar a tinta descartada pela impressora na limpeza da cabeça de impressão e não necessite mais de manutenção dos feltros originais. Sucesso e até mais!

  • Epson t1110 tá saindo de linha ? Qual impressora A3 substituirá?
    Vale a pena comprar prensa térmica multinacional? Valeu pelo blog ,um abraço.

    • Olá Hugo Freitas.
      Estamos atualizando as respostas aos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático então, segue a nossa resposta a sua questão:
      Apesar de não ter nenhuma informação oficial sobre esta questão a impressora Epson T1110 esta sendo substituída no mercado pelo modelo Epson L1300 com tanque de tinta.
      Sobre a prensa térmica é preciso se atentar sobre a questão de manutenção e a real usabilidade das prensas multifuncionais, principalmente das prensas planas que apesar de serem multifuncionais no dia a dia é mais fácil trabalhar com um determinado produto por vez. Veja este vídeo que pode agregar valor em suas pesquisas Portal Responde #30 – Prensa 8 em 1 também é 1 em 8!? Sucesso e até mais!

  • Queria saber se a Epson L355 imprimi diretamente no papel OBM??

    • Olá Paulo.
      Estamos atualizando o conteúdo dos comentários do Portal Sublimático então, segue resposta a sua questão:
      O “OBM” é um termo genérico utilizado no mercado para qualquer base branca termo colante para tecidos coloridos/escuros e/ou de algodão.
      No processo de sublimação é utilizado 3 passos para aplicação do “OBM” que é a impressão no papel sublimático, sublimação no transfer de base branca “OBM” e logo após a prensagem com a prensa térmica plana no substrato: ex: camisetas, almofadas, sacolas e etc. Veja que legal este artigo sobre Como fazer uma camiseta com OBM – Silhouette CAMEO Sucesso e até mais!

  • Nilton, Comprei a Xp214 consigo fazer sublimações boas com ela para começar o meu negocio?

    • Olá Sergio Ameomo.
      Estamos atualizando as questões levantadas nos comentários dos artigos do Portal Sublimático e respondendo a sua questão:
      Neste artigo poderá tirar mais dúvidas, especificamente nos comentários a respeito da serie Epson XP, na qual a unica observação seria com relação ao bulkink que teria que adaptar para conseguir trabalhar com a tinta sublimática.
      Impressora Epson L210 e Epson L355 – Impressoras indicadas na Sublimação Sucesso e um grande abraço!

  • Obrigado , Mais uma vez pela explicação , gostaria de que assim que tiver novidades sobre essa impressora sublimatica que a Epson vai lançar pudesse nos informar, pois acredito que se tivermos uma impressora própria para sublimação o trabalho terá uma qualidade muito melhor.

  • OLA BOA NOITE TENHO UMA IMPRESSORA EPSON L355 ATE QUE PONTO ELA RESISTI A TRABALHOS DE IMPRESSÃO GERALMENTE IMPRIMO ENTORNO DE 350 FOLHAS POR SEMANA USO TINTAS SUBLIMÁTICAS DA EMPRESA JULIANA DE NATAL MUITO BOA POR SINAL E O PAPEL USO O A4 COPIMAX 75G.

  • Boa tarde Nilton.

    Tenho uma empresa de capas para celular personalizado. Estou tendo um problema com minhas impressões, as cores estão saindo muito fora daquilo que está na tela do monitor, sei que o impresso não será igual ao que está no monitor, mas, no meu caso está muito fora, por exemplo, a cor de pele está saindo muito escura perto do marrom, vermelho puxa para um laranja escuro, e assim com outras cores. O que devo fazer? Minha impressora está ao lado da prensa, isso pode ser um dos motivos? Qual tempo x temperatura devo usar?
    Uma outra dúvida que tenho é a seguinte, no corel draw e no photoshop, quais configurações devo usar para obter uma impressão próxima da realidade ( estou me referindo das configurações de cores destes programas, como perfil RGB, perfil CMYk, tipo de renderização).

    Parabéns pelo trabalho realizado neste ano, acredito que ano que vem as coisas sera muito melhor.

    Sugestão:

    Vocês poderiam fazer um vídeo referente a capinhas de celulares, na internet não tem muita informação para esse tipo de mercado. O vídeo poderia ter a configuração do programa e impressão, depois prensagem e resultado final.

    Espero que você possa me ajudar.

    Att.

    • Olá Rafael da Silva.
      Estamos colocando as respostas dos comentários do blog em dia, então, segue resposta ao seu questionamento:
      Sobre as cores, o ideal é que use uma tinta de procedência industrial ex: Sawgrass, Jteck, Morim, Inkteck mas, como a maioria dos revendedores fracionam em embalagens menores para revender a pequenos negócios o jeito é tentar uma relação de confiança com o fornecedor que melhor lhe atender. Ainda indicamos o uso de papel de qualidade e perfil de cores para que consiga a melhor impressão possível. A impressora ao lado da prensa é um problema grave que você deve resolver o quanto antes pois, o calor agride fortemente o funcionamento da impressora que com o tempo pode apresentar problemas mais graves do que a fidelidade de cores. Sobre o tempo x temperatura x pressão é necessário que entre em contato com o seu fornecedor da prensa para que ele lhe passe uma tabela com estes valores pois, muda conforme modelos de prensa, produtos e etc. O ideal no caso das configurações do software corel ou photoshop seria interessante utilizar configurações ideais para o seu tipo de tinta e perfil utilizado e quem fornece o perfil e demais configurações deve ser o seu fornecedor de tinta. Muito obrigado por compartilhar conosco com seus comentários, dicas, dúvidas e sugestões. Sucesso e até mais!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: