Olá, meu nome é Nilton e este é o Portal Sublimático. É frustrante saber que não é possível calcular o consumo de tinta e papel em uma impressora de mesa como aEPSON L355/L210 e suas antecessoras como a EPSON WF3012, EPSON T42W e por ai vai.
Hoje apenas o profissionais de grande formato/plotter tem uma ferramenta que faz de tudo inclusive calcular o consumo de cada cor em um trabalho específico, ou seja, um arquivo que será impresso: estou falando do Wasatch, um poderoso RIP que atualmente já vem em equipamentos como a EPSON F6070 e F7070 (plotter com tinta original EPSON sublimática).
Bom, porque estou falando isso, como disse, não é possível calcular o consumo de tinta em uma impressora EPSON de mesa (pequeno formato) já que cada arquivo possui quantidades específicas de ciano, magenta, amarelo e preto e o Wasatch funciona apenas em equipamentos grandes/plotter!
Ai você me pergunta: “Nilton, porque você criou um artigo que fala Como Calcular o Consumo de Tinta e Papel”
Eu criei este artigo justamente porque todo mundo fala isso, e extremamente frustrante, a própria EPSON fala desta complicação em relação a este cálculo, pergunte a eles durante a Serigrafia SIGN Future têxtil 2014 em maio, inclusive estarei no evento e podemos tomar um cafezinho! Ahh, mas se quiser bater um papo antes desta data, estarei na Feira do Empreendedor SEBRAE, no stand da Serilon no dia 22 de fevereiro
Se é tão importante saber o consumo de tinta, porque ninguém me disse isso antes?!
Bom, eu não sei ao certo porque ninguém lhe disse antes, mas eu vou lhe dizer agora! Anos atrás fiz um teste e cheguei a um resultado que permite ao menos que usuários tenha uma referência, portanto um ponto de partida.
Vou ser crucificado por muitas empresas, eu entendo a complicação de chegar a um valor/custo, mais o que o usuário quer é apenas um número POXA VIDA! O usuário precisa saber quanto cobrar do seu produto!
A conta é extremamente simples, porque já lhe darei um número muito importante para esta conta: Cheguei ao número de 20 ml por metro quadrado, este será o consumo base para sua impressora! Guarde bem este valor!
Vou utilizar como exemplo o valor de R$300,00 o litro da tinta sublimática e vamos dividir por 1000ml para encontrar o valor do ml, que neste exemplo é de R$0,3 cada ml
Com o custo do ml em mãos, eu preciso multiplicar por 20, porque minha impressora consome 20ml por metro quadrado conforme vimos acima. Nesta conta terei R$6,00 de tinta em 1 folha com 1 metro x 1 metro
Agora, sabendo que em 1 metro quadrado temos em média 14 folhas A4, vamos fazer uma continha simples, que é dividir R$6,00, que é o custo da folha 1 metro x 1 metro, por 14 folhas A4, que é a quantidade de folhas que cabem em 1 metro quadrado.
Eu sei que cada folha A4 custa R$0,42 centavos de tinta com este conta. Sabendo disso eu posso somar ao valor do custo de papel.
Mas como calcular o custo de cada folha de papel transfer. Muito simples, é o que vamos fazer agora.
Vou utilizar como exemplo o valor de R$100,00 para o pacote com 100 folhas de transfer sublimático no formato A4. Vou dividir R$100,00 por 100 folhas. O valor de cada folha A4 neste exemplo será de R$1,00
Com o custo de tinta de R$0,42 mais o custo do papel/transfer sublimático A4 em mãos, basta somar os 2 valores para que eu tenha o custo de papel e tinta em uma folha A4 impressa 100%, isto é, totalmente impressa/impressão “chapada”. Neste exemplo o valor é de R$1,42 centavos (papel + tinta)
*Todos os valores utilizados nos exemplos acima são apenas para ilustrar e facilitar a compreensão de cada operação. Os números não estão ligados ao mercado brasileiro de sublimação ou qualquer outro, são fictícios!
Agora você poderá calcular com os valores do seu fornecedor e assim, ter em mãos o custo de papel e tinta para o seu negócio.
Imagine que você trabalha com canecas, em 1 folha A4 são impressas 3 artes deste produto, portanto, você deve dividir o valor da folha A4 por 3. Desta forma terá o preço de cada arte para caneca. Utilizando o exemplo acima, vou dividir R$1,42 por 3 e terei R$0,48 centavos para cada arte de caneca.
Na semana que vem, veremos outros custos, e até o final do mês você terá uma tabela com dados importantes para montar o custo final do seu produto. Com estas informações em mãos e compreendendo como tudo é feito, você vai conseguir dar o preço CORRETO aos seus produtos e calcular de fato qual seu lucro de cada um deles!
Obrigado por fazer parte desta comunidade, graças a você este projeto cresce a cada dia. A partir do dia 01 de março (sábado) começo minha nova vida por aqui, dedicando 100% do meu tempo ao Portal Sublimático, portanto período integral. Muitas novidades estão por vir, acompanhe.
Sucesso e até semana que vem!
Obrigada Nilton, sua ajuda é fundamental! Acompanho sempre o seu portal e já a´prendi muito sobre esse mundo um tanto complicado da sublimação.
Um abraço.
ola nilton, este portal esta de parabens, desde que descobri-o aumentei e muito meu conhecimento,ainda tenho muitas duvidas mas acredito que cotando com este portal e com um pouco de paciencia chegarei la , precisaria de algumas informaçoes sobre qual impressora epson e tintas para sublimaçao em camisetas de poliester, se puder me ajudar com essas informaçoes, lhe agradeço muito, pois ja faz uns 5 meses que estou estudando na internet sobre sublimaça. Essa empresa f1 suprimentos realmente tem produtos de qualidade, agradeço ,que continue ajudando com seu portal pois concerteza ajudara muitas pessoas que pretendem a entrar nesse ramo tambem, um grande abraço, ELIANDRO
Muito obrigado por esse artigo, me ajudou muito no orçamento dos meus gastos.
Ola Nilton, quero parabeniza-lo pelo trabalho no Blog e no Youtube, por uma destas coincidência da vida, exatamente no dia em que sentamos para tentar achar uma maneira de calcular o gasto/valor com tinta e energia, eis que me deparo com este seu post!Agora é possível calcular mais este gasto em minha empresa, um abraço e mais uma vez Parabéns pelo excelente trabalho.
Muito Bom!
Parabéns muito otimo mais eu gostaria se possível HP plotter
T120 eu posso fazer transf.
Olá Nilton… gostei de sua explicação.. mas tenho uma duvida… vc postou que no metro quadrado gastamos 20ml de tinta… certo… me tire uma duvida se eu for imprimir 1 metro quadrado de verde… ” ciano+yellow = verde” vou gastar 20ml de yellow e 20ml de ciano pra formar a cor verde…? que no caso seria 40ml de tinta seria isso???
Não colega, 10ml de cada cor.
Porem este é um valor aproximado e não exato, para termos uma base de calculo.
Seus matemática estaria correta se vc realmente pagar esses valores pelo papel e tinta, ocorre que o papel e tinta não custa tudo isso que vc escreveu. A folha de papel sublimático por exemplo eu compro 100 folhas A3 por R$ 40,00, o que seria r$ 0,40 por folha, ocorre, que eu posso dividir a folha A3 na metade, tornando uma A3 em duas A4, saindo r$ 0,20 por folha. Chinelos da numeração até o n° 37/38 eu uso uma folha só. A tinta Guradian eu paguei r$ 30,00 por um frasco, enchi os reservatórios da impressora que é uma Epson L210 e já fiz para mais de 200 pares de chinelos, acredito que ainda posso fazer mais uns 50 pares, pois ainda esta na metade dos reservatórios. Já fiz esta conta, pois faço sublimação em tecido polyester no chinelo, meu custo entre, película,polyester, tinta e papel sai aproximadamente por R$ 1,50. Tenho amigos que trabalham com sublimação e me indicaram o papel chamequinho, estou usando e esta dando certo, paguei R$ 3,95 por 100 folhas, o macete esta na hora de usar a prensa. Esta dando certo, meus custos caíram mais ainda.
Olá Antonio, MUITO obrigado pelo comentário positivo saiba que cada clique, comentário, compartilhamento, discussão e demais interações neste blog torna possível dezenas de projetos que conhecerá ao longo deste ano como palestras ao vivo, video aulas, artes para download e muito mais. Obrigado por fazer parte deste grupo que cresce a cada dia. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Leia atentamente todo o conteúdo do artigo acima e cada passo, deixamos claro que é um exemplo de como montar as operações, sendo assim os números apresentados não dizem respeito ao mercado, são números fictícios!. Para compreender melhor as operação apresentada cada usuário deve inserir seus próprios valores, visto que cada região do pais e cada realidade possui um valor diferente, sendo assim, você deve inserir os seus valores , portanto os números condizentes com sua realidade de trabalho para obter os resultados do SEU CUSTO DE TINTA E PAPEL.
É importante uma média para que possa ser feita esta conta, por isso os comentários durante o artigo. É uma estimativa com margem de risco para mais, desta forma o usuário terá apenas boas surpresas, portanto, um custo menor!
IMPORTANTE: Apenas com tinta sublimática e papel transfer sublimatico terá uma qualidade incontestável e perfeita para seus clientes. Não recomendamos papel comum, ele absorve tinta, neste caso estará consumindo mais tinta para um resultado inferior ao transfer sublimático, não é economia sabendo que a tinta é o mais caro na sublimação e o cliente não tem preço!. Compreenda melhor sobre os tipos de papeis neste artigo
Caso tenha dúvida de como montar suas próprias operações/contas fique a vontade, a equipe está a disposição!
Inscreva-se no Portal Sublimático para receber novidades de nosso canal. Em março estamos preparando um conteúdo especial como artes, templates, gabaritos e muito mais.
Sucesso e grande abraço
Boa tarde, tenho duas dúvidas:
1 – O consumo de 20 ml por metro quadrado, também vale para tinta pigmentada?
2 – Na tinta pigmentada terei 4 cores. Os 20 ml é a media de consumo para cada cor ou no total?
Olá Tarso, na verdade os 20ml diz respeito a uma referencia de consumo do equipamento por metro quadrado independente da cor ou tinta. Lembre-se que é apenas um referencia! Obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.
Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!
Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.
Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.
Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.
Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!
Prezado Antônio, boa tarde!!
Poderia explicar melhor como você utiliza o papel chamequinho para sublimação?? Estou iniciando no ramo de chinelos e logo terei que sublimá-los.
Fico no aguardo.
Olá Antonio poderia passar o segredo na hora de usar a prensa no papel chamequinho.. obrigado
Att
Ivan
Bom dia, tenho uma mutoh rj900x e compro tinta de 330,00 e papel a 0,57 o metro, vendo metro quadrado a 6,00 como calcular, se meu preço esta errado?Porque pelo seu calculo meu preço não paga nem o custo!!
Olá Marcelo, obrigado pela participação neste canal e principalmente por fazer parte desta grande família. Hoje 90% dos nossos visitantes é voltado para o pequeno formato, portanto boa parte do público é interessado em impressoras EPSON A4 e A3. No final do ano passado durante uma palestra ao vivo sobre o Wasatch, iniciamos um trabalho voltado para nossos vistante de grande formato, como o seu caso. Vamos dar continuidade a esta conversa neste artigo, que é justamente a gravação desta palestra ao vivo, no próprio video muitas de suas dúvidas já serão sanadas, além é claro que conhecer e aprender mais sobre este incrível SoftRip. Clique aqui e assista agora este treinamento básico
Conforme artigo é uma estimativa para o pequeno formato, já que o Wasatch faz todo este calculo de custo para o grande formato automaticamente. Como o público do pequeno formato não possui esta alternativa fica sem referencias e este artigo trata o pior cenário, e traz um norte para que possam montar sua tabela de custos.
Iremos abordar estas questões ao longo de nossos videos, publicações e também em futuros treinamentos voltados especialmente para o público grande formato, acompanhe este canal e fique por dentro
Diante da infinidade de questões levantadas, estamos intensificando a criação de videos e todo o conteúdo para alcançar todos os nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação. Caso tenha interesse, no dia 09 de abril as 20 horas transmitimos ao vivo um bate-papo com nossos amigos e profissionais, um tipo de tira dúvidas, ele ainda está disponível para visualização, clique aqui para assistir!
A partir de maio toda segunda-feira teremos DICAS E POSSIBILIDADES, na quarta-feira PORTAL RESPONDE com 5 ou mais videos e na sexta-feira NOTICIAS de interesse da comunidade.
Estamos viabilizando um CURSO/TREINAMENTO PRESENCIAL, ele é apenas para o pequeno formato mas caso tenha interesse clique aqui para saber mais sobre ele. A proposta inicial é estruturar este treinamento em nossa região e no segundo semestre, se tudo der certo, levá-lo para outras regiões, alcançando boa parte da comunidade, e claro, fazendo uma visitinha! Sucesso e um grande abraço!
Bom dia Nilton, belo post, me ajudou muito aqui, mesmo não sendo algo preciso, mas já de grande valia. Um abraço.
Olá Glenio, obrigado por fazer parte desta comunidade e buscar informações neste portal. Obrigado também pelo feedback e comentário positivo. O usuário precisa de uma referencia para gerar seus custos, embora não seja algo exato, com estas informações é possível ter esta base de calculo, evitando surpresas desagradáveis já que a margem de risco esta para mais e não para menos.
Lembrando que no dia 07 de junho teremos um bate-papo ao vivo para converaar sobre o curso e aproveitar o momento para tirar algumas duvidas sobre sublimação . O bate-papo vai ser as 14 horas, clique aqui<
Olá, Nilton!
Acredito que o cálculo com a base de 14 folhas A4 não seja o melhor para o custeio.
Usei um outro método e a diferença foi bem grande. Vê se o meu raciocínio está certo:
Sendo que temos 20ml por metro quadrado (10.000 cm²)
e uma arte de caneca possui 8,7 X 21 cm (174 cm²) a regra de três seria a seguinte:
20 ml —> 10.000 cm²
X ml —> 174 cm²
Área de tinta da arte 0,348 ml x R$ 0,30(preço do ml) = R$ 0,1044 por arte.
Na folha A4 são 3 artes. Ou seja R$ 0,1044 x 3 = R$0,3132. Bem menos que os R$ 0,42 propostos.
Gostaria de saber se esse raciocínio está correto.
Obrigado desde já e parabéns pelo conteúdo fantástico de vocês!
Boa noite, sou novo no portal passando só para deixar meu obrigado por essa dica me ajudou muito.
Olá Junior, obrigado pelo contato e por fazer parte desta comunidade. Desculpe a demora em responder seu comentário, são muitos contatos diariamente e agora com mais pessoas na equipe poderemos atender melhor toda a comunidade. Para comemorar esta nova fase do Portal Sublimático, gostaria de aproveitar este mensagem para lhe convidar para um Portal Responde ao vivo no dia 27 de agosto as 20 horas, ele será transmitido em nosso canal no Youtube, inscreva-se e participe.
Obrigado pelo comentário positivo e apoio. Sua mensagem foi encaminhada para toda a equipe. Fique a vontade através deste canal para pesquisas e informações sobre este incrível processo que é a sublimação. Sucesso e até mais!
Ola Nilton, cada vez mais venho admorando o portal. Tenho tirado as dúvidas a cada vídeo
Preciso saber como comprar canecas em atacados. Espero resposta felicidade.
Olá Régis, obrigado pelo contato e por buscar informações nesta comunidade, demais membros e visitantes poderão compartilhar informações a esta questão a fim de dar continuidade a esta conversar e gerar conteúdo para os demais visitantes.
Estamos elaborando uma lista de fornecedores e lá poderá acessar estas informações. Mas fique a vontade através desta comunidade para trocar informações com os demais membros. Este canal facilita a troca de informações e é esta nossa proposta como projeto. Sucesso!
Por gentileza, participe desta pesquisa, ela beneficia diretamente todos nesta comunidade, com ela poderemos montar uma lista de fornecedores e apresentar o melhor do Brasil para cada amigo e profissional da sublimação em 2015. Clique aqui, para responder, leva menos de 1 minuto e se todos colaborarem teremos a primeira e mais completa lista de fornecedores do Brasil. Desde já muito obrigado, sucesso e até mais
Parabéns Nilton, muito boas e necessárias pra mim suas informações. Abco!
Olá Jucimonica Borges Leal Lima.
Muito obrigado pelo feedback positivo e por sua participação no Portal Sublimático. Sucesso e até mais!
Boa tarde, sou novo no portal e fiquei com duas dúvidas quanto ao consumo de tinta:
1 – O consumo de 20 ml por metro quadrado, também vale para tinta pigmentada?
2 – Na tinta pigmentada terei 4 cores. Os 20 ml é a media de consumo para cada cor ou no total?
Olá Tarso, seja bem-vindo a comunidade, a proposta desta canal é a troca de informações e neste espaço reunimos nossos amigos e profissionais da sublimação, fique a vontade para pesquisar e buscar mais informações. O consumo de 20ml conforme comentado no artigo é apenas uma referencia de consumo de impressoras de mesa Epson, poderá utilizar esta mesma referencia em impressoras corante ou pigmentada. 20 ml seria a quantidade de tinta que um equipamento joga sobre o papel considerando uma área de 1 metro quadrado, portanto a conta será feita considerando o área e o consumo, sabendo que em 1 metro quadrado terá aproximadamente 14 folhas A4. Obrigado por levantar a questão, sucesso e grande abraço!
Compartilhe esta experiência com a comunidade através desta pesquisa, a proposta é elaborar uma NOVA LISTA DE FORNECEDORES, uma importante ferramenta que colabora com quem está começando e com quem já está no mercado. Clique aqui para responder a pesquisa, leva menos de 1 minuto!
Acredito que a dúvida que permanece no ar é:
A-) 1 metro quadrado usa 20ml de tinta (sendo aproximadamente 5ml de preto + 5ml de cyan + 5ml de magenta + 5 ml de yellow)
OU
B-) 1 metro quadrado usa 20ml de cada cor (sendo aproximadamente 20ml de preto + 20ml de cyan + 20ml de magenta + 20 ml de yellow)
Olá Nilton, estou gostando muito do portal! Continue beneficiando a todos que trabalham ou pretendem trabalhar nessa área com informações de qualidade, parabéns!
Olá Mônica, obrigado pela mensagem, graças ao feedback positiva da comunidade é possível desenvolver novos projetos e trazer ainda mais informação e conteúdo para este mercado que em 2015 esparamos uma grande revolução! Muito obrigado por colaborar direta ou indiretamente com o Portal Sublimático! Sucesso e grande abraço!
Compartilhe esta experiência com a comunidade através desta pesquisa, a proposta é elaborar uma NOVA LISTA DE FORNECEDORES, uma importante ferramenta que colabora com quem está começando e com quem já está no mercado. Clique aqui para responder a pesquisa, leva menos de 1 minuto!
Olá, desculpe se minha pergunta for meio boba, mas é que estou iniciando: você calculou no seu exemplo, um custo de R$ 300,00 o litro da tinta, no caso 300,00 as quatro cores? Por exemplo, se eu comprar 4 litros de tinta, um de cada cor, como faço para calcular?
Olá Mônica, na verdade a refência é 20ml por metro quadrado, este é o consumo de tinta, é o quando a impressora joga de tinta em e metro quadrado, sendo assim precisa saber apenas o preço do litro para encontrar o custo do ml para fazer esta continha. Este Portal Responde foi feito especialmente pra você, lá respondo esta questão com mais informações! Clique aqui para assistir o seu Portal Responde
Obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.
Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!
Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.
Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.
Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.
Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!
Bacana, havia feito um calculo similar e cheguei mais ou menos perto. Calculei o total de custo de uma carga inferior pelo número de impressões e o valor dado arredondei um pouco acima pra fazer o calculo de tinta contando de não haveria exatidão.
Show de Bola esse artigo.
Lembrei que além desses custos com papel e tinta ainda temos que incluir o Kw Hora gasto com as prensas e com a impressora para chegarmos em um valor redondinho na hora de precificar os nossos produtos.
Gostei demais.. Nunca tinha parado pra pensar em todas essas contas.. tinha uma leve noção e calculava por cima.
Muito obrigado pela iniciativa.
Abraços
Olá Moacir Alves.
Muito obrigado pelas considerações. Realmente é muito importante sabermos precificar nossos produtos não só pelo preço de custo mas, pelo publico alvo, uma vez que o preço deve se adequar também a qualidade e quanto o seu publico esta disposto a pagar por ele. Sucesso e até mais!
olá acho que assim como eu, muita gente está credibilizando cada vez mais este portal, e a maior dúvida rara quem para quem está começando é saber qual a prensa adquirir tipo( marca )e fornecedor confiável,seria possível uma matéria deste tipo?
Olá Heladio Barreto de Almeida.
Estamos pesquisando e testando equipamentos para termos condições de indicar aquilo que já testamos. Mas, por enquanto o que estamos trabalhando é a Lista de Fornecedores para auxiliar nas pesquisas. Sucesso e até mais!
Olá Nilton, Sou Junimar do Maranhão…obrigado por nos ajudar, não só eu, mas todos que precisam de informação verdadeira e clara, portant todas as informações aqui e videos aulas tem me ajudado bastante e tirado muitas duvidas….sucesso pra você.e ate mais…
Olá JUNIMAR ALVES.
Muito obrigado pelas considerações, por participar do nosso Portal Sublimático e pelo retorno que nos faz saber que estamos no caminho certo! Sucesso e até mais!
Esse seu artigo me ajudou bastante. Obrigada Nilton.
Olá Gláucia.
Muito obrigado a você por participar e colaborar com este projeto Sublimação de A a Z do Portal Sublimático.
Sucesso e um grande abraço!
Boa noite, achei por acaso esse artigo e achei super interessante ,ao mesmo tempo muito frustrada com valor dos papeis e custos que se gasta em uma folha A3, por conta de eu mandar imprimir em gráfica minhas folhas e pago r$7,00 a impressão da folha A3. Trabalho com lembrancinhas personalizadas e gostaria de saber qual tipo de impressora e ideal para impressões em adesivo, papel couchet, e papeis brilhosos para imprimir convites e e etc, podendo mais a frente usar um mini ploter para recorte nessa impressora? Sou leiga no assunto , mas gostaria de aprimorar os conhecimentos nessa área para poder enfim me livrar de gráfica e poder ter lucro e proporcionar melhores preços aos meus clientes!
Agradeço se poder me indicar e me orientar! Obrigada Aguardo retorno!
Olá Milene Antonello.
Precisa pesquisar sobre impressoras a laser que seja compatível com o seu trabalho. As impressoras da OKI são muito utilizadas para este fim. Porém, a outras no mercado. Terá que pesquisar mais afundo e tirando dúvidas mais especificas diretamente com o fabricante. Sucesso e até mais!
Olá Nilton! Comprei ums ploter 7170 fiz o calculo nela por metro e me informou 3.00 de custo será q está errado? Isso com 4 passadas. Tambem gostaria de saber se sd quantidade de passadas tem alguma influencia
Olá, gostaria de saber se esse cálculo é para consumo de impressão com qualidade padrão ou máxima. Caso seja em qualidade padrão, gostaria de saber qual é o cálculo para qualidade máxima. Desde já agradeço.
Olá Patrick, tudo bem? Esse calculo é para impressão em alta qualidade. Grande Abraço!
Perfeito muito bom
Nilton, adoro seu blog, mas creio que está conta esta totalmente errada…
vamos la onde esta o custo de energia elétrica, depreciação do equipamento, funcionários, impostos etc
a formula de custo que passou não abrange a realidade das empresa
Olá Wanderley, tudo bem? Obrigado por seu contato. Você está correto, essa conta não abrange todos os custos da empresa pois ela é apenas para você identificar os Custos de Tinta e Papel. A ideia dessa conta é apenas a identificação desse Custo para que você possa inserir em sua planilha juntamente com os outros. Grande Abraço!
Oi Nilton… vc é d+++ rsrs só queria confirmar se este calculo inclui todas as cores dos cartuchos ou eu teria que multiplicar por 5 por exemplo, pois uso bulk com 5 reservatórios. Obrigada !
Olá Shirley, tudo bem? Obrigado por seu comentário. Esse valor inclui todas as cores pois é a conta de quanto saí da impressora durante a impressão. Independente da mistura das cores que estão sendo impressas. Grande Abraço!
Olá Nilton,sou nova no ramo de sublimação e este artigo me deixou uma dúvida.
Esses 20ml mencionado se refere a folha inteira pigmentada com a tinta? ex. Um quadrado completo preenchido com a cor?
Agradeço pela dedicação. E tens ajudado muito com seus vídeos e artigos.
Braço.
Olá Thais, tudo bem? De uma forma menos técnica podemos dizer que 20 ml é o que “sai” da impressora independente de quanto “entra” de tinta e também das proporções da cores. Espero ter conseguido te explicar melhor…rsrs… Grande Abraço!
Nilton, boa tarde.
Amigo, estou precisando de sua ajuda.
Eu tenho um jato tinta pro x 476 ela usa os cartuchos de tinta com seus respectivos ML Preto 56,5 ml, Magenta 31,5, Amarelo 31,29, Ciano 34,5. Valor de cada é cartuchos 329,00
Eu faço impressões com pequenas medidas por exemplo de 10 cm Altura x 8cm largura, geralmente em cada trabalho faço em três cores.
Poderia informar o custo desse trabalho nessas medidas informado acima?
Aguardo.
Obrigado
Feliz ano.
Eduardo
Ola Nilton,parabéns pelo seu post sobre como calcular valor de custo de tintas/papeis muito obrigado me ajudou muito ,agora já sei calcular valores por cada produto produzido e ter um valor correto. Muito obrigado já me to escrito em seu canal e to gostando muito da suas dicas obrigado.
Boa tarde,
Meu nome é Gilberto e estou com uma dúvida quando diz que 1 metro quadrado corresponde a 14 folhas A4.
Se uma folha A4 tem 210×297 mm caberia então 12 folhas.
Ou se você calcular o metro quadrado da folha terá 0,06237 M2.
0,06237×6 =R$0,37.
Qual foi o parâmetro para chegar a quatorze folhas?
Olá Gilberto, tudo bem?
A divisão é feito em cima da proporção do Papel A0.
Neste link temos uma desenho que ajuda na compreensão do corte do papel
https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_216
Grande Abraço!
Olá Nilton e Marcelo, é com imenso prazer que estou entrando em contato, para compartilhar a minha história com vocês. Desde jovem sempre tive o desejo de ter uma estamparia, mas nuca me aprofundei no negocio, a mais ou menos 1 ano e 6 meses a trás a empresa onde eu trabalhava estava fechando, foi ai que pensei em dar o primeiro passo, comecei a pesquisar, pesquisar e pesquisar, foi então que conheci a sublimação e me aprofundei no assunto, continuei a pesquisar e esbarrei com o PORTAL SUBLIMATICO no YOUTUBE, me interessei pelo canal e comecei a seguir, assisti praticamente todos os seus vídeos, acompanhei a fundo as aulas e aprendi a maior parte da teoria que sei até hoje, esclareci 99% das minhas duvidas. Então resolvi dar o segundo passo, comprei a minha primeira prensa e a impressora.
Nosso primeiro mês foi um mês de muitas dores de cabeça, apareceram muitos problemas na sublimação, porem eu já sabia que iam acontecer e já sabia como resolver, e então tudo foi se encaixando e o segundo mês foi ótimo, o terceiro foi um sucesso.
Minha esposa trabalha com a parte de personalização, com kis para aniversários, festas, brindes, decorações e etc…
Eu trabalho com produção estampado para outras empresas.
Creio que investimos em um ótimo negócio, e com toda certeza o PORTAL foi o nosso alicerce.
Hoje a “PROart Sublimação e Personalizados” completa 6 meses e o nosso faturamento está em 5 mil reais.
ATT: Daniel e Elaine PROart.
Olá Daniel, tudo bem?
Muito Obrigado por compartilhar sua história conosco.
É um grande prazer conhecer a trajetória de profissionais como você e sua esposa.
Forte Abraço e esperamos contribuir muito mais!
Boa tarde
Trabalho com a Epson SureColor F6200 e uso papel de medida 110 cm, nesse caso como faço os cálculos para ver os custos de papel e tinta gasta.
Olá Wander, tudo bem?
Acredito que o melhor seja utilizar um RIP como o Wasatch seja mais indicado pois ele poderá fazer além dos cálculos também o controle da impressão.
Grande Abraço!
melhor explicação que encontrei até hoje !
ola bacana o artigo.Para fazer 50 camsietas ,aproximadamente quanto gasto de tinta ( digo kits),camisetas ,e papel.Aproximadamente qual valor.Estou pensando em vender em galerias ou como ambulante.
Olá,
Você citou algumas vezes no artigo que os profissionais com plotter utilizam uma ferramenta que faz tudo inclusive calcular o consumo de cada cor e em um trabalho especifico. Trabalho com algumas Plotters e não conheço essa ferramenta, você sabe me dizer qual é por favor? È algum programa?
Tudo bem Joseane?
Você pode pesquisar mais sobre o Wasatch SoftRIP. Esse é o programa de controle de impressão.
Grande Abraço!