HomeSublimaçãoChinelo para Sublimação #1 – Como montar o Seu Gabarito

Chinelo para Sublimação #1 – Como montar o Seu Gabarito

Chinelo para Sublimação

Chinelo para Sublimação

Neste vídeo eu separei algumas dicas que vão te ajudar na Personalização de Chinelo para Sublimação. Neste primeiro vídeo eu vou ensinar uma forma muito simples de como criar um gabarito para chinelo.

Muita gente tem problemas com gabaritos de chinelo para sublimação, no mercado existem diversos tamanhos, números e modelos, além do que, as formas variam de fornecedor para fornecedor.

Muitos fornecedores não possuem os gabaritos dos chinelos, então como você vai fazer para personalizar este chinelo para sublimação? Se você quer de fato um produto final com um acabamento perfeito, você tem que aprender a criar seus próprios gabaritos! Então me acompanhe até o final deste vídeo e saiba como fazer isso passo a passo!

Neste vídeo eu vou utilizar o CorelDraw por ser um programa muito popular e por isso muito utilizado no dia a dia de quem trabalha com sublimação. Mas você pode aplicar este passo a passo em demais programas vetoriais como o Illustrator ou mesmo o Inkscape que é um software livre.

Como você já sabe cada chinelo para sublimação possui um desenho diferente, e mais, eles também possuem tamanhos diferentes como 38, 39, 40. Você não pode usar o mesmo gabarito para os diversos fornecedores, então, é muito importante que você saiba como criar seus próprios gabaritos, com isso você ganha tempo, qualidade e ainda conquista um acabamento mais maduro, e você vai entender porque…

Vamos começar colocando o chinelo para sublimação no scanner, isso mesmo, você vai colocar o chinelo dentro do seu scanner! Graças a ele vamos conseguir captar uma imagem proporcional ao produto! Você não pode fotografar, isso afetaria a proporção e assim as medidas do gabarito final.

Após ver o Vídeo abaixo, Clique Aqui e veja também Chinelo para Sublimação #2 – 5 Passos para Criar sua Arte

Para ajudar na captura desta imagem, coloque um fundo preto para dar mais contraste e facilitar a visualização do contorno do chinelo na produção do gabarito, você vai entender melhor no passo seguinte. Eu utilize uma forma preta de papel cartão.

Bom, com a imagem no Corel eu vou iniciar a produção do gabarito, aqui fica fácil identificar o contorno do chinelo para sublimação graças a esta folha preta, que utilizamos durante a captura.

Ao montar o seu próprio gabarito, você vai gabaritar inclusive os furinhos do chinelo, algo que os gabaritos comuns não possuem e que é extremamente importante! Você não quer descobrir apenas depois de estampar o chinelo do seu cliente que o texto ficou bem em cima de um dos furos ou que o furo ficou bem na testa da criança estampada no chinelo. Certo?

Para iniciar a criação do gabarito, eu vou usar a ferramenta MÃO LIVRE e clicar em alguns pontos que serão editados em um segundo momento com a ferramenta FORMA.

Com a imagem do chinelo para sublimação ”riscado” vamos usar a ferramenta FORMA e selecionar todos os pontos do gabarito e em seguida clicar em CONVERTER EM CURVAS, isso faz com que a linha reta, agora possa ser curvada na edição.

Bom, agora vamos aprimorar o gabarito contornando toda a imagem captada, seguindo exatamente o formato do chinelo para sublimação. A edição das curvas é feita através dos pontos chamados de “ancoras”.

Chinelo para SublimaçãoVocê pode utilizar o scanner de sua impressora e criar gabaritos precisos para seus produtos

Agora vamos clicar em “+” no teclado ou “Ctrl+ C” e “Ctrl + V” para duplicar o gabarito, não para fazer o par e sim para montar a sangria. Neste exemplo eu usei cerca de 4 mm de sangria, que é uma área de segurança e você vai entender sobre ela logo mais adiante.

Vai ser necessário ajustar a sangria no formato do gabarito, da mesma forma que fizemos no inicio com a imagem captada/”escaneada”. É muito importante que você marque os furinhos do chinelo neste momento.

Pronto, agora temos um gabarito perfeito, mas ai você me pergunta: Como usar este gabarito perfeitamente…” É uma ótima pergunta e vou dar algumas dicas agora.

A linha vermelha limita o tamanho exato do chinelo para sublimação, e a linha cinza é o limite da minha arte. Você não pode colocar um texto encostado na linha vermelha porque ele vai sair no limite do chinelo, ou seja, quando estampar o texto vai ficar quase para fora do chinelo.

Agora você vai entender a importância de gabaritar os furinhos. Você não quer que o seu texto tenha um furo, isso vai comprometer o acabamento do produto, como você criou um gabarito mais profissional desde o inicio, terá um produto final de qualidade. Você poderá inclusive brincar com estes furinhos na arte, mais isso é assunto para os próximos vídeos.

Bom, vou usar uma imagem e aproveitar este vídeo para dar mais algumas dicas sobre o gabarito. Para inserir esta imagem no chinelo basta utilizar a ferramenta POWER CLIP, para isso selecione a imagem que desejar colocar no chinelo e clique em EFEITOS depois em POWER CLIP e em seguida clique em COLOCAR EM RECIPIENTE.

Vai aparecer uma SETA PRETA, clique com ela na linha cinza e não na linha vermelha. Ela vai desaparecer, ou melhor, a imagem vai para dentro do gabarito e para acessar e editar pressione “Ctrl” e em seguida, clique com o botão do mouse na linha cinza. Você vai “entrar dentro do chinelo para sublimação”, e a linha azul é o limite, basta enquadrar a imagem.

Ebook Portal Sublimatico

Como disse antes, você não quer o furo do chinelo na testa desta criança, certo? Mas como eu e você gabaritamos o chinelo, eu sei onde está localizado o furinho no “produto chinelo” e por isso, ao criar a minha arte eu posso evitar que ele fique em locais indesejados.

Criar o próprio gabarito é tão importante que você poderá brincar inclusive com os furinhos do chinelo para sublimação, colocando uma florzinha em volta por exemplo, nos próximos vídeos vamos falar mais sobre criação de arte! Neste exemplo eu gostaria que entendesse a importância do gabarito, ao ponto que você poderá colocar um texto no contorno do chinelo, aprimorando o acabamento do produto final e apresentando um produto mais maduro e mais profissional.

Ao final basta duplicar o chinelo! Eu aproveito para mais uma dica importante, nunca inverta a imagem! Eu já trabalhei com fotografia, é muito importante que obedeça a forma que ela foi captada! Imagine que um menino tenha um colar ou uma pulseira com um símbolo religioso, você pode iniciar uma guerra ao inverte esta imagem! Este símbolo pode significar algo contrário a uma religião! Imagine que seja a imagem de perfil de uma menina, e ao inverter, a mãe da criança diz “Eu vou levar apenas 1 dos chinelos, neste par uma não é a minha filha, ela tem uma pinta do outro lado do rosto!”

Embora brincadeira, eu gostaria de chamar a sua atenção para a fotografia, eu vejo muita gente deformando a imagem e chamando de arte! Isso realmente não é legal, não é bonito e está longe de ser profissional.

Como eu disse antes, neste vídeo o foco não é a arte e sim a criação do gabarito, e agora você aprendeu como criar os seus próprios gabaritos e evitar erros grosseiros e comuns para ter um chinelo para sublimação estampado perfeitamente.

Se inscreva nesta canal e também na newsletter no www.portalsublimatico.com.br e receba novidades de seu interesse diretamente em sua caixa de e-mail.

Acompanhe os demais vídeos publicados aqui no Portal Sublimático. Sucesso e até mais!

Últimos comentários
  • Bom dia gente, parabéns pelas matérias do blog. Conteúdos valiosíssimos.
    Gostaria de compartilhar uma dica sobre as borrachas da Eva Brasil, para você fabricante de chinelos personalizados ou indústria de calçados, borrachas de várias qualidades desde a 100% borracha até a mais simples indicada para brindes. Um ótimo dia a todos.

  • muito complicado fazer alguem tem o gabarito feito ? eu compro obrigado

  • Otimo video já trabalho no ramo de chinelos e adorei suas dicas.

  • Olá! Adorei o seu vídeo, foi um verdadeiro alívio, pois não encontrava em site nenhum o gabarito de chinelos com numeração menor que 23/24. Mas não entendi muito bem o que você fez na parte de duplicação para fazer a sangria. Se puder me explicar, agradeço! Um grande abraço!

  • Olá, agradeco pelos videos. Tem me ajudado muito!!!
    Gostaria de comprar a película e vi diversas. Gostataria de saber qual a marca que vc usa no video.
    Grata!

  • Bom dia! Tenho aprendido muito com os videos postados. Muito bons! me indique um bom fornecedor de chinelos com tecido e chinelos resinados. Quero chinelos de vários formatos e acima de 80%borracha. E qual a marca da película que vocês usaram?
    Abraços

  • oi boa tarde eu gostaria de saber qual o corel vc usar porque eu baixe o corel x5 mais esta em ingles

  • Caro Nilton:

    Ainda é um pouco cedo para aprender a sublimar chinelos ou canecas, mas o Portal é certeza de que chegaremos lá!

    Abraços.

  • Parceiro, fora de série esse seu portal. Gostei demais das informações apresentadas aqui.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

  • Olá, primeiramente quero parabenizá-los pelo blog. Gostaria de saber se a impressora Epson L220 também é indicada para sublimação. Abraço!

  • Olá, boa noite. Tenho algumas estampas para chinelos (já no formato do chinelo) tamanhos 41/42 e 43/43, porém só tenho o lado esquerdo. Como faço para imprimir também o lado direito a partir do lado esquerdo, usando o corel draw?

    • Olá Marco Antônio.
      Caso tenha o arquivo digital da imagem você pode importar dentro do corel draw e espelhar a imagem. Assim vai ter o mesmo arquivo para o pé direito e esquerdo. Sucesso e até mais!

  • Gostei demais dos vídeos e das dicas.Estou aprendendo muito. Deus o abençoe. Obrigada

  • Olá, gostaria de saber como replicar essa imagem que tem uma numeração de chinelo para todas as outras numerações sem ter que refazer. Como é proporcional, é possível?

    • Olá Cintia.
      Você pode medir com uma fita métrica comum e ajustar o layout largura x altura pois, é bem simples. A partir dai basta salvar de acordo com os chinelos que vc trabalha. Sucesso e até mais!

  • muito bom esse video,parabéns. estou começando a sublimar chinelos,o vídeo me ajudou muito.

  • Boa tarde, Nilton.
    Parabéns pelos vídeos, excelentes.
    Estou com um problema no momento da criação do gabarito, quando eu imprimo o gabarito ele sempre fica maior que o chinelo escaneado.
    Como faço para que o tamanho fique fiel ao chinelo utilizado.
    Obrigado.

    Luís
    Rio de Janeiro

    • Olá Luís Claudio.
      Muito obrigado pelas considerações. Sobre o tamanho do gabarito, tente utilizar a medida por milimetro que é mais exato e pode lhe ajudar nesta questão. Sucesso e até mais!

  • Ola! Quando você vem ao Rio com seu curso? Precisamos. Vamos combinar?

  • Olá… Adorei a dica do spray adesivo. Esse spray pode usar de qualquer marca ou tem um especifico? ele é ideal para usar em camisetas e canecas também?

  • SENSACIONAL esses vídeos para sublimação em chinelos. Tiraram muitas dúvidas. Obg.

  • MUITO BOM MESMO. ESTA SENDO ÓTIMO PODER CONTAR COM DICAS TÃO PRECIOSAS PARA O DIA-A-DIA DE TRABALHO. SUCESSO E ATÉ MAIS….

  • Quero saber qual o melhor investimento para colocar tiras nos chinelos. Eu até machuquei a mão colocando manual.
    Obrigada.
    Para informação o site metalnox disponibiliza uma série de gabaritos totalmente de graça e o chinelo e um deles.

  • Dicas excelentes.
    Estou começando agora, e essa dica me auxiliou no gabarito de formatos diferentes do tradicional.
    Já estou ancioso pelos próximos vídeos.
    Tenho aprendido muito com este canal.
    Sucesso.

  • Olá pessoal excelente aula do gabarito de chinelos muito bom mesmo não tinha ídeia de como fazer para dar um acabamento bom e graças a vocês agora eu sei muito obrigado sem palavras.

  • Muito boa, as dicas, agora já não preciso mais me preocupar com os gabaritos, faço qualquer modelo.
    Certamente estarei acompanhando as proximas postagens sobre sublimação de chinelos que é o ramo que estou iniciando.
    Gostaria de saber também sobre a preparação da superfície para sublimar, e o tipo de material ideal. Parabéns !!!

    • Olá Luís Claudio.
      Muito obrigado pelas considerações. De preferência, ao menos neste inicio, para os produtos prontos para aplicar a sublimação para ganhar tempo e focar nas vendas. Com o tempo e o negócio fluindo conforme o seu planejamento certamente seria interessante realizar todo o processo de fabricação. Sucesso e até mais!

  • Olá!!! amei as dicas de como criar gabaritos para chinelos quero continuar recebendo todas pois tenho aprendido muito com o portal sublimatico obrigada

  • Show de bola!!! Obrigada por mais um trabalho perfeito.

    • Olá André Gondim.
      Muito obrigado pelo comentário pois, através deles é que temos como medir a qualidade das informações que compartilhamos com vocês profissionais de Sublimação. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton, obrigada por este vídeo e por todos os outros que temos acesso no Portal Sublimático. Já assisti a todos e iniciei nesse fantástico mundo da sublimação após estudar bastante sobre o assunto e tirando dúvidas no Portal.Suas dicas são sempre brilhantes e sua didática espetacular. Claro que colocar em pratica a teoria é um grande desafio e ainda tenho dificuldades com alguns materiais, sendo um deles o chinelo. Preciso de dicas como: melhor forma de colar o gabarito no chinelo; se é recomendável prensar o par de uma só vez; como fazer para o tecido do chinelo não ficar amarelado e como prensar chinelos acima de 42 sem ter problemas com a estampa (o meu ficou sem prensar uma parte). No meu caso peguei mais de 20 chinelos de uma só estampa e não sei se a prensagem em série acabou prejudicando a qualidade (tirava um, esperava atingir a temperatura e colocava outro rapidamente). Não gostei do resultado com chinelo de pano, comprei resinado na borracha,onde o resultado fica lindo, só que como fiz alguns pra mim e meus filhos, percebi o quanto fica feio após pouco uso (a tinta mancha completamente). Voltei a testar no tecido e gostei do resultado, porém o aspecto opaco me incomoda. Nunca usei película, não acho por aqui, só pela internet, onde o frete encarece o produto, sendo que nem sei se vai ficar bom. Agradeço o auxílio, sucesso a todos nós!

    • Olá Fernanda Welter.
      Muito obrigado pelas considerações. Não entendi muito bem o que quer dizer sobre colar o gabarito no chinelo mas, se quer que a arte impressa fique grudada no chinelo no processo de prensagem basta usar o Spray adesivo da 3M ou da Sprey Way para dar esta aderência, basta 3 borrifadas na folha impressa já seca pós impressão. Caso sua prensa plana esteja bem regulada, ou seja, prensando de forma uniforme esquentando por igual ombos os lados então, poderá prensar o par de uma unica vez mas, para não correr risco de perder matéria prima sugiro prensar um pé de cada vez deixando centralizado na base da prensa. O tecido só vai amarelar se o material for de baixa qualidade, a temperatura estiver muito alta, o tempo for configurado acima do necessário, o papel não estar cobrindo completamente o chinelo ou o papel não for apropriado para sublimação. Para evitar que fique partes em branco sem estampar é preciso se atentar a sangria ou seja o fundo da arte tem que ser maior que a forma do chinelo para estampar por inteiro. O fato de estar fazendo em linha de produção não afeta na qualidade. Sucesso e até mais!

  • muito bom ajudou muito e aprendendo cada vez mais

    • Olá Jose Geraldo Bragança.
      Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando os profissionais e agradecemos pelo retorno.
      Sucesso e até mais!

  • Boa tarde Nilton!

    Para a sangria eu uso um meio a meu entender mais pratico. depois de vetorial o contorno do chinelo eu uso a ferramenta contorno para criar um contorno externe com 4mm de distancia depois serra os contornos e pronto.
    Espere ter ajudado
    Abraço

    • Olá Pierre.
      Muito obrigado pelo comentário e contribuição com dicas como esta pois, nosso objetivo é justamente ajudar os profissionais do mercado de Sublimação do Brasil.
      Sucesso e até mais!

  • Parabéns Nilton, pela iniciativa de publicar vídeos sobre sublimação em chinelos. Eu tentei várias vezes mas não obtive sucesso.Não sei se o problema foi a qualidade da tinta sublimática, do papel, da resina utilizada no chinelo ou o tempo de uso da prensa. Consegui ter sucesso com transfer,encomendado em gráfica, só que tem um inconveniente que tem que comprar uma arte com no mínimo 50 pares. Aguardo vídeos explicativos desses assuntos. Um forte abraço. Silmar Fonseca

      • Nilton eu não consegui,eh muito difícil. vc poderia me enviar esses gabaritos?

        ou vender? aguardo resposta!!!!!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: