Aprenda como fazer um “mini estúdio portátil” e tenha controle total sobre a luz nos seus trabalhos

01

Fotos: Reprodução / Blog Pretty Handy Girl

O Portal Photos mostra no tutorial dessa semana como montar um “mini estúdio portátil”, ideal para você ter controle total da luz em pequenos trabalhos. A autora do projeto é Brittany Bailey, dos Estados Unidos, ela mantém um blog de diversos projetos para fazer em casa.

O “mini estúdio” pode ser utilizado para produções de joias, alimentos, objetos translúcidos e miniaturas em geral. É fácil de fazer e pode ser colocado em cima de uma mesa. Veja abaixo o passo-a-passo:

Materiais:

03 Placas de Foam de 75 x 100 cm

Cartolina branca

02 Prendedores de roupas

02 Folhas de papel vegetal

Estilete

Régua de metal

Tesoura

Fita Adesiva

Rolo de papel branco

02 Luminárias (ou abajur)

01 Lâmpada fluorescente

01 Lâmpada incandescente

Como fazer…

– Corte duas placas de Foam na metade, para que fiquem quatro partes de 50×75 cm.

02

Faça duas janelas, um pouco menor que os limites do Foam, em duas placas. Cole o papel vegetal em cada uma delas.

03

Cole as placas com janelas, uma de frente para outra, com uma distância de aproximadamente 75cm, sobre a placa grande de Foam que restou. Com a terceira placa de 50×75 você fará o fundo, que servirá como uma parede sem janela.

04

Coloque a cartolina em cima da estrutura, formando uma cobertura, e fixe com os prendedores de roupas. Deixe o rolo de papel branco atrás da placa sem janela e estique-o para dentro do mini estúdio, sem cortá-lo, para que tenha o mesmo efeito de um fundo infinito (lembre-se de ter um grande rolo, para o caso de sujar ou rasgar a parte que está utilizando).

05

Alinhe as lâmpadas nas laterais, uma em cada lado, para que a luz passe pelo papel vegetal. Mantenha uma distância de 5cm para não danificar o papel.

Agora é só escolher o produto e começar a clicar!

Para adicionar drama na imagens, tente apagar uma das luzes.

06

07

08

Quando tiver acabado, basta recolher o rolo de papel e dobrar as paredes. O seu mini estúdio pode ser facilmente guardado ou carregado para qualquer lugar.

09

Dica da autora: Opte por colocar duas lâmpadas diferentes. De um lado uma lâmpada incandescente e do outro, uma fluorescente. Desse modo você terá uma fonte de luz quente outra fria, equilibrando a temperatura da cor. Depois fica mais fácil para alterar a temperatura na pós-produção.

Faça o seu mini estúdio e volte para comentar como ficou o resultado das suas fotos.

Conheça o blog de Brittany aqui.

Fonte: Portal Photos