HomeSublimaçãoTinta Sublimatica e os Principais Tipos de Tinta

Tinta Sublimatica e os Principais Tipos de Tinta

Basicamente são 3 tipos de tintas disponíveis no mercado para sua impressora jato de tinta. Entenda cada uma delas e qual é a melhor para o seu negócio

Vamos nos concentrar apenas nestes 3 tipos de tinta no momento, e em um outro artigo conversamos sobre outros tipos como solvente e laser, podemos inclusive rever técnicas como os filmes de recorte e de impressão e recorte, não são tintas mas sempre aparecem quando fala-se sobre impressão. Qual é seu tipo de tinta?

principais tintas jato de tinta-01

Este artigo reúne informações básicas, porém importante para quem está começando ou está em dúvida sobre o tipo de tinta correta para o trabalho escolhido. Este material deve responder algumas questões levantadas nas últimas semanas. Como disse anteriormente, são informações básicas, fique a vontade para comentar logo abaixo e discutir mais sobre o tema.

 

1 – Tinta Corante

Esta é a mais simples dentre as 3 tintas apresentadas neste artigo. Possui aspecto aquoso, identificada facilmente pelo corante AMARELO, que visualmente assemelha-se com “gasolina”. Esta tinta comparada com as demais é de fácil identificação, mas sempre tenha cuidado ao recarregar a impressora caso possua equipamentos com tintas diferentes.

Esta tinta NÃO deve ser utilizada para impressão em papel transfer, veremos logo abaixo o motivo!

tinta corante

A tinta corante é a que possui menor valor comercial dentre considerando estes 3 tipos, é a mais em conta e também a que menos agrega valor. De maneira geral é indicada apenas para impressão convencional em papel comum ou fotográfico em alguns casos em CD e DVD em impressoras com este recurso.

Tecnicamente “são moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira”.

Lembre-se que estamos falando de uma tinta paralela, ela possui limitações quando comparada a uma tinta original:

  • Não é uma tinta a prova de água. Se a impressão for feita em uma folha de papel comum e pingar uma gota de água a tinta vai borrar. Por este motivo esta tinta NÃO pode ser utilizada em papel transfer;
  • Não possui barramento UV (ultravioleta) ou seja ela não possui resistência aos raios UV e desbota, ou melhor oxida com o ar. Esta tinta é utilizada principalmente para impressão de fotografias. Dentro do um álbum ela vai resistir ao tempo – tenho imagens impressas a mais de 9 anos – porém na porta da geladeira, em poucas semanas já estará avermelhada, queimada, desbotada;

Embora a tinta corante tenha esta característica de não ser a prova de água, no mercado existem papéis que são. Você vai encontrar basicamente 2 tipos: papéis que são resistentes a água e papéis que de fato a prova de água

  • Os papéis resistentes a água vão absorver água, ondular mas NÃO vão borrar. Esta é uma característica do próprio papel, mesmo a tinta não sendo a prova de água o conjunto torna-se resistente água.
  • Os papéis a prova de água não vão absorver a água, portanto não vão ondular e nem borrar. Este papéis possuem a mesma aparência de papéis profissionais utilizados em estúdios fotográficos

2 – Tinta Pigmentada

Visualmente já é possível notar a grande diferenças entre a tinta corante e a tinta pigmentada. A tinta pigmentada possui um aspecto leitoso, e a comparação entre a cor AMARELO da tinta corante e da tinta pigmentada define muito bem qual é qual. MUITA ATENÇÃO, a tinta pigmentada é visualmente muito semelhante com a tinta sublimática que veremos a seguir. Reforçando: ao abastecer seu equipamento sempre confirme o rótulo do frasco de tinta!

Esta tinta é a tinta recomentada para trabalhos com transfer, veremos logo abaixo o motivo!

tinta pigmentada

A tinta pigmentada é uma tinta convencional, não possui nenhuma propriedade especial, é utilizada normalmente em equipamentos de escritório, características que veremos logo abaixo. Diferente da tinta corante, possui maior valor comercial, ficando atrás apenas da tinta sublimática, a mais cara entre as 3.

Tecnicamente “são partículas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem em uma suspensão estabilizada e quase homogênea”

Mas uma vez lembre-se que estamos falando de uma tinta paralela, ela possui limitações quando comparada a uma tinta original. Neste caso vamos compara-la com a tinta corante

  • A tinta pigmentada é uma tinta naturalmente a prova de água. Se a impressão for feita em uma folha de papel comum e pingar uma gota de água a tinta NÃO vai borrar. Por este motivo esta tinta pigmentada pode ser utilizada em papel transfer e aplicado em camisetas. Ao lavar a camiseta a tinta não vai borrar como seria no caso da tinta corante.
  • Lembre-se que a tinta pigmentada não é uma tinta especial, neste caso o que é especial é o papel. O papel transfer, como o próprio nome diz, possui propriedades de transferência. De maneira geral, e para fácil compreensão, o papel transfer possui uma película termo colante, quanto aplica-se TEMPO, TEMPERATURA e PRESSÃO a película solta-se da base de papel e adere na camiseta, por exemplo. A tinta impressa nesta película acompanha o processo e assim vai para a camiseta. Esta película termo colante adere na camiseta superficialmente – imagine um adesivo  – enquanto a sublimação tinge as fibras do tecidoclique aqui para compreender melhor sobre este assunto. A conversa vai longe ao falar sobre transfer, vamos voltar as tintas, em um segundo momento conversamos sobre papéis. Neste artigo temos algumas informações sobre o papel transfer sublimático
  • Outra diferença é que a tinta pigmentada possui barramento UV, o que a torna extremamente durável se comparada a tinta corante. Mais um motivo de sua utilização em mídias como o transfer
  • A tinta pigmentada tem acabamento mais fosco, diferente da tinta corante que possui acabamento bem brilhante na impressão

A tinta pigmentada, conforme comentado acima, é uma tinta comum com características a prova de água e resistentes a luz UV. Foi uma tinta utilizada durante muito tempo em equipamentos multifuncionais, sabendo que documentos necessitam desta durabilidade.

3 – Tinta Sublimatica

A tinta sublimática é visualmente semelhante a tinta pigmentada, mas com um olhar um pouco mais clínico é possível compreender que o AMARELO é mais forte que o tom “gema de ovo” da tinta pigmentada. Atenção redobrada ao abastecer seu equipamento, mantenha a tinta sempre em seu frasco original e sempre confirme o rótulo antes deste abastecimento!

Curso Online de Sublimação em Canecas

Esta tinta sublimatica é a única especial entre as 3. Utilize esta tinta apenas para impressão em papel sublimático e aplicação em prensa térmica!

tinta sublimatica

A tinta sublimática não é uma tinta convencional, ela é diferente de todas as que você viu até aqui, é uma tinta muito especial. Com ela você não poderá imprimir em papel fotográfico ou em documentos, APENAS em papel transfer sublimático. Ela possui maior valor se comparado a tinta corante e a tinta pigmentada, porém é a única que “tudo que toca, vira ouro”. Brincadeiras a parte, esta tinta possui valor considerável no mercado porque com ela as possibilidades são infinitas.

Tecnicamente “são corantes dispersos em solução que tem a propriedade de passar do estado sólido para gasoso quando submetidos a altas temperaturas no momento da transferência. As estampas são transferidas de um papel previamente impresso e os gases penetram nas vibras do tecido sintético (100 % poliéster) que são tingidos permanentemente”

No Brasil a tinta sublimática ainda não é popular ao ponto de ser comercializada em prateleiras do mercado na forma de cartuchos, mas também não se enquadra no que chamamos até aqui de “tinta paralela”. Sabendo que a EPSON é o principal equipamento utilizado no Brasil para sublimação – por conta da tecnologia da cabeça de impressão Piezo Elétrica – atualmente vamos considerar apenas 2 situações

  • Tinta sublimática com tecnologia (Sawgrass, EPSON e Manoukian por exemplo) que possuem controle de metais pesados como chumbo, fluidez na cabeça de impressão evitando entupimentos, pigmentos que geram cores vivas, padronização e fidelidade de cores, perfil de cores/gerenciamento de cores, etc
  • E tinta sublimática sem muita tecnologia, principalmente as tintas chinesas que não possuem controle de chumbo, padronização de cores, adequação a cabeça de impressão/fluidez, fidelidade de cores entre outros fatores já conhecidos pelo brasileiro, já que este muitas vezes procura por preços baixos e não alta qualidade.

Quanto impressa no papel transfer sublimático, a tinta sublimática possui um acabamento bem fosco, cores estranhas e sem vida, mais não se assuste, ela está na metade do seu ciclo. Apenas quando aplica-se TEMPO, TEMPERATURA e PRESSÃO, a tinta sublimática transforma-se em gás e tinge o substrato, revelando as cores reais, vivas e vibrantes. 

A tinta sublimática, conforme comentado acima, é uma tinta especial portanto não possui qualquer comparação com as demais tintas convencionais, ela é única e permite infinitas possibilidades.

Iniciamos aqui uma conversa sobre as principais tintas utilizadas em impressoras de pequeno formato ou impressoras de mesa. O assunto é vasto e abre um leque para centenas de outras informações,  mas a proposta deste texto é simplificar ao máximo e apresentar de maneira prática estes 3 tipos básicos de tinta. Fique a vontade para comentar abaixo, somos uma comunidade e temos crescido graças a sua participação.

nilton-01

Últimos comentários
  • Oi pessoal! Parabéns pelo trabalho de vocês.
    Qual tinta sublimática vocês recomendam? Abraço!

    • Tudo bem Anderson?

      Obrigado por seu feedback.

      Vemos hoje os melhores resultados com as tintas que possuem um bom suporte em relação ao perfil de cores.

      Um bom exemplo que vemos hoje são as tintas da Genesis Tintas.

      Grande Abraço.

  • Boa noite!
    Gostaria de uma orientação comprei uma impressora epson L3110 e tenho uma encomenda de 40 bonés pretos para sublimar como estou iniciando agora, qual tinta vc me indicaria?

    • Oi Adriana, tudo bem?

      Se o boné é preto você precisa utilizar outro recurso além da Sublimação ou então utilizar algum tipo de OBM.

      Grande Abraço!

  • Boa noite! Posso usar tinta sublimática pata imprimir CD/DVD e pen cards? Muito obrigada!

    • Oi Rubia, tudo bem?

      A tinta sublimática não pode ser utilizada para esses tipos de produtos. Para eles é necessário utilizar a tinta corante.

      Grande Abraço!

  • Olá Portalsublimático. Boa noite! Depois de pesquisar bastante sobre a diferença e sobre essas 3 tintas.
    Li seu artigo que contei uma boa explicação, tirou muitas duvidas devido um problema no qual estou me deparando.
    comprei uma Epson l375 de segunda bem conservada para trabalho de personalizados.
    como não perguntei o antigo dono que tipo de tinta usava. fora perdas de bastante papéis Glossy,
    no qual imprimo. Quando espero um tempo para secar. a tinta solta manchando toda a folha
    diferente quando imprimo em um papel matte a tinta firma e não solta ou borra. Descobri pelo artigo aqui na pagina que estou usando tinta para sublimação de camisas. para finalizar e tira só uma pequena duvida .

    A tinta para sublimação em papel glossy ela solta ?
    .

    • Tudo bem Lopes?

      A tinta sublimática tem como função estampar produtos e os papéis são apenas o meio que é utilizado para levar a tinta para o produto.

      Por isso elas podem sim ter uma secagem bem mais lenta e então não fixar no papel que está utilizando principalmente se você está trabalhando com papelaria.

      Grande Abraço!

  • Comprei uma impressora Canon G3100. Não sei dizer qual o tipo de tinta dela, mas ela possui aqueles tanques na lateral para recarregar. Nela posso fazer impressão em papel transfer para estampar camisetas?

    • Oi Luciana, tudo bem?

      Você consegue sim fazer a impressão com os transfers para tecidos de algodão com a tinta original da impressora.

      Mas se você pensa em trabalhar com sublimação, esse modelo não é recomendado para trabalhar com a tinta sublimática.

      Grande Abraço!

  • Boa noite, gostaria de saber se a impressora Ecotanque L495 da Epson com tinha pigmentadae usando papel sublimatico é capaz de realizar com sucesso a sublimação em canecas de ceramica e copos de vidro
    Att.
    Ana

    • Oi Ana, tudo bem?

      Não será possível pois é necessário que a tinta seja sublimática e não pigmentada.

      Grande Abraço!

  • Boa noite , eu moro na regiao sul fluminense do estado do Rii de janeiro e gostaria de saber se por aqui onde moro tem algum curso presencial de vcs.

  • Bom Dia.
    VOces conhecem a empresa Compacta Print? Ja utilizaram algum produto?

    • Olá Thiago, tudo bem?

      Conhecemos sim a Compacta Print mas apenas pelas publicidades na TV. Infelizmente não testamos os produtos para termos um feedback mais apurado.

      Grande Abraço!

  • Olá. Estou pensando em comprar uma impressora (Epson L395 ou 396). Mas pelo que vi anteriormente aqui, Eu não poderei usá-la para impressões com outras tintas? A que for usada para tinta sublimática terá que ser só para isso? Pretendo trabalhar com camisas, e também pretendo imprimir trabalhos como cartazes de gôndolas, etc, Terei que comprar então uma impressora para cada coisa?
    Muito obrigado desde já.

  • Bom dia
    Quero trabalhar com sublimação começando com camisetas ,qual máquina vc me indica uma boa que não vou ter problema que estampe até toda frete da camisa , obrigado

  • Boa tarde!!

    Trabalho com sublimação a bastante tempo ….
    gostaria de saber qual a melhor tinta sublimática do mercado , pois a que estou usando as cores nao estão
    vivas quando aplicamos .

    obrigado!

    • Oi Maria, tudo bem?

      Hoje vemos os melhores resultados com as tintas que utilizam um perfil de cores adequado com as tintas da Paintcolor e da Genesis que você encontra em empresas como a Diferencial Print.

      Grande Abraço!

  • Bom Dia. Estou querendo comprar uma impressora Epson L380 para sublimação . Esta impressora é boa ?

  • Bom dia!! estou querendo iniciar no ramo de sublimação, inicialmente quero trabalhar com canecas,copos etc. qual maquina você me indica pra eu começar??

  • Olá, estou com uma dúvida, para sublimar chinelos com resina posso usar minha Epson ET-2650 com tinta sublimática ou para chinelos com resina tenho que usar toner? Abraços e obrigado!!

    • Olá, tudo bem?

      Sendo um chinelo que foi aplicada a resina para sublimação, você pode estampar utilizando o processo de sublimação convencional.

      Grande Abraço!

  • BOA TARDE
    ESTOU ENTRANDO NO NEGOCIO DE SUBLIMAÇÃO E GOSTARIA DE SABER QUAL MELHOR PAPEL SUBLIMÁTICO EM CUSTO BENEFICIO PARA UMA BOA RESOLUÇÃO

    • Olá Flavio, tudo bem?

      No Portal utilizamos muito os papéis da Havir, original de fundo azul e temos gostamo muito dos resultados.

      Grande Abraço!

  • Oi prazer!

    Quer pergunta você? Sobre impressora Canon G3000 funciona para fazer estampar!?

    Favor!

  • Boa noite, amei o artigo muito bem explicado e de fácil entendimento que é o mais importante, parabéns.
    Eu estou muito interessada em entrar neste mercado de sublimação. Eu tenho uma impressora Epson L395 e gostaria de saber se eu posso colocar tinta sublimática nela e depois disso eu posso usá-la no escritório normalmente, já que trabalho com impressão e xerox, se não você poderia me ajudar. Desde ja agradeço a atenção. Sucesso e fique com Deus.

    • Olá Maria, tudo bem?

      Não é recomendado utilizar a impressora com tinta sublimática para impressões convencionais pois você terá problema com as cores e secagem da tinta.

      Grande Abraço!

  • Muito bom o artigo. Releva um discurso de insider, quem realmente entende.
    Peço auxilio, caso possa me ajudar, por favor. Estou em um momento de definir se:

    Duvidas:
    1 – Devo comprar uma Epson L1300 ou L396? Ter a autonomia de imprimir A3 é boa, mas dificil encontrar papeis A3 no mercado. Além disso, não sei ainda o custo de oportunidade em ter uma A3 ou não.
    2 – Qual tinta devo usar? Sublimatica ou Pigmentada? Sei que deixando de usar a sublimatica, perderei em diversidade de trabalhos a qual posso aplicar essa técnica, mas justamente por estar focado em camisetas, mais precisamente com camisetas de algodão, a ideia de usar a Pigmentada não me assuta mais tanto. Tenho lá minhas duvidas somente se a qualidade e cores da Pigmentada, aplicada via Transfer, vai ser bacana. Penso que usar tinta Sublimatica > Papel sublimatico especifico para algodão (OBM, Dark, etc) e aplicar depois, além de caro por conta do papel, seria trabalhoso por ter que usar a plotter.

    Obrigado,
    Alisson

    • Olá Alisson, tudo bem?

      Vamos lá!

      1) – Hoje o valor de uma impressora A3 é por volta do dobro de uma impressora A4. Em relação aos papéis, pensando em papel sublimático, você encontra sim com certa facilidade em nosso mercado.

      2) – Neste ponto é muito importante a compreensão das limitações do processo. Hoje não vemos uma alta durabilidade dos transfers para tinta pigmentada que encontramos em nosso mercado e por isso não vemos como uma boa opção se sua ideia não é produtos promocionais.

      Para esse tipo de produto compreendo ser mais interessante processos como a Serigrafia e também os Filmes de Recorte.

      Grande Abraço!

  • Nilton boa noite muito em portante o que e a realidade do trabalho e dedicação e perfeição
    faz a pessoa entende que e o caminho do sucesso levando o seu nome expandir por ter qualidade
    no seu produto o brigado meu grande amigo por tem me dado este a poio respondendo as minhas duvida
    passa pram onde eu compro as tinta com qualidade .
    meu a braço deus a bençoe

    • Olá Josue, tudo bem?

      Obrigado por seu feedback.

      Temos visto hoje os melhores resultados com as tintas que fornecem também o perfil de cores como Paint Color, Diferencial Print e Proviceo2004.

      Grande Abraço!

  • Ola gostaria de saber se com a tinta pigmentada posso fazer impressao em qualquer tipo de papel e se tera maior resistencia ao desbotamento, e quais as marcas voce me recomenda hoje no meracdo mimha impressora é a epson l375.

  • Porque não posso imprimir papel comum com tinta sublimática?

    • Olá Marcelo, tudo bem?

      Poder você pode, só não é recomendado.

      O papel sublimático possui um tratamento para absorver o mínimo de tinta possível para que no momento da transferência o máximo de tinta vá para o produto.

      Já o papel comum possui um principio inverso. Ele é feito para absorver o máximo de tinta possível e rete-la.

      Grande Abraço!

  • Na verdade estou assistindo para ver se posso iniciar um novo negócio, no passado trabalhei com serigrafia, agora quero aprender uma nova técnica, já tenho uma ideia e um tema a ser explorado e um consumidor alvo, porém, isso tudo é novo para mim, quero fazer o curso para iniciar e depois começar a compra todos os equipamentos e produtos, a dica da tinta já é um começo, pois tudo tem seu segredo de um trabalho bem feito, assim era na serigrafia, tinta, nylon, tela, desenhos, etc…

  • Estou querendo iniciar estampas em camisetas por sublimação, há muitos anos atrás trabalhei com serigrafia, hoje nas dá mais, sou funcionário público e sei que não dá, quero aprender sobre sublimação, já tenho ideia do que quero, o público que quero atingir e o tema que irei explorar, porém, quero aprender primeiro a técnica de sublimação para daí iniciar o negócio bem devagar com cautela, vou continuar lendo todas as informações e depois quero fazer o curso com vocês, vejo firmeza nas informações e sei que credibilidade é tudo, vou precisar de muito estudo para dominar esta nova técnica que quero aprender.

  • Boa noite!
    Poderia me informar, qual impressora posso utilizar tinta pigmentada? A mais barata de preferencia.
    Depois de impressa a imagem com tinta pigmentada, posso utilizar a prensa para estampar em camisa de algodão?

  • Boa tarde Nilton, também estou com dificuldades em acertar as cores sublimáticas entre o Corel Draw e a impressora Epson L120. Comprei a impressora e tinta nas Casas Bahia e só agora descobri que a fornecedora de tintas que é a Valejet, não possui um perfil de cores; será que pode me ajudar?

    • Olá Arlindo, tudo bem?

      Acredito que você possa entrar em contato com um profissional que possa criar um perfil de cores específico para você.

      Contate o Laercio pelo sublisimples@gmail.com

      Grande Abraço!

    • Eu tive um problema parecido, mas comecei a usar o corel em rgb, salvar os arquivos em png, e montar a arte no photoshop em rgb tbm, resolveu o meu problema. outra coisa no windows fica difícil e dá mais trabalho, depois que comprei um mac as impressões melhoraram mais ainda.

  • Bom dia amigo nilton eu comprei uma impressora ebson L1300 SUBLIMATICA .e veio acompanhando um kit com tita HD apasse de Águae estou usando ela para vasendo alguns teste em tecidos polieste, so que não tem sido satifatório o resutado, por getileza me dira essa duvida essa tinta e aprobriada para estampa em tecido polieste ;grato

    • Olá Walmir, tudo bem?

      É importante saber se a tinta que está usando é Sublimática ou é outro tipo de tinta.

      Confirmando essa informação você consegue descobrir se o problema é o tipo de tinta ou a qualidade da tinta.

      Grande Abraço!

  • Ola! Boa noite.
    Eu estou comecando agora a trabalhar com sublimacao e eu gostaria de saber se eu acho aqui no Brasil a tinta sublimatica com facilidade. Quero trabalhar com camisas, bolsas, canecas, lembrancinhas. Variadas coisas.
    Ou eu posso usar a pigmentada sem medo.

    • Oi Kleia, tudo bem?

      Para estampar os produtos através da Sublimação você deve utilizar apenas a tinta sublimática. A tinta pigmentada você irá utilizar para outros tipos de personalização.

      Você encontra sim a tinta em empresas especializadas.

      Avalie a possibilidade de participar de um de nossos Cursos no https://www.portalsublimatico.com.br/cursos

      Grande Abraço!

  • Olá! muito bom seu artigo a respeito das tintas. O Portal comercializa tintas sublimáticas? caso não, nos indicaria um fornecedor que ofereça um produto de qualidade?

    • Olá, tudo bem?

      No Portal não comercializamos os produtos, apenas os Cursos Online e Presencial.

      Recomendamos sempre que pesquisem por tintas que possuam um perfil de cores adequado. Pesquise em empresas como a Diferencial Print, Paint Color e Provideo2004 para mais informações.

      Grande Abraço!

  • Boa tarde,

    Estou “entrando” agora no ramo de chinelos sublimados.
    Vi um site, que vende tinta sublimática, que faz a sublimação com papel comum mesmo (tipo sulfite). Isto procede? Quais as vantagens e desvantagens dessa tinta?
    Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.

    • Oi Elaine, tudo bem?

      Não testamos essa tintas ainda para conhecer os resultados mas acreditamos que pensando em bons resultados, o papel sublimático é indispensável.

      Grande Abraço!

  • Olá, bom dia.
    Gostaria de saber se a tinta pigmentada é indicada para fazer etiquetas de roupa.
    E se com a mesma tinta consigo usar para documentos.
    Agradeço desde já a atenção.

    • Oi Luciana, tudo bem?

      Se pretende fazer as etiquetas para depois costura-las nos produtos, uma boa alternativa é a tinta sublimática.

      A tinta pigmentada é recomendada para transfers para algodão. Com ela você pode imprimir sim alguns documentos.

      Grande Abraço!

  • Boa Noite! Sigo muito os conselhos e dicas de vocês. Agradeço muito, pois me tem ajudado bastante. No momento estou com um sério problema. Já faço sublimação à um certo tempo em canecas e blusas e mais alguns itens. Comecei agora no Squeeze, só que estou com problema com a tinta preta, pois quando termino o trabalho, ele está lindo, só que no terceiro dia a cor começa a sumir e fica marrom. Por que isso acontece? Já fiz até a troca de marca de tinta, mas continua a acontecer. O que faço? Agradeço desde já.

    • Oi Maria, tudo bem?

      Isso me parece ser um problema mais do squeeze dos que de suas tintas. Digo isso pois acredito que se fosse as tintas você teria também esse problema com outros produtos.

      Recomendo que faça um teste utilizando outra marca de squeeze.

      Grande Abraço!

  • Boa noite..
    pode personalizar uma caneca sem resina..

  • Boa tarde!
    Agradeço ao Portal Sublimatico por compartilhar informações ,experiências e a grande atenção.
    Abraços.

  • Boa tarde, sou novato nesse mundo sublimatico e tenho uma duvida sobre o vídeo de impressoras a3 ou a4.
    Com a l375 não da pra imprimir os dois tamanhos de papel?
    Ou elas são exclusivas para esse tamanho?
    Grato, erick

    • Olá Erick, tudo bem?

      As impressoras L220, L365 e L375 da Epson imprimem em tamanhos até A4. Já a Epson L1300 imprime em tamanhos até A3+, por isso você consegue ter mais opções de tamanhos de impressão com a L1300.

      Grande Abraço!

  • Olá. Excelente material vocês possuem no canal. Parabéns.
    Estou começando nesta área de sublimação e sempre acompanho o seu canal no YouTube. Fantástico.
    Comprei uma impressora da Epson L 375 e queria saber se a tinta que já vem na impressora são tintas sublimaticas!?
    Eu não sei se a mesma é sublimatica porém algumas impressões em sulfite comum parece não ficar boas em relação a cores e qualidade.
    Outra coisa, se a tinta é sublimatica ela não é uma opção para impressões comuns como documentos e pequenas imagens sem muita qualidade?

  • Estou com um projeto de começar meu negócio daqui há um ano. Então pesquisando conheci hoje seu canal no YouTube e o portal. Tenho muitas dúvidas pois é um novo universo e normal pra quem nada sabe do assunto. Porém, vou dedicar esse 1 ano para estudar e me aperfeiçoar.
    Minha mensagem é mais para parabenizar pelo belo trabalho que tenho visto até o momento, com o compartilhamento de seus conhecimentos já estou mas tranquilo e confiante para seguir no propósito.
    Muito obrigado, e daqui a pouco vou estar matriculado no seu curso online.

  • Nilton Boa tarde, parabéns pela canal, sou um acompanhante nato das postagens do canal, tenho uma duvida abaixo,

    Sobra as tinta sublimaticas Italianas ( importadas ) sao realmente as com melhores tonalidade reais nos tecidos ?

    No aguardo.

    • Olá Ronaldo, tudo bem?

      Temos visto hoje os melhores resultados com as tintas que utilizam um perfil de cores adequado. Existem tintas que não possuem a mesma “fama” de tintas muito boas mas que devido ao uso perfil proporcionam resultamos muito positivos.

      Grande Abraço!

  • Boa Tarde, adquirir uma impressora Epson L220 depois de muitas pesquisa para iniciar no ramo da sublimação.
    A minha duvida é a seguinte, a impressora veio com a tinta Epson padrão.
    gostaria de saber se essa tinta padrão da Epson consigo iniciar o processo de sublimação ou é necessário a compra de uma tinta sublimatica.

  • Olá! Uma dúvida: Trabalho com bótons americanos e futuramente oferecerei o serviço de sublimação. Portanto, pelo visto não poderei usar a tinta sublimática para ambos os casos, estou certa? O melhor seria uma impressora com tinta pigmentada e outra com tinta sublimática?

  • A tinta sublimática pode ser utilizada em impressoras HP Oficcejet?
    Se pode, existem cartuchos para esta impressoras prontos com esta tinta ou temos que recarregar os cartuchos vazios (originais) ?
    Se podem ser carregados, qual o precedimento?

    • Olá William, tudo bem?

      As impressoras da HP não podem utilizar tintas sublimáticas pois a cabeça de impressão é térmica e isso faz com que a tinta reaja com o calor da cabeça de impressão causando problemas.

      Para tinta sublimática é recomendada as impressoras Epson que possuem cabeça de impressão elétrica.

      Clicando Aqui você pode ver o Artigo que indica os modelos recomendados.

      Grande Abraço!

  • Estou começando também com camiseta e trabalho com impressão. Gostaria de saber como fica a impressão colorida e p&b com tinta pigmentada em papel fotográfico, couché e sulfite. Desde já agradeço, um post clássico.

  • impressora laser sublima azulejo ?

    • Olá Ted, tudo bem?

      As impressões laser não são sublimação e sim tranfers de impressão laser que utilizam toner (pó). A Sublimação é somente com tinta sublimática (líquida).

      Mas você pode aplicar os transfer laser em azulejos considerando as diferenças de durabilidade dos processos.

      Grande Abraço!

  • Olá, tudo bem? Estou iniciando no ramo camisetas sublimáticas. Comprei a impressora epson l1300 A3 e estou na fase de escolher a tinta e o papel transfer sublimáticos para trabalhar. Realmente não sei qual escolher. Existem muitas tintas e papéis sublimáticos no mercado e estou muito confusa. O que mais me preocupa é a tinta, pois a impressora tem um valor de investimento muito alto e não quero errar. O meu público é diferenciado e quero trabalhar com tinta de ótima qualidade. Alguém pode me ajudar?

  • Qualquer impressora Epson serve para a utilização da tinta sublimática?

  • Ola, comecei a acompanhar o portal a pouco tempo.
    Desejo saber se a impressora Canon Mp250 a jato de tinta, tem a opção de utilizar tinta sublimática ?
    Desde já grato .

  • Gostei dos comentários, gostaria de saber que tipo de tinta é mais indicada para impressão em papel adesivo.

  • MUITO BOM O ARTIGO EM 10 ANOS MEXENDO COM SUBLIMAÇÃO NUNCA TIVE UMA EXPLICAÇÃO SIMPLES E FACIL DE ENTENDER.PARABENS.

  • É possivel usar tinta sublimatica em papel transfer laser ?

  • oi nilton tudo bem sou verani a pouco tempo comprei uma prensa termica para comecar a estampar camisetas e uma impressora epson l 355 38×38 e comprei uma tinta sublimatica de um fornecedor do mercado mas nao deu certo as cores ficaram fosca sem vida e perde o trabalho as camisetas sao de malhas frias porfavor q tinta preciso usar

  • Bom dia Nilton

    Tenho uma duvida em relação a tinta sublimatica na aplicação do papel trasnsfer!

    Posso imprimir o papel transfer com a tinta sublimática?
    Pois assisti a um tutorial dizendo que a tinta sublimatica não é indicada para papel transfer e sim a tinta pigmentada,pois no tutorial dizia que fazendo a impressão com a tinta sublimatica no papel transfer depois de algumas semanas a imagem vai ficando apagada vai perdendo a intensidade das cores será que procede ?

    Será que vou ter problemas com esse tipo impressão pois fiz algumas camisetas com essa configuração papel transfer + tinta sublimatica.

    aguardo de retorno.

    Att: Anderson Silva

  • Olá, eu tenho uma impressora Epson L355 com tinta pigmentada quero saber se posso trocar de tinta e colocar a tinta sublimatica pois quero estampar tecidos sintéticos agradeço desde já!!

  • Quero aqui parabenizar ao idealizador do portal pela iniciativa de levar conhecimento nessa área.Estou interessado em abrir meu próprio negocio mais não sei quais maquinas ( marcas) comprar pretendo começar pela maquina de canecas e aos poucos ir aumentando meu investimento.

  • Nilton, parabéns pela inciativa, está ajudando muito!

  • Faço trabalho em camisas de algodão com o OBM e em camisas de poliéster , uso uma tinta marca ink tec origem Coreana , uso papel SUBLIMATICO 90 GRS . Nas camisas as vezes a sublimação sai com mancha branca no meio ou de lado , parece que a tinta não transferi para o OBM ou o poliéster , uso a prensa em 200 graus e 25 segundos . Eu devo aumentar a pressão , mudar o papel ou trocar de tinta etc . Alguém pode me dar uma dica ?

  • Queria apenas reforçar o que disse por e-mail, estou muito satisfeito com a atenção do portal sublimático dada a mim, através das informações a mim repassadas e principalmente com a velocidade que minhas dúvidas foram sanadas, desde de já um forte abraço e continue trabalhando desta maneira, quero que aos que ficam com dúvidas em relação a índole de alguns na internet, possam se sentir seguros, pois ate o momento considero o trabalho louvável.

  • Ola, amigo quero muito entra no mundo de sublimação, alguns meses atrás venho pesquisando vendo vídeos sobre o assunto de sublimação hj adquirir uma Epson L365 e comprei um kit de tintas SUBLIMATICA EPSON VALEJET os cartucho q vem com a maquina q é corante vou guarda e fazer a primeira carga com tinta sublimatica sei q comecei com uma boa maquina mais tenho muita duvidas agora irei adquirir as prensas canecas, camisas, etc, claro de boa qualidades mais preciso de dicas e experiência para lidar com esse assunto. se vocês poderem me ajudar sobre o assunto agradeço. Parabéns pelo seu portal está me ajudando muito. obrigado

  • To gostando muita das dicas que vocês dispõem aqui pra que nós possamos compreender melhor esse mudo da sublimação. Sou iniciante nesta área e aprender sobre o assunto, tendo essas dicas é muito bom. Abraço e obrigado

    • Olá Eliane.
      Muito obrigado pelas considerações. Fique a vontade para se comunicar, interagir, trazer dúvidas, sugestões e críticas relacionadas ao nosso conteúdo. Sucesso e até mais!

  • Comprei uma impressora da Epson modelo 1300A, beleza recebi a impressora que veio com 5 frasco de tintas mais neles não constam se é sublimatica ou pigmentado. Conclusão estou sem saber se trabalho com a sublimação ou se faço o transfer. Alguem pode me judar ? referencia das tintas opriginal Epson………….. Codigo das tintas em mão é:( T6644 best before 12,2017) (T6642 best before 12.2017) (T6641 best before ( BEST BEFORE 12.2017 )(T6643best ).before 01.2018).

  • Boa tarde, usando a tinta Sublimática em camisetas de algodão sem o tratamento através de resina pode soltar na lavagem? Sei que a estampa fica um pouco apagada, mas estou fazendo um teste para mostrar para clientes qual é a diferença entre os tipos de camisetas. Atualmente trabalho com a de Poliéster sem problemas, só que a de algodão solta um pouco de tinta quando se faz a lavagem. Obrigado e Parabéns pelo Blog.

  • bom dia nilton, comprei uma impressora brother A3 com a intenção de trabalhar com tinta sublimatica, eu nao sei que tipo de tinta vem no cartucho, eu posso usar essa tinta até acabar e depois encher com tinta sublimatica? nao vou ter problemas na cabeça de impressão por misturar tintas?

  • Boa tarde. Quero começar no mundo transfer, achei seu blig muito interessante. Estou para comprar uma impressora e vi uma Epson L220, como faço para colocar a tinta sublimatica, é só não colocar a que vem inclusa.? Outra dúvida, não posso fazer em camisetas escuras com transfer?

  • boa tarde gostaria de saber aonde encontro a tinta sublimatica

  • Ola Boa Noite! tenho uma dúvida posso imprimir o papel transfer(tanto p tecido escuro qto claro)na impressora sublimatica cm tinta sublimatica… … pois nao tenho a impressora a jato d pinta (cm tinta pigmentada). aguardo!

  • Olá, Nilton, antes de tudo que parabenizar seu blog que é referencia no segmento. Minha pergunta é: sou iniciante e comprei Uma Epson L220 e tinta sublimatica (generica), ela imprime certo mas na hora de transferir a cor azul não sai, fica no papel..é possivel que a azul não venha a ser sublimatica, ou é erro meu na transferencia?

    • Olá José Luis Mota Camilo.
      Muito obrigado pelas considerações. Realmente curioso este “problema” pois, somente a cor azul não esta transferindo. Neste caso você teria que fazer um teste imprimindo as cores separadamente e prensando no material para confirmar este caso e pedir o suporte do seu fornecedor da tinta para resolver trocando a tinta se for o caso. Sucesso e até mais!

  • queria saber por que na sandália havaiana não consegui colocar uma estampa, eu tentei mais não consegui porque?
    coloquei a estampa na prensa fiz tudo direitinho mais a estampa não fixou na borracha.

  • Tem problema se eu usar tinta sublimatica num papel transfer?
    Quero estampar uma camisa preta com uma desenho colorido, pensei em imprimir o desenho num papel transfer branco e depois recortar esse desenho com um plotter de recorte para então estampar.
    O problema é que minha impressora tem tinta sublimatica, vai acontecer alguma coisa? A estampa vai ficar ruim?

    Obrigado!

  • Oi NILTON, comecei agora acompanhar o portal, e nossa, esta sendo de muita importância pra mim, pois quero começar a me profissionalizar nesse mundo, e gostaria de saber o seguinte, tenho a impressora EPSON STYLUS TX115 e gostaria de saber se essa impressora aceita a tinta sublimática, pois antes de comprar outra é melhor saber…. aguardo contato…. um grande abraço e muito obrigada por nos ajudar com este portal maravilhoso…
    Cláudia.

  • Olá boa tarde, se há diferença entre a cabeça de impressão da epson T1110 e a epson L1300? Aguardo.

    • Olá Valdir S. Martins.
      A estrutura como um todo sofre atualizações e melhorias mas, basicamente para o fim de sublimação não vai fazer tanta diferença assim. Sucesso e até mais!

  • Estou começando a montar meu negócio. Vi uma impressora EPSON L365 nas lojas específicas para sublimação e ví no site do shoptime mas com diferença de preço muito grande. Tem algo que muda em uma ou outra? Algo que seja adaptado ou não? Posso comprar nesses sites normais e usar para sublimação?

  • tenho uma HP deskjet 1516 advantage e um kit builk montado gostaRIA DE SABER SE PRA MIM TRABALHAR COM CANECAS E CAMISETAS POSSO UTILIZAR O MESMO PAPEL E A MESMA TINTA
    COMPREI
    24 CANECAS RESINADAS
    1 PRENSA CILINDRICA
    1 PRENSA PLANA COMPACTA PRINT
    500 FOLHAS DE PAPEL MATTE
    50 MIL IMAGENS PRA COMEÇAR A MINHA EMPRESA DOMESTICA E ESTOU FAZENDO CURSO NO SEBRAE DE EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL
    ENTAO POSSO USAR QUAL TINTA PRAS CANECAS E CAMISETAS E AS OUTRAS COISAS QUE QUERO FAZER

    • Olá Sidnei Morais de Lucena.
      Devido a tecnologia da cabeça de impressão as HPs não são compatíveis com as tintas sublimaticas. Indicamos as impressoras Epson devido a testes e homologação. De resto esta tudo certo com os produtos que adquiriu. Um detalhes ao papel que apesar de conseguir fazer com o matte o que indicamos é uma papel especial tratado para sublimação. ex: Havir (fundo azul)

  • Ola, primeiramente parabéns pelas infirmações e instruções claríssimas sobre o assunto, é de super grande valia para pessoas que estão iniciando na área, assim como eu, ótimo ter profissionais que não se limitam em transmitir conhecimento para o crescimento de outras pessoas interessadas, obrigado Portal Sublimatico.

  • Parabéns pela matéria. Tenho um grave problema com sublimação em azulejos, porque a tinta não resiste aos raios UV, a estampa fica totalmente desprovida da cor magenta resultando num tom verde…alguém pode me dar uma informação a respeito de como resolver este caso? Grato.

    • Olá Arnaldo Lima.
      Veja se o seu fornecedor oferece este suporte mas, com tintas de boa qualidade este problema quase não se vê. Ainda tem opção de pesquisar sobre alguma resina para dar mais durabilidade e proteger dos raios do sol e água da chuva. Sucesso e até mais!

    • Oi Arnaldo, depois da sublimação os seus azulejos estavam ficando esverdeados? Os meus estão ficando nas partes pretas do azulejo e só se vê depois da transferência. Conseguiu resolver o seu problema?

      • Olá Thaynara, tudo bem?

        Esse problema possivelmente está ligado a falta de um perfil de cores.

        Clique Aqui pois temos um artigo que pode te explicar melhor o que é como funciona o Perfil de Cores.

        Grande Abraço!

  • Bom dia, parabéns por tudo que tem publicado. Material muito bom e de fácil entendimento, principalmente para quem está começando.
    Minha dúvida: tenho uma impressora antiga parada (HP 3535), gostaria de utiliza-la para sublimação. É possível, mesmo que fazendo algumas alterações no cartucho e adaptando um “bulk”?
    Seria para fazer etiquetas em poliéster (tipo fita).
    OBS: Não tenho como investir muito no momento, dai em querer aproveitar a HP 3535.
    Grato pela atenção.

    Jorge Carneiro.

    • Olá Jorge Carneiro.
      Muito obrigado pelas considerações. As únicas impressoras que indicamos atualmente são as Epsons devido a tecnologia da cabeça de impressão ser compatível com as tintas sublimaticas. Do contrário são testes que não podemos garantir e pode danificar sua impressora. Sucesso e até mais!

  • Gostaria de saber onde compro a Epson l355 e a tinta sublimática

  • Nilton em primeiro lugar quero agradecer pelas dicas que você esta dando ,estou começando ainda não sei nada, e essas dicas dada por você esta sento muito importante para eu aprender obrigado

    • Olá Sergio Nunes Pombo.
      Muito obrigado pelas considerações e pela participação neste canal. Sucesso e até mais!

  • Olá, tenho uma L355 da Epson (notei que muita gente aqui usa a mesma). Acontece que eu não sei se posso fazer a impressão em pigmentada, já que é uma impressora para corante.
    E outra coisa, a tinta corante pode ser usada para transfer de fitas(estilo cetim)? Pois é algo que vai ficar lá, parado e não será lavado nem exposto.
    Que papel usar? Pois o método mais prático que encontrei, usa calor, mas o papel que achei pesquisando usa água (???????)=minha cabeça em relação a isso.
    Minha dúvida é se o papel transfer pode ser impresso em tinta corante?

  • Olá, já trabalho a muito tempo com fotos, criação de artes, montagens dentre outros e estou querendo começar meu negócio estampando camisas, bonés e outros. Ainda tenho muitas duvidas em qual impressora e prensa vou comprar, gostaria da ajuda de vocês pois sou muito iniciante nesta área e vejo muitos vendedores querendo somente me empurrar um produto que eu não sei se vai ser o ideal para o meu caso. Preciso de algo pequeno, eu acho né, aguardo e desde já agradeço….

  • Olá! Estou começando agora com sublimaçao e estou um pouco perdida, será que poderia me ajudar?
    Comprei uma impressora Epson L355 e para Papel Transfer, indicado para sublimação A4 da metalnox
    Faço todo procedimento para impressão, chega no momento final , a imagem não transfere para o produto, o papel fica até ressecado, e nada acontece. Socorro!

    • Olá Carla.
      A estrutura básica para se trabalhar com sublimação de produtos é a seguinte: Impressora + Tinta Sublimática + Papel Sublimático + prensa térmica, cilíndrica no caso das canecas e squeezes e plana no caso das camisetas e outros tipos de materiais planos. No seu caso é necessário verificar se todos os itens foram adquiridos especificamente para sublimação pois, no caso da tinta, que não citou em seu comentário qual você esta utilizando, pode ser o X da questão. Sugiro também a leitura deste artigo para ajudar em suas pesquisas Sublimação – Conheça o Processo utilizado para Personalizar Produtos Sucesso e até mais!

  • Boa tarde,
    Nilton Tscherne meu nome é Flavia, e eu adquiri máquina de estampar camisetas que inclui como chinelos, almofadas, azulejos etc, e outra de canecas. Mas tenho muitas dúvidas e quando tento tirar essas dúvidas na internet acabo ficando com mais dúvidas, pois cada um falo uma coisa … E vendo seu blog fiquei bem interessada pois você explica muito bem . Minhas dúvidas são a diferença entre sublimação e transfer, usa ambos para que ? Para que serve ? Como usar em uma camiseta ou em uma caneca … Que tipo de papel usar, estou enloquecendo e achando que não vou conseguir dar continuidade nesse projeto … Ahh tenho uma impressora da Epson Exceed Your Vision. Se vc poder me ajudar agradeço imensamente .
    Obrigada,
    Flávia.

  • Boa tarde , quais são as cores que exitem de tintas sublimáticas ?

    obrigado

    • Olá Daniel.
      Basicamente são as cores preto, magenta, ciano, amarelo, magenta ligth e ciano ligth. Com o amadurecimento do mercado esta surgindo algumas industrias criando outras cores mas, ainda a nível de testes. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde! Estou amando esse mundo sublimatico, mas confesso não pensei que seria tão complexo. Seus videos são maravilhosos, infelizmente neste momento não posso fazer o curso, pois moro no rio e não tenho condições de arcar com as despesas. Mas vamos nos encontrar em breve.

    • Olá Sueli Maia de Castro.
      O Curso realmente é considerado essencial pelos profissionais e ainda mais para quem esta iniciando o negócio. Mas, ainda poderá aproveitar todo nosso acervo gratuito disponibilizado no Portal. Sucesso e até mais!

  • Bom dia, trabalho com lembranças em mdf e gostaria de saber se posso fazer sublimação nesse tipo de material, fico no aguardo, obrigada.

    • Olá Fabio.
      Seria necessário buscar alguma alternativa com transfers laser mas, caso consiga o mdf resinado com uma base de poliéster então seria possível sim. Sucesso e até mais!

  • Olá tudo bem?
    Teria algum artigo sobre tinta têxtil?
    Possuo uma Epson dtg r3000 porém tenho muito dificuldade em encontrar fornecedores da tinta pigmentada têxtil, saberia me indicar?
    Obrigada

    • Olá Karen.
      O foco do Portal Sublimático é a compartilhar com vocês, profissionais de sublimação Brasileiro, o melhor conteúdo sobre sublimação do mundo. Mas, estamos sempre buscando assuntos que possam contribuir e somar informações para que junto com a sublimação o trabalho fique perfeito. Sucesso e até mais!

  • Posso usar tinta pigmentada em papel sublimático? o resultado vai ser bom? E nessa configuração (pingmentada em papel sublimático) Daria certo em camisas de viscose ou de algodão?

    • Olá Israel.
      A sublimação é especifica para produtos com base 100% poliéster e tinta sublimática. No caso dos outros tipos de tintas corante ou pigmentada a finalidade é totalmente diferente da tinta sublimatica pois, elas são impressas já na sua forma final e a tinta sublimática precisa da aplicação de pressão e temperatura no tempo certo para ser transferida. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde !
    Ja trabalho com tinta sublimatica, mas gostaria de saber se posso usar as tintas que vieram de fabrica com a minha impressora epson pra imprimir fotografia ou devo comprar a tinta pigmenta ?
    Muito obrigado !

    • Olá Alessandro Quiterio.
      Caso queira trocar a tinta para fazer impressões em papel fotográfico a tinta pigmentada é uma boa opção mas, lembre-se de nunca misturar os tipos de tinta nem tintas de fabricantes diferentes pois, isso pode causar danos a sua impressora. Outro ponto importante é trabalhar sempre com tintas de excelente qualidade e procedência para ter suporte e garantia. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde. Poderias, por gentileza, responder a dúvida que tenho sobre o seguinte? Tenho aplicado estampas em camisetas 100% Poliester resultado muito bom, porém quando aplico em camisetas de algodão não ficam muito nítidas e apagam aos poucos após lavadas. O que devo fazer? Agradeço o retorno. Atenciosamente

    • Olá Regiane L. Pereira.
      Exatamente. A tinta sublimática só adere 100% e revela suas cores vivas e vibrantes em tecidos sintéticos, 100% poliéster. Para algodão é necessário utilizar outras técnicas como transfer ou serigrafia. Sucesso e até mais!

  • Olá, primeiramente parabéns pelo blog.
    Desculpe, mas ainda continuo com uma dúvida. Possuo uma Epson T50 com Bulk para sublimação. Qual a tinta apropriada para impressão em CD´s?

    • Olá Gilberto.
      Estamos atualizando as respostas as questões dos artigos do Portal Sublimático então, segue nossa resposta a sua questão:
      Caso esteja falando de impressão direta na base branca de “CDs Personalizáveis” disponíveis no mercado o ideal seria tinta pigmentada com proteção UV e a prova d’água devido a manipulação manual que vai ser inevitável sob a mídia impressa. Sucesso e até mais!

  • Posso aplicar em tecidos de algodão ? porque não ?

    • Olá Ivan.
      Estamos atualizando as respostas aos comentários do Portal Sublimático e segue nosso parecer quanto a sua questão:
      A tinta sublimatica só adere 100% em substratos (produtos) cujo a base seja 100% poliéster, resina ou tecido sintético. Segue um artigo neste link que pode lhe ajudar a esclarecer estas e outras dúvidas Portal Responde — Sublimação em Algodão ou Tecidos MistosSucesso e até mais!

  • Olá, tenho uma Epson jato de tinta L355 posso usar a tinta pigmentada nela? A tinta que já vem acompanhando no tambor dela tem essa qualidade? Obriga

    • Olá Sulamita.
      A tinta que vem de fábrica é a tinta corante. Caso tenha um fornecedor confiável de tinta pigmentada seria necessário consulta-lo sobre a compatibilidade desta tinta pigmentada com o seu equipamento. Quando compramos uma impressora nova de fabrica ela vem sem tinta alguma no tanque, caso a sua impressora já tenha alguma tinta no tanque suponho que ela não seja nova de fabrica ou tenha comprado de alguma loja especializada que possa lhe fornecer garantias de compatibilidade com a tinta utilizada. Sucesso e até mais!

  • Estou começando agora e vc já tirou 90% da minha duvidas muito obrigado….

    • Olá Edson.
      Muito obrigado por participar e nos da o seu feedback pois, sabemos que estamos no caminho certo para ajudar nossos amigos profissionais de Sublimação no Brasil. Sucesso e até mais!

  • Olá Nilton, como sempre você sempre dando dicas e informações mais que excelentes para nosso trabalho. Parabéns!!

    Tenho uma dúvida e não achei em lugar nenhum a resposta.

    Quero criar minhas próprias embalagens/caixinhas para canecas. Acabei de comprar a Silhouette Cameo e possuo 2 impressoras, uma com tinta sublimática e outra com tinta pigmentada.

    Qual o papel indicado para essas caixinhas e que tipo de tinta uso para imprimir nelas?

    Desde já agradeço a atenção

    Um grande abraço!

    Paulo

    • Olá Paulo.
      Estamos atualizando as respostas das questões trazidas aqui no Portal Sublimático então, segue nosso parecer em relação a sua dúvida:
      Para trabalhar com embalagens vai depender da sua necessidade pois, poderá trabalhar com caixas prontas de papelão tratado com resina para posterior sublimação, cartonado mas, impresso em impressora compatível, papel cartão e etc.
      Você pode também usar qualquer tipo de papel compatível com o corte na silhouette, tratar posteriormente com verniz e após isso sublimar na embalagem. Sugiro também a leitura deste artigo que pode abrir a mente para este assunto Dicas e Possibilidades – Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Sublimação em Canecas – Parte 2 Sucesso e até mais!

  • Olá boa tarde, então, eu adquiri, uma máquina de estampar canecas e outra máquina pra estampar objetos planos, e me encontro na seguinte dúvida, qual a impressora adequada? posso usar a mesma impressora pra imprimir estampas para canecas e camisas ? grato desde já.

    OBS: no caso eu tambem necessito de uma impressora que imprima com qualidade adesivos

    • Olá Diogo, eu criei um passo a passo de como estampar canecas justamente para responder esta e tantas outras dúvidas que surgiram nos últimos meses. Faça o download do infografico/guia passo a passo e verifique se está prensando corretamente suas canecas: http://www.comoestamparcanecas.com.br

      Obs: As canecas de cerâmica para sublimação devem ser estampadas com tinta e papel sublimático. O atual modelo de impressora no formato A4 indicado para sublimação é a Epson L210/L355 e o modelo A3 a Epson L1300. Com estas impressosras sublimáticas você poderá estampar camisetas, mas não será possível a impressão de outros materiais como papel comum, adesivos, papel fotográfico. A tinta sublimático é uma tinta especial apenas para estampagem de produtos.

      • Ola,
        Estou com uma duvida em relação a tinta pigmentada e corante. Qual e recomendada para impressões em papel fotográfico, comum e adesivo. Pois comprei uma L1300 para sublimação e uma l355 para personalizações em papeis que descrevi acima.

        • Olá Igor Gomes.
          O recomendado para papel fotográfico é a tinta pigmentada para trabalhar com proteção UV e a prova d’água. Desta forma pode trabalhar a L1300 com tinta sublimatica e a L355 com tinta pigmentada. Não esqueça de escolher bem um fornecedor que lhe ofereça informações sobre compatibilidade, garantia, procedência e suporte. Sucesso e até mais!

  • Tenho uma T1110 com tinta pigmentada e queria mudar para sublimatica… Qual seria a viabilidade dessa ideia, já que não disponibilizo de recursos para aquisição de uma segunda impressora?

    • Olá Lauro.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      A sugestão para a troca da tinta seria a troca do bulkink ou ainda a lavagem do sistema do bulkink atual.
      Caso não tenha experiência indicamos a busca de uma empresa autorizada para lhe ajudar neste trabalho.
      Ainda pode se aprofundar na questão de manutenção da sua Epson T1110 lendo o seguinte artigo: Problemas com Sua Epson T1110? O Portal Sublimático tem uma Grande Novidade!
      Sucesso e um grande abraço!

  • Boa tarde , estou montando uma micro empresa de estamparia , (camisetas , bones e canecas) a minha duvida é a seguinte .. a tinta sublimatica só posso estampar poliester? e para algodão teria que usar tinta pigmentada? qual a diferença das duas tintas ?? e precisaria de duas impressoras ?? Obrigado !!!

    • Olá Miriane, eu criei um passo a passo de como estampar canecas justamente para responder esta e tantas outras dúvidas que surgiram nos últimos meses. Faça o download do infografico/guia passo a passo e verifique se está prensando corretamente suas canecas, sucesso e grande abraço: http://www.comoestamparcanecas.com.br

      A tinta sublimática é um tinta especial, totalmente diferente de qualquer outra e a tinta pigmentada é um tinta convencional de impressoras. A tinta sublimática tinge apenas tecidos de poliester perfeitamente, portanto quanto mais poliester melhor a estampa final, com esta mesma tinta você pode estampar diversos outros produtos para sublimação em ceramica, aluminio, vidro, plastico e tantos outros. Se tem interesse em trabalhar com as 2 tintas é necessário 2 equipamentos

  • Grande Nilton, seu portal é muto útil tem me ajudado muito.

    Estou querendo trabalhar com Papel Fotográfico Adesivo Glossy, para imprimir as fotos ou desenhos e colar nas canecas, imãs, plásticos e copos em geral. Trabalho também com sublimação mas querer ampliar o leque de oportunidades.
    Tenho pesquisado bastante, mas a quantidade de informações estão embaralhando ainda mais.
    Posso usar a tinta sublimática na impressora Epson L210 que possuo para imprimir nesse tipo de papel e atuar nas atividades informadas? Se não, qual tinta sugere e papel adesivo.

    Obrigado,

    • Olá Rubens Gomes.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      A tinta sublimática só revela suas cores vivas e vibrantes ao sair do papel e passar para o produto. A tinta sublimática ainda no papel é opaca então, não seria possível utilizar para impressões que demandão qualidade fotográfica como o Papel Fotográfico Adesivo Glossy que requer tinta corante ou pigmentada conforme a sua necessidade. Sucesso e um grande abraço!

  • Ótima matéria! Só invalido a informação de que a EPSON é o principal equipamento utilizado no Brasil para sublimação. Com relação as cabeças de impressão, sim; EPSON domina, até porque marcas como Mimaki e Roland utilizam sua cabeças, mas quanto à equipamento, Mimaki domina o mercado brasileiro e mundial de sublimação, disparado. Abraços.

      • Nesse ponto você tem razão, meu caro! Parabéns pelo trabalho. Um abraço.

  • tem como fazer tipo uma sublimação so q em algodao?

    • Olá Dayvisson Martins da Silva.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      A sublimação funciona em materiais com base de poliéster, tanto os resinados ex: canecas, azulejos, squeezes e o próprio tecido de poliéster ex: camisetas, capas de almofadas e outros materiais sintéticos.
      Existe também empresas criando soluções como a Fremplast que desenvolveu um Tratamento para camisetas de algodão Sucesso e um grande abraço!

  • Boa noite! Trabalho com sublimação há muitos anos, acumulei uma boa experiência no assunto, inclusive no que diz respeito à manutenção de equipamentos e calibração e geração de perfis icc, funcionamento de rip software, como Wasatch, Photoprint e VersaWorks. Fico ao seu dispor, gostaria muito de participar de seu portal sublimático. Acho que posso ajudar um pouco seus participantes. Aproveito para informar que trabalho com tintas Manoukian HD ONE e HI PRO, ambas com ótimo preço.

    • Olá Marco Santos.
      Estamos atualizando as respostas aos comentários trazidos aqui no Portal Sublimático pelos profissionais do mercado Brasileiro de Sublimação:
      Muito obrigado pela disposição, aproveito para informar que entre em contato pelo e-mail comercial@portalsublimatico.com.br para tratar deste e outros assuntos do mesmo gênero. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde, gostei muito do seu blog, tirei muitas duvidas, mais ainda estou com algumas sobre a impressora da epson quando compramos ela diz que temos que inserir um código da tinta que vem na embalagem estou começando no ramo de sublimação se eu comprar a tinta sublimatica em outro site esse código vem também em outro frasco para eu inserir.

    • Olá Carlos Henrique.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      As tintas que utilizam o código da Epson são as tintas originais Epson de fabrica. Já as tintas para sublimação, estas que compramos para impressoras de pequeno porte são tintas sem vinculo com equipamentos ou marca Epson, sendo tratadas como compatíveis com alguns equipamentos de pequeno porte, dentre eles as impressoras Epson L210 e L355 e portanto não utilizam um código de produto original de fabrica. Sucesso e um grande abraço!

  • ola eu moro no RJ baixada fluminense eu tenho muita dificuldade em encontrar loja física aqui.
    ja perguntei procurei na internet Google nada sempre cai são paulo
    queria saber se vcs tem conhecimento de loja acessórios sublimaticos como tinta, papel, mause ped, pratos para sublimação a compra feita pela internet sao paulo ta muito caro.
    os fretes que sao cobrado muito elevado
    fiz pesquisa nos correios os valores sao divergentes

  • tem diferença de qualidade de tinta para sublimação de empresas diferentes?

  • Posso usar a tinta pigmentada em papel sublimático em modo espelhado e depois transferir para camiseta de algodão???

    • Olá Josias, na verdade não, o papel transfer para tinta pigmentada é diferente do papel transfer para tinta sublimática, sendo assim não terá o resultado esperado. Utilize os papeíes corretamente para que tenha sucesso com o produto e mercado. Obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Ola!

    Estou usando a tinta pigmentada para fazer o transfer porem não sabia que seria necessário fazer o recorte da imagem para transferir para a camiseta ou senão sairia “emborrachado” do papel.
    Gostaria de saber se usar a tinha sublimatica se terei também que fazer isso e se pode ser usado em camiseta 100% algodão?
    Obrigado.

    • Olá Ewerton, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Boa tarde,tenho algumas dúvidas,eu tenho uma impressora epson stylus office t33,gostaria de saber qual tinta e transfer adequada para estampar camisetas de algodão,e qndo lavar a imagem não fica borrada e não sai da camiseta.

    • Olá João, obrigado por buscar informações através deste canal e desculpe a demora em responder, estou me preparando para 2015 e até dezembro a minha meta é responder o maior número de questões possíveis…Por este motivo o Portal Responde, a proposta é responder a sua questão em video para alcançar o maior número de pessoas, já que a sua dúvida é a dúvida de tantas outras pessoas.

      Clique aqui para acessar o Portal Responde, quem sabe a sua dúvida já tenha sido respondida!

      Obs: Por gentileza participe desta pesquisa para a NOVA Lista de Fornecedores 2015, leva menos de 1 minutinho. Clique aqui!

      Agora em novembro de 2014 são mais de 300 dúvidas aqui na caixa de entrada apenas deste canal, sem contar as mensagens enviadas através do Facebook, Youtube, e-mail, grupos de discussão e as salas dedicadas especialmente aos alunos do Curso de Sublimação e o Curso de Manutenção de Impressora.

      É um volume muito grande de pessoas buscando informação, por isso estou me organizando desde já para começar 2015 a todo vapor, criando muito conteúdo sobre este incrivel processo que é a sublimação e trazer cada dia mais novidades para nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação

      Diante deste volume e a necessidade de organizar um canal que cresceu rapidamente e que hoje envolve mais de 9500 mil pessoas indiretamente e mais de 1800 pessoas diretamente todos os dias, peço desculpas caso a sua dúvida ainda não tenha sido respondida.

      Saiba que estou trabalhando diariamente para que todas as suas dúvidas sejam sanadas.

      Sucesso e muito obrigado por fazer deste canal, graças a você podemos dizer que juntos somos o maior canal independente de informação sobre sublimação do Brasil! Grande abraço!

  • Olá Nilton, tentei fazer estampas com transfer para algodão escuro (bright) e sempre que prenso a camiseta a estampa fica toda laranjada, o que pode ser?

    Estou utilizando tinta pigmentada da inkprinter, prensa com pressão média, temperatura 180º por 15 segundos, impressora epson l355. Onde estou errando?

    Grato!!

  • Olá comecei a trabalhar com sublimação agora, tenho uma impressora epson T1110, ja comprei diferentes marcas de tinta mas nenhuma tem uma impressão viva, as camisetas brancas ficam muito lavada, o que faço, qual é a marca de tinta correta para o produto final ficar com uma cor viva
    estou perdida

  • Olá, a tinta que acompanha a Epson L355 é recomendada para sublimação?

    Li em uma matéria, que essa impressora não aceita tinta sublimática. Porém vi um vídeo seu recomendando este equipamento e a qualidade da impressão ficou ótima.

    No que acreditar? Posso usar tinta sublimática na impressora Epson L355?

  • ESTOU COMEÇANDO A ESTAMPAR CAMISETA NÃO ENTENDO NADA SOBRE SUBLIMAÇÃO,GOSTARIA DE SABER SOBRE OS TIPOS DE TRANSFER POIS FICO MUITO CONFUSA NA HORA DE ESTAPAR COM OS NOMES DOS TRANSFER E OS TIPOS DE CAMISETAS,E MINHAS CAMISETAS FICAM MARCADAS PELA PRENSA MESMO QUE EU COLOCO O TEFLON.OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO.

  • Olá tenho acompanhado seu blog todos os dias e sou muito grata por vc compartilhar, estou com o projeto de abrir uma estamparia mas ainda não trabalhei com nada disso,mas pelo tanto que leio e aprendo no seu blog já me sinto expert,rsrs só falta praticar…. Gostaria de tirar umas dúvidas:
    Tenho uma epson l355 posso substituir a tinta corante dela pela pigmentada?? pra isso precisa fazer alguma limpeza??
    e a tinta pigmentada serve pra fazer impressões comuns (fotos,documentos..)Desde já PARABÉNS E OBRIGADA!!

  • Olá, Nilton.

    Você poderia informar ou comentar a respeito das melhores marcas de tintas sublimáticas para impressoras EPSON?

    Obrigado.

  • Olá estou começando a comprar o material necessário para iniciar no mercado da sublimação, e gostaria de algumas dicas se possível. Comprei a prensa da metalnox e agora preciso de uma impressora, qual vcs me indicam? (Estou pretendendo comprar uma A3) Preciso ter duas impressoras uma para tecido 100%algodão e outra para tecido sintético? obrigada.

  • Olá Nilton

    Tenho acompanhado as postagens do portal e enriquecido os conhecimentos para a abertura do meu negócio. Entretanto, tenho encontrado em vários fornecedores um transfer prórprio para tecidos 100% algodão. Esses transfers funcionam? Obrigado

  • BOA AMIGO…ESTOU COMEÇANDO NA ÁREA DE SUBLIMAÇÃO….COMPREI UMA EPSON L355, CONTUDO NÃO VEIO TINTA ORIGINAL….QUANDO TRANSFIRO AS IMAGENS SEJA PARA CAMISA SEJA PARA OUTROS PRODUTOS A COR PRETA FICA MEIO MARROM, SERIA PELO MOTIVO DA TINTA NÃO SER ORIGINAL?

  • O portal é muito profissional, está me ajudando muito nas pesquisas que estou fazendo para entrar no mercado.
    Me responde por favor, eu vou comprar uma prensa plana, e uma de caneca e tenho uma impressora epson com cartuchos adaptados, qual a tinta ideal para uso? Ou o ideal é uma impressora sublimatica com tinta e papel sublimatico?

  • Olá, estou começando agora um pequeno negocio em sublimação e vi que aqui posso esclarecer inumeras das minhas duvidas a esse respeito, desculpe a ignorancia, mas é que não entendi muito a diferença entre a tinta pigmentada e a sublimatica em relaçao a estamparia, seria apenas a qualidade? mas em relação a durabilidade da estampa? tanto a tinta pigmentada quanto a sublimatica adere em caneca? chinelos?
    Desculpe é que estou conhecendo melhor esse universo agora e muita coisa pra mim ainda é uma interrogação.

    Obrigada.

  • Olá, adoro o seu blog, apesar de não trabalhar com sublimação (ainda).
    Uma dúvida, acabei de comprar uma Epson L355 a tinta dela é pigmentada, não é?! Você menciona no artigo que essa tinta possui um barramento UV. É boa pra fazer imã de geladeira? Quanto tempo dura mais ou menos em exposição ao sol?!

    • A Epson L355 é a mesma que eu tenho, muito boa por sinal, mas a tinta dela é corante, não pigmentada.
      Porém eu trabalho com ela com personalizados inclusive e não desbota assim tanto, acho que porque a tinta é a original…

      • Olá Viviana Assis.
        As novas tintas corante para as impressora tanque de tinta Epson são mais complexas e resistentes do que as tintas de cartuchos originais. Sucesso e até mais!

  • Uma ajuda preciosa, obrigada. Só uma dúvida: tinta sublimática para tecidos sintéticos e outros itens com resina especial e a pigmentada? O que posso sublimar com ela. Grata.

  • Ola! Estou começando na área da sublimação e seu blog tem me ajudado muito. valeu!!!

  • Muito bem explicado, obrigada 🙂

  • Uma dúvida que eu tenho a respeito da tinta sublimática. Qual é a taxa de consumo médio de tinta na sublimação de uma caneca ou produtos similares? Eu quero começar meu negócio e estou precisando dessa informação para montar meu orçamento de gastos. Desde já agradeço pelo blog e pelas ótimas dicas que estão sendo publicadas aqui.

  • Olá! Boa Tarde mais uma venho aqui parabenizar o portal sublimático por tudo que faz para nos ajudar.
    Um dia desses li ou ouvi o Nilton falando sobre tintas e não ser ético falar mau de uma ou outra tinta “Marca”.Por isso gostaria de saber se seria possível mais uma ajuda de vocês em relação a alguma tinta pois aqui em São Luís-MA ainda existe dificuldade na aquisição de materiais. Por isso estou deixando meu e:mail se for possível me ajudar com alguma marca e onde adquirir. “paullobalbio@gmail.com” desde já agradeço a atenção e obrigado por tudo que vocês tem feito pra enriquecer o meu conhecimento.

    Ass. Paulo C. Balbio

  • oi, muito obrigado pelos conhecimentos estão sendo de grande valia. tenho uma duvida?? tenho uma impressora Epson L355 com tinta original, que não sei se é tinta corante ou pigmentada, sei que não é a sublimática. para que eu possa trabalhar com sublimática nela como faço????

    no aguardo.
    ALAMIR DINIZ

    • Tenho a mesma duvida, queria saber se a L355 serve para papel transfer que será utilizado em maquinas de estaparia?

      Aguardo

      • Olá Carlos Pìtzer Jr.
        A impressora L355 trabalha tanto com tinta corante, pigmentada e sublimática. Basta escolher um fornecedor que vá lhe garantir a compatibilidade da tinta com o seu modelo de impressora mas, antes disso precisa definir com qual tipo de estampa pretende trabalhar pois, ao escolher a tinta o equipamento só vai trabalhar com a finalidade de uma técnica de personalização e caso queira trabalhar com duas ou três técnicas diferentes vai precisar do mesmo numero de equipamentos para cada tipo de tinta. Sucesso e até mais.

        • Nilton quais seriam essas técnicas que vc citou acima na resposta do colega??

    • 90% das maquinas epson nascem com tintas pigmentadas, porém 100% delas acabam trabalhando com tintas corantes.
      No caso da sublimação especificamente, basta fazer uma limpeza no canal do bulk e do cartucho (com solução de limpeza ou agua deionizada) que a maquina estará apta a trabalhar com tintas sublimaticas.O que faz a maquina epson ser ideal para sublimação é que;
      possui cabeça a frio, isto é piezzo eletrica e com isso a tinta não reage dentro da mesma.

  • ALTO NÍVEL de informações sobre as tintas Nilton!
    Material em português com esta qualidade só aqui mesmo no Portal Sublimático. Acho interessante como consegue colocar a teoria tão próximo da prática mas, que depois se completam com videos e testes de produtos. Parabéns mais uma vez e Sucesso…Sempre!!!

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: