Wasatch o mais poderoso SoftRIP do Mercado – Parte 2
Tecidos para Sublimação – Introdução
Glossário têxtil e Curiosidades - Parte 1

Tecidos para Sublimação – Introdução

Tecidos para Sublimação – Introdução

Breve conversa sobre tipos de tecidos estampados pelo processo de sublimação. Com apenas 3 exemplos é possível compreender melhor e visualizar o que acontece quando apenas o fio de poliester é tingido (sublimação) em uma camiseta com tecidos para sublimação mistos ou 100% poliester

Uma introdução ao assunto para abrir uma discussão sobre demais tecidos e possibilidades. Fique a vontade para comentar, informar e compartilhar experiências pessoais sobre o assunto.

Como Estampar Camisetas

Assista aos demais videos da série, complementando este assunto

Breve conversa sobre tecidos – Introdução

Dicas e possibilidades com Pedraria e Sublimação

Dicas e possibilidades utilizando o Paetê e Sublimação

Introdução ao vinil de recorte termo colante – SISER

É de fundamental importância compreender a fundo os tipos de tecidos que podem ser explorados através do processo da Sublimação pois enquanto muitos lamentam que o Sublimação não acontece em uma fibra natural como o algodão, os profissionais estão explorando todas as demais possibilidades e focando exatamente nos pontos fortes da Sublimação de Produtos.

Tenho falado muito em meus Cursos de Sublimação Online e Presencial que espero a cada dia mais contribuir com a formação de Pensadores e não de Prensadores. Um profissional é aquele que observa um problemas e escolhe a melhor solução e não aquele que abandona o processo por falta de conhecimento.

Minha recomendação sempre é: Vá a uma confecção e observe todos os tipos de tecidos e suas composições e pense nas melhores aplicações para seus produtos. Sempre também que for a uma loja de roupas, olhe os produtos, consulte as etiquetas e veja exatamente onde a Sublimação está sendo cada vez mais explorada adult inflatable obstacle course. Tudo o que você encontra em nas grandes lojas de departamentos são produtos que já estão pré-aprovados e basta apenas você observar e aplicar da melhor forma ao Seu Negócio.

Sucesso e Até Mais!

nilton-01

View Comments (76)
      1. Olá Alba, obrigado pela participação neste canal e principalmente por fazer parte desta grande família. saiba que mensagens como esta nos motiva, impulsiona e nos mostra a direção a cada dia. MUITO OBRIGADO

        Iremos abordar estas questões ao longo de nossos videos, publicações e também em nosso treinamento, acompanhe este canal e fique por dentro . Podemos conversar pessoalmente na Serigrafia SIGN FutureTextil 2014, acompanhe nosso check-in via facebook nos stands e saiba exatamente aonde estaremos para um bate-papo!

        Diante da infinidade de questões levantadas, estamos intensificando a criação de videos e todo o conteúdo para alcançar todos os nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação. Caso tenha interesse, no dia 09 de abril as 20 horas transmitimos ao vivo um bate-papo com nossos amigos e profissionais, um tipo de tira dúvidas, ele ainda está disponível para visualização, clique aqui para assistir!

        A partir de maio toda segunda-feira teremos DICAS E POSSIBILIDADES, na quarta-feira PORTAL RESPONDE com 5 ou mais videos e na sexta-feira NOTICIAS de interesse da comunidade.

        Estamos viabilizando um CURSO/TREINAMENTO PRESENCIAL, caso tenha interesse clique aqui para saber mais sobre ele. A proposta inicial é estruturar este treinamento em nossa região e no segundo semestre, se tudo der certo, levá-lo para outras regiões, alcançando boa parte da comunidade, e claro, fazendo uma visitinha! Sucesso e um grande abraço!

  1. Olá Paulo Amaral, obrigado por entrar em contato e comentar a postagem. Vamos as questões:

    Algodão: O algodão na verdade é um fibra natural e não pode ser estampada por sublimação. Terá um acabamento extremamente lavado logo após estampado e em 5 lavagens no máximo a imagem vai sumir por completo. Neste caso terá alternativas como o transfer jato de tinta convencional, transfer laser e transfer solvente/ecosolvente.

    O transfer jato de tinta pode ser encontrado em papelaria, sendo simples a sua aplicação. Recomenda-se tinta pigmentada quando se trabalha com tintas pararelas (não originais) pelo composição (proteção UV e resistente a água). A BRIGHT é um empresa popular na venda deste tipo de transfer em 2 versões, uma para tecidos claros e outra para tecidos escuros.

    O transfer laser é um transfer mais profissional para quem deseja qualidade e durabilidade. Ele possui “maior” custo se comparado ao jato de tinta, mais terá que ponderar entre este grande diferencial de QUALIDADE e DURABILIDADE. A TMT Brasil trabalha com diversas alternativas/soluções em transfer e equipamento laser.

    Já o transfer solvente exige equipamento de maior valor, porém também possuem alta qualidade e durabilidade. Um exemplo popular é a Impressora Solvente de mesa VersaSTUDIO BN-20 da ROLAND , equipamento que imprime e recorta. Outros equipamentos grande formato utilizados em comunicação visual também podem ser utilizados neste caso.

    Agora vamos ao Dry-Fit, o que é DRY FIT: Conceito utilizado para definir o tecido feito com poliamida e elastano, ou seja, o SUPPLEX que, devido a sua estrutura e a titulagem do fio, proporciona um conforto propício para peças de esporte que exigem uma alta capacidade de transpiração. A peça com o conceito Dry Fit, possui o tecido com capacidade de tirar a umidade do corpo e transporta-lo para fora do tecido. “Dry fit” significa em inglês “Caimento seco”, justificando assim seu benefício. Na Cia.Hering estas malhas são a J59 e a J55.

    De maneira geral muitos tecidos sem a tecnologia conceitual do Dry-fit são vendidos com este nome. O verdadeiro dry-fit não poderia ser sublimação pela composição (poliamida) e por conta do color e pressão perderia sua função/diferencial como produto/tecido. Ele na verdade não pode nem ser lavado com temperatura.

    Outros tecidos com composição 100% poliester com o nome de Dry-Fit poderão ser estampados pelo processo de sublimação sem qualquer problema, e terão certamente a sua aprovação e a de seus clientes.

    Fique a vontade para dar continuidade a este assunto. Sucesso

      1. Olá Otavio, tudo bem? Basicamente não existe diferença. Algumas vezes é utilizado erradamente o termo transfer sublimático. Transfer é o que utilizamos com a tinta pigmentada em camisetas de algodão claras ou escuras que ficam “colados” ao produto. O papel sublimático só transfere a tinta. Grande Abraço!

    1. Olá Emerson, no mercado existem muitas qualidades deste material e muitas prensas térmicas que mesmo indicando uma temperatura “x” estão na verdade operando acima ou abaixo da configuração indicada no display.

      O ideal é sempre testar este e qualquer outro material. Para este caso poderá seguir a referência de 190 graus célsius e 20 segundos.

      Obs: Com um termômetro de contato ou mesmo laser poderá equalizar melhor o equipamento, sabendo quanto oscila e se a variação é para mais ou para menos. Desta forma poderá configurar de forma mais exata o painel inserindo o valor da diferença.

  2. Apenas adorei o vídeo, bem explicado e direto. Muitíssimo obrigada pela atenção amigo, vcs estão de parabéns! Como o Nilton falou, é questão de nicho de mercado mesmo… Trabalho com o PP, a duvida é, trocar PP cores vibrantes com o PV cores lavadas, apenas por causa da malha? Óh dúvida rsrsrsrsrs…
    Me tirem mais uma duvida, eu imprimo minhas artes em papel A3 90g, é correto, ou melhor seria papel sublimático mesmo?

    Desde já, grata.
    Gabi

    1. Olá Marília, obrigado pela mensagem, na verdade pelo feedback, certamente em breve o Nilton passará por aqui para lhe agradecer pessoalmente.

      Fique a vontade através desde e demais canais para pesquisar mais sobre este incrível processo e tudo que o envolve. Graças aos profissionais das mais variadas áreas, o portal tem expandido rapidamente, tornando-se cada dia mais completo. Em breve muitas novidades.

      Nosso grupo é independente, portanto não somos ligados a nenhuma empresa de sublimação ou fornecedores de suprimentos/equipamentos.

      Uma pesquisa de mercado é o mais indicado, será necessário conhecer seus clientes, sendo assim, nenhuma receita poderá ser mais eficiente do que a PESQUISA. O SEBRAE disponibiliza um cartilha sobre o assunto, acesse este link

      A sublimação por si já é algo sensacional, em conjunto com outras técnicas como o vinil, pedraria ou paetê (links logo abaixo do video desta postagem) só agregam valor a peça, principalmente quando falamos de moda.

      Nesta postagem um conteúdo especial sobre papel sublimático através dela poderá compreender melhor sobre o transfer sublimático e assim optar pelo melhor para sua realidade (tecido). O papel convencional deixa muito a desejar quando comparado com transfer sublimático, por isso o link será uma boa referencia para iniciar testes com papeis especial e conquistar resultados realmente interessantes.

      Obrigado mais uma vez e sucesso!

  3. Nilton tenho um grande interesse em trabalhar com sublimação nesse video vi que vc falou em algumas malhas, mas não em 100% algodão, como sublimar nesse tecido?

    1. Olá Rubival Junior, obrigado pelo comentário e participação neste e demais canais. O Nilton não comenta sobre algodão neste videos, ou melhor, ele até comenta brevemente, porque o algodão é uma fibra natural que não pode ser sublimada, por isso não entra na lista de opções de tecido para ser estampado através deste processo. No mercado existe algumas soluções como tratamento para que o algodão, tornando-o sublimável, mais isso implica em testes dos vários fornecedores e envolve custos para quem deseja de fato entrar no mercado com um produto como este. Uma opção que exige uma pouco mais dos usuários em pesquisa. Temos uma postagem que fala um pouco sobre isso, clique aqui e acesse

  4. olá, pretendo comprar uma prensa da f1, mas tenho dúvidas quanto a impressora, laser ou a jato de tinta?, a laser imprimi colorida também?quero trabalhar somente com tecidos de algodão. ótimo blog..

    1. Olá Luis, obrigado pelo contato e participação em nossos canais. Se a intenção é trabalhar com transfer, no mercado existem diversos tipos deste jato de tinta, até laser ou solvente. Pesquise sobre a possibilidade de algo com mais qualidade e durabilidade como o transfer laser, neste artigo algumas informações neste sentido.

      O Blog é nosso principal meio de comunicação e interação com nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação. A proposta do blog é justamente esta, receber mensagem, dúvidas e contatos offline e responder através de postagens para que esta informação alcance o maior número de pessoas possíveis, fechando o ciclo da comunicação/informação

      Diante do enorme volume de contato, pedimos desculpas na demora em responder seu contato. Recentemente criamos o projeto “Portal Responde”, todos os dias um video respondendo um dúvida enviada por email, mensagem, sms, carta, mensageiro ou pombo correio, uma forma mais clara e objetiva de interagir, comunicar e alcançar o objetivo do Portal Sublimático

      Montaremos um video sobre este assunto, na verdade sobre esta mensagem, acompanhe nosso novo projeto de videos diários: “Portal Responde”.

      Caso tenha interesse, lançamos na ultima palestra nossa lista de fornecedores, a fim de colaborar com a pesquisa de nossos amigos e profissionais na sublimação, acesse e tenha estas informações em 1 clique

      Em outubro teremos uma nova palestra ao vivo, acompanhe nosso blog e saiba mais sobre nossos eventos ao vivo, participe!

      Mais uma vez obrigado e sucesso!

  5. ola tenho uma duvida tenho um kispo dourado que queria tingir para preto lá diz 100%poliestar a questão é será que fica todo preto?e se apanhar chuva a tinta não vai escorrer?

    1. Olá Thays, obrigado pelo contato e interesse no assunto, fique a vontade através deste canal. Na verdade CIRRÊ é um tipo acabamento, assim como o Flamê ou Devorê também acabamento mais que acabaram sendo empregados como nomenclatura para tecidos (saiba mais sobre este e outros termos em nosso glossário clicando aqui), porém tomou forma em tecido com composição 100% poliester, mais por conta do acabamento não é indicado a aplicação de mais de 100 graus Celisus, e na sublimação é necessário uma temperatura de aproximadamente 200 graus Celsius, neste caso dependendo do que pretende/aplicação comercial terá que testa-lo para um análise diante do acabamento final após prensagem.

      Em nosso próxima palestra/bate-papo ao vivo em outubro teremos metade do tempo total dedicado a perguntas e respostas, além de um foco maior em relação ao materiais como tecidos

      Cirrê: acabamento com calandra, destinado a dar um aspecto muito liso e brilhante ao tecido. Também conhecido como laqueamento.
      Composição: 100% poliéster.
      Descrição: Acabamento com calandra, destinado a dar um aspecto muito liso e brilhante ao tecido. Também conhecido como laqueamento.
      Uso popular: Enfeites, fantasias e decoração.

  6. Boa tarde!!
    Por gentileza, gostaria de saber no caso do tecido ser 84% polyamida 16% elastano, o procedimento seria de sublimação normal ?
    Tenho como exemplo uma peça comprada a qual tem a base pink, com estampa roxa e preta sem toque algum e brilhosa,viva.
    Se puderem me ajudar ficarei grato.
    Obrigado.

  7. Maravilhoso esse blog. Estou começando com o processo de confecção/sublimação de camisetas e já estou tirando muitas dúvidas justamente porque comprei algodão, PV e poliéster para experimentar e saber por qual vou optar. Estou com um bulk para tinta pigmentada (impressão em algodão) e outro com tinta sublimática. Porém há uma dúvida que acabou sendo gerada aqui mesmo. No vídeo acima o Nilton (se é que posso usar assim, sem o Sr., rs) diz que a malha PV é 67% poliéster e 33% viscose, porém no tópico Camiseta de Malha de Algodão x Camiseta de Malha PV está ao contrário quando da definição de malha PV – 33% poliéster e 67% viscose. Então é isso, qual a porcentagem correta? Um abraço e obrigado pelo trabalho super-bacana de vocês.

    1. Olá Shao, obrigado pelo comentário positivo e feedback, fique a vontade através deste blog para mais informações. Em relação ao PV o correto é 67% de poliester e 33% viscose conforme comentado no video, o artigo “Camiseta de Algodão X Camiseta de Malha PV” foi alterado graças a sua dica e atenção. Mais uma vez obrigado pela colaboração e participação, mensangens como esta nos motivam e impulsionam a fazer MAIS e MELHOR! SUCESSO!

      Lembrete: Confirmado no dia 09 de novembro bate-papo técnico ao vivo sobre o SoftwareRIP Wasatch

  8. eu queria ki vcs me indicassem um curso desde a impressao na folha aos vinils até dpois da prença! o curso axaria melhor ser em video aula
    estou pensando em começar nessa area mas estou com muitas duvidas e nao queria investir sem saber como trabalhar!!! desde ja grato a vcs

    1. Olá Tone, obrigado pelo contato, comentário e participação em nosso blog, ainda este mes estaremos lançando o novo PORTAL SUBLIMÁTICO e nele teremos além de uma sessão de download com artes, cartilhas e manuais, teremos uma sessão com videos como este que tem interesse, passo a passo. Ainda este ano gravaremos um DVD com informações básicas sobre sublimação e na sequencia demais temas falando tudo desde o inicio, material para quem desejar aprender do zero. Acompanhe, sucesso e mais uma vez MUITO obrigado pela participação!

      Confirmado no dia 09 de novembro bate-papo técnico ao vivo sobre o SoftwareRIP Wasatch

  9. Muito bom o blog!!!
    O que me diz sobre impressora têxtil? Que imprimem direto na roupa?
    Estou vendo algumas marcas como: EPSON, ANAJET e DTG…
    Gostaria de saber se é uma boa opção.

    Abraço!

  10. Olá, gostaria de estampar uma canga e que o efeito obtido fosse o mesmo da sublimação em 100% poliéster: nítido e que não mudasse a textura ou alterasse a mobilidade do tecido (queria que parecesse tingido e não “colado”) porém gostaria de trabalhar com algodão. Em um comentário acima, você afirmou que as técnicas possíveis para o algodão seriam estas: “transfer jato de tinta convencional, transfer laser e transfer solvente/ecosolvente”. Qual seria mais adequada para o efeito que desejo alcançar?
    Muito obrigada.

    1. Olá Sofia, obrigado pelo comentário e participação neste blog. Infelizmente para o algodão nenhum dos processos através de transfer seria interessante, todos possuem toque. Dependendo do seu investimento, para este caso o indicado seria um processo mais industrial, o transfer é para aplicações localizadas e não 100% das peças, e o algodão não é um material sublimável.

      Outra possibilidade seria o tratamento do algodão, tornando-o sublimável. A Fremplast, possui uma alternativa que no momento está disponível apenas para grandes produções e com acompanhamento minucioso de um técnico da empresa. Acesse este link para conhecer este produto!

  11. Nilton, boa noite

    qual tecido vc indicaria para bermuda estilo surf? o acabamento fosco ou brilhante dependerá do tecido ou da impressão?

    obrigado,
    Eduado

  12. Boa noite

    Gostaria de saber se alguem possui alguma referencia sobre o tecido utilizado pela marca Ellus em suas camisetas, ja procurei em varias lojas e levei algumas camisetas da marca, porém ninguem consegue definir qual material é, sempre falam que o efeito é feito na lavagem. Alguem sabe se essa informação esta correta? Se sim, qual o tipo de lavagem é feita para conseguir aquele resultado? Muito obrigado galera.

  13. Parabéns pelo excelente vídeo, Nilton! Tenho aprendido MUITO com as dicas do PS e agradeço a vocês por dedicarem tempo a elaborar materiais tão ricos e benéficos como esse.
    Sem sombra de dúvidas eu posso dizer que nas miudezas que compõe a pequena #Camel, tem o espacinho do PS e toda colaboração. Sucesso!!!

  14. quero saber se tem como não deixar a roupa com a marca da prensa pois se uso na temperatura indicada fica marca se deixo menos calar não sai a tinta direito tecido 100% poliester

  15. Olá Nilton, feliz por ter encontrado seu site, estou em um projeto de lançar uma grife, especialmente com malharia. Sinto que poderemos conversar bastante sobre a questão. Mas de cara eu gostaria de saber se vc tem como indicar fornecedores de malharia para este nixo de mercado. Um abraço e muito sucesso pra vc.

  16. Gostei muito das suas explicações, estou entrando nesse ramo agora, estou com uma dúvida, quanto ao PV que é 67% poliester e 33% viscose, o tempo de duração da estampa é igual ao 100% poliester? Ou qual o transfer ou tinta certa a ser usado?

    1. Olá Mara, obrigado pelo contato e participação nesta comunidade. Saiba que acada clique, comentário e acesso é extremamente importante para dar continuidade a esta projeto. Obrigado por colaborar direta e indiretamente com o Portal Sublimático!

      Quanto menor a quantidade de poliester menor a taxa de transferência. Embora o PV tenha um acabamento estonado/imagem mais “lavada” (67% de poliester) a transfência a tinta aconteceu e não terá mais desgaste com lavagens, já que a sublimação tinge as fibras do tecido (fios de poliester e não da viscose). Se está focando moda/design o PV, PA ou mesmo o PET para vestuário poderá ser utilizada já que existe uma procura por este tipo de acabamento estonado. Se a proposta do seu negócio é foto produto, este tecido pode não ser muito bem visto por conta deste acabamento lavado. Não existe algo certo a ser utilizado e sim um publico certo a ser atingido, a sublimação possui centenas de possibilidades, mas também limitações que poderão ser desconsideradas dependendo do nicho comercial e aplicação do produto. Fique a vontade através deste canal para mais informações. Sucesso!

  17. Olá Nilton!! Fiz uma produção pequena de camisetas femininas regatas sublimadas, num tecido chamado high-way, na verdade, é um tipo de helanca bem fininha. O resultado ficou ótimo, como pode ser visto na minha página do face http://www.facebook.com.br/esselookemeu. O problema é que eu não acho mais esse tecido e as algumas matrizes não estão mais disponíveis no fornecedor que eu fiz o trabalho. Me interessei muito pela camiseta em PV, com estampa estonada, ficou maravilhosa, mas eu gostaria de fazer o trabalho com vc. Vc é um especialista, entende mesmo do assunto. Aonde vc atende?

  18. olá, tenho uma divida, referente a aplicação de strass em tecido PV, fica marcado a prensa na regiaão aplicada, como faço pra tirar essa marca, ou melhor ainda a alguma possibilidade de não deixar a marca durante a aplicação???

  19. opa Nilton. eu queria saber por quanto visto uma camisa tipo PV… ela me penica, ainda mais se eu for suando. bom o que isso pode ser? me mande a resposta pelo meu email por favor.

  20. Olá! Parabéns pelo site! Você tem uma forma muito descomplicada e fácil de explicar os assuntos relacionados a sublimação!
    Minha dúvida é: posso sublimar tecidos como cetim e oxford?

    Agradeço o help e até!

    1. Olá Cristina Fagundes.
      Muito obrigado pelas considerações. O Portal Sublimático é uma evolução sem volta com o objetivo de levar a vocês, profissionais de sublimação, a melhor informação baseada em testes práticos. Os tecidos Cetim e Oxford são indicados para sublimação e perfeitos para capas de almofadas, lenços, sacolinhas para lembrancinhas de aniversário e muito mais. Sucesso e até mais!

  21. OLÁ NILTON, OBRIGADO PELAS RIQUEZAS DAS INFORMAÇÕES SOB O SEGMENTO, MUITO ÚLTEIS.
    BOM CONTAR COM PROFISSIONAIS UM (PROFESSOR) COMO VOCÊ, NOS AJUDA E MUITO.
    MAIS UMA VEZ OBRIGADO

  22. Cara quero trabalhar com camisas 100% algodão. o que eu faço agora em? sei que posso usar filmes de recortes como o da siser, mas será que tem tbm outras alternativas ? sem ser imprimir direto no tecido é claro ( CARO kkkk ).

    1. Olá Rafaela, tudo bem? É preciso avaliar como a estampa ficará com o tempo. Temos relatos que a poliamida não ancora a tinta. Acompanhe por algum tempo para ver como o produto vai ficar. Grande Abraço!

    2. Olá!
      Trabalho em uma estamparia e tenho tido problemas com a poliamida.
      Usamos todo tipo de tecido sintético, mas tive reclamações sobre a estampa estar saindo na lavagem e manchando a roupa em uma peça que é de poliamida.
      Me disseram que é porque as tintas sublimaticas são feitas para o poliéster e não para a poliamida..

      1. Olá Carol.
        Neste caso é necessário contactar o fabricante deste tecido para ter certeza de que a peça trata-se de um tecido 100% sintético pois, alguns tecidos de mercado possuem porcentagens de outros tipos de material que não são sintéticos e com isso pode ter efeitos colaterais como a tinta se soltar na lavagem. Sucesso e até mais!

  23. Parabéns pelos videos, são de excelente qualidade, e com certeza tira muitas duvidas, as que temos e ja ensina a não cometer erros com duvidas que ainda irão aparecer, grande abraço, obrigado pelas dicas.

  24. Olá Nilton,

    esse comentário não é bem sobre suas dicas de tecido, mas na falta de uma postagem específica espero ser respondida aqui.
    Eu pretendo trabalhar com alg. penteado e cardado. Pelas suas outras postagens eu já aprendi que a melhor técnica de estampa é silk (screen e digital). Como eu estou em processo de planejamento, você poderia me ajudar me dizendo:
    1.quais equipamentos seriam necessários para começar o trabalho? 2.A silk digital precisa de impresssoras, além das tintas? Quais as tintas usadas nessa técnica e seu custo médio?

    Vocês são muito claros e realizam um excelente trabalho, notei que há muitas postagens. Caso vocês ainda não tenham feito isso, eu gostaria de dar uma sugestão: Vocês poderiam fazer uma série direcionada aos iniciantes/ aspirantes mostrando todo o equipamento necessário para se começar no ramo de estamparia. Seria ótimo porque nos daria um norte de o que é importante pesquisar e o mínimo necessario para começar a atividade.

    Obrigada pelo compartilhamento imparcial das informações.

    Parabéns pelo trabalho!

    1. Oi Tatiane, tudo bem? Obrigado por seu contato. Não falamos mais sobre Serigrafia pois nosso foco é a estamparia através da sublimação. Essa é nossa grande especialidade e nosso foco. Acredito que a melhor forma que temos para contribuir com você seja indicando melhores fontes de informação. Acesse o http://estampaweb.com/ e você terá as melhores informações sobre serigrafia. Grande Abraço!

  25. Boa tarde,
    -Esou a procura de informações de como tratar ,tingir e acabar , tecidos de poliamida,para que tenham boa qualidade de cores após serem estampados por sublimação( em calandra);
    Agradeço muito sobre informações,

    Grato,
    Gilberto

    1. Olá, tudo bem? Esse tipo de transfer possui uma durabilidade muito baixa e um alto grau de ressecamento. Port isso isso ocorre normalmente com ele. Grande Abraço!

    1. Olá Jardel, tudo bem? Obrigado por seu contato. É preciso ler o manual de aplicação do tipo de filme que você está utilizando pois cada filme tem um tipo de aplicação específica. Grande Abraço!

  26. Bom dia, estou enfrentando um problema… estou estampando camisas com transfer de recorte. Quando estampo camisas pretas elas ficam com a “marca da prensa” ou do recorte do vinil. Como fazer pra minimizar isso, e ou, como tirar essa marca depois de estampado?

    Obrigado

    1. Olá Markim, tudo bem? Obrigado por seu contato. Acredito que você possa inicialmente tentar diminuir a pressão da sua prensa pois os filmes de recorte possuem a fusão a baixa pressão. Isso pode garantir a redução das marcas. Grande Abraço!

  27. ola, eu gostaria de saber se é possível fazer a sublimação em dry fit e se for possível a qualidade é a mesma do poliester ou não?
    obrigado e fico aguardando.

    1. Olá Hiran, tudo bem? Obrigado por seu contato. Não é recomendado a sublimação em Dry fit pois ele é um tecido que possui uma tecnologia de ventilação e ao estampa-lo você vai comprimir o tecido e irá comprometer essas características do tecido. Grande Abraço!

  28. Boa Noite Nilton, muito bom os videos. Queria saber também se na malha qual a estampa que consigo obter nesse tecido? Pq tenho um fornecedor que me oferece um produto estampado num tecido descrito como malha tipo viscolycra com elastano na composição

  29. Caro Nilton,

    Tenho assistido todos os vídeos referente a estampas de camisas e canecas, tenho aprendido muito com você e quero lhe agradecer por todas as dicas, pois acredito que tem ajudado a muito leigo igual a mim. Continue assim com essa humildade para ensinar, pois o sucesso virá, tenho certeza. Deus lhe abençoe.

  30. Obrigado Milton tenho aprendido muito com vc , minhas vendas aumentaram muito meu trabalho está muito aceito pelos meus clientes

    Estou muito satisfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *