Você que trabalha com vendas já parou para se perguntar se você é um Vendedor ou um Consultor de Vendas?
Sabemos que existem diversas profissões relacionadas à Consultoria de Vendas como Consultor de Seguros, Consultor de Imóveis, Consultor de Negócios, mas a diferença entre elas é tão pequena e ao mesmo tempo gigante diante do avanço e das mudanças em que vivemos.
Antigamente os vendedores não precisavam ser tão capacitados porque seu intuito era entregar um produto ou serviço e receber do cliente. Hoje temos uma avalanche de informações e concorrência de mercado chegando até os clientes e não basta ser um vendedor de balcão.
Na guerra da negociação, ganha quem estiver mais envolvido com o conhecimento e argumentos sobre seus produtos e serviços.
E isso é muito claro, pois ouço consumidores afirmando que pagam mais por um produto devido a um bom atendimento.
Um consultor é um Agente de Investigação. Ele descobre o que seu cliente precisa para poder oferecer a melhor solução.
Um bom consultor identifica a necessidade do seu cliente, o que ele procura, o que espera desta compra e ele monta um verdadeiro mapa para chegar até a solução que o cliente espera. Ele precisa em questão de minutos identificar e traçar um perfil durante o atendimento.
Um Consultor de Seguros vai oferecer ao seu segurado um produto que tenha a ver com o seu perfil, levando em conta se o cliente tem família, filhos, se viaja muito e se precisará de um carro extra em caso de colisão.
Um Consultor de Vendas identifica o que seu cliente procura. Ele pensa antes de agir. Não quer simplesmente vender. Ele quer satisfazer o cliente. Busca informações que leve ao seu cliente o que ele realmente necessita neste momento. Por que ele deseja fazer um excelente atendimento.
E ele tem razão! Um excelente atendimento vai fazer com que o cliente pague o preço justo, saia satisfeito e volte.
Estes dias estava tomando um suco em uma lanchonete perto da minha casa e enquanto estava lá fiquei observando o atendente. Várias pessoas passaram por aquele balcão enquanto eu estava sentada e não tive como não ouvir os atendimentos. Fiquei surpresa ao ver que as pessoas entravam para comprar apenas um salgado e mesmo não querendo uma bebida ele as convencia a comprar, argumentando com tanta simplicidade que me enfeitiçou.
Em um atendimento, a cliente comprou 3 salgados explicando que não deu tempo de almoçar com seus filhos e ele logo disse:
– Você vai levar os salgados para comer em 3 pessoas? São filhos pequenos? Adolescentes comem mais. Não quer levar 2 salgados para cada um? Uma lata de refrigerante não vai dar. Está calor demais hoje, leva uma de 2 litros porque vocês tomam e depois guarde para o lanche da tarde.
Aquilo me cativou de uma forma que tive que elogiar o atendente.
Não é sempre que vejo uma façanha dessas pessoalmente. Percebi que ele era um ótimo Consultor e por ironia do destino, estava atrás de um balcão.
Isso prova que um Vendedor pode ser Consultor em qualquer lugar e vendendo o que ele quiser. Isso independe de produto ou serviço, mas varia de pessoa para pessoa e também do grau de conhecimento do próprio produto.
Se você tinha uma visão de ser um bom Vendedor, passe agora a pensar em ser um Excelente Consultor de Vendas. Procure identificar as necessidades do seu cliente reforçando as vantagens que ele vai receber para que ele fique satisfeito com seu atendimento.
Essa mudança de postura só vai beneficiar a você e aos seus negócios!
Um abraço e até a próxima!
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Um ótimo artigo, é muito importante se informar e conhecer o seu produto bem e procurar conhecer melhor o seu cliente pois assim poderemos oferecer um melhor serviço e ainda agregar valor ao produto.
Fidelizando o cliente e aumentando a venda.
Olá Paulo, obrigado pelas palavras e participação nesta comunidade. Muito obrigado por contribuir direta ou indiretamente com este projeto. Sucesso e grande abraço!
Compartilhe esta experiência com a comunidade através desta pesquisa, a proposta é elaborar uma NOVA LISTA DE FORNECEDORES, uma importante ferramenta que colabora com quem está começando e com quem já está no mercado. Clique aqui para responder a pesquisa, leva menos de 1 minuto!
Estou começando e ainda não tenho um atendimento diferenciado, mais essa informações da Fabiana Lopes são valiosas e vou seguir esses passos, adquirir muito mais conhecimento sobre meus produtos para poder passar segurança aos meus clientes! É como ela diz: “Um consultor é um Agente de Investigação. Ele descobre o que seu cliente precisa para poder oferecer a melhor solução” .. Excelente artigo.
Obrigado Fabiano Lopes e Portal Sublimático! É isso aí, sempre fazendo a diferença!
Parabéns pelo conteúdo, trabalho há vários anos no ramo comercial, mas uma definição simples mas poderosa como está faz agente pensar mesmo nestas diferenças. Obrigado!
Olá Cal Silva.
Muito obrigado por contribuir com o seu comentário e participação no Portal Sublimático.
O Empreendedor tem que se atentar ao mínimos detalhes pois, o cliente de hoje prefere ser atendido por um amigo do que um simples desconhecido interessado somente na venda.
Sucesso e um grande abraço!
Boa tarde!! Adorei muito o artigo, esclareceu algumas duvidas. Mas ainda tenho mais uma: gostaria de saber, se existe uma real diferença entre vendedor, consultor e representante de vendas. Um consultor de vendas é um representante da empresa ou não ? Obrigada Michelli
Olá Michelli Cristini.
Um consultor na verdade é uma pessoa que encara uma empresa que não é dela como se fosse dela, sabe contar a historia, o porque de cada detalhe e não apenas vende o produto mas, realmente quer ajudar as pessoas a resolver seus problemas e por consequência que lhe paguem por isso. Acho que esta é a ideia básica que posso lhe passar. Sucesso e até mais!
Ola, boa tarde!
Faço trabalhos (bicos) de designer gráfico para uma gráfica e resolvi montar meu próprio negócio criando guias de publicidade, entretanto eu não sou vendedor e tenho muitas dificuldades para tal…
Preciso saber e entender como faço para contratar pessoas para estar nas ruas oferecendo os meus serviços.
Minha real duvida é que tipo de pessoa contratar.
– Vendedor externo.
– Consultor de vendas.
– Representante comercial.
Ficarei muito agradecido se, por ventura puder me orientar nessa questão…
Grande abraço e amei o artigo.
Moisés Bassi
Olá bom dia! Sou consultora de vendas do Melona o picolé importado da Coréia do Sul e tenho enfrentado um grande problema, falo para os clientes toda a história da empresa, o benefícios e vantagens e percebi que todos clientes com grandes nomes no mercado , pedem para degustar o produto e não compram , e o pior que lêem no whats app e não respondem . O produto vende mensalmente mais de 1 MILHÃO.
O que faço quando o cliente diz que para comprar tem que degustar e depois que degusta não compra e coloca vários obstáculos até a consultoria desistir?
Olá Caroline, tudo bem?
Existem algumas ações que acredito que irão te ajudar a afinar o seu processo de vendas.
É importante lembrar que não é porque solicitaram uma degustação que isso é certeza de vendas mas é necessário que você tenha um feedback preciso do porque a compra não foi finalizada.
Recomendo que faça uma pesquisa com as empresa coletando e mensurando esse feedback da experiência pós degustação.
Você conseguirá levantar todas as objeções que estão impedindo suas vendas e dessa forma elimina-las.
Grande Abraço!
Sou consultora ou vendedora produtos Tupperware pode me tirar dúvida.compro apresento vendo e exponho .compro e trabalho pra mim.