HomeSublimaçãoPasso a Passo – Arte para Azulejo personalizado e Mosaico em uma mesa de bar

Passo a Passo – Arte para Azulejo personalizado e Mosaico em uma mesa de bar

Olá, meu nome é Nilton e neste final de semana aproveitei algumas horinhas de folga para fazer o que mais gosto, conversar sobre sublimação.

Em breve, no dia 01 de março, começo uma nova jornada! Vou me dedicar exclusivamente, portanto 100% do meu tempo ao Portal Sublimático. Graças a você, em 2014 eu posso investir neste projeto de vida e fazer todos os dias e a toda hora o que mais gosto! Obrigado e sucesso para todos nós, lembre-se que este é o ANO DA SUBLIMAÇÃO no Brasil!

No video abaixo utilizei o COREL apenas por ser um programa bem conhecido, poderia ser o ILLUSTRATOR, PHOTOSHOP ou mesmo Softwares Livres como o INKSCAPE e o GIMP. Usei (sem permissão) o logotipo da Eisenbahn por um gosto pessoal, poderia ser uma Baden Baden Golden, Paulaner…

Sem título-1

Voltando ao que  interessa: O video foca a idéia do mosaico, mas cometi um erro! “Oh meu Deus!” Acabei não dando a atenção devida, ou melhor, acabei não comentando algo muito importante que é a sangra desta arte. No azulejo e demais produtos, você deve deixar na arte pelo menos uns 2 ou 3 milímetros de cada lado para estampar 100% da peça, isso evita que um risco branco (área sem tinta) fique em um dos lado ou ao redor do azulejo.

No vídeo também comento sobre outras possibilidades, mas fique tranquilo que todas elas e muitas outras serão abordadas com mais detalhes nos próximos videos. Como disse antes, agora estarei período integral e totalmente dedicado a este blog, teremos novidades a todo momento!

Obviamente não será possível inserir um link para que meus amigos e profissionais da sublimação façam o download do COREL, ILLUSTRATOR ou PHOTOSHOP, por este motivo aproveito para falar um pouquinho sobre *Softwares Livres como o INKSCAPE (vetorial) e o GIMP (edição de imagens) programas que você pode baixar e utilizar comercialmente sem qualquer problema e ainda ter acesso a manuais, tutoriais e dicas no site oficial de cada um deles. Digite INKSCAPE BRASIL ou GIMP BRASIL nos diversos canais e redes sociais para acessar um conteúdo completo sobre estas 2 ferramentasgimp e inkscape

*Os objetivos do Software Livre (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: Os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, estas liberdades são explicitamente concedidos e não suprimidas (como é o caso do software proprietário)

Fique a vontade para comentar logo abaixo e conversar sobre o tema, tirar suas dúvida sou indicar cervejas para degustação!

mesa mosaico azulejo

O que é Software Livre:

Software Livre é software que respeita a liberdade dos usuários de computador (particulares, bem como organizações e empresas), colocando os usuários em primeiro lugar e concede-lhes a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades (concessão plena liberdade de controle e independência, através da disponibilidade de código fonte para análise e alterações); bem como permitindo-lhes a liberdade social, para ser capaz de cooperar ativamente com todos os usuários e desenvolvedores de sua escolha.

Os usuários de software livre estão livres dessas atividades, porque eles não precisam pedir qualquer permissão, eles não estão restritos nas atividades por meio de licenças proprietárias restritivas (por exemplo, cópia restrita), ou requisitos de ter de concordar com as cláusulas restritivas dos outros (por exemplo, acordos de não divulgação), e eles não estão restritos desde o início (por exemplo, através deliberada a não disponibilidade de código fonte).

Os objetivos do Software Livre (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: Os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, estas liberdades são explicitamente concedidos e não suprimidas (como é o caso do software proprietário)

Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa ). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.

nilton-01

 

Últimos comentários
  • Olá Nilton, eu consigo fazer estampa metalizada em uma sublimação de azulejo? Se sim , seria alguma tinta especifica?

  • como vc coloca aqueles efeitos mosaicos como por exemplo na arte dos dias dos namorados.

  • ola Nilton blz?
    sou do ceara e gostaria de saber se quando imprimo em uma folha sublimatica posso passar quanto tempo para fazer a prensagem?
    tipo posso demorar dias com a art imprimida e depois estampar?

  • Boa tarde

    excelente blog

    Gostaria de saber qual o melhor azulejo (fabricante ) e tinta sublimática que você indicaria para o caso de um mural em uma fachada que ficará exposto ao sol

    obg

  • Olá, objetos em mosaico seriam uma excelente opção com valor agregado em se tratando de estampas relacionadas a coca-cola ou cervejas como no exemplo do vídeo, porém como você mesmo disse lá (usou a logo sem permissão).
    Gostaria que você abordasse esta questão da permissão para o uso de logos pois vejo muitas vezes trabalhos utilizando logo da heineken por exemplo com a modificação do “heineken” para o nome de uma pessoa ou usando a logo em seu formato original, isso não pode trazer algum problema para quem está comercializando produtos utilizando estas logos?

    Complementando, planejo formalizar uma empresa para trabalhar com sublimação e venho acompanhando o portal a uns dois meses e devo lhe parabenizar pela qualidade do conteúdo, está sendo muito importante para a definição dos investimento em maquinário e insumos que pretendo fazer bem como já aprendendo muitos dos procedimentos que irei realizar. Muito Obrigado.

    • Olá Kael Ferrugem.
      Muito obrigado pelas considerações e participação em nosso canal. Qualquer uso de imagens/logos de marcas ou pessoas, sem autorização, corre sérios riscos de penalidade, mesmo montagens utilizando o mesmo formato e cores. A melhor forma e a que indicamos é sempre criar artes originais com a sua identidade pois, além de evitar dor de cabeça o seu negócio será muito mais valorizado. Sucesso e até mais!

  • Boa tarde Nilton.

    Sou designer freelancer e acabei de pegar um cliente que me pediu para começar a criar layouts de azulejos personalizados. Você pode passar algum material que me informe o passo-a-passo do processo de produção? Modo de impressão, se pode ser feito em alguma máquina ou apenas manualmente, etc.

    Desde já obrigado.

  • Olá Amigo
    Gostei muito do seu canal, estou tentando aprender técnica em aplicação em azulejos, mas não descobri como aplicar a resina para tinta sublimatica, teria como deixar algumas dicas , quem sabe um video…
    desde já agradeço

    • Olá Reginaldo lopes.
      Estamos colocando as respostas dos comentários sobre os artigos do Portal Sublimático em dia então, segue informações levantadas sobre sua dúvida:
      Para trabalhar com sublimação em azulejos ou qualquer outro tipo de produto sublimático indicamos a compra dos produtos já resinados por empresas especializadas com garantia de origem e procedência.
      De preferência a materiais resinados por industrias especializadas e pode questionar o seu fornecedor sobre isto.
      O trabalho para se resinar produtos, no Brasil, ainda é uma novidade que não tem o amadurecimento necessário para ser utilizado por usuários.
      Sucesso e um grande abraço!

  • Olá Nilton

    minha duvida é sobre a tinta sublimatica em azulejo, ela degrada com exposição ao sol? você indicaria um mosaico numa parede a céu aberto

  • Então Nilton
    sobre a minha duvida no facebook
    minha prensa é do modelo jacaré e quando eu vou sublimar azulejo ou chinelos eu percebo que a parte de cima não fica completamente apiada da superfície deles, ela fica com um angulo e não prensa a folha completa. isso é normal?? atrapalha na sublimação??

  • Olá! Primeiramente parabéns pela vídeo aula, muita boa… Fiquei com uma dúvida, o azulejo em si é especial, ou pode ser qualquer tipo de azulejo 15x15cm? Eu sei que existem azulejos próprios para sublimação, acho que resinados, mas são bem mais caros… você tem alguma indicação nesse sentido?

  • Boa tarde, Nilton,

    Gostaria de saber se a sublimação aplicada ao azulejo é realmente resistente. o objeto pode ser usado como revestimento mesmo (imaginando que sofrerá a ação de produtos quimicos de limpeza, por ex.) ou apenas serviria como objeto decorativo?

    O método de impressão modifica a textura do material na área impressa?

    Vc saberia me informar se existem outros métodos para esse fim?

    Obrigada!

    Ivana

  • Grande Nilton. Obrigado por mais essa dica. Valeu!!!

  • Nilton, boa tarde.
    Achei mto interessante o vídeo. Suas explicações são bem claras e de fácil entendimento.
    Mas gostaria de saber como o encaixe do mosaico ficaria perfeito. Pq um mm que se mova já daria diferença no resultado final.
    Obrigada por toda ajuda que o Portal me proporciona !
    Abç.

  • OLA GOSTARIA DE SABER DE SABER A RESPEITO DA PREPARAÇÃO DA CANETA DO AZULEJO PARA A SUBLIMAÇÃO TEMOS QUE RESINAR ELE PARA PEGAR A SUBLIMAÇÃO QUE RESINA USAR A QUE COMPREI NAO FOI BOA PODE MIM DAR ALGUMAS DICAS

  • Boa noite Nilton, estou com uma dúvida. Assisto muitos videos pela internet para me informar melhor sobre o mundo da sublimação, e nesses videos ensinam que se voce esta criando um trabalho para a internet devemos usar RGB, se for um trabalho a ser impresso,devemos usar o esquema CMYK. Assisti o video de MOSAICO, voce manda usar sempre RGB e nunca CMYK. Fiquei um pouco confuso e gostaria que me ajudasse a respeito desse tema.Obrigado desde já.

  • Amigos gostaria da sua ajuda trabalho com escolinhas educação infantil vendo brindes sublimados estou querendo saber que material posso usar para confeccionar bolsas, sei pode usar neoprene soh q é um material mais difícil de encontrar gostaria de saber se existe algum nylon especifico para ser sublimado.

    • OLA O NYLON 600 BRANCO BEM A SUBLIMAÇÃO

  • gostaria de saber se vc tem alguma informaçao qual tipo de transfer que possa personalisa tenis tipo de lona (all star) pois desejo maiores informaçao acompanho suas dicas vc e otimo profissional sucesso sempre obrigado.

  • Olá Nilton, parabéns pelo projeto maravilhoso!
    Grande abs

  • Gostei muito dá sua dica, é mais um produto que posso oferecer aos meus clientes..

    Valeu

    Nilton

  • gostaria de sabem sim e fasor compra.

  • eu gostaria de compra uma caixa de caneca branca pra eu personaliza como eu fasor… moro em fortaleza

    TEL (85) 9910-2278 tim
    (85) 8790-0927 oi

  • Nilton, como proteger mais as estampas nas mesas? visto que com o uso, copo, garrafa , a exposição ao sol e chuvas os azulejos devem ficar arranhados e a tinta deve sair! tem algum processo para evitar isso?

  • Bom Dia! Nilton,

    Gostei muito da dica, é muito simples e ajudou a tirar minhas dúvidas sobre o assunto.Porém gostaria de saber se são necessárias duas mantas térmica (uma na base da prensa e outra em cima do azulejo). obrigada!

    Girlane Batista

  • Olá Nilton,
    Como sempre adoro suas matérias. O Portal Sublimático tem me ajudado muito a melhorar meu trabalho e incentivar minha criatividade. Portanto parabéns e obrigada.
    Tenho uma dúvida com relação a sublimar peças de vidro, azulejos e alumínio, espero que possas me auxiliar: É necessário aplicação de alguma resina antes de sublimar? Como faço para aplicar esta resina? E como é possível limpar a peça depois de sublimada para que a estampa não “descasque”?
    Mais uma vez obrigada,
    Abraços
    Tatiane

  • Parabéns pela excelente matéria Nilton… farei um teste com os azulejos esses dias seguindo suas dicas! Quero expandir e dedicar mais a sublimação esse ano!
    grande abraço

  • nilton muito legal essa dica,gostei muito.valeu….vou colocar em pratica.

  • Minha duvida é sobre o azulejo , pode ser qualquer ajulejo? se não qual o melhor a se comprar? ele tem que ser tratado antes tipo alguma resina ?
    Abraços e parabéns pela video aula !

  • Meu amigo, PARABÉNS!!!

    Continua com uma simples e excelente didática…
    Dicas valiosas e abertura de inúmeras possibilidades.
    Muito SUCESSO no seu projeto, pois competência voce tem de sobra!!!
    Gde abraço e “estamos juntos”!!!

  • muito ótimo, tenho Plotter HP T120 CQ891A ePrinter posso usar para sublimação

  • Sensacional Nilton! Como sempre…rs Abraços.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: