HomePortal RespondeImpressão Sublimática em CMYK ou RGB? Portal Responde!

Impressão Sublimática em CMYK ou RGB? Portal Responde!

Impressão Sublimática CMYK ou RGB - Portal Responde!

Impressão Sublimática CMYK ou RGB - Portal Responde!

Essa é uma dúvida muito comum em relação a Impressão Sublimática e neste Portal Responde, vamos usar referências de quem fabrica as Impressoras.

Neste Portal Responde vamos conversar sobre Impressão Sublimática respondendo a Dúvida do Vinicius Mendes.

Primeiramente, muito Obrigado Vinicius por enviar sua dúvida e também por participar deste Canal.

“Boa tarde Nilton! Em uns dos seus vídeos você falou que as impressões tem que ter a saída RGB na impressora, mas como somos uma gráfica trabalhamos somente com saída de impressão em CMYK, como compramos uma máquina a pouco tempo podemos usar esta opção de impressão? Muito Obrigado.”

Vamos lá então Vinicius!

Essa dúvida sobre a Impressão Sublimática ser em CMYK ou RGB é muito mais frequente do que se pode imaginar.

Também posso dizer que é um pouco polêmica

Pesquisando por essas informações em várias fontes você vai encontrar informações bem contraditórias.

Mesmo utilizando todos os testes que eu realizei, ainda prefiro focar no que nos diz a Fabricante da Impressora, a própria Epson.

Abaixo segue um trecho de um Artigo oficial da Epson:

“Em geral, as impressoras jato de tinta são dispositivos RGB; mesmo que utilizem ciano, magenta, amarelo e preto na impressão. Port isso você deve enviar arquivos para impressão que estejam num espaço de cor RGB É o controlador de impressão da impressora, no caso a Epson, que vai converter os dados RGB da imagem em valores CMYK e calcular a quantidade de tinta de cada cor necessária para reproduzir cada valor CMYK. O controlador leva também em conta o tipo de papel que está utilizado.”

Clique Aqui para ler o Artigo na Íntegra.

 

Impressão Sublimática CMYK ou RGB - Portal Responde!

Impressão Sublimática e o Perfil de Cores

É muito importante frisarmos que as impressoras de mesa que utilizamos hoje na Sublimação de Produtos não são Equipamentos Originais!

A realidade é que adaptamos as impressoras quando abastecemos elas com a tinta sublimática.

Por esse motivo é necessário o uso do Perfil de Cores para ser possível trabalharmos com uma real fidelidade nas cores.

Publiquei um Artigo que fala mais sobre o Perfil de Cores e você pode vê-lo Clicando Aqui.

Dentro de todo o processo de Personalização de Produtos através da Sublimação, sem dúvida a impressão sublimática com qualidade é ainda o maior desafio.

Tenho falado sobre o Perfil de Cores e Modo de Impressão desde o início do Portal Sublimático e já temos visto muitos avanços.

É certo que ainda estamos longe de uma realidade totalmente profissional e estável mas, com o apoio de algumas empresas sérias, começamos a caminhada.

Ficou alguma Dúvida sobre Impressão Sublimática? Deixe sei Comentário.

Ele pode ser o próximo Portal Responde!

Para ver os demais vídeos Portal Responde Clique Aqui.

Conheça também o que preparamos na Categoria Sublimação.

Criei um Guia Rápido com Dicas para Iniciar na Sublimação de Produtos sem Erros. Clique Aqui e faça o Download Grátis!

Sucesso e Até Mais!

Nilton Tscherne

Últimos comentários
  • Boa tarde gostaria de saber se posso acumular as impressoes para eu ir fazendo as canecas, ou precisa imprimir e ja fazer na hora ?

    • Oi Mayara, tudo bem?

      Você pode sim fazer as impressões e guarda-las para estampar em um segundo momento.

      Somente é necessário deixas-las secar bem antes de guarda-las. Deixe as estampas em um local seco e protegido da luz e do calor.

      Grande Abraço!

  • Viva Nilton/Marcelo, fala deste lado Armanusso Abdula de Maputo-Moçambique. Estou na área de sublimação e uso uma impressora com perfil de cores. E correcto (como tenho sempre feito), no Coreldraw converto tudo em CMYK e imprimo, mas o produto final sai diferente do da tela. Devo manter e trabalhar em RGB? Obrigado e cordiais saudações.

    • Olá Armanusso, tudo bem?

      O recomendado é você criar o arquivo em RGB e salvo assim. Quando enviar para impressão, a conversão será realizada pela impressora.

      Com o perfil de cores configurado você deverá ter sim ótimo resultados.

      Grande Abraço!

  • Então tenho que salvar as artes em rgb e imprimir em rgb tbm?

    • Tudo bem Madeleida?

      Crie o Arquivo em RGB e envie para impressão também neste formato pois a conversão será feita pela impressora.

      Grande Abraço!

  • Utilizo 02 EPSON Modelo A3 01 Corante e outra Sublimação ! Na que utilizo sublimação, utilizo uma tinta chamada INKTEC em sua embalagem original, e estou utilizando um perfil de cores: Se eu utilizar cores RGB, as cores saem todas estranhas, mais se eu utilizar em CMYK saem todas 90% igual ao que vejo na tela. Principalmente o Cinza e ROSA ! OBS: antes quando usava um tinta Inkteck não original, não precisava de perfil de cor, mais utilizava em RGB, em CMYK não prestava !!! vai lá entender isso ????????? srsrsrsrsr

  • Boa Tarde Nilton! Estou por comprar uma impressora formato A3 Epson L1300 para sublimação, gostaria de saber sua opinião se estou no caminho certo ou tem outros modelos melhores?

    • Olá João, tudo bem?

      Em nosso mercado esse modelo acaba sendo a única opção e pelas informações que temos ela tem atendido muito bem.

      Grande Abraço!

  • Olá Portal, estou amando as postagens. Estou ingressando no ramo de sublimação em canecas e adquiri essa semana a prensa e a impressora L395 da Epson. Eu vi que no site da Epson tem o perfil de cores para download, porém, no caso, como vou usar tinta sublimática, o certo seria usar o perfil de cores da empresa fabricante da tinta sublimática? Agradeço desde já! Sucesso!

    • Oi Raissa, tudo bem?

      Isso mesmo. O ideal é que a empresa que vai te fornecer as tintas também te forneça um perfil de cores adequado para suas tintas e papéis.

      Avalie também a possibilidade de se inscrever em nosso Curso http://www.comoestamparcanecas.com.br. Ele é a melhor forma que temos para te prestar total assessoria.

      Grande Abraço!

  • Nilton, boa tarde! Tenho uma impressora L355 da Epson e gostaria de que as impressões sublimáticas que eu faço saiam no perfil RGB e não CMYK para obtenção da cor impressa o mais próximo possível do que está na tela. Como posso mudar esse perfil de cor? Desde já, meu muito obrigado!

    • Olá Evandro, tudo bem?

      Você pode fazer isso criando seus Arquivos em RGB. A conversão para CMYK será realizada pela impressora.

      Algo que vai te garantir uma melhor fidelidade nas cores é o uso do perfil de cores.

      Grande Abraço!

      • Não pode-se deixar de citar a calibração do monitor. Duvido muito que pelo menos 5% das pessoas que trabalham com sublimação tenham um monitor de qualidade. As telas ips de hoje já são mais fiéis porém também precisam ser calibrados, não ajuda usar aquelas configurações que deixam os filmes e jogos mais bonitos. Os monitores dell ips são bons custo benefício. Digo isso pois sou fotógrafo e como imprimo fotografias preciso da maior precisão possível entre tela e papel.

Deixe seu comentário...

%d blogueiros gostam disto: