QUER CONHECER NOSSO CURSO ONLINE DE SUBLIMAÇÃO?

Guia de e-Commerce traz passo a passo para empresa virtual

Devido ao grande crescimento de empreendedores investido cada vez na venda pela internet, a APADi (Associação Paulista de Agências Digitais) e o Sebrae desenvolveram uma cartilha que orienta sobre a maneira correta de abrir uma loja virtual usando conceitos de e-commerce.

A Associação Paulista das Agências Digitais (APADi) lança, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (SebraeSP), o Guia de e-Commerce, uma publicação gratuita para orientar o empreendedor a entrar em um negócio eletrônico de maneira profissional. Criado a partir da experiência de um comitê formado por alguns dos principais especialistas do Brasil, especialistas que juntos já desenvolveram mais de 400 lojas virtuais, o Guia apresenta de maneira integrada e num único local um passo a passo didático de como montar o negócio, explicando ao empreendedor por onde começar e a que prestar atenção em cada momento do projeto: planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logística, serviços financeiros e marketing digital. 

Clique aqui para baixar

“Pela primeira vez temos um conteúdo baseado na experiência prática de profissionais de alto nível, que fizeram um trabalho voluntário durante sete meses. A proposta deste comitê é contribuir para a redução da taxa de mortalidade no e-commerce. Atualmente, a  grande dificuldade de inclusão digital empresarial é gerada pela deficiência de know-how tecnológico e falta de conhecimento das especificidades do negócio eletrônico. Isto faz com que muitos e-commerces não passem do primeiro ano de vida”

Declara Cláudio Coelho, presidente da APADi.

“Esperamos desmistificar alguns conceito erroneos que circulam entre o público geral. Por exemplo, a maioria das pessoas imagina que para um e-commerce funcionar bem basta o investimento  em plataforma. Na prática, para um projeto de sucesso, o custo da plataforma deve ser de 15% a 20% do capital total, o restante deve ser investido nas outras áreas, principalmente em divulgação“, enfatiza.

599354_10151592372006264_219575913_nPara o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o Guia chegou em um momento extremamente importante. “A internet tem sido uma opção muito procurada pelos empreendedores. Não basta só vontade, é preciso planejamento como todo e qualquer negócio. Para quem acha que é só fazer uma página e colocar no ar, já está começando errado”, explica Bruno Caetano. “Os primeiros anos de abertura de uma empresa são delicados para os pequenos e micro empreendedores, com alta taxa de mortalidade. O Sebrae-SP e a APADi reuniram especialistas capazes de mapear erros e oportunidades do e-commerce, dicas que ajudarão o proprietário do site a buscar sempre a melhores soluções. ” 

Thiago Sarraf, líder do comitê que desenvolveu o Guia de e-Commerce APADi, explica que é fundamental que o empreendedor do mundo virtual aprenda a lidar com parcerias e processos de atendimento ao cliente. “A equipe tem que ser qualificada, entender de marketing digital e da tecnologia do e-commerce, precisa ser orientada ao sucesso do negócio e ao bom atendimento ao cliente. Um dos pontos críticos de um sucesso do e-commerce são as parcerias estabelecidas, principalmente na logística de distribuição dos produtos. É preciso trabalhar muito alinhado ao parceiro para evitar devoluções, danos ao produto e reclamações do consumidor”. 

O Guia de e-Commerce APADi inclui modelos de referência para o empreendedor: um roteiro de planejamento digital, planilhas de controle de estoque e fluxograma de pedidos. Além disso, ensina como calcular o retorno sobre o investimento, dá dicas financeiras que ajudam a evitar fraudes, esclarece os termos técnicos e jargões do meio e apresenta todos tipos de plataformas oferecidas pelo mercado e quais suas vantagens e desvantagens.

Fonte: Sebrae São Paulo

nilton-01