A gravação de vidros, utilizando-se o processo de “jato de areia”, é considerada como um processo de erosão mecânica do vidro. Ou seja, protegemos o que não se quer gravar com um vinil autoadesivo e ataca-se a superfície desprotegida com um jato de ar misturado com areia a alta velocidade.
Para isso, necessitam-se de equipamentos especiais como compressores, coletores para a areia usada no processo e protetores para o operador. Praticamente é um processo quase artesanal, já que, para cada vidro, temos que fazer uma proteção autoadesiva e o grau de fosqueamento e acabamento dependem da perícia e do trabalho manual do operador. Isto é, normalmente, cada vidro será diferente um do outro. Além disso, pode haver elevado percentual de perdas e baixa produtividade.
Um grande problema encontrado neste processo é a segurança no trabalho. Devido aos resíduos de areia e de pó de vidro gerados durante o ataque mecânico, o operador deve proteger-se contra sua inalação, visto que podem gerar, com o tempo, uma enfermidade chamada silicose, na qual esses resíduos se depositam nos alvéolos pulmonares, enrijecendo-os e fazendo com que o indivíduo perca a sua capacidade de absorção de oxigênio.
Já se oferece uma alternativa para o jato de areia: uma pasta fosqueante para vidros e cristais
A Agabê desenvolveu o Matt Glass, que é uma pasta fosqueante para gravação definitiva de vidros planos ou tridimensionais. É um processo químico subtrativo, ou seja, quimicamente a pasta ataca a superfície do vidro, deixando-o fosco. Permite atingir alta produtividade e uma perfeita repetibilidade da peça gravada.
O processo de trabalho é muito simples: basta aplicá-la com o vidro limpo, deixar a pasta atuar por aproximadamente três minutos e lavar o vidro com água para remover o produto. Pronto, o vidro está gravado. Não há necessidade de fornos de secagem ou de cura e o próprio processo de impressão pode ser manual.
O Matt Glass pode ser utilizado na decoração de espelhos, janelas, lustres, abajures, mesas, móveis, vitrines, divisórias, box de banheiro, copos, jarras, potes, brindes, troféus e em tudo o que nossa criatividade permitir.
O Matt Glass NÃO é tinta: após a impressão, durante o intervalo que o deixamos atuando, ele ataca a superfície do vidro. Quando lavarmos o vidro, removeremos a pasta impressa. Ou seja, não existe mais produto na peça gravada, mas somente uma superfície quimicamente atacada.
A cor da gravação depende somente da cor do vidro: se o vidro é transparente, a gravação terá uma aparência acinzentada; se verde, esverdeada e assim por diante. Existe também a possibilidade de usarmos uma tinta epóxi sobre a gravação, já que a tinta terá melhor aderência sobre a área tratada do que sobre o vidro liso.
Ao contrário do jato do areia, no qual a gravação chega a ser bastante profunda, o ataque com a pasta Matt Glass é bastante superficial, quase imperceptível ao tato. Isto é um ponto bastante importante, pois reduz a probabilidade de deposição de fungos e gorduras que, com o tempo, deixam os vidros gravados pelo processo de jato de areia escurecidos e com aparência de velhos.
Outro ponto importante é que ao contrário do tradicional “Jato de Areia” a pasta não altera a resistência ou durabilidade da peça, ou seja, pode ser aplicado desde peças de vidros temperados até delicadas taças de cristal. Com o jato de areia tradicional as peças podem, futuramente, sofrer pequenas trincas e até mesmo se quebrarem com pequenos impactos, principalmente em desenhos que ocupem maior parte da peça e também pelo fato de ser um trabalho que a aplicação nunca é constante e igual.
A seguir, orientamos como deve ser o processo correto para a obtenção de vidros fosqueados, com qualidade e alta produtividade.
Preparação da pasta
A pasta Matt Glass já vem pronta para usar. Basta ajustar sua viscosidade, se necessário.
Por um princípio reológico, quando a pasta fica armazenada por certo tempo, torna-se bastante viscosa. Agitar bem a pasta antes de usar e se necessário, nos dias frios, aquecê-la previamente em “banho-maria” até 25oC, mantendo o pote fechado.
Para diminuir a viscosidade da pasta, mantendo-se o mesmo grau de opacidade, pode-se adicionar até 10% do redutor Matt Glass. A adição de quantidades muito grandes de redutor diminui a definição da imagem impressa. Nunca adicione água ou outro solvente para deixar o produto mais fluido.
Para a agitação do produto, nunca utilize espátulas de ferro ou vidro, já que o produto irá atacá-las. Sugerimos usar espátulas de plástico rígido ou de aço inoxidável.
Preparação do vidro
Para a perfeita gravação do vidro, a peça deve estar seca, totalmente limpa, livre de pó, gordura, oleosidade e de resíduos de outros produtos químicos. Lavar com água e detergente. Em seguida, passar um pano umedecido com vinagre sobre a área que será fosqueada.
Evitar a utilização sobre vidros velhos ou instalados há mais de um ano, já que devido à umidade do ambiente podem aparecer na superfície do vidro compostos levemente alcalinos, que neutralizam a pasta.
Em caso de dúvida, faça um teste prévio para certificar-se da qualidade do fosqueamento naquele vidro.
Aplicação Manual
Para a gravação de poucas peças, a pasta Matt Glass pode ser aplicada utilizando-se uma máscara autoadesiva (material que pode ser feito através de uma plotter de recorte).
Para isso, recortar um vinil com a imagem desejada, remover o vinil da área a ser gravada e adesivar sobre a peça de vidro.
Aplicar a pasta Matt Glass utilizando um pincel, uma espátula plástica ou rodo de poliuretano.
Para evitar manchas na gravação, garantir a aplicação de uma camada o mais uniforme possível de produto.
Em seguida, lavar o vidro com água e remover a proteção autoadesiva.
Pronto. O vidro está gravado. Este processo, por exemplo, é bastante usado para marcar o número do chassi em vidros de automóveis.
Cuidados
Deve-se trabalhar em local ventilado, evitando o contato do produto com a pele, pois a pasta Matt Glass contém ácidos. É recomendado o uso de luvas e óculos protetores durante o manuseio do produto.
Para períodos prolongados de trabalho com a pasta, utilizar máscara protetora para vapores ácidos.
Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água corrente e procurar um médico.
Para acabamento e decoração de vidros, podemos conjugar tintas especiais, que depois de impressas, são aquecidas a mais de 800oC, e então se vitrificam e ficam permanentemente aderidas ao vidro. Se utilizarmos outros tipos de tintas, mesmo as tintas epóxi de dois componentes, a aderência não será permanente e a impressão sairá com o tempo. Outra opção são as tintas lançadas pela Colorgin (Linha Artística Vidro).
Clique aqui para visualizar o manual de instruções
Fontes:
Site Agabê
Grupo Sublimação de A a Z
Sublime – Personalização por Sublimação
Serilon Brasil
SIMPLESMENTE ,DIVINO!!!
Olá Val Vic, obrigado pelo comentário. Fique a vontade em caso de dúvida ou mais informações sobre este processo. Sucesso!
Perfeito Fernando, meu parabéns pelo ótimo Post.
Olá Vitor, obrigado pela interação e por colaborar com este canal de informação. Sucesso e grande abraço
Amigo em relação a parte estética, você acha que o fosqueamento por pasta é inferior ao ofuscamento por jato de areia ? A diferença estética é muito grande e utilizando a pasta o produto perde valor no mercado ? Aguardo respostas, um grande abraço e achei muito bom o seu blog.
Olá Gustavo, obrigado pelo comentário e participação em nosso canal.
O acabamento e durabilidade não deixa nada a desejar em relação ao processo convencional, na verdade desta forma, poderá ter uma qualidade/riqueza de detalhes ainda maior.
A pasta é um produto químico bastante forte e deve ser tratado de forma profissional, portanto segurança na aplicação e remoção da pasta para que não fique resíduo, zelando assim pela sua saúde e de seu seus clientes.
Contactamos o Fernando para que possa interagir nesta postagem a fim de passar uma experiência pessoal e outros pontos de vista sobre o produto e aplicação, aumentando assim a informação sobre este assunto.
Obrigado mais uma vez e fique a vontade através dos demais canais de comunicação e informação do Portal Sublimático
Gustavo, obrigado pelo interesse…
Na minha opinião, na parte estética, o fosqueamento, como foi comentado acima, nos permite uma maior riqueza de detalhes,além de um trabalho mais rápido, limpo e delicado.
Para o uso em pequenas peças, fica SENSACIONAL, independente da quantidade…
O jato de areia, por ser mais abrasivo, dá um toque mais “rústico” ao trabalho… A diferença no toque, em cada um dos processos é perceptível…
Ao contrário do que vc pergunta, creio que a valorização do fosqueamento é maior, tendo em vista o acabamento e o nível de detalhes que se pode atingir… Observe neste link que segue, alguns produtos que fiz…
Vai poder observar o que digo…
Para serviços maiores e que não exijam níveis muito altos de detalhes o jato de areia é mais indicado…
No fundo, cada processo tem os seus prós e contras… Vai depender do resultado que voce queira atingir…
Fique a vontade para entrar em contato, caso queira discutir mais detalhes sobre estes processos…
Grande abraço…
Obrigado Fernando mais uma vez pela disponibilidade e parabéns pela belas peças, são de fato belos exemplos. Cada dia mais esta postagem tem sido acessada, e os comentários que começam a surgir mostram a importância deste processo/técnica em lojas de personalização.
Pensando em um único nicho comercial, a possibilidade de oferecer um conjunto de taças para casamento (2 unidades) representa entrar em um mercado com um produto de alto valor agregado, além de atender um público muitas vezes carente em relação ao fácil acesso (quantidade), qualidade e preço competitivo.
IMPORTANTE: Reforçamos o cuidado na manipulação deste material. Siga cuidadosamente todas as recomendações do fabricante e leia atentamente o manual de instrução.
Gustavo fique a vontade para dar continuidade a esta conversar através desta e demais postagem. Não deixe de pesquisar e buscar informação sobre o processo de interesse e assim conquistar o produto final que atenda a sua necessidade e a necessidade de seus clientes. SUCESSO!
Boa noite se eu passar essa pasta em uma caneca de vidro eu consigo usar a sublimação na caneca ?
Boa noite. Quero começar um negócio de jateamento. Vi que você usa esta pasta fosqueante. O que você me diz? Na realidade quero trabalhar com grande produção. Você me indicaria alguma máquina? No aguardo
onde posso achar os adesivos para taças
Sueli, Bom dia…
Caso possa,por favor seja mais específica na sua questão.
Se o adesivo que deseja saber for o utilizado para o fosqueamento, basta ir a qualquer papelaria e pedir um vinil branco leitoso para impressoras inkjet. É de fácil manuseio, custo baixo para pouca quantidade e corta de maneira fácil em plotters como a Cameo Silhouete.
Outra referência para filmes é a Imprimax(www.imprimax.com.br) e para plotter de recorte, a TMT,na pessoa da Talita Tavares(http://www.tmt.net.br)
Outra dica é o grupo de discussão que participo,no facebook, onde voce pode encontrar vários profissionais discutindo assuntos como este
Espero ter ajudado…
Obrigado Fernando mais uma vez pela disponibilidade e parabéns pela belas peças da Sublime. Cada dia mais esta postagem tem sido acessada, e os comentários que começam a surgir mostram a importância deste processo/técnica em lojas de personalização. Sucesso e grande abraço da equipe.
Boa tarde vinda de Portugal.parabéns pelo site.poderia me ajudar que tipo de adesivo usa o sr redolfo mason.vi que é mais grosso.abraços susseços
Olá, Eu cheguei a este site enquanto fazia pesquisa sobre este assunto e confesso que o conteudo que lí é de admirar, seu site é bem rico em conteudo, muito superior aos que venho visitado. Eu adicionei-o aos meu favoritos e no meus bookmarks. Parabéns!!!
Olá, obrigado pelo comentário e participação em nosso canal de informação. não possuímos nenhum vinculo com empresas e fornecedores de produtos para sublimação, sendo assim neste espaço poderemos conversar e discutir abertamente e com toda liberdade, muito obrigado por entrar em contato.
Gostaríamos de passar os agradecimentos em especial ao pessoal da Sublime – Personalização por Sublimação que agora em novo endereço está a todo o vapor.
Fique a vontade através deste blog e Facebook para mais informação.
Obs: Retribuímos a visita e gostamos muito do que visualizamos em seu site, gostaríamos caso tenha interesse, de adicioná-los a nossa lista de fornecedores, assim poderemos indica-los sempre que algum interessado em brides surgir. Temos um grupo de discussão no facebook com mais de 500 profissionais da sublimação, portanto empresas que necessitam destes produtos promocionais.
Sucesso e mais uma vez obrigado pelo comentário.
Olá,
O tempo “exposição” da pasta sobre o vidro influencia no fosqueamento?
Por exemplo, se eu deixar agindo por 30 minutos em vez de 3, o fosqueamento será mais profundo?
Obrigada,
Ellen
Ellen, Bom dia…
Em teoria, sim…
O tempo de exposição influencia na profundidade do ataque ácido. Mas não creio que tanto tempo(30min), ainda faça algum efeito.
O fabricante recomenda 3min. de uso, mas costumo utilizar 5min.
É que a pasta em contato com o vidro, e com o ambiente,vai perdendo a sua força de corrosão e secando.
Em algumas peças,como as de cristal, muito tempo de exposição pode ocasionar um efeito de “sombra”,que algumas vezes pode ser benéfico e em outras, causa dificuldade na visualização final.
Vai depender de testes e do resultado que voce queira atingir…
Outra dica é o grupo de discussão que participo,no facebook, onde voce pode encontrar vários profissionais discutindo assuntos como este
Espero ter ajudado…
Obrigado Fernando mais uma vez pela disponibilidade e parabéns pela belas peças da Sublime. Cada dia mais esta postagem tem sido acessada, e os comentários que começam a surgir mostram a importância deste processo/técnica em lojas de personalização. Sucesso e grande abraço da equipe.
Ola, adorei esse trabalho, queria fazer pra decoração na minha casa, poderia me indicar os materiais necessários, tipo,marcas, tamanhos, adesivos etc. e onde encontar?
Obrigada
Abraço
Hilda
Olá Hilda, obrigado pelo comentário e participação em nosso canal. Enviamos uma mensagem para o Fernando, autor deste artigo para que possa comentar sobre esta questão e participar desta postagem. Sucesso e até breve
Hilda, fique a vontade para solicitar qualquer informação pelo site da Sublime
Olá Fernando, obrigado mais uma vez pela disponibilidade e gentileza. Sucesso com os projetos e mais uma vez parabéns pelas belas peças. Grande abraço!
Qual seu facebook?
Aí Fernando Tanelli, que orgulho ver uma matéria sua sobre personalização. Parabéns! Não conhecia este processo. Adorei!
Olá Cintia, obrigado pelo comentário positivo e participação neste canal. Certamente nosso amigo e profissional Fernando Tanelli ficará feliz e motivado. Mais uma vez obrigado e sucesso!
Cintia, minha amiga… que saudades…
Fico MUITO feliz por ter gostado…
Estamos nos esforçando dia a dia…
Grande beijo…
Olá, gostaria de saber se essa pasta também age em metal?
Obrigado!
Olá ,gostaria de saber como se faz para aplicar em uma porta de vidro, pois passei na minha e manchou.Como fazar para ficar mais maleável ?
oi gostaria de saber onde posso encontrar o redutor da Matt Glass pois a minha está meio durinha. Fiz um copo com nome, porém onde apliquei a massa ficou manchado, então lavei o copo e fiz o processo novamente, mas tambem não ficou bom…Onde eu errei ?????
Não tenho condições de comprar uma plotter agora, como faço para consegui os adesivos? Esses adesivos tem nome específico?
Olá Leano, obrigado pelo comentário e participação. Nos comentários acima o Fernando – autor desta postagem – comenta justamente sobre esta questão. Lembrando que sem a plotter de recorte não terá muitas possibilidades, já que ela recorta os adesivos para personalização com o que o cliente desejar:
Obs: Confirmado, do dia 09 de novembro as 15 horas teremos uma palestra ao vivo sobre o Wasatch, um poderoso RIP para impressão/gerenciamento de cores, clique aqui e inscreva-se GRATUITAMENTE
Bom dia eu gostaria de acessar o Grupo de discussão do facebook, indicado neste, mas os links postados não funcionam aparece “Este conteúdo está atualmente indisponível” tem como o senhor me passar outro link.
Aguardo contato
Olá João Luiz, obrigado pela participação nesta postagem. Este é o link para o grupo de discussão do Portal Sublimático no facebook fique a vontade através dele para compartilhar informações, dicas e macetes, além de conversar sobre o tema com profissionais de todo o Brasil! Sucesso!
Amei o artigo. Sensacional!
Olá Gabi, obrigado por fazer parte desta comunidade e contribuir com informações de extrema importância para nossos amigos e profissionais da sublimação. Obrigado pela mensagem e feedback. Mais uma vez parabéns pelas belas peças da Camel Sucesso para todos nós, em 2014 muitas novidades, será um ótimo ano para todos nós!
Em 2014 nossos amigos e profissionais da sublimação terão um acesso a um painel em nosso blog com diversos videos, cada um falando e ensinando a trabalhar com cada produto que o mercado oferece, reduzindo assim problemas relacionados a qualidade, processo, utilização e o processo de maneira geral. Graças a você já temos os 100 primeiros produtos, portanto 100 videos
No dia 16 de janeiro lançaremos o Novo Portal Sublimático com sessão de download, artes e templates, videos com o passo a passo de como personalizar, lista de fornecedores dividida por região e muito mais, acompanhe o lançamento!
OLA BOA NOITE GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA PRECISO FOSQUEAR UMA PEÇA DE 1,350X1,500 E EU GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR FORMA DE APLICAR O PRODUTO ,QUAL A QUANTIDADE APROXIMADAMENTE DE PASTA , SE NÃO FICAR BOM SE PODE APLICAR UMA SEGUNDA DEMÃO QUANTO EU PODERIA COBRAR POR METRO
OBRIGADO
Existe essa pasta colorida?
Olá! amei a ideia mais eu queria saber aonde vende o matt Glass, em loja de material de construção… aonde eu posso encontrar esse produto?
Olá Alice, obrigado pela participação e comentário em nosso canal, fique a vontade através dele para mais informações. Agora que já possui o nome exato do produto tudo ficou mais fácil! Poderá encontrar em sua própria cidade, região ou mesmo através da internet. Procure em casas de serigrafia ou silk ou mesmo em alguns sites como este, que possuem distribuição nacional e representantes em todo o país! SIGA TODAS AS ORIENTAÇÕES DO FABRICANTE e todo TODOS AS MEDIDA DE SEGURANÇA INFORMADAS NA EMBALAGEM!
Eu trabalho com sublimação em camisas e sempre quis saber como era feito este processo pq é um trabalho mt bonito e várias pessoas nos procuram querendo brindes,é uma opção para o cliente, estou pensando seriamente em trabalhar com esta parte de brindes também. esta pasta é uma maravilha! facilita bastante todo processo e é um trabalho “limpo”.O portal sublimático foi um achado para mim q estou iniciando no ramo de sublimação. um abraço para todos que Jesus abençoe cada dia mais vocês.
Boa tarde!!!
Fernando eu estou começando fazer fosqueamento em taças, sendo que estou com dificuldades nos pequenos detalhes. Pois o recorte da Silhouette corta toda letra O por exemplo.
Boa tarde gostaria de saber como e quanto cobramos por este trablho de fosqueamento em vidros.
Tenho muitos clientes a procura, mas não tenho idéia de como cbrar.
Aguardo
Olá Shênia, ao definir seu custo de produção diante de uma tabela e lista de despesas para gerar este produto, o lucro vem a seguir. Entenda que tanto a empresa quanto você deve receber por isso, desta forma considere também sua mão de obra e o capital do seu negócio. Este material não tem preço, dependendo de sua aplicação e cliente pode valer 1, 100 ou 1000. Qual é o público alvo? Como é seu produto/apresentação do produto? Enfim, avalie o potencial do produto, mercado e o que pode ser interessante.
Fiz meu primeiro teste com essa pasta e é INACREDITÁVEL!!! Maravilhosaaa!!!
Agora o q eu fiquei encasquetada é como vc consegue cortar e dpois colar tão perfeito com uma riqueza tão grande de detalhes!
Faz um vídeo explicando isso!!! Já me vendo vendendo trocentas tabuas de carne como essa!! kkkkkkk
Olá sou a Lia e sou de Portugal onde comprava a pasta matt glass ela deixou de ser comercializada e agora deparo me com um problema tenho encomendas mas quase já não tenho pasta …agradeço por favor se me puder ajudar pois já entrei em contacto ate com sites brasileiros e não obtive qualquer resposta nem de representante nem do valor que fica vir do Brasil..se me puder ajudar ficarei agradecida…muito obrigada desde já …
Preciso por favor de saber se me pode indicar ca em Portugal onde arranjar a pasta fosqueante o único distribuidor que eu conhecia deixou de a comercializar..deixo cá o meu e mail para que me possa ajudar pois neste momento tenho encomendas e ninguém me responde aos e mail …muito obrigada…liamano@hotmail.com
Gostaria que me tirasse uma dúvida não sei se compro a pasta fosqueante ou a máquina de fosquear?
Boa tarde qual a forma de adquirir e valor
Olá Washington.
Pesquise com as empresas Serilon Shop, Rimaq ou ainda utilizando nossa Lista de Fornecedores sobre estes produtos, detalhes, preços e etc. Sucesso e até mais!
Bom dia, aonde acho essa pasta p/fosquear pra comprar em Curitiba-Pr? ou vcs tem e enviam p/correio?
Qual seria o preço dessa pasta +-. no aguardo de um contato.
Obgdo
mto bem explicado. vou amanha msm comprar o material e começar a trabalhar pra deixar a minha casa mais linda. obg por vc compartilhar o q sabe
Ola gostaria de fosquear uma porta de blindex é possivel fica bom?
Gente que blog top, quero aprender muito com esta galera aqui, estou entrando no ramo também como fonte de renda extra.
Boa Tarde,
Gostaria de saber se posso aplicar este tipo fosqueamento quimico em uma cobertura de vidro externa onde havera incidencia de sol e chuva. Aproximadamente 20m2 de cobertura de vidro temperado verde.
A minha intençao seria fosquear por cima do vidro para que o brilho por baixo continue existindo.
Como faria para aplicar?…nao conseguiria aplicar em 3 minutos cada peça de vidro de aprox 2,40 m2 cada.
Grato,
Norton Levy
Olá Norton, tudo bem? Além do tempo de aplicação a durabilidade não pode ser garantida pois são materiais que podem não ter tratamento UV. Grande Abraço!
Boa tarde, gostaria de saber porque quando coloco (suco, por exemplo) no copo já fosqueado, o desenho deixa de aparecer… ?
Obrigada
Olá Fabiola, tudo bem?
Para que as cores tenham um maior destaque é necessário um fundo branco para que tenhamos um contraste e isso acabam não ocorrendo nos produtos fosqueados transparentes.
O ideal é trabalhar com cores chapadas e evitar fotos. Essa acaba sendo um limitação do próprio produto.
Grande Abraço!
Como faço pra compra aqui no RJ?
Olá, comecei a a usar a pasta fosqueante a pouco tempo e ainda tenho dúvidas, estou usando a pasta e o redutor da AGABÊ, mas não consegui um fosqueamento forte, bem vivo, todos que fiz ficam suaves, esmaecidos..se alguém puder me ajudar agradeço.
A minha dúvida é, o produto aplicado no box diminui a sua resistência já que ele age acidamente sobre a superfície
olá
bom dia! eu faço jateamento de taças para casamento. adorei essa pasta de fosquear indico… onde encontro vinil vazado para jatear? com temas de casamento. estou precisando muito… resido em belo horizonte e aqui esse tipo de serviço é fraco.
Exatamente o que eu procurava. Obrigada!