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Estratégias de Design para Personalização de Brindes Corporativos

Estratégias de design para personalização de brindes corporativos

Manter uma boa relação com o mercado em que a empresa faz parte pode ser um fator determinante para o seu sucesso. Por esse motivo, é essencial entender qual o papel que os brindes podem exercer dentro dessas relações.

De um ponto de vista estratégico, o mercado foi ganhando uma série de ferramentas importantes com o passar dos anos, ajudando na criação de uma relação de mercado cada vez mais objetiva a respeito de alguns elementos de atuação.

Esse é um fator importante que ajudou a trazer elementos como a gestão interna de pessoas e, também, uma abordagem mais responsável do ponto de vista financeiro a partir de uma análise de mercado mais apurada;;

É fundamental entender que, apesar de tudo isso, há uma série de especificidades que vão se manifestando dentro de cada segmento, nicho e, por fim, empresa.

Por essa razão, cada implementação pode assumir algumas variações que, ao fim de tudo, podem trazer ao mercado uma nova abordagem, o que, em grande medida, pode modificar algumas instâncias importantes de atuação.

Esses são alguns dos elementos que demonstram um dinamismo importante, o que tende a crescer ainda mais a partir de todas as relações que foram sendo estruturadas com o passar dos anos.

A complexidade das relações empresariais

Hoje em dia, é muito comum pensar em uma companhia dentro de uma totalidade, mas ainda há uma grande setorização de espaços, o que pode ajudar a compreender melhor como funciona esse tipo de relacionamento.

É certo que, na medida que o mercado foi crescendo, as empresas foram assumindo responsabilidades cada vez maiores, elevando a complexidade de atuação dentro do mercado, o que pode ser notado a partir de algumas dinâmicas de contato.

Por exemplo, por causa dos benefícios percebidos pela implementação dos marketing, tornou-se bastante comum um contato, principalmente do setor produtivo, com lojas e supermercados a partir do trade marketing.

Essa é uma estratégia que tem como base uma relação empresarial mais profunda das marcas com essas empresas, uma vez que, a partir desses acordos, é possível que haja um destaque daquele produto dentro de um gôndola, por exemplo.

Logicamente, esse é um dos elementos que apontam para a complexidade que as relações empresariais foram ganhando, uma vez que é possível pensar nessa relação de forma setorizada.

Relações internas

Esse é um mecanismo que ganhou bastante destaque no século passado, uma vez que houve uma elevação bastante grande do tamanho das empresas, fazendo com que elas tivessem que contratar mais pessoas.

Dessa forma, as relações internas estão relacionadas com os colaboradores da empresa, o que pode ir desde elementos que visam qualificar esse ambiente até outros recursos que visam engajar.

Uma empresa que é especializada em alugar endereço comercial pode criar um treinamento como parte estratégica de suas relações internas.

Parceiros comerciais

Esse é um elemento mais complexo, uma vez que ele visa lidar com todos os contatos que uma empresa precisa ter para que haja uma boa realização comercial dentro de seu segmento.

Isso vai desde fornecedores, clientes B2B e, até mesmo, empresas de mídia para anunciar algum tipo de campanha.

Nesse caso, uma corporação que trabalha com impressão de etiquetas mala direta precisa, essencialmente, ter uma boa relação com o seu mercado para que, assim, encontre os melhores preços de fornecimentos e também bons clientes.

Relações externas

Esse é um ponto mais percebido dentro do mercado, já que há um esforço maior das empresas criarem uma lógica que consiga elevar as vendas dentro desse aspecto.

Essa relação tem a ver com o marketing e todos os mecanismos que podem ajudar a vender ou fidelizar um cliente dentro de uma marca.

Isso vai desde a exposição de uma marca de relógio de ponto digital para pequenas empresas até o atendimento de sua loja para resolver as dúvidas dos clientes.

Como fortalecer parcerias comerciais?

Atualmente, há uma série de estratégias que são muito importantes e que atuam de forma bastante ampla no sentido de fortalecer parcerias comerciais.

Esse é um fator que pode ir desde brindes até a promoção de eventos que, via de regra, vão fazer com que esses parceiros compareçam no ambiente das empresas para que, assim, haja uma abordagem mais especializada.

Sendo assim, uma fábrica que produz soluções inteligentes para comércio pode, em grande medida, fazer com que o lançamento de um expositor de acrílico seja um fator decisivo para a criação de um evento.

Seja como for, é importante garantir uma abordagem que consiga lidar de forma bastante sofisticada com todos esses aspectos.

Nesse contexto, é possível criar alguns recursos que podem ajudar no fortalecimento de todos esses aspectos, o que pode ser um diferencial bastante grande. Eles são:

  • Promoção de eventos;
  • Produtos exclusivos;
  • Brindes;
  • Carteira de clientes premium.

Todos esses pontos podem fazer com que os fornecedores e os clientes consigam ter um elemento bastante amplo de realizações de crescimento dentro do mercado.

Brindes: uma estratégia quase infalível

Promover eventos pode ser um elemento bastante enriquecedor, fazendo com que as pessoas presentes se lembram daquele momento de forma bastante carinhosa, elevando a visão da empresa em um mercado.

Entretanto, é fundamental que haja um pensamento que consiga ir além, já que é preciso criar meios que possam fazer com que uma marca acompanhe aquelas pessoas em todos os lugares.

Nesse sentido, o brinde sempre foi um fator bastante importante, já que todo mundo gosta de ganhar algum produto de cortesia.

Além de ser um dos gestos mais simpáticos que uma empresa pode ter, é possível pensar que ele é uma grande oportunidade da marca se destacar.

Assim, o simples gesto de colocar um pote de acrílico personalizado na hora de fornecer salgadinhos para festa já pode ser um diferencial para a marca.

O que considerar em uma estratégia de brinde?

Há, com base em todos esses aspectos, alguns passos que precisam ser dados para que as empresas consigam fazer de seus brindes itens que, de fato, vão agradar e criar uma relação mais próxima.

Assim, é fundamental que alguns recursos sejam levados em consideração para que isso ocorra.

Entender o público

Seja dentro de uma lógica corporativa ou de consumo final, é preciso saber quais são as dinâmicas de consumo dos clientes.

Um negócio que disponibiliza serviços de recarga de cartucho pode identificar que seus clientes trabalham com impressões, o que pode ser um momento importante para fornecer algum item nesse sentido.

Investir na qualidade

Apesar do teor mais descompromissado que o brinde pode parecer ter, ele precisa ter bastante qualidade, indo de um ponto de vista de durabilidade e, também, de funcionalidade no dia a dia.

Investir na identidade visual

A identidade visual de uma marca é um fator determinante na hora de fornecer um brinde, já que é isso que vai fazer com que aquele item, de fato, seja memorável.

Ideias para bons brindes

Atualmente, há uma série de produtos que podem ser pensados como bons brindes dentro do mercado, o que pode ser um fator bastante importante.

Nesse sentido, é preciso apontar para alguns desses materiais que podem fazer a diferença, muito por conta de sua usabilidade:

  • Canetas;
  • Calculadoras;
  • Agendas;
  • Calendários;
  • Squeezes;
  • Power banks;
  • Chaveiro;
  • Fones.

Esses são alguns dos tantos elementos que podem fazer a diferença na hora de pensar em um brinde corporativo personalizado.

Logicamente, é preciso entender a natureza de cada mercado. Ao vender um sax ou trompete, pode ser ser de bom tom oferecer algumas capas para instrumentos musicais de sopro como cortesia.

A importância de uma boa papelaria

Antes de qualquer coisa, é preciso apelar para a importância do produto, mas, também, dos itens que envolvem o desenvolvimento de impressões e confecções de uma papelaria.

Como é possível perceber acima, apesar de haver uma série de elementos que não estão dentro desse universo, grande parte dos brindes acabam fazendo parte de uma qualificação de papelarias.

Nesse caso, é importante entender a respeito de todos esses itens, levando a algumas considerações que podem ser essenciais.

Até mesmo, por exemplo, um fone ou um power bank, em grande medida, pode precisar de uma adesivação de qualidade.

Seja como for, é imprescindível que uma entidade que oferece serviços de pintura de edifícios em geral e esteja buscando fornecer calendários como brindes, tenha uma papelaria de sua confiança.

Considerações finais

Manter uma relação cordial dentro de um mercado pode ser um fator determinante para qualquer empresa.

Por essa razão, é essencial saber quais são os mecanismos que podem garantir que haja algum tipo de abordagem objetiva dentro desses elementos.

Somente assim será possível pensar em uma qualificação do ponto de vista da produção de um relacionamento com o mercado.

Isso vai desde elementos internos, externos ou de elaboração de novas parcerias comerciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.