Recentemente o mundo da personalização por sublimação sofreu um tremendo susto (que dura até hoje e vai durar um pouco mais) devido a uma resolução descabida e arbitraria de taxação de todos os produtos de louça originários da China.
Bom o caso é que a CAMEX (Câmara de Comércio Exterior) acatando a reinvindicação de DUAS (isso mesmo, duas) empresas do setor em questão (objetos de louça para mesa), “[…] as empresas Oxford Porcelanas S.A. e Indústria e Comércio de Cerâmica Tirolesa Ltda., (que) protocolaram, no dia 26 de julho de 2012, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC petição de abertura de investigação de dumping nas exportações para o Brasil de objetos de louça para mesa, independente do seu grau de porosidade, […] quando originárias da República Popular da China (China) e de dano à indústria doméstica decorrente de tal prática.” (RESOLUÇÃO No- 57, DE 24 DE JULHO DE 2013).
Com essa petição, julgou-se e tomou-se a decisão de taxar todo e qualquer objeto de louça, originário da China. O resultado disso foi um aumento de mais de 100%, em alguns casos, do valor original da matéria prima para fabricação de foto produtos personalizados como canecas, pratos, copos, etc. E, levados pelo oba-oba muitos importadores/fornecedores já aumentaram seus estoques mesmo antes de renova-los com valores atualizados por força da Resolução 57.
Mas como quem já trabalha com sublimação sabe, os insumos de louça originários da RPC (República Popular da China) são utilizados como matéria prima em um processo de produção que nada tem de “objeto de louça para mesa”.
Então retomo a afirmação acima de que é descabida e arbitrária essa taxação. Primeiro pelo motivo do parágrafo anterior, pois as canecas, pratos, copos, etc., utilizados pelos milhares de empreendedores são matéria prima, compõem uma conta patrimonial chamada “estoque de matéria prima”, classificado como “investimento”, jamais seriam comprados pelo consumidor final em seu estado in natura. Segundo que não há (até o fechamento desse artigo) em lugar algum desse país uma única empresa interessada, ou com tecnologia, que produza e forneça esse insumo ao mercado de sublimação brasileiro.
Disto posto, cabe ao mercado de sublimação desse país unir-se e lutar por seus direitos. Em publicações no site da própria CAMEX observamos diversas instaurações de processos para análise do Grupo Técnico de Avaliação de Interesse Público (GTIP), referente ao pedido de não aplicação de direito antidumping provisório, por razões de interesse nacional, uma vez que, não há fornecedor dessa matéria prima no país. Se não há, a importação prejudicaria a quem? A qual mercado? A quais empresas?
Neste outro artigo, algumas empresas utilizam até a Página do Portal Sublimático para indicar a situação diante dos comentários da comunidade. Clique aqui e acesse o Diário da União para ler o conteúdo
É incrível como esse país teima em andar na contramão. Ao invés de incentivar o desenvolvimento tecnológico e econômico, aumentar empregos e o consumo interno por meio de desoneração das empresas, reformas fiscais e tributárias para que as empresas nacionais se tornem mais competitivas e ofereçam itens com melhor qualidade; prefere taxar e dificultar a entrada de produtos, muitas vezes melhores, e mais competitivos no mercado doméstico. É mais fácil eu não receber visita para que não vejam a bagunça em minha casa do que limpá-la e organizá-la.
Nota: Logo após a publicação deste artigo (dia 13 de agosto), Arlindo Martins fez uma petição junto ao AVAAZ – A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças o que em pouco tempo geral uma grande participação de nossa comunidade de profissionais e amigos da sublimação. Participe com sua assinatura e compartilhando esta informação em suas redes de influência. Equipe Portal Sublimático
“Pedimos a NÃO aplicação de direito antidumping provisório, por razões de interesse nacional, uma vez que, não há fornecedor dessa matéria prima no país. Se não há, a importação prejudicaria a quem? A qual mercado? A quais empresas?”
Perfeito Antonio César Guardia.
Parabéns pelo post. Concordo com tudo que foi dito e ha muito mais a dizer se colocarmos a baila a questão de desemprego no País pois, muitas famílias sobrevivem hoje da sublimação.
Também não vejo lógica nenhuma na questão de proteger as empresas brasileiras pois, como já foi dito, estas mesmas empresas que estão protestando não nos oferece o mesmo produto.
Aproveitando, gostaria de saber qual a opinião do grande Nilton sobre todo este cenário.
Em tempo, o que e como podemos nos unir para levar este assunto até o fim e revindicar nossos direitos? O direito dos trabalhadores Brasileiros!
Um grande abraço!
Pessoal,
Criei uma petição no portal AVAAZ, o que acham?
http://www.avaaz.org/po/petition/Mercado_De_Sublimacao_Brasileiro/?copy
Olá Arlindo, em resumo nossa equipe achou o máximo! E em nome dos amigos e profissionais da sublimação, se cada um fizer o seu papel seremos ouvidos, porque barulho já estamos fazendo. Mais uma vez reforçamos que este canal está a disposição de pessoas com esta mentalidade, portanto fique a vontade, caso queira postar ou enviar material poderemos mobilizar a equipe para uma campanha, temos a parceria de uma agencia web muito competente e demais profissionais que somando, teremos mais que ferramentas, teremos ARMAS, e mais que pessoas teremos um EXÉRCITO.
Obs: Tomamos a liberdade de incluír sua petição na postagem acima a fim de “linkar” de forma mais eficiente do que na mensagem e comentário abaixo do artigo.
Olá tudo bem?
Ainda existem antidumping para canecas de porcelanas importadas da china?
É possível regularizar?
Olá João, aqui é o Nilton do Portal, cara…desde então as canecas tem sido taxadas e por isso o preço que temos hoje, na verdade essa proposta é pra incentivar a produção interna, tivemos muitos problemas desde então, mas a leitura dos últimos anos mostra que uma parcela, mesmo que pequena, conseguiu bons resultados na produção de canecas para sublimação!
Olá Arlindo Martins, obrigado pelo comentário, participação em nosso canal e um obrigado especial pela iniciativa, é uma prazer tê-lo como amigo e profissional da sublimação, fique a vontade através de nossos canais para divulgar o processo da sublimação e tudo relacionado a ele. Nossa equipe vai encaminhar esta mensagem ao Nilton que em breve estará por aqui para um bate-papo. Mais uma vez obrigado pelas palavras, este canal está a disposição, como sabem ele não é ligado a nenhuma empresa, nosso compromisso é com a informação, sendo assim este canal é de todos e para todos!
Parabéns!!!
Olá Sandra, obrigado mais uma vez pela participação, fique a vontade através de nosso canal para se expressara e comentar sobre este e demais assuntos. Graças ao Guardia e ao Arlindo, tivemos nos últimos dias uma repercussão, e graças aos demais amigos e profissionais da sublimação, teremos ainda mais. Compartilhe!
Ótima Matéria Antonio Cesar Guardia!!! Logo após que li, vi que fizeram uma petição… acho q é uma forma de começarmos a nos movimentar…
http://www.avaaz.org/po/petition/Mercado_De_Sublimacao_Brasileiro/?pv=5
Olá Alisson, obrigado pelo comentário e participação neste blog e no cenário de sublimação no Brasil. Fique a vontade através deste canal para enviar mais informações e discutir sobre o assunto. Caso tenha um conteúdo estamos a disposição para criar um artigo e assim repassar informações relevantes para nossos amigos e profissionais da sublimação! Sucesso e vamos a luta, independente disso nós brasileiros teremos que continuar “matando um leão” todos os dias.
quais os melhores fornecedores de canecas para sublimação?
Olá Rubival, obrigado pelo comentário e participação em nosso blog e demais canais. No dia 14 de setembro estaremos com uma palestras ao vivo através do nosso canal no Youtube e ao final todos receberão no e-mail cadastrado uma cartilha, ou melhor um e-book com o conteúdo abordado, um certificado de participação.
Neste mesmo dia será lançada uma LISTA DE FORNECEDORES que será atualizada mensalmente. Nesta lista cada amigo e profissional da sublimação poderá ter acesso a empresas de todo o Brasil, e como cliente, terá a opção de “rankiar” ou “dar uma nota” a empresa. Esperamos com isso ter ao menos as 20 melhores empresas do seguimento, já que estas serão indicadas por seus próprios clientes.
Os e-mail cadastrados aqui no blog receberão um convite, caso ainda não tenha cadastrado assine nossa newsletter e receba esta e outras informações. Sucesso e mais uma vez obrigado pelo contato
COLOCA O LINK DA PERDIÇÃO NO SEU TEXTO PRECISAMOS MUITOS ASSINANTES http://www.avaaz.org/po/petition/Mercado_De_Sublimacao_Brasileiro/?pv=5
Olá Celso, obrigado pelo comentário e participação em nossos canais, o texto foi atualizado e não apenas isso. Estamos planejando uma campanha para alcançar ainda mais pessoas, acreditamos que neste momento poderemos ter voz ativa se todos compreenderem o que está acontecendo. Sucesso e MUITO obrigado pela participação.
bom dia, excelente, mas me parece que a empresa oxford já está vendendo canecas resinadas para sublimação, entrar em contato com Sérgio
Olá Fernando, obrigado pelo contato e participação neste canal e especialmente nesta postagem. A Oxford Porcelanas e Oxford Promocional não disponibilizaram nenhum produto para sublimação oficialmente em seus sites, caso tenha o nome completo do contato (Sergio) e telefone entraremos em contato para mais informações e assim compartilhar para os demais nesta mesma postagem. Obrigado por fazer parte deste importante momento da sublimação no Brasil, fique a vontade através deste canal para compartilhar e gerar discussões sobre o assunto. Sucesso!
Ola, obrigado por seu comentário. Ao que parece há uma empresa no interior de São Paulo, em São Carlos, que esta como parceira da Oxford para produção de canecas resinadas para sublimação “made in Brazil”. Em conversa com o Sr. Carlos Alberto Ferragini da Inkmixx, ele me antecipou que o processo já existia no Brasil, mas que não era tocado à frente por motivo de o preço dos importadas inviabilizar a participação no mercado. Fica ai uma esperança para o desenvolvimento de tecnologia e processos nacionais.
Olá Guardia, obrigado pelo comentário e por toda informação dedicada aos nosso amigos e profissionais da sublimação, neste momento delicado que passamos. A comunidade precisa de um norte e comentários como este mostram caminhos e soluções, visto que o problema já é conhecido pela grande maioria. Sucesso e mais uma vez muito obrigado.
E como o consumidor final não esta ciente sobre a alta do preço da materia prima temos o papel de desmistificar e valorizar nossos produtos, as pessoas ainda olham a caneca como um itém comum, um simples utensílio, mas quem trabalha com arte sabe que a arte em seu produto muitas vezes é única, mas ainda a o temor de as pessoas não comprarem, e esse pontapé inicial deve ser dado por nós mesmos.
Quero parabenizar e agradecer este espaço onde podemos compartilhar nossas idéias de forma ética e profissional.
Olá Wagner, obrigado pela colaboração como profissional, consumidor e brasileiro. Fique a vontade através deste espaço que a cada dia ganha visibilidade graças a pessoas como você, conquistaremos juntos através do diálogo e como canal de informação um cenário diferente em 2014. Esperamos uma revolução na sublimação brasileira, consumidores bem informados podem exigir e mudar a ordem das coisas, trazendo mais seriedade ao mercado. Sucesso e mais uma vez obrigado por compartilhar e fazer parte desta grande família!
Parabens pelo texto tao bem elaborado. Não entendo pq o nossos empresários não investem em matérias primas para foto produtos.
Olá Glaucia Fagundes, obrigado pelo comentário e participação neste momento importante da sublimação no Brasil, fique a vontade através deste canal para comentar, deixar seu recado ou indignação, este espaço está dedicado a discussão sobre o assunto e conclusões práticas para o dia-a-dia de quem trabalha com este incrível processo que é a sublimação. Não deixe de acessar o link da petição e colaborar ativamente deste momento. Sucesso e mais uma vez obrigado!
Parabéns pelas atitudes tomadas, e obrigado pelas mesmas!!
Olá Valeska, muito obrigado pelas palavras e participação neste artigo. Fique a vontade através deste canal, ele está a disposição de todos os amigos e profissionais da sublimação. Nossa equipe está elaborando planos mais efetivos para colaborar não apenas neste momento, mais de maneira geral com todos que estão iniciando ou já possuem um negócio que envolva sublimação e suas várias possibilidades. Sucesso e mais uma vez obrigado pela participação neste blog!
Quero parabenizar sobre o gesto de escrever a petição e nos deixar esclarecidos do que acontece, por que sou nova no ramo não entendo muito sobre o assunto mais entendo que preciso trabalhar e sustentar a minha família que é exatamente o que estava fazendo até esse problema acontecer,não acho caneca em local algum e para quem é iniciante isso é um enorme problema pois ainda não tenho outros produtos a oferecer ,obrigada por fazer algo não só para os grandes e sim ajudar também os pequeno e iniciantes empresários…
Olá Silvania, obrigado pelo comentário e participação neste blog, compartilhando seus sentimentos nesta fase da sublimação no Brasil. Não somos ligados a nenhuma empresa, o que facilita a compreensão de forma diferente sobre o mercado, produtos e possibilidades, nosso compromisso é com a informação e com nossos amigos e profissionais da sublimação.
Hoje trabalhamos com recursos próprios, porém sempre elaborando projetos para viabilizar pesquisas, colaborando desta forma com informações mais dedicadas a respeito do processo de sublimação e relacionados. Isto envolve desde testes de insumos, equipamentos e todo tipo de suprimentos, testes para novas aplicações, até a criação de manuais e cartilhas para iniciantes, cursos online, consultoria, workshops, encontros, eventos e assim por diante
Boa tarde, acabo de falar com o Sérgio (Oxford Porcelanas) e realmente eles estão se preparando para entrar no mercado de canecas para sublimação. Telefone para contato OXFORD PORCELANAS SP (47)3631-3110 – RS/RJ (47)3631-3074 falar com Sérgio. Segundo palavras do próprio faltam os últimos ajustes para comercialização do produto. Bom é esperar pra ver.
Olá Ricardo, obrigado pelo feedback e compartilhamento. Nossa equipe entrou em contato via e-mail a fim de uma nota oficial não tivemos retorno, tentaremos o contato via telefone a fim de mais esclarecimentos sobre o assunto e compartilhamento com os demais amigos e profissionais. Mais uma vez obrigado pela participação ativa. Que esta postagem possa continuar a render bons frutos, novidades, contatos e bons amigos. Sucesso a todos!
Precisamos realmente nos unir. Contem conosco para o que precisar!
Juntos chegaremos lá.
Olá Ricardo, obrigado pelo comentário e pela participação ativa neste e demais canais como grupos de discussão. Fique a vontade através desta postagem para fomentar novas resoluções e trazer a tona novas informações sobre o tema. É importante que os profissionais da sublimação não dependam apenas “desta” ou “aquela” resolução, e sim, busquem alternativas criativas e estratégicas para dar continuidade ao seu negócio, esta não será nem o primeira nem o ultima complicação de quem trabalha com sublimação e possui um negócio por menor/maior que seja. Sucesso a todos nós e mais uma vez muito obrigado
Excelente matéria e iniciativa Antonio, você conseguiu esclarecer detalhadamente o que realmente esta acontecendo no mercado de sublimação, levei um grande susto ao fazer um orçamento na semana passada referente a canecas e ver os preços. Estou nessa luta também, já assinei a petição e pergunto se posso compartilhar seu texto nas redes sociais colocando o seu nome como autor é claro para divulgar com os demais amigos que trabalham nesse segmento.
Grande Abraço!
Olá Fábio Duarte, obrigado elo comentário e participação em nosso canal. Fique a vontade para clicar no ícone do facebook logo abaixo da assinatura do Antônio César Guardia (primeiro ícone) para compartilhar este artigo diretamente em seu facebook e assim levar a informação a mais pessoas. Sucesso e que tenhamos em breve boas novas!
Obs: Encaminhamos seu comentário para o Guardia, em breve certamente estará por aqui para interação e comentário! Obrigado pela colaboração e mais uma vez Sucesso!.
Olá. Também trabalho com sublimação e essa taxação do governo é inadmissível. Se as empresas que requeriram o documento não possuem condições de oferecer um produto compatível com o importado, não deveriam ter o direito e liberdade para impor esse anti-dumping.
Mas a culpa verdadeira é do governo que ao invés de estimular o crescimento das empresas nacionais reduzindo impostos e facilitando as negociações, simplesmente barra qualquer importação da China.
Bom dia , tenho amigos que trabalhavam apenas com canecas estão desesperados pois dali saia renda do sustento da sua família,alguns já desistiram ate , mais se for real que a OXFORD PORCELANAS, vai começar a fabricar canecas resinadas , em um lado é ótimo , pois obriga os importadores a baixarem os seus preços , mais outro lado eles não teriam concorrentes em preços podendo elevar os preços das canecas as alturas ,já que com esta ação do governo de taxar as louças de mesas por 6 meses eles já começaram com preços altos . agora só nos restas esperar para ver o que vai dar . as minhas vendas de canecas estão em queda de 95% , sorte que não trabalho só com canecas ,senão estaria falido , nos reatam aguardar para ver o que vai dar . espero que a OXFORD PORCELANAS não extrapole os preços ,e tenha condições de fazer produtos tão bom quanto os chineses, com preço justo .
Olá SnooPersonalizados, obrigado pelo comentário, colocação e participação neste momento delicado da sublimação no Brasil. Recentemente o nosso amigo Guardia publicou este artigo e na sequência tivemos uma boa repercussão, mais e agora? Gostaríamos de complementar com um comentário do mesmo autor, e que julgamos muito pertinente:
Nossos governantes preferem atender poucas empresas, e detonar com tantos pequenos que tentam sobreviver diante de tanto desemprego, exclusões do mercado de trabalho e tantos outros.
Temos que ir à luta sim.
Cadê os fornecedores brasileiros que estão tão prejudicados? Onde temos produtos para sublimação de fabricação nacional?
A competencia de quem tomou essa medida é tão grande, que dá vergonha!
Olá Lierci Andrade, obrigado pela participação nesta postagem, e participação ainda maior neste importante momento da sublimação no Brasil com um comentário extremamente bem-vindo. Sucesso e mais uma vez, muito obrigado.
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a sublimação, teremos uma palestra ao vivo no dia 14 de setembro as 14 horas, inscreva-se gratuitamente através deste link
Susto…. meu fornecedor passou de R$3.80 para R$9.50, ou lutamos para que o governo reconheça que não existe competição deste tipo de produto em nenhuma empresa ou desmistificamos o preço das canecas nas vendas subindo os valores gerais, pois são vistas pelos olhos dos consumidores como produto comum e barato. Já vi gente comprando canecas em um mercado popular aqui de São paulo a R$2.50 para evento, tenho uma que ganhei neste local é cerâmica sem resina.Possivelmente feita no Brasil mesmo.
Olá Wagner, obrigado pelo contato e participação em nosso canal, principalmente neste artigo. Fique a vontade através desta postagem!!! Sucesso, portaremos mais informações assim que tivermos!
Realmente a pergunta é:
a QUEM o governo está beneficiando?
além de não fomentar o mercado de sublimação brasileiro o governo ainda prejudica os empreendedores, que são a maior fonte de empregos tanto os formais quanto informais nesse país.
Olá Leano, obrigado pelo comentário e participação neste blog, fique a vontade principalmente nesta postagem em especial. Teremos mais alguns meses até novas considerações. Sucesso para todos nós!
LEMBRETE: No dia 12 de outubro as 14 horas teremos nosso segundo bate-papo ao vivo, clique aqui e inscreva-se gratuitamente
Vamos boicotar essas marcas que fizeram a petição!!!
Olá Laurenceoliver, obrigado pelo comentário e participação, fique a vontade através deste canal para se expressar. Sucesso! Em 2014 um NOVO Portal Sublimático aguarde
Prezados.
Conforme descrito na petição ela e de 6 meses, ou seja, acabaria dia 29 de janeiro de 2014.
Será que isso vá acontecer?
?
E o governo do PT sempre aumentando a arrecadação!
E se fosse PSDB, DEM, PSOL… seria o mesmo, políticos da “América Latrina” sabem usar o populismo, no sentido ruim da palavra, para iludir o povão e continuarem a sugar o suor dos ignorantes.
Somos gados!
Olá Adriano, obrigado pelo comentário e participação nesta comunidade, obrigado por fazer parte dela. Fique a vontade através deste artigo com demais comentários. Sucesso para todos nós, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! Este é o ano da sublimação e nada vai impedir estes profissionais!
Gostaria de saber a que “pé” esta essa situação da importação de canecas para sublimação sou de Santo André SP e estou com muita dificuldade em encontrar canecas brancas, por favor quem souber de algo.
Olá Denise, obrigado pela mensagem positiva, participação neste canal e principalmente por fazer parte desta grande família, saiba que seu contato nos motiva e orienta a cada dia! Recentemente o Portal Sublimático foi citado no Diário da União, graças a participação de toda a comunidade e a indignação exposta em um canal como este, sendo assim foi possível colaborar de alguma forma com este processo, prorrogado por mais 6 meses a partir do dia 28 de dezembro de 2013
Iremos abordar estas questões ao longo de nossos videos, publicações e também em nosso treinamento, acompanhe este canal e fique por dentro . Podemos conversar pessoalmente na Serigrafia SIGN FutureTextil 2014, acompanhe nosso check-in via facebook nos stands e saiba exatamente aonde estaremos para um bate-papo!
Diante da infinidade de questões levantadas, estamos intensificando a criação de videos e todo o conteúdo para alcançar todos os nossos visitantes, amigos e profissionais da sublimação. No dia 09 de abril as 20 horas transmitimos ao vivo um bate-papo com nossos amigos e profissionais, um tipo de tira dúvidas, ele ainda está disponível para visualização, clique aqui para assistir!
A partir de maio toda segunda-feira teremos DICAS E POSSIBILIDADES, na quarta-feira PORTAL RESPONDE com 5 ou mais videos e na sexta-feira NOTICIAS de interesse da comunidade.
Estamos viabilizando um CURSO/TREINAMENTO PRESENCIAL, caso tenha interesse clique aqui para saber mais sobre ele. A proposta inicial é estruturar este treinamento em nossa região e no segundo semestre, se tudo der certo, levá-lo para outras regiões, alcançando boa parte da comunidade, e claro, fazendo uma visitinha! Sucesso e um grande abraço!
onde encontro canecas resinas em grande qnt para revenda?
Votei!
Pessoal ajuda ai, vamos votar na petição;
https://secure.avaaz.org/po/petition/Mercado_De_Sublimacao_Brasileiro/?pv=5
Um absurdo esses políticos brasileiros, estou no ramo de sublimação junto com minhas tres filhas e estou maluco com tantos pilantras, surrupiando a população de uma forma geral, vcs estão de parabéns por tentar fazer algumas mudanças nesse bando de ladrões, estou com vcs do jeito que quiserem, estou procurando canecas resinadas para revenda em Goiãnia, pois aki não tem nada de sublimação
Eu penso em teoria da conspiração,no intuito de beneficiar apenas duas empresas vai bem mais além, penso que algum político esteja ganhado com essa aplicação sejam acionistas ou donos destas empresas que solicitaram o dumping, li vários trechos da resolução que foi publicada em Janeiro de 2014 sem cabimento continuarem com a aplicação, nenhum argumento foi aceito em relação a produtos para sublimação. Por isso acho muito estranho uma resolução ir contra o desenvolvimento do país a melhora de vida das pessoas que trabalham com sublimação, com aumento de renda. Por isso a teoria da conspiração, tem algo que vai além desta medida e que somos leigos não sabemos e de nada. Acho que uma empresa da China montar uma instalação aqui ou alguma empresa grande que já trabalha com a importação comprar o maquinário e montar a empresa aqui, para fabricação destes produtos de sublimação no Brasil seria a solução.
Olá Paulo Alexandre.
Muito obrigado por suas considerações e fique a vontade para trazer sugestões, dúvidas, dicas e críticas que ajudam a enriquecer ainda mais o melhor acervo de sublimação do Brasil. Sucesso e até mais!
ola gostaria de saber quanto é as canecas de cerâmica ?
Olá Roseli.
Não revendemos os produtos para sublimação, nosso objetivo é compartilhar as melhores informações do mundo da Sublimação e o melhor conteúdo de Sublimação em Português disponível no mundo. Contudo, estamos construindo e otimizando uma Lista de Fornecedores que certamente vai lhe ajudar nesta pesquisa. Sucesso e até mais!